PplWare Mobile

GIMP 2.8 com interface de janela única… finalmente!!!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. chicosoft says:

    Finalmente… Mas agora que já estava habituado ao Caos, vêm eles e mudam tudo.. lol

    • phoenux says:

      Eles não vão mudar tudo… quem quiser continuar a utilizar o modo de multi-janela, poderá continuar a fazê-lo. Existirá um opção que permitirá activar/desactivar facilmente esta funcionalidade, para que o salto para quem utiliza o Gimp à anos não seja tão grande…

  2. Shiryu says:

    Caramba, levou anos… excelente notícias, há anos que tenho o GIMP (maior poder) e o Paint.NET (mais rapidez de execução às turras a competir nos PCs por espaço. Cá fico à espera desta versão. =)

  3. deepHouse says:

    Finalmente mesmo!
    Se havia um factor que não me fazia utilizar muito o GIMP era as várias janelas abertas..achava caótico por vezes.
    Fico aguardar esta versão. =)

  4. luis says:

    não me atrapalhava nada as janelas abrir assim.

  5. reimor says:

    concordo plenamente.
    nunca suportei trabalhar com o gimp devido ao maldito sistema de tantas janelas,coisa mesmo impraticavel.
    graças a Deus entao,se o sistema se aproximou do photoshop,que é sem duvida o must dos musts da ediçao fotografica.

  6. Nuno Amaral says:

    Isto suporta ficheiros .psd (photoshop) ?

  7. cativaweb says:

    Agora senti firmeza! Antes tarde do que nunca…Pessoal eh cabeça dura mas teve que ouvir os milhoes de apelos!

    • phoenux says:

      De facto foram muitas solicitações… No entanto parece que isto não avançou antes porque a comunidade estava dividida entre aquelas que queriam unificar o interface, e os que queriam manter o sistema de janelas. De facto, parece que a coisa estava 50-50; por isto é que eles vão manter estes dois modos de funcionamento…

      O modo multi-janela é extremamente útil para quem utiliza dois monitores (como eu) com a possibilidade de separar as ferramentas da imagem, aumentando a área de trabalho e potenciando a velocidade com que se efectua uma ou várias operações…

      • faustino says:

        O sistema utilizado pelo gimp foi feito a pensar exactamente, em quem tem vários monitores ou utiliza X com a possibilidade dos desktops virtuais para arrumar a casa, e aí, o sistema multi janelas, para mim pessoalmente, é superior a tudo numa janela.
        Já agora irrita-me a mania do é melhor porque quem tem mais utilizadores é assim. é a mesma história nos sistemas operativos:
        -Ah e tal que o Mac OS X é que é intuitivo.
        – Não o windows é que é intuitivo.
        O tanas é que são intuitivos. Intuitivo é aquilo em que estamos habituados a trabalhar. Ou funções básicas tipo respirar, etc. Nem o andar é intuitivo senão não precisamos de tantas quedas para aprender a andar.

  8. Telmo says:

    Finalmente!!! Só havia 3 razões pelas quais eu sempre preferi o Photoshop CS: tudo estava numa só janela (sem confusão nenhuma), sempre que aplicava qualquer filtro podia pré-visualizar e havia os separadores (mas parece que aqui querem introduzir algo melhor…)!

    Vamos lá ver – eu cá fico à espera dessa versão!

  9. Paulo Martins says:

    Existe já à bastante tempo um programa que deriva do Gimp chamado Gimpshop que unifica todas as janelas do Gimp, no entanto não é a mesma coisa que esta nova versão…

  10. Carlos Suarez says:

    Puxa finalmete heim, eu cheguei a usar algumas vezes o gimp, mas abandonei porque não me adaptei com sua interface gráfica, continuo usando o Corel Photo-paint X4, mas pretendo testar esta versão nova do Gimp.

  11. João Palma says:

    Boa noticia…

    Uma boa decisão.. esta resolvido o pior problema do gimp!!!

    Parabens a quem tomou a iniciativa e desenvlolveu está funcionalidade!!!

    Falta ver a pratica…

  12. Uma óptima “inovação” já não era sem tempo.

    Cumps

  13. Hawk says:

    Eu gostei.
    Só que as multi-janelas eram a marca registrada do Gimp.
    Mas se for para melhorar, que mude. Antes tarde do que nunca.

    • speedy says:

      como ja disseram algures ai em cima, continua a ter as multijanelas. e vendo bem, para varios monitores da jeito, agora so numa kaneça, pode-se tornar complicado. mas é habito. calhando se isto fosse o photoshop e o gimp com aquela interface toda marada, ninguem reclamava

  14. TiagoKito says:

    Uhmm.. esta informação talvez faça com que mude…

    Alguém pode fornecer um link onde sacar?

    Abraço

  15. Rodas says:

    Finalmente ouve luz.

  16. Vítor M. says:

    Confesso que não o utilizo mais porque não gosto do formato do GIMP. Quando sair esta versão, provavelmente será definitivamente o meu editor de imagem principal.

  17. Donkeykid says:

    Fixe!
    Não sei se está escrito em algum lado… Mas para quando a nova versão?

  18. maximilian says:

    agora já parece um programa de desenho, antes era mesmo um nojo com aquelas janelas espalhadas.

  19. jmcs says:

    alguem me poderá indicar a forma de adquirir este programa, obrigado

  20. Engraçado.

    Tanta gente a dizer que finalmente podem começar a experimentar o Gimp deixar o Photoshop (pelo menos dar uma hipotese ao Gimp).

    Então eu não percebo. Pagaram tanto para a ter licença de Photoshop e agora querem deixar aquilo de lado para usar Gimp??? (para os que usam mas não sabem, na fnac a última vez que vi andava a volta de 990€)

    Pessoalmente utilizei sempre Gimp porque é mais que suficiente e nunca pagaria 900€ por Photoshop.

    Ah e sobre o facto do Gimp utilizar várias janelas… é muito bom, especialmente quando se tem várias imagens abertas, quando se trabalha em vários desktops virtuais. Vamos la ver como vai ser com este novo sistema, se vai mesmo resultar ou não (sei que da para mudar para a versão antiga)

  21. Taneco says:

    E para Windows ainda não há nada?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.