EjectUSB 1.6 – Feche e remova em segurança
É cada vez mais popular a utilização de aplicações que estão armazenadas na nossa PenUSB. Ainda ontem falámos aqui numa sistema de defesa dos dados contidos nestes dispositivos de armazenamento. São as versões portáteis que estão na moda e mostram grande utilidade, pelo menos estão sempre à mão!
Podemos ter quase tudo carregado e funcional a partir da penUSB. Há no entanto cuidados que não devemos negligenciar: devemos desligar a mesma fazendo o processo correcto para libertar o dispositivo em segurança da porta USB do computador.
Então, para ajudar à carga de trabalhos que é desligar tudo e ir embora, sugiro-vos o EjectUSB.
Mas o que faz esta aplicação afinal?
Faz muito, mais não seja ajuda à vitalidade do sistema operativo e principalmente da penUSB, evitando erros de ficheiros corrompidos. Esta ferramenta desliga todas as aplicações que estão activas a partir da pen e prepara o dispositivo USB para ser removido em segurança.
Em segundos, sem qualquer clique a mais, terá pronta a porta USB para puxar a pen e meter a bolso.
Então é usar, clicar e andar?
Nem mais! Principalmente para quem é cuidadoso e utiliza constantemente a pen como auxiliar da sua actividade. São cada vez mais os utilizadores que não deixam os ficheiros e mesmo as aplicações de trabalho nos computadores, preferindo assim transportar sempre consigo as ferramentas de trabalho.
Artigos relacionados:
- Versão portátil do Windows 7
- Windows XP numa PEN-USB!
- ProtegPen 1.0.1
- USB Disk Ejector 1.1.2
- A PenUSB é a chave do meu computador…
- USBImport 0.5.1 - Retire tudo da pen sem ser detectado!
Licença: Freeware
Sistemas Operativis: Windows XP/Vista/Win7
Download: EjectUSB 1.6 [258.51KB]
Homepage: PAR EjetUSB
Este artigo tem mais de um ano
Hum..
Esta aplicação é interessante, dá muito jeito para agilizar esse processo.
Gosto dessa pen da imagem lol
Tem à venda na Fnac, com vários tipos de formatos como este.
Já uso isto há uns tempos largos, é mesmo muito prático.
Como funciona que eu não estou a conseguir? 🙂
Por hábito não costumo ter o cuidado de desligar correctamente a USB, bem pelo contrário, frequentes vezes tenho o Windows Explorer aberto enquanto removo a pen USB.
Até agora nunca tive problemas por agir desta forma, apesar de o fazer bastantes vezes.
Porque não o devo fazer? Os danos que pode causar são na pen USB ou no computador? E acontecem a nível de hardware ou de software?
Normalmente é nos ficheiros que por ventura possam estar a ser usados e a probabilidade de ficarem corrompidos é grande.
No meu windows 7 Ultimate 64 bits nao consegui abrir a app
O mais rápido possível aqui vai ser apresentado (assim desejo) um tutorial para um atalho simples no menu de contexto da drive para a remoção rápida com este software…
E também incluído a configuração do mesmo, porque existe aquelas aplicações portáveis em que estamos a trabalhar, e para evitar “perdas” não deixamos que este softwares o feche rapidamente “e sem autorização” como os restantes…
Vou começar logo a trabalhar nisso. 😉
Ou então no Fórum pplware… Sinto-me mais à vontadinha… 😀
Visitem! 😉
Mas para que isso?… se carregares no botão esquerdo do rato em cima do icone para remover a unidade de usb, estas aparecem em lista!… É so escolher a que queremos desligar e siga! este processo só é viável se apenas a pasta da pen USB estiver aberta, caso contrario da informação que a pen esta em uso!
Agora a pergunta! e se o pc tive daqueles virus chatos que estao sempre a ver se os ficheiro para se partilharem estão la e quando a gente tenta remover a pen ela esta sempre em uso? esse programa tambem os para?
entao ma segundo a microsoft desde o xp que não é necessário remover em segurança os componentes USB (excepto se estiverem com aplicações ou ficheiros em uso).
ou seja, se a pen estiver “idle” não é necessário remover hardware com segurança.
Ou estou errado?
Obrigado
Oops, a resposta saiu mais abaixo, aqui.
Por acaso faço grande parte dos meus trabalhos a partir de Pens … e por vezes ao “Remover o Hardware Em Segurança” dá-me constantemente a mensagem de que ela está ainda em uso.
Costumo fazer, erradamente, o que muitas vezes a pressa impõe … ou seja remover a Pen à bruta (qual homem rude do campo :P), mas se calhar é melhor começar a pensar em instalar uma solução tipo esta …
Bom e Útil Post.
Estás certo, desde que esta opção (na imagem seguinte) esteja activa (o que acontece por definição em dispositivos removíveis):
http://img509.imageshack.us/img509/2135/20100116173425.jpg
Esta opção (no Win7) encontra-se em Gestor de Dispositivos -> Unidades de disco -> Propriedades (da unidade) -> separador Políticas.
Esta pre-definição do Windows também acontece para discos rígidos externos, em caixas USB. Para melhorar o desempenho desses discos deve-se seleccionar, nesse mesmo local, a opção “Melhor Desempenho”, mas após essa escolha nunca esquecer de remover com segurança, pois aí poderá haver perda de dados.