PplWare Mobile

Rede de Sensores sem fios – Conhece esta tecnologia?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Filipe Caetano says:

    Pode dizer-se que as aplicações deste tipo de rede de sensores estão agora a surgir, no entanto desde algum tempo que já se usam em aplicações agrícolas nomeadamente na monitorização e controlo de ambientes das estufas.

  2. Weasel says:

    Afinal isto serve para quê mesmo?

  3. Francisco says:

    ZigBee e um exemplo de redes de sensores. Serve para tornares qualquer procedimento sistemático (qualquer coisa do teu quatidiano ou uma linha de montagem qualquer) totalmente autonoma, por exemplo.

  4. Nuno Aguiar says:

    Este tipo de conceito já é utilizado há muitos anos pela Critical Software no desenvolvimento de algumas das suas aplicações.
    Como exemplo:
    Monitorização da qualidade do ar nas cidades através de uma rede de analisadores espalhada ao redor das cidades.
    Estudos de hidrometria para medir a pluviosidade, qualidade da água das chuvas, humidade, etc. com analisadores espalhados ao longo do leito dos rios.
    Aqui no Brasil esse tipo de aplicações é muito utilizado para na geração de energia hidro-electrica, com automatos que estão a analizar a estrutura das barragens, etc.
    Fora as aplicações na área da defesa e aeroespacial que são reservadas.

  5. Pedro Pinto says:

    @Nuno Aguiar

    Eu tenho a sensação que o Brasil está bastante à frente na rede de sensores quando comparado com Portugal. Aqui à 2 anos fui a uma conferencia no Brasil, apresentar um artigo sobre IPv6 em rede de sensores (6lowpan) e descobri que eles têm uma enorme plataforma de investigação nesta área.
    Já agora alguem soube desta reunião: Peritos Portugueses em Conferência sobre Redes de Sensores Organizada pela OCDE – http://www.umic.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=3245&Itemid=236

  6. EuMesmo says:

    Pedro Pinto: Excelente trabalho na divulgação de comunicação de dados. Não conhecia, nada do género, no entanto, pode (vai?) perfeitamente ser aplicável num projecto actual e no qual estou empenhado relacionado com a localização de um objectivo por vários agentes autónomos, mas que comunicam entre si várias informações. Obrigado pelos links, pois serão concerteza uteis.

  7. TiagoKito says:

    Isto faz me relembrar o ZigBee… Grande protocolo que está a ser utilizado em alguns projectos da universidade, como exemplo na implementação de um fato de natação especial, que contém vários sensores para monitorização do nadador…um outro projecto consiste precisamente na monitorização de pacientes de um hospital… ZigBee penso que seja o protocolo mais económico em termos de energia, daí a sua actual (grande) utilização..

    Cumps

    • Filipe Caetano says:

      TiagoKito o Xbee já deixou de ser utilizado apenas em projectos, neste momento podemos encontrar Xbee em soluções de monitorização e controlo de ambientes, com produções de larga escala.

      • Pedro Pinto says:

        @TiagoKito
        AS RSSF recorrer ao 802.15.4 como norma de comunicação e tem como base o Zigbee.
        The relationship between IEEE 802.15.4 and “ZigBee is similar to that between IEEE 802.11 and the Wi-Fi Alliance.”

  8. gordi says:

    Por acaso também estou a desenvolver algo do género, mas no meu caso para monitorização de um atleta de tiro desportivo. Ainda estou numa fase inical mas podres partilhar alguma info agradecia…

  9. Tiago Silva says:

    Ora viva,

    Um tema excelente, e com o qual vou lidando diariamente. Fez parte do meu Projecto Final de Curso do ISEL um projecto de um medidor de distâncias por ultrasons controlado por uma rede LIN (para quem nao sabe, mto usada nos automoveis). Usa o conceito de nós master e slave, e vai daí decidi trabalhar nisto. Estou a implementar numa unidade fabril uma rede deste tipo, com diversos nós slave que realizam medicoes de temperatura/humidade/abertura de portões/. Transmite a info atraves da rede para um servidor, envia alarmes por sms, etc. Desenvolvi e implementei todo o hardware e todo o software do sistema, que esta em constantes melhorias.

    • Pedro Pinto says:

      @Tiago Silva
      Quais os nós sensores que usam pelo ISEL?

      • Tiago Silva says:

        ola,

        os nós slave foram desenvolvidos por mim (desenhei a pcb, mandei fazer a placa) à qual ligo componentes tais como 1 PIC, e outros diversos sub-módulos de sensores de ultrasons, temperatura, humidade, etc… o que me der na telha. Enfim, dá para um numero quase infindável de sensores, pois o PIC permite esta versatilidade. Os sensores de temperatura que estou a usar sao da MAXIM (para quem conhece) e de humidade da honeywell.

  10. Lola says:

    fazia-me jeito saber mais algumas coisas acerca deste tipo de coisas. Estou a planear um sistema de alarme “caseiro”, mas não sei ainda como vou ligar os 10 sensores que quero instalar. Não pretendia gastar uma fortuna em cabos.mas como sou uma amadora, penso que ainda vai demorar algum tempo…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.