PlayOnLinux 3.7 – Compatibilidade sem fronteiras
PlayOnLinux é uma aplicação front-end, que se serve do Wine, e que permite instalar facilmente e correr inúmeros jogos e aplicações criadas para Microsoft Windows. Trata-se de uma abstracção ao Wine que torna a migração para Linux (ainda) menos incómoda.
A base do PlayOnLinux é o Wine, mas este último nem sempre é fácil de usar, sendo sempre necessário instalar certos ficheiros/drivers para obter a máxima compatibilidade do programa Windows em causa. Deste modo, todos os programas que correm em Wine, correm no PlayOnLinux.
Jogos como Call of Duty 2, Max Payne 2, Soldier of Fortune, World of Warcraft, Trackmania Nations Forever são facilmente corridos neste software.
Aqui estão algumas qualidades deste software:
- Não é preciso nenhuma licença Windows para usar o PlayOnLinux.
- É baseado no Wine, e logicamente com todas as aplicações que funcionam nele, e ainda explora funções avançadas, mantendo uma grande simplicidade para o utilizador.
- O PlayOnLinux é, e sempre será, uma aplicação grátis e open-source.
- O PlayOnLinux usa as linguagens Bash e Python e por isso é independente de cada distribuição GNU/Linux usada.
- É aconselhado hardware com capacidades de aceleração 3D, assim como uma conexão à Internet.
- Para prevenir a instabilidade nos jogos, aconselha-se fortemente a desactivar os efeitos composite (Compiz, Kwin, Cube desktop, etc.).
Para instalar o programa vamos tomar o Ubuntu 9.10 Karmic Koala como exemplo, mas poderá fazer download/obter instruções de como instalar o PlayOnLinux na sua distro, aqui.
Abra a consola em Aplicações -> Acessórios -> Consola e corra os seguintes comandos (separadamente):
sudo wget http://deb.playonlinux.com/playonlinux_karmic.list -O /etc/apt/sources.list.d/playonlinux.list sudo apt-get update sudo apt-get install playonlinux
Adicionámos o repositório, actualizámos os repositórios disponíveis e finalmente instalámos o "playonlinux".
Pode aceder agora ao programa através do menu Aplicações -> Jogos -> PlayOnLinux.
Ao correr o programa pela primeira vez, deparamo-nos com o ecrã seguinte. Certifique-se que possui conexão à Internet.
Clique para avançar. O programa irá listar updates necessários à máquina, no meu caso foi necessário instalar os tipos de letra da Microsoft, que foram prontamente instalados pelo programa.
Continue a clicar em Avançar até atingir a janela final e o PlayOnLinux será prontamente iniciado.
Clique em Install para procedermos à instalação de uma aplicação teste. Na janela que aparece poderá explorar e ver a gama de aplicações que poderá instalar, incluindo mesmo o DirectX e outros programas que aumentam a compatibilidade com o software Windows.
Escolha uma aplicação à sua escolha e clique em Aplicar, seguindo todas as instruções que aparecerem no ecrã.
No meu caso, escolhi o iTunes, e funcionou na perfeição.
Repare na secção "Games", bem recheada de óptimos jogos. É óbvio que, para aplicações não gratuitas, o programa pede, por exemplo, acesso à drive de CD.
Todas as aplicações listadas neste menu não são mais que pequenos scripts que facilitam ao utilizador a instalação das mesmas.
Repare que quando selecciona determinada aplicação, o próprio programa faz download da versão do Wine apropriada e de outros extras (como o DirectX) que forem necessários à aplicação que irá ser instalada. Desta forma, não precisa de se preocupar em instalar "extras" que aumentem a compatibilidade da aplicação Windows com o Wine.
Em suma, considero que este programa é (mais) uma mais-valia para a aproximação Linux-Windows, pelo menos para um utilizador comum. Sem recurso a linha de comandos, rápido e fácil, o PlayOnLinux automatiza processos que, de outra forma, complicam o que pretende ser simples. A compatibilidade total.
Alterações desta versão:
- É possível agora clicar com o botão direito do rato sobre as aplicações.
- É possível mudar o ícone da aplicação.
- É possível aceder rapidamente à pasta de instalação da aplicação.
- É possível parar todas as aplicações corridas pelo PlayOnLinux de uma só vez.
- A nova opção: "playonlinux --debug <Application>" permite ajudá-lo fornecendo mais informação caso a aplicação não funcione.
- Uma instalação manual melhorada, isto é, agora pode escolher a versão do Wine a utilizar.
Licença: GPL Sistemas Operativos: Linux Download [escolher distro] : PlayOnLinux
Este artigo tem mais de um ano
É sem nenhuma duvida mais uma grande ajuda a sempre que ligo o portátil passe a optar pelo Ubuntu em vez do Seven…
Próximo reboot já testarei 🙂
Ana Narciso,
Obrigado por mais uma “pérola” informativa e útil!!!
“(…) migração para Linux (ainda) menos incómoda.”
mas desde quando é q a migraçao de windows para linux, tem algo de incomodo em mudar para linux:O mt pelo contrarioo:P eheh
cumps!
Incómoda para os mais viciados nos jogos ou aplicações que habitualmente correm em Windows, eheh.
Nesse aspecto, concordo com a Ana, só não uso linux permanentemente porque há programas que utilizo no dia-a-dia que não rodam em linux e não me sinto capaz de procurar alternativas para estes.
Vou experimentar esta pérola no meu Linux Mint(:D), pode ser que ainda deixe de usar definitivamente Windows 😉
Boas Festas,
Tiago Silva 😉
Será que também corre o microsoft office e outros programas como Autocad, solidworks?
“autocad” estou contigo… :S o único que consegui a meter a trabalhar com wine foi o 2000,esse é daqueles programas que no dia que fizerem para GNU/Linux é a machadada para o win (no meu PC entenda-se), é pena porque no passado já existiu uma versão Unix
Para o Office podes ver aqui informação: http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=application&iId=31
E para o Autocad: http://appdb.winehq.org/appview.php?iAppId=86
Com esta aplicação consegui correr o Football Manager 2010, e ainda mais rápido que no windows. Digo isto pois fiz o teste. É seguir os paços acima descritos mas com o dvd na drive.
Fantástico! 😀
Nao consigo instalar, segui as instruçoes e aparece um erro:
– pergunta onde esta montado o cd-rom.
– Com o cd do jogo na drive
– escolhi as 3 opçoes q me foram apresentadas: cdrom; cdrom0; other.
– e em todas elas diz-me q é impossivel encontrar o cd-rom!?
Já instalei o microsoft office e nao me deu este erro/problema, foi instalado e corre 5 estrelas…
solução??
Aí tem que indicar qual o cd rom onde está o DVD. Procure no nautilus a letra atribuida e indique essa letra nessa opção.
Consegui instalar, mas a única coisa que me aparece é uma janela branca mas com o cursor do rato do fm10! será qq coisa com o wine?
Abra a aba “configure” e experimente entre o “windows 2003” e “windows xp”. Sempre que alternar entre “sistemas operativos” deve-se fazer o “simulate reboot do windows. Por vezes é melhor reiniciar o linux.
É uma pena que as grandes empresas ainda não adoptem o sistema de vender UMA aplicação, VÁRIOS executáveis Windows + Mac + Linux. As aplicações e jogos são caríssimos, vêem em DVD e limitam o utilizador na escolha.
Pelo menos na comunidade europeia que quer tanto nivelar tudo impondo à microsoft isto-e-aquilo, que a microsoft é má e tal… e porque estão com tantas coisas com a Microsoft EM VEZ DE OBRIGAREM as empresas a dar suporte aos outros SO??? O que obriga ao WINDOWS não é a Microsoft!!! São as empresas de jogos/programas que só compilam para este SO em vez de abrirem a todos.
Comunidade Europeia: obriguem o DirectX a ser plataforma aberta + obriguem as empresas a Windows + Mac + Linux.
estou cada vez mais tentado a dar umas folgas ao Seven, mas a falta (enorme) de tempo está a atrasar-me. Isto é mais um incentivo.
Pa eu quero ver se deixo de usar o Windows.. ou estar o menos dependente deles possivel. Ha coisas que em Linux ainda nao funcionam com a fluencia necessaria.
Nao sou grande fa do Wine mas vou experimentar se este da. Por acaso ando a procura de ver se consigo fazer o ipod touch funcionar com o ubuntu mas alternativas nem pensar…
“linguagens Bash e Python languages”, acho que este paragrafo não está bem.
E em termos de perfomance em relação ao Windows?
Há muita perda?
Cuidado com o copy+paste e respectivas traduções 😀 “linguagens Bash e Python languages”
Pessoalmente que tenho o Windows 7 sem ter pago por ele (porque foi oferecido) não vejo nenhuma vantagem em usar outro SO já que o Windows 7 é rápido, 100% compatível, gasta pouca energia no portátil e está bastante protegido (no meu Core 2 Duo o W7 + NOD32 não me atrasam em nada o PC e caso seja necessário desligo a internet, desligo o Antivirus e o PC corre à máxima velocidade já que no meu código não há virus/trojans).
Acho que o uso de Linux deve ser bastante incentivado para quem tiver PCs lentos (devido ao uso obrigatório de AV e Firewalls no Windows) / não gostar por algum motivo de Windows ou MacOS / quiser um SO com menos trojans ou virus / não quiser gastar dinheiro.
Fora isso não vejo o porquê de não usar Windows 7 ou MacOS.
q9450 + p5e + 4GB ddr2 1000mhz e uso linux porque prefiro (e tenho acesso a uma licença gratis de windows 7 atraves da univ).
obvio q o meu pc n fica lento com windows 7, mas n é tao responsive como em linux.
uma coisa é tudo estar rapido, outra coisa é tu sentires q tudo responde automaticamente.
em windows n tenho isso.. e é uma das razoes para eu n o usar.
em opensource ha uma coisa q se nota grandemente q é o facto de as aplicaçoes demorarem o tempo q tiverem q demorar a ser desenvolvidas. tens aplicaçoes q sao beta à anos, e secalhar nunca o vao deixar de ser.. e n se trata de n estarem prontas a ser utilizadas, simplesmente os devs sao mt mais exigentes do q os de software propriatario, nao se notando aquela pressao de lançamento de novas versoes. é por isso q se ve os fabricantes de software proprietario a lançar versoes anuais para tudo so para q possam vender mais umas licenças.
se é tao seguro e tao rapido, pq q n é utilizado em servidores? achas q a maioria dos servers q ha por ai têm fraca capacidade de processamento? acho q n é o caso.
just my point of view..
cumps;)
“… Aqui estão algumas qualidades deste software:
(…)
– Para prevenir a instabilidade nos jogos, aconselha-se fortemente a desactivar os efeitos composite (Compiz, Kwin, Cube desktop, etc.). …”
Esta é uma qualidade da aplicação? :-/
deviam querer dizer caracteristicas I guess:P
Offtopic:
É um bocado estúpido comentar os erros quando estes são óbvios e vocês próprios compreenderam o que ela queria dizer…
Dor de coto?
Ontopic:
Prefiro o windows 7. Mas também tenho o mint para experimentar. Tb teria o macos x se conseguisse roda-lo no portátil.
Desconfio que mt pessoal (utilizadores particulares) tb têm o linux pa se armarem em geeks 😛
Olá a todos eu coo tenho 12 anos e aos 11 passei de windows para Ubuntu 9.04 mas agora estou a uzar o 9.10 e não foi nada dificil emigrar para Linux ubuntu foi muito facil,o playon linux e uma aplicação muito util vou intalála hoje 🙂
Os meus videos no youtube sobre gimp ainda não está nem um feito mas vão acompanhando o meu canal,
https://www.youtube.com/user/GimpKidpt
fca be continuem assim Pplware
Sabem se a aplicação suporta:
Corel Draw
iTunes
Office
vê bem o inicio da pagina… foi testado com itunes e no office também da…
btw:
eu sinceramente gosto dos 2 mundos, do Windows e do Linux… ando a uns tempos para cá a pensar em trocar para Linux a uns meses mas há umas coisas que me prendem ainda ao Windows: jogos e algum software… pode ser que passe um dia definitivamente para Ubuntu…