O futuro numa oficina perto de si
A tecnologia é um bem precioso ao dispor de cada vez mais pessoas ou entidades.
Certos ramos tradicionalmente afastados da tecnologia como a mecânica podem agora beneficiar de novas ferramentas apenas disponíveis através da área de computação denominada realidade aumentada.
Veja e discuta connosco a visão da BMW.
Este artigo tem mais de um ano
Rui Oliveira também há para os mesmo óculos o soft ” como roubar o carro”
Abraço
LOOOL
deviam era de colocar como mudar um pneu.. Há muita gente que devia de dar utilidade.. Agora como montar e desmontar.. Acho que é ridículo.. Mas como anda muito mecânico sem formação.. até acho que pelo menos assim não tem desculpa de errar e danificar.
Bem assim ate eu posso ser mecanico 🙂
anyway, e uma grande evoluçao tecnologica, se bem que deve atrapalhar um pouco a visao para as peças, mas ok.
Isto era porreiro para desmontar portáteis. Alguns são um valente quebra cabeças para se desmontar.
“Certos ramos tradicionalmente afastados da tecnologia como a mecânica….”
Por favor, alguém corrija esta barbaridade. Inicialmente a palavra mecânica está mal aplicada. O que vemos no artigo não é mecânica, mas sim manutenção automóvel. Menos mal seria ter dito “manutenção mecânica”. Mecânica tem um sentido muito mais lato, envolvendo muitas áreas de estudo, desde: campo de forças, acelerações, interacções, escoamento de fluidos, energia…
Ok, mas no artigo dá para perceber a ideia. Aliás, é normal ser assim designada.
No entanto, mecânica automóvel é dos ramos onde a tecnologia é muito aplicada, aliás é uma área promotora de grandes avanços tecnológicos. Hoje em dia, qualquer desenvolvimento de um componente pressupõe um conjunto de ferramentas tecnológicas.
Abraço
Não… que manutenção? A ideia é mesmo mecânica…
A manutenção é uma sub-categoria da mecânica. O vídeo e a tecnologia vão mais longe do que desmontar e montar umas peças, vão ao pormenor da reparação e afinação em si.
A tecnologia, embora seja um ramo “tradicionalmente afastado da tecnologia” está cada vez mais intima, é ver o que se passa no alto desempenho da formula 1.
Como falaste e bem a ideia é promover os grandes avanços tecnológicos.
A manutenção pode ser uma sub-categoria da mecânica automóvel, mas nunca da mecânica. Quando se fala em mecânica estamos-nos a referir à mecânica enquanto disciplina da Física. Pelo menos assim devia. Não confundir mecânica (Física) com mecânica automóvel (sector industrial)
Tens razão e eu de facto também costumo associar a noção de Mecânica à mecânica industrial (inclui automóvel), quando na realidade Mecânica é uma disciplina de Física.
Eu também costumo dizer que vou levar o carro ao meu “técnico de manutenção automóvel” em vez de “mecânico”…
Se eu disser que o levo ao mecânico, os meus amigos ainda me perguntavam a que universidade iria eu…
(não fiquem piursos só porque nem toda a gente pensa em Mecânica, ramo da Física e, porque não, da Matemática…)
Concordo inteiramente com o teu pedido…
Alguém cometeu um leve …lapso de grande importância..
Dizer que a mecânica (automóvel ou não) está afastada da tecnologia é um contra-senso.. no mínimo.
Esperamos que assim o corrijam 😉
Abraço
Espero que esta tecnologia não vá parar à medicina.
Bem, pensando melhor até era bom. Pelo menos o cirurgião não se esquecia da tesoura lá dentro.
LOL
Mas isto pode ajudar em muito, principalmente para os “estagiários” no futuro. É que assim até eu conseguia resolver certamente alguns dos problemas do carro.
Será mesmo só para ajudar os estagiários ou nalguma dificuldade, porque isto assim como vai, ninguém vai precisar de curso para fazer uma coisa, bem tudo já feito! O futuro está-se tornando muito monótono e não o gosto disso! Vão ter saudades do passado…
Uma curiosidade: a anatomia não deixa de ser uma representação do “normal” – estatisticamente mais frequente. Há variações entre indivíduos…
Mecânico que e Mecânico mexe no carro sem o uso desses óculos…lol
Põe-te a mexer nisso sem teres o mínimo de conhecimentos de mecânica que logo vês o trambolhão que levas.
Um mecânico, tal como em qualquer outra área, tem de saber toda a sua profissão sem recorrer ao uso das novas tecnologias. Isso para ser-se um bom profissional. É o que eu penso.
OK, é um grande passo para o futuro. Com isso, podemos dizer que vai haver muito trabalhinho para programadores informáticos, engenheiros informáticos, etc. E é claro que aí os especialistas da mecânica também entram!
Mas e os mecânicos que necessitam apenas do seu ouvido para detectar uma falha, por exemplo, um rolamento gripado… o que lhes vai acontecer? Irão ter de se pôr em dia? E aquelas garagens que todos nós conhecemos em que temos um ou dois mecânicos a trabalhar e que fazem tudo (recepção do automóvel, reparação, escrita e entrega do automóvel)… O que é que lhes vai acontecer?
No meu ver, este mundo está a tornar-se cada vez mais virado para novas tecnologias, mas nem todos vão conseguir acompanhá-las a não ser através destes sites e da transmissão de boca para ouvido.
Que tal um post sobre reparar portáteis?
Isto também parece ser apenas ainda um video representativo…
Mas representa muito pouco detalhe para mexer num motor de carro. A única coisa que ele teve de aí fazer foi tirar dois parafusos e uma peça gigante. Peças mais pequenas… tou para ver. Existe sim, é manual com vídeos das marcas que se pagam a peso de ouro, com exemplificação de como se desmonta o carro integralmente.
É fácil entender o futuro:
Reparações BMW apenas nos CENTROS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA AUTORIZADA.
O que certamente se irá repercutir no valor a desembolsar. E significará o fim de muitos reparadores não oficiais se as marcas optarem por esta via.
Boas,
aqui está outra utilização para a tecnologia de Realidade Aumentada:
ARQuake – Augmented Reality Quake 🙂
http://en.wikipedia.org/wiki/ARQuake
http://wearables.unisa.edu.au/arquake/
He He He! Muito Bom 😀
A realidade aumentada é uma área da computação que ainda está a dar os primeiros passos, embora já encontres inúmeras aplicações como referi anteriormente. Até já há aplicações a usar essa tecnologia para Android e iphone.
Será o futuro da computação daqui a algum tempo, as potencialidades são imensas 😉
pura estupidez
um mecânico especializado em uma marca destas deve conhecer todas as partes do carro sem dificuldade e com as tecnologias do mesmo o próprio carro diz-lhe o que está mal e precisa ser substituído!
tecnologia inútil
Como diz o Jaime, um bom mecanico não precisa de nada disto… Sou sincero se a BMW no futuro usar apenas este sistema sei que não vou comprar nenhum automovel dessa marca…