Mantenha o seu PC fresco – Parte I
Por Mokoto para o Pplware Aircooling, Watercooling e sistema externos de arrefecimento, tudo para manter o teu PC fresco!
De a uns anos para cá a temática de arrefecimento dos computadores tem vindo ganhar mais força.
A subida da frequência dos CPU’s, GPU’s Northbrige, e nos chips de memórias conseguem fazer do interior da nossa caixa um verdadeiro “forno”.
Isto acontece pelo tão aclamado efeito de Joule, ou seja, é a transformação de energia eléctrica em energia calorífica.
Basicamente é o que acontece no nosso computador, quanta mais frequência tiver o processador mais calor é gerado. Um exemplo disso é quando fazemos overclock ao processador ou até mesmo à placa gráfica e são colocados a funcionar com grandes cargas de processamento. Nesse mesmo instante vemos a temperatura a subir e muito… Se o calor gerado não for controlado e dissipado para o exterior da caixa, poderá criar instabilidade do sistema e até mesmo avariar os componentes do computador. Por este motivo é muito importante conseguir monitorizar e manter os componentes do computador sempre frescos e arejados.
Pois bem este artigo, irá tratar sobre as várias formas de manter um computador fresco e sem os problemas. Tentarei abordar as duas formas mais populares de dissipação do calor como o Aircooling e o Watercooling e explicar um pouco o funcionamento de alguns sistemas extremos de arrefecimento do processador. Para não deixar nenhuma ponta solta, irei dividir este artigo em três partes: a primeira sobre o air cooling, a segunda sobre Watercooling e a terceira e ultima parte sobre sistemas extremos de arrefecimento.
Parte I - Air Cooling
É a mais conhecida forma de arrefecimento e utilizada pela maioria dos utilizadores. Representa cerca de 95% dos sistemas actualmente disponíveis. Como o próprio nome indica, o elemento utilizado para refrigerar o nosso computador é o ar. Para isso normalmente são utilizadas duas ou mais ventoinhas na caixa para que estas consigam introduzir ar fresco para o interior da caixa e expulsar o ar quente para o exterior da mesma.
Mas para que este sistema funcione bem, o interior da caixa deve estar bem organizado, ou seja, fazer uma boa gestão de arrumação dentro da caixa. Para isso podemos fazer o seguinte:
- Atar os cabos de alimentação uns aos outros (o que ocupa menos espaço, o que provoca uma melhor circulação do ar)
- Utilizar cabos IDE/sATA redondos (o que ocupa menos espaço, o que provoca uma melhor circulação do ar)
Um outro componente importante no air cooling é o dissipador. Hoje em dia os dissipadores têm aumentado o seu tamanho em relação 15 anos atrás como podem ver na imagem abaixo:
O dissipador, é o nome dado ao conjunto de dissipação térmica que normalmente é instalado sobre o processador, chip set, gráfica e até nos módulos de memória. É formado por dois dispositivos: um o dissipador de calor, que é a parte de alumínio ou cobre, e por uma ventoinha colocada no dissipador de calor. O calor gerado pelo processador deve ser dissipado para que este não sofra danos graves. A superfície de contacto do dissipador absorve o calor gerado pelo processador e transfere esse mesmo calor para o ponto mais alto do dissipador onde o ventilador é usado para dissipar o mesmo.
Ultimamente os dissipadores têm vindo com sistemas de heatpipes, que melhoram muito a transferência de calor. Os heatrpipe contêm um líquido que evapora facilmente. O calor gerado pelo processador é absorvido pelo heatpipe, o que faz com o líquido evapore e seja transportado para outra extremidade do heatpipe, onde é refrigerado e condensa, fazendo com que o mesmo líquido volte para a extremidade que fica em contacto com o processador e iniciar de novo o ciclo.
Como podem ver um sistema de air cooling pode ser eficaz para manter o sistema bem arrefecido, mas para isso temos de investir tempo em manter o interior da nossa caixa bem arrumada e apostar em coolers com melhor qualidade que os convencionais OEM, apostar em ventoinhas com maior CFM. O CFM significa Cubic Feet per Minute of airflow qualquer coisa como o fluxo de ar medido em pés cúbicos por minuto. Medidas Americanas claro.
Nós deveríamos usar m3/min que é o fluxo de ar em metros cúbicos por minuto, a fórmula para calcular é: m3/min = 0,028317 x CFM
Quanto maior o CFM maior o airflow, claro.
Só assim podemos sempre dar mais tempo de vida ao nosso computador.
Este artigo tem mais de um ano
Excelente artigo! Esperamos pelos restantes
Como sempre, um artigo muito completo do Mokoto.
Parabéns 😉
Muito bom. Mas é wathercooling ou watercooling ?
Venha a continuação.
watercooling, WC prós amigos 😛
Só uma pequena correcção nós deveriamos usar m3/h e não minutos, aliás as principais marcas de ventoinhas usam.
Bom artigo. 🙂
Nice!!!! 😀
podias ter alargado um pouco mais o artigo, mas muito bom de facil de entender para quem nao tem conhecimento tecnicos. Bom trabalho espero o de watercooling.
[offtopic]
vitor, ja nao ha os “botoes” para escolher a pagina que queremos ver??
Estamos a “lutar” contra um “bug” que impede a barra de navegação de aparecer… mas haverá obviamente. Peço-vos um pouco de paciência que a nossa intenção é deixar este menino como um brinco 😀
Obrigado pela vossa preocupação.. é importante.
Mt bom.
Parabéns
eu gostei. foi um post de facil entendimento.
E como é que se arrefece um disco Maxtor IDE de 250GB, 7200 rpm, colocado numa daquelas caixas externas que existe por aí, no meu caso é a Conceptronic, mas que em pouco tempo atinge os 50º ? Não é uma temperatura elevada ou não haverá problemas?
creio estar um pouco alta, creio que o normal ronda os 40. Mas sendo externo e estares a puxar por ele acho que é normal…corrijam me se estiver enganado
50ºC num disco é realmente uma temperatura limite. Diz-se que a partir dos 60~65ºC há fortes riscos de a informação começar a desaparecer.
Bem, Maxtor diz tudo, simplesmente a pior marca de HDD. Quanto às soluções para isso…. não há muita margem para invenções… outra solução que não seja arrefecimento activo seria de pouco eficiência.
Portanto, ou trocas de disco, ou arranjas uma ventoinha (podes puxar 5V, 7V ou 12V da ficha molex) e forma de a fixar à caixa e que fique esteticamente aceitável, ou corres o risco de num dia destes… puff, lá se foi.
Muito bom este artigo. Gostei da forma como está escrito dando a possibilidade mesmo a quem não entende muito disto ficar a perceber um pouco.
Apenas gostaria de saber o que achas daquelas caixas que têm um cooler lateral mesmo em frente a board? desempenham um bom papel no sistema ou nem por isso?
Aircooling e watercooling são as técnicas da moda pois são as passiveis de gerar lucro com a posterior compra de ventoinhas, dissipadores em cobre, tubos e liquidos refrigerantes às cores e tal… ou seja, por um PC tipo àrvore de natal! OK, funciona.
Mas, há outra técnica, mais dificil mas com bons resultados também, que para além de contribuirem para a longevidade dos materiais, prolongam a autonomia das baterias, isto nos PCs portateis: o UNDERVOLTING
Para quem não sabe, é a optimização das voltagens de trabalho do CPU afim de baixar o consumo eléctrico e consequentemente o calor gerado sem sacrificar o desempenho!
http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=235824
http://www.adrenaline.com.br/forum/notebooks/110139-guia-undervolting-processador-de-notebook.html#post1616318
Contudo, o meu comentário não retira nada à excelência do artigo aqui produzido pelo nosso camarada! Bom trabalho.
boas, o teu comentário é sempre bem vindo pois como disse há mais truques para manter o pc ou portátil frescos.
Em relação ao portáteis para os manter fresco aconselho a sua limpeza interna, o uso de uma base ventilada e claro para a malta que gosta de trabalhar na comodidade da cama com o portátil evitem muito essa pratica 😉
Gostei do artigo, fico á espera de ver o próximo sobre watercooling. Gostava que falasses também de Dry Ice e/ou LN2 😛
Boas os seus desejos vão ser realizados na terceira parte do artigo 🙂
Vinha naquela de apenas beber um café e eis que me surpreende a qualidade do artigo!
Excelente para iniciantes como eu. mt bom artigo pah.. parabéns!
Só de me lembrar que o problema que estava a causar o meu portátil lento era o aquecimento (estava estúpido com pó)…
Obrigado pelos comentários. Peço desculpa pelo erro de escrita. Em relação a primeira questão sobre o disco, a temperatura está alta mas não muito grave no entanto sempre é bom manter fresco. Há uma solução que passa em colocar uma fan a deitar ar fresco. No que toca a segunda questão é muito vantajoso o arrefecimento lateral pois consegue deitar ar fresco no processador.
Muito porreiro. Deixo apenas uma sugestão. Podiam abranger nos próximos artigos laptops também.
Os portáteis não há muito que falar a maioria com uma base fica mais fresco, não há grande personalização que possas fazer.
E como curiosidade,porque muitos não sabem, normalmente os portáteis têm teperaturas de cpu entre 70-100º, mas é normal :S
Bom bom era fazerem o artigo para portáteis também sim pois esses são os aquecedores cá da casa
Algum problema com os comentários? O meu ’tá desaparecido… 🙁
Olha, apareceu agora… certo…
Artigo muito bom, já andei nessas andanças de OC deixei de o fazer por falta de € e pq o meu computador já parecia uma turbina de avião com tantas ventoinhas a funcionar. Lá fresquinho tava o CPU não passava dos 40º e era um AMD 2000+@2.0Ghz =D
Continua assim com excelentes artigos.
Cumprimentos
Eu sei que nenhuma marca tá pagando nada aqui mas poderia dialogar sobre os ‘The Best of’, os melhores e recomendados para serem usados, melhores marcas e modelos, neste caso, de ‘aircoolers’ e assim suscetivamente com os ‘watercoolers’ e (acho que com os extreme não rola).
Mas fica aí a diga.
Off Topic….
Talvez, assim, não há de acontece de um futuro ‘Forum PPLWare’, para conversas mais entre todos e compartilhamento de conhecimento, seja esse conteúdos impressos, e-books, programas entre outros.
Mas fica aí a dica.
Excelente ideia.
Pena é existir já desde Agosto de 2008!!!
Acede a http://forum.pplware.com e descobre um maravilhoso mundo novo!
Desculpe a ignorância….
Acho que nunca olhei para cima…. hehe…
té….
Desculpe minha ignorância….
Acho que nunca olhei para cima…. hehe…
té…
E quanto maior o número de ventoinhas usarmos, maior será a quantidade de poeira que elas levarão para dentro do computador. Daí a necessidade de limpeza periódica ou provocarão danos diversos, podendo inutilizar o hardware. Ventoinhas para HD, se não são limpas podem queimar placas lógicas.
É pensa que com portáteis não tehamos muita margem de manobra!
Há uns tempos encontrei uma explicação bem interessante sobre como fazer uma sistema de watercooling para o portátil:
http://www.instructables.com/id/Make-a-removable-laptop-water-cooler!-And-other-co/
Agora que a minha garatia acabou, acho que vou experimentar umas coisinhas. heh.
Boas essa solução para portátil é home made no entanto há no mercado soluções próprias quando abordar o tema pra semana irei ver se coloco 🙂
Parabéns pelo artigo.
Gostaria que um dia falassem do arrefecimento dos portáteis. O meu quase que poderia fazer tostas-mistas 😉
.. e lá voltaram a desaparecer… 🙁
Estão ao esconde-esconde 🙂
excelente post! muito bom. ja agora, depois de falarem do “convencional” watter cooling e air cooling, podiam ir para o extreme, explicando bem quando e como é utilizado, na pense ninguem em usar ln2 para o dia a dia xD. por um lado era bom (cpu a 5/6GHz xD)
Caro amigo, já está mais do que pensado, o tema do extreme cooling será abordado na terceira parte deste artigo e mais não digo pois o conteúdo depois irão ver, mas prometo que tentarei abordar tudo ou quase tudo.
peço desculpa!! na bata mais … ^.^
tchiiiii o que me foste lembrar lol
velhos tempos em que era raro o mês em que não trocava um dos componentes do pc….
ou era a gráfica, ram, cpu, placa de som, etc….
Tive um cooler zalman que era fabuloso, fui ver o site deles e ainda existe:
http://www.zalman.co.kr/global/product/Product_Read.php?Idx=313
Excelente desempenho e não fazia barulho nenhum.
Velhos tempos mesmo!!!
Watercooling ainda ajudei a montar um de um amigo e a verdade é que aquilo funcionava e bem, mas água e componentes electrónicos nunca tive coragem de arriscar num PC meu lol.
o meu 1 sistema WC correu mal como caraças, 15 dias apos o ter instalado chego as casa e tinha 1 secretaria toda alagada , defeito num conector que estalou e vazou liquido , estranhamente não avariou nada, actualmente tenho o sistema wc corsair h100 e….sabem o que tenho a dizer? ainda guardo o meu velhinho frezer pro 7 da artic cooling que bate o h100 e o anterior wc , muitos o criticaram ,mas ele é realmente fora de serie