LockThis! 1.1 – Bloqueio anti-patrão
Quando está ao computador, o utilizador tem o controlo sobre o material aberto no sistema. Se estiver num ambiente de trabalho ou num local onde não lhe é permitido usar determinados programas ou numa situação que não é seguro deixar aplicações com documentos sensíveis abertos aos olhos de terceiros, então o melhor é tomar precauções. Para afastarmos patrões curiosos e colegas ou terceiros bisbilhoteiros activamos as nossas contra-medidas!
Usar o LockThis é uma garantia que ninguém consegue abrir as aplicações minimizadas, assim escusa de desligar as aplicações ou desligar mesmo o seu computador. Para não dar nas vistas, nem o iremos bloquear, apenas vamos barrar o acesso às aplicações abertas e minimizadas no seu ambiente de trabalho.
Instale a aplicação e verá de seguida que esta se encontra no system tray, junto ao relógio. Activa fica verde, inactiva fica vermelha.
Com o botão direito do rato, clique em cima do ícone verde do LockThis para ter acesso a algumas opções disponíveis. Clique na opção Admin Panel.
Nesta janela da aplicação comece por alterar a password que vem predefinida que é LockThis! altere para uma que lhe seja familiar.
Depois de definir a password, conforme pode ver no screenshot em cima, poderá ainda definir se quer esta aplicação a arrancar logo com o Windows e se quer que esta arranque já activa.
É muito simples utilizar: depois de activa use a tecla Ctrl e sem largar minimize a aplicação ou aplicações que quer proteger. Agora estas ficarão minimizadas e para as maximizar tem de meter a password correcta. Muito simples certo?
Pode definir uma password para todas as aplicações que minimizar mas pode ser mais rigoroso e ter uma aplicação para cada ferramenta que quer esconder minimizadas. Defina isso no painel de administração também.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: LockThis! 1.1 [527.41KB]
Homepage: DurioSoft
Este artigo tem mais de um ano
As teclas “Win + L” resolve a situação, não é preciso aplicações de terceiros. E quanto ao “Para não dar nas vistas, nem o iremos bloquear,..” pouco me importam os que os outros pensam.
Peço desde já desculpa se vou dizer algo que desagrade a alguém, mas anti-patrão? vai-me dizer que se ele lhe disser para abrir o lock a frente dele no pc que por acaso até é dele, voce não o faz? ok tem direito a sua privacidade, mas a mesma acaba quando se começa a desviar do seu trabalho na empresa….para casa ainda pode ter a sua utilidade embora o lock machine quebre o galho e para além disso em produção sem direitos de administração não instala essa aplicação.
De qualquer forma valeu pelo esforço.
Bom artigo, mas numa situação do genero eu acho que um programa de “valor” esconderia as aplicações abertas ou algumas aplicações da taskbar. Isso sim. Por exemplo na escola, passa o prof e clica-mos numa hotkey e pimba. 5 programas aberto, 4 ficam “escondidos” e 1 (Office) fica aberto. Dps hotkey outravez e lá se mostram os outros programas.
E nas opções teria um gestor do tipo lista de programas q pode esconder e não pode etc. Eu no futuro ainda faço algo assim do genero.
E que tal, utilizar os computadores da escola para aprender? Quem não deve, não teme 😀
Num ambiente empresarial que esteja bem configurado e onde se queira ter controlo do que lá se passa, o utilizador normal não tem permissões para instalar aplicações por isso isto não serve de nada, para computadores pessoais é bastante interessante pois no meio dos amigos e não só pode-se querer esconder algo sem querer bloquear o pc.
Mas não funciona no firefox ou seja já lhe encontrei uma falha hehehe 😛
”Se n tenho permissão para instalar como uso o programa???????”
Convertam para portable e ponham a correr da vossa pen…Done =)
Faça lá isso sem acesso a drives usb de storage?
É que se não tem permissões para instalar muito possivelmente tambem não terá acesso a drives de storage usb, cada vez mais as empresas barram as pens, hdd portateis etc etc, pois a fuga de informação passa muito por ai.
Ora nem mais
Só lhe faltava o proteger a terminação forçada do processo do software..
Pronto, basicamente com é um “kill no processo” e tá desprotegido..
Mas é porreiro..
Já repararam que, quando pede a pass, basta carregar no enter para abrir a aplicação sem necessidade de pass? 🙂
Só se for no teu computador, porque aqui dá “Invalid Password”..
Não estás a confundir alguma coisa, não? :s
Obri9gado. Mais um programa para bloquear la na empresa. Sabem que isto dá despedimento com justa causa? Pensem nisso.
qualquer ferramenta anti patrao serve de desculpa para deixar os outros desconfiados e arranjar problemas. ou se utiliza da forma mais racional o que o sistema tem disponivel ou se se começa com sistemas xpto so serve para levantar lebres. eu pessoalmente prefiro que alguem da minha equipa mantenha o facebook e a bola abertos quando eu passo do que escondam. se me esconderem vou directamente ao pc deles oferecer ajuda e com isso checkar o que estao a usar…e ai de alguem que n me de acesso ao pc…era na hora. as pessoas quando trabalham bem nao precisam esconder a meia duzia de sites onde perdem alguns minutos por dia. pelo menos eu apenas nao admito que estejam no trabalho a enviar cvs. ainda facilito que vao a entrevistas mas enviar cvs demonstra um profundo desrespeito pela empresa onde se trabalha.
Pelos vistos não sou só eu que penso assim. Já despedi uma pessoa por estar a copiar CDs de musica no trabalho. O material da empresa não é para ser usado em actos ilicitos ou em proveito próprio. É para ser usado em beneficio da empresa. Se as pessoas querem aceder pontualmente a um site não me oponho. Na realidade não tenho qq tipo de problema com isso desde que tal não intrefira com o trabalho. O uso deste tipo de programas só me diz que as pessoas tem algo a esconder no pc da empresa e isso para mim é tolerancia zero.
Com a taxa de desemprego que temos, é facil encontrar quem queira trabalhar e respeitar o seu posto de trabalho.
E os teus cd’s são todos lícitos?
E com que então depreendem-se das tuas palavras que podem usar o material da empresa para actos ilícitos mas em proveito da empresa, verdade?
Se te escondem o mail deles, não o devem fazer? Tens de devassar a vida privada de cada um ou não permites que tenham acesso ao seu mail?
A taxa de desemprego é usada pelos menos escrupuloso em favor dos abusos e da falta de respeito… cuidado com esse punho fechado, as pessoas são humanas mesmos os que são funcionários por conta de outrem…
Sim já agora vias o mail deles, as contas bancárias e tudo o que lhes podes sacar de útil para ti. Presunção e água benta cada um toma a que quer.
Quem diz para ti, não serás tu, obviamente, mas serão milhares de patrões sem escrúpulos que não permitem determinadas acções a um funcionário mas permitem-se abusar da informação que possuem para vasculhar a vida dos seus funcionários.
Por isso devemos ter atenção quando usamos o nosso mail nos PC’s dos patrões.
Acho que me fiz entender 😉
Claro que enviar cvs… bom isso também já é provocatório….
claro que não Vitor. não vejo informação privada.
aliás até te posso dizer que sou bastante descontraído nesse tipo de regras.
mas o respeito tem que existir sempre.
posso até dizer-te que os ajudo bem para além da vida na empresa.
Agora não admito que alguém me diga que “já vai fazer aquilo” e andar a ver “gajas” na net. até permito que as vejam, mas quando não há nada pendente.
aliás, eu próprio teclo aqui no site enquanto trabalho, e estão todos os da minha equipa convidados a fazê-lo.
Não podem nunca é sobrepor estas e outras situações ao trabalho.
sendo que no entanto tem que haver equilíbrio. não existe uma única pessoa da minha equipa que falte a algo da sua vida pessoal por imposição minha, e estamos a falar de ir aos correios, EDP’s epá as tretas do dia a dia…
agora andar a esconder … levanta lebres, levanta a questão de “i wonder”
lido com informação muito sensível e não me posso dar ao luxo que informação de um cliente passe para pessoas de outro.
Outra coisa com que é preciso muito cuidado é a comunicação interna, não me posso dar ao luxo de ter malta a instigar “tricas”, tipo mandar uma skypada a dizer “olha vou agora mandar mail responde logo para lixares X” e isso sim eu quero impedir, e já várias vezes apanhei pessoas a trocar mails e falar ao mesmo tempo em skype quase a combinar respostas … isso não admito.
para filhos aturo os meus quando os tiver … 😉
Ja trabalhei num sitio em que o acesso a internet era ilimitado. Piratebay’s, rapidshare’s, porno… Tudo, enviar cvs inclusive. Em relacao aos downloads, pondo de parte a questao da ilegalidade, acho pouco profissional e errado. Enviar cvs… Nao acho que seja assim tao mau. Ou todas as empresas sao uma maravilha? Nao! Enviar cvs, facebook, uns blogs… Qual e o mal? As pessoas apenas tem que ter bom senso e desde que o trabalho esteja a ser ou seja feito dentro dos prazos, tanta rigidez e inflexibilidade e prejudicial porque, quanto mais “em sentido” estiverem as pessoas, pior. Na minha opiniao…
bem,
se isso for um veiculo de entrada de vírus e com isso a empresa vir sair informação sensível … mudas logo de ideias…
Relativamente a seres apologista da rebalda completa, bem, gostava de saber se como cliente tu gostarias de entrar numa escritório e ver as pessoas a ter esse tipo de atitudes. É verdade que nesse momento o trabalho até pode estar em dia, mas, imagina que duas semanas antes alguém te tinha entregue algo atrasado, ias pensar que o motivo tinha sido excesso de trabalho ou rebaldaria?
Eu tenho SLA’s a cumprir, tempos de resposta, enfim, coisas que não são propriamente compatíveis com rebaldaria.
Além disso tenho que estar preparado para entrarem nas instalações pessoal da ASSOFT e eu quero dormir descansado, para além de que a minha própria internacional pode auditar as máquinas quando bem entender, acho que alguns de vocês não conhecem bem o que é uma estrutura empresarial ou uma estrutura empresarial multinacional. É que uma coisa é qd se está na faculdade que se acha que se pode ver porno e estudar ao mesmo tempo. Outra coisa é no meio empresarial onde tanto se está a programar como nos vem visitar o director de marketing de um cliente … ou um potencial cliente que vem visitar as instalações … vocês próprios não iriam apostar numa empresa em que ao entrarem num departamento era tudo a esconder janelas, tirar o som das colunas, apagar os cigarros, etc etc … é o bom senso.
Até vos posso dizer, que se o meu chefe viesse aqui agora, esta janela ficava activa … nada a esconder. Tenho umas 35 janelas abertas, entre emails, SQL, acessos a servidores, citrix, project, etc, não era esta janela que iria significar que eu estava folgado 😉
Muito obrigado por isto. Extremamente útil no meu contexto familiar.
Na altura q andava na escola apenas tirava um screenshot com os programinhas do office e tudo o resto desligado e depois metia como wallpaper com o taskbar ocultar-se automaticamente 🙂
Depois disso é facil ter os programinhos todos abertos e depois apenas minimizar sem q percebam nada.
isso é diferente, isso é uma brincadeira.
posso dizer que a bem do espirito de equipa salutar já o fiz algumas vezes a malta da equipa.
um deles até já transpirava.
Ele usa 2 pc’s.
Num deles fiz isso, e no outro, que estava a exportar uns dados à 3 horas … como tinha terminado, gravei o ficheiro e desliguei a máquina.
Portanto ele pensava que um dos pc’s tinha tido um freeze e o outro tinha falecido … só visto …
😉
Windows+L
muito melhor…
isto da jeito e pos teste praticos de alga…
instlados nos pcs da fac…