PplWare Mobile

É normal o seu gadget avariar depois da garantia?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Morbus says:

    A garantia é uma garantia de que um aparelho não avaria num determinado espaço de tempo, e, caso isso acontecer, os custos de reparação são cobrados. É normal que eles calculem a duração da garantia para quando acham que o aparelho dura sem problemas. Ou o contrário 😛

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  2. Rui Jorge says:

    este artigo é uma copia do acabadinho de sair:

    http://gizmodo.com/5256392/your-gadgets-dont-break-as-soon-as-your-warrantys-expired-+-your-brain-is-just-wrong

    acho isto grave para a imagem de credibilidade deste blog…

    • Rui Oliveira says:

      Cópia? que cópia? É uma acusação grave e gratuita da sua parte. O nosso artigo que foi trabalhado, tem como origem a fonte no final do artigo (que eu citei)

      Eu tenho a fonte desde o inicio no artigo!

      Se é para destabilizar que aqui veio o seu comentário não tem cabimento nenhum e mais valia ter estado parado. Não vou admitir que ponha a credibilidade do nosso portal tecnológico (e sim não é um blog), de uma forma leviana.

      Acho que os leitores do pplware já me conhecem e sabem que não copio nada e quando me baseio em outros artigos cito as fontes.

      • Manuelito says:

        Toda a razão, as fontes são as mesmas e estão devidamente citadas.
        Bom trabalho

      • Stênio says:

        É isso ai, todos nós já sabemos o quanto esse blog é honesto.

      • Luís Santos says:

        Rui, com o devido respeito, e tirando a introdução dos dois textos, o teu é uma tradução do que está no Wired. Desde o exemplo das lâmpadas e dos carros até aos autores e obras citados. Não é uma crítica – construtiva ou destrutiva – mas uma constatação. Só não acho que esta tua resposta e a do Vítor, mais abaixo, estejam correctas. O que o Rui Jorge disse não está errado, e não me pareceu insulto nem “bota-abaixo”. Foi uma observação e uma chamada de atenção que pode constituir crítica construtiva.
        A meu ver, lá está.

    • Luis says:

      Olá.

      Se verificares, em ambos os artigos (este artigo do pplware e o link que colocaste) têm a sua fonte, que é a wired. Portanto, não é cópia… é mais uma referência para quem vem ao blog.

      Em relação ao assunto do post em si, até ver tenho tido sorte, nunca me aconteceu nada do género (ainda…)

      Cumps

    • Raicuparta says:

      Não percebo qual é o problema, o site que desta apenas foi buscar a mesma informação à mesma fonte que o Peoplware, o Wired.com.

    • Manuelito says:

      Não acho assim tão grave, porque assim, há muito boa gente que (como eu) pode ler o artigo na língua de Camões. E mesmo que seja igual há o trabalho de tradução. Ok, não estou a apelar ao plágio, se é mesmo igual deveria fazer referência ao original (não sei se será o caso)

    • Vítor M. says:

      Rui Jorge foste dizer aos tipos do gizmodo que eles não citaram a fonte?

      Aposto que não, porque és um pouco burro e deste-te ao trabalho de vir aqui chatear mesmo que tenhamos citado a fonte!. Enfim, coisas de troll.

      • José Miguel says:

        Desde já gostaria de dizer que sou um regular visitante do pplware que, ao contrário do aqui já foi dito, é um blog. Tal como é o Gizmodo, o TUAW, o Lifehacker, Ghacks, etc… Portal tecnológico? Enfim.

        O pplware, como calculo não terá, os recursos, tempo e dinheiro que muitos dos blogs de topo têm. Como tal, não seria vergonha nenhuma quando um post é baseado quase na sua totalidade num post de um outro blog de qualidade, como é o caso de muitos textos que aqui chegam com formatação e texto muito similar a muitos posts, por exemplo, do Download Squad.

        Acho também que responder com essa altivez e indignação a um comentário de um visitante também não será a melhor forma de tratar a sua audiência.

        Mas isso é como tudo, em sua casa cada um trata de si.

        As críticas também servem para ajudar, bom trabalho!

        • Rui Oliveira says:

          Não é uma forma altiva a resposta do Vitor quando são críticas não construtivas (o que é o caso). Como a tua que não acrescenta nada à conversa muito pelo contrário, apenas vem atirar pólvora para a fogueira 😉 .

          Isso do “ah e tal sou há leitor regular do blog” (e reafirmo que não é blog é portal técnológico e o tempo vai me dar razão 😉 ), não nos preocupa. Tratamos todos os leitores como igual aliás podemos nos orgulhar de ter em atenção as suas sugestões e críticas (construtivas), e defendemos o rigor da informação, agora não há tolerância como deves compreender para críticas destrutivas ou reparos de falso moralismo.

        • Vítor M. says:

          José Miguel… até os santos perdem a paciência.

          E em relação à “nossa” audiência… muita gente pode deixar de nos visitar por ler comentários parvos vindo de quem apenas aqui vem dizer asneiras.

          Como refere o Rui Oliveira e bem, uma critica deve ser sempre construtiva e essas agradecemos, somos fanáticos por criticas constritivas, crescemos com elas… como a sua, que a levo como construtiva, se bem que acho que na essência faltou um ponto importante..,. mas sim agradeço a sua critica. 🙂

    • canyonism says:

      @rui jorge

      devias ter ficado calado.

    • Pedro R. says:

      então e não notaste que o blog
      Rui Jorge says:
      16 de Maio de 2009 at 11:18 pm

      este artigo é uma copia do acabadinho de sair:

      http://gizmodo.com/ foi copiar também? Só vês o que queres!

      A fonte em ambos os sites/ blogues está mensionada.

    • PorquinhoBranco says:

      Tão e se eu preferir ler em Português?? duuh..

    • tintas says:

      Bora andar á porrada

  3. PARANOIAS says:

    Acham que isso é verdade? A mim já me aconteceu avariar algum tempo apos a garantia mas tambem avariam muito dentro dela. teoria da conspiração uma coisa com 2 anos de garantia na europa e 1 ano nos EUA entre outros. Que trabalheira basta a sociedade do consumismo que ao fim de 1 e 2 anos já está num canto apanhar pó. Apesar de ser possivel… limitar a vida de um componente. É paranoia.

  4. Pi says:

    que teoria da conspiração..

    que as empresas consigam ter uma ideia do nº de horas de utilizaçao etc que o aparelho possa ter, e que queiram tirar algum lucro com isso, tudo bem – mas isso não pode ser assim não é assim tão frequente e tão preciso como este artigo nos parece transmitir…

    essa da bateria de repente mudar de 4 dias para 1 depois dos 6 meses de garantia é forçar um pouco as coisas. digo isto porque isso não deve ter acontecido se tiver utilizado a bateria decentemente, até porque quem perceba de química e dos cálculos relacionados com baterias pode ver que isso não pode mudar assim de um momento para o outro…

    e depois , existem outras empresas que tentam apostar na durabilidade dos seus produtos e usar isso como imagem da marca – e estamos a falar de algumas boas multinacionais (exemplo disso acho que são a nokia e a apple (embora nao tanto) por exemplo)

    • Rui Oliveira says:

      @Pi
      O caso da bateria foi deveras estranho. Sou utilzador moderado de telemóvel, deixo sempre descarregar o telemovel totalmente até se desligar, desligo-o à noite etc… Resumindo, não faço nada a meu ver que diminua o tempo de vida da bateria.

      Não havia razão para a bateria se ter comportado dessa forma e ter viciado tão rápidamente.

      Para teres uma ideia, comprei posteriormente uma bateria compatível (que nem era da marca do fabricante de telemóvel) num site de comércio electrónico e dura-me até hoje (isto é 1 ano e meio) quase sem viciar.

      Posso ter tido azar, ou talvez não 😉 Mas isso faz parte da reflecção que quero deixar aos nossos leitores 🙂

      • Pi says:

        acredito no que dizes
        mas continuo a acreditar que foi uma daquelas coincidencias, e azarenta neste caso.

        porque com a pouca noçao que tenho de como funcionam as pilhas\baterias, se isso for possivel, não será facil provoca-lo

        • Diogo says:

          Não sei qual é o telefone, mas em vez da bateria viciar, não será mais provável o próprio telemóvel vir com um script escondido, que passado determinado tempo começa a fazer operações desnecessárias, visando gastar bateria? o que acho disso? acredito bem que alguém já tenha implementado isso, não? porque como disse o @Pi acho pouco provável uma bateria ficar assim de um momento pro outro e como dizes que nao a utilizaste de forma desgastante, não devia ficar assim de um momento pro outro.

          Agora podes dizer, com a outra bateria não fez mais isso… bom não estou dentro do assunto, mas não será possível identificar a bateria inserida?? assim reiniciava a contagem a passados 6 meses outra vez.. :p e como tu puseste uma doutro fabricante baralhaste o script deles todo.

          ahahahah que teoria esta a minha! 😉 mas digam lá os mais entendidos, não vos parece uma solução viável para diminuir a vida de um telemóvel?? pois normalmente quando uma bateria vicia, o telemóvel já tem 2 anos ou assim, muitas pessoas optam por comprar um novo em vez da bateria 🙂

      • Hugo Pinto says:

        @Rui Oliveira

        De facto o hábito que descreves de cargas e descargas de bateria, no caso de baterias de Metais Hídricos é correcta, mas no caso das baterías de lítio ou de polímeros de lítio, é o mais prejudicial para a longevidade da bateria. Estas não têm efeito de memória, e o maior inimigo destas é o calor durante os processos de carga. Assim deves regularmente carregar a bateria sem estar completamente vazia, e de 4 em 4 cargas fazer uma carga total para recalibrar.

  5. BigLord says:

    Felizmente isso não acontece com as consolas, senão tava meio mundo lixado com… oh wait, red ring of death. Lolol 😛

  6. Frigo says:

    o meu primeiro portátil berrou dois meses depois da garantia.. board com os porcos…

    solução: comprar um novo de outra marca.

    • jmtdstoc says:

      Ora nem mais 🙂 .
      Eu faria o mesmo, comprar produtos de outra marca que sejam mais fiáveis.

      • Frigo says:

        era um toshiba…supostamente fiáveis…os meus amigos (4) com toshibas só um ainda não teve problemas. curiosamente com um modelo igual ao meu que berrou.

        agora estou com acer…que não tenho amigos com queixas…

        é assim

        • Vítor Araújo says:

          Desculpa lá, mas passaste de cavalo para burro.

          A Toshiba estranhamente tem bastante fama em Portugal, porque em termos de qualidade não está no grupo das melhores.
          Por outro lado, a Acer é mesmo das piores marcas de portáteis. Muitos queimam, literalmente, depois de um uso ligeiramente mais puxado.

          • Frigo says:

            sim está bem. farto de ouvir isso estou eu. o que me interessa não é o que falam, é o que vejo.
            E o que vejo é toshibas a irem à vida à minha volta e os acer ali com 4 anos a trabalhar…sinceramente já acho que é mais falatório por ouvir dizer do que factos.

            E se é para queimarem depois de acabar a garantia estou descansado, dentro dela tenho assistência.

          • Darkblonde says:

            Acer 5050, mais de 2 anos, todos os dias trabalha, por vezes 2 dias seguidos, a unica coisa que lhe modifiquei foi um upgrade a ram, de 1G para 2G. Sempre a bombar, nem a esturro cheira. Ja teve Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e varias versoes do Ubuntu. Em nenhuma delas se queixou, muito, lol. Se isto é um burro, prefiro este burro que cavalos que vem mais ferrados/calçados. :P.

          • Darkblonde says:

            “(…)burro que cavalos que vem mal ferrados/calçados. :P.”

          • Hugo Pinto says:

            Essa estranhesa deve-se a , se n estou em engano, À campanha da toshiba que promovia a reparação de qq computador avariado durante a garatia gratuitamente, E AINDA, a oferta de OUTRO computador de valor igual ou superior!

            Tb vejo aqui no forum malta a dizer da ACER mas pessoalmente tenho muito mas experiencias com essa marca. e comparativamente vejo a acer com uma construção muitissimo mais fraca e menos robusta que os toshiba ou asus.

          • Luís Santos says:

            Lá está… já tive muitos Acers, o meu Pai também, e muitos amigos e colegas de trabalho também os têm. Não me recordo de qulquer problema.

            A minha irmã ainda usa o meu primeiro Acer, um TravelMate 291LMi. Tem alguns 6 anos e a bateria ainda dura praticamente o mesmo que na altura em que o comprei, o que é, no mínimo, fabuloso.

            De momento tenho um ThinkPad T61 e, tirando os materiais mais nobres e a ergonomia, o Acer não lhe fica a dever em nada.

        • InfectedM says:

          Acer…? sinto pena de ti e nem sequer te conheço… ai ai…! lol

          Boa sorte…

          • Frigo says:

            e eu sinto pena de ti e de outros que têm a mania que são entendidos e não apresentam razões. è mau porque sim, porque vocês dizem.

        • Rui Pedro™ says:

          Tenho 2 toshibas velhinhos com 10 anos e um com 2 e meio e funcionam perfeitamente!
          Actualmente tenho o A300 com 4 meses, vamos lá ver se não sai fora da regra e já passou pelos S.O.s quase todos.

        • Pedro says:

          Boas amigo, ke modelo era o teu portátil?
          Pergunto-te isso pois eu tb tenho 1.

        • jgonca says:

          Isso dos portáteis às vezes é uma sorte…

          Eu tenho um Asus A8Js e durante a garantia tive de o mandar 2 vezes para reparar. A primeira vez foi com o problema descrito neste link(http://www.rothlaender.net/a8jc/a8jc.html – o conjunto de de 5 fotos é o meu portátil) e da segunda vez foi por causa de folga que ganhou no monitor e de ter começado a rachar junto às dobradiças. No entanto pelo que vi, a série A8J teve problemas a nível do chassis do portátil pois tb soube de pessoas com portáteis da mesma série e com problemas semelhantes.
          E no entanto, era um Asus, que até tem uma boa reputação.

          • Frigo says:

            sem dúvida que é uma sorte. O meu colega tem um igual e está bom.
            O que me chateia é os críticos de Acer só porque sim. é mau porque sim e acabou.
            Eu gostava de toshiba, daí ter comprado. Correu-me mal vou experimentar a outro lado. Ainda por cima quando acabar a garantia deste já vou ser eu a arcar com os custos.

  7. Bug Killer 03 says:

    Teoria da conspiração ou não, o que é facto é que o meu telemóvel teve uma intervenção pouco antes de acabar a garantia para resolver males menores. Levou uma actualização de software e passados 3 meses do fim da garantia começou a dar um problema grave em termos de imagem no ecrã. Não é caso isolado, e já aconteceu a mais duas pessoas que conheço que tinham um telefone do mesmo modelo. E sim, perto do fim da garantia. Foi resolvido, mas o problema voltou. De propósito ou não, em breve terei de comprar outro telemóvel.

    Pode ser que não seja mera coincidência, pode ser que seja. Contudo ao fim de dois anos de usar um “gadget” sem qualquer tipo de problemas, é expectavel que este se porte bem durante mais tempo. Se o aparelho durar mais tempo, ficamos com boa impressão. Se enquanto trabalhou foi fiável, então também ficamos com boa impressão. De uma maneira ou de outra, se não estivermos numa de mudar hábitos e de mudar de estilo, voltaremos a optar pela mesma marca. Quem sai a ganhar não é o consumidor final 😉

    Cumpz pelo post com um tema tão forte!

  8. Jonithu says:

    Tive uma máquina de filmar JVC que avariou 2 meses depois da garantia. » 2 MESES?!!! – Ah!, pois é!

    Há 15 dias liguei a 1 amigo p/ me emprestar a máquina de filmar e tem 1 sony, e para meu espanto disse-me que a máquina tinha avariado 4 meses após a garantia.???!!!

    Ainda nos questionamos se não haveria gato por detrás destas avarias e agora vejo que não existem acasos!!!!!!!!! ;-(

    V Í G A R O S !!!!

  9. *|bRidges says:

    Por acaso é algo que já me tinha passado pela cabeça. Excepção à regra são os produtos da apple, não querendo fazer publicidade, mas geralmente os computadores da apple são postos fora de serviço por velhice, não por avaria. Referi aqui o caso dos computadores porque se repararem a maioria dos computadores também avaria algum tempo depois de a garantia expirar (ao menos os portáteis), o que até me dá pena ver. Mas conheço gente com macbooks deixados no canto porque foram ultrapassados e já vi pessoas com ipods com vários anos e sempre a funcionar às mil maravilhas. Por exemplo vários amigos meus compram mp3s que uns meses depois avariam sem razão aparente, já o meu ipod, que me foi oferecido à alguns anos e que uso quase todos os dias continua a funcionar sem problemas. Apenas se nota o desgaste (riscos, etc..)

    Que acham disto? 😛

    • InfectedM says:

      Eu tenho um grav. portátil de minidisc da sony à cerca de 10 anos que está todo marcadinho das quedas, o compartimento das pilhas já mal fecha, o ecrã já teve melhores dias mas… ainda grava/reproduz que é uma maravilha!
      O meu ipod nunca teve probs tirando os auscultadores… e não sou o único… tenho mais um colega que os deles já avariaram “N” de vezes… e Mac’s avariados dentro e fora de garantia tb já os vi… eles não são perfeitos…

      Cpts

    • Simões says:

      Tenho um portátil Tsunami à quase 7 anos. Todos os dias a trabalhar, pelo menos 8h por dia ligado.
      Impecável, só foi aberto para acrescentar RAM e trocar o disco por um de maior capacidade (o outro ainda funciona perfeitamente).

      Mas concordo com esta “teoria” da conspiração.

  10. SP™® says:

    Concordo perfeitamente com o artigo… Talvez nem todas as marcas o façam mas acredito que a grande maioria utilize esta estratégia…

  11. Fab says:

    Depois há os gajos como eu, que os gadgets avariam (a minha calculadora CASIO FX2.0 Plus) já no primeiro ano da universidade (só precisei dela do 10º ao 12º ano) e depois ela avariou.. conclusão, quando precisei dela lembrei-me “eh pá a calculadora está avariada.. deixa-me cá ir ver quando acaba a garantia”..

    E quando fui ver a garatia tinha acabado no dia anterior 😀

    Gostei MUITO do comment do Frigo que levanta uma questão que não foi referida no Post.. se realmente as marcas “limitassem” propositadamente a vida aos seus gadgets, com que vontade é que iamos comprar um gadget da mesma marca? Já é o segundo portátil ACER que vejo MORRER (literalmente) já finda a garantia.. sem maus tratos, sem nada, apenas um dia desliga-o e no dia a seguir a BIOS está kaput.. solução: um comprou um toshiba o outro comprou um asus..

    Um gadget que morra de forma aparentemente estúpida (ou seja, assim do nada, sem sintomas prévios) nas nossas mãos, acredito que deixe uma muito má imagem na marca em questão.. apenas mais um ponto para pensar 🙂

  12. Daniel Novais says:

    Coincidência ou não, 15 dias depois da garantia de 2 anos do meu creative zen expirar, os botões do som deixaram de funcionar, e 1 mês depois nenhum botão funcionava.

    Cumprimentos

    • sangriaman says:

      Eu tenho um Creative Zen Vision W que simplesmente morreu de um dia para o outro, 9 dias depois de acabar a garantia.

      Nem assistencia, nem reparação porque o artigo já não é comercializado.

      Mas “oferecem” 10% de desconto na aquisição de outro modelo…

      • Diogo says:

        Pois , também a casos e casos…
        porque eu tenho uma zen micro com mais de quatro anos e tirando a bateria viciada, nada apontar! funciona as mil maravilhas! já é um modelo ultrapassado mas para ouvir musica chega bem.

        Mas também conheço pessoas que mais de um ano e meio depois começaram a ter problemas com o touch pad. enfim, temos que ver que saem milhões destas coisas das linhas de montagem, é normal que umas centenas ou milhares mesmo tenham problemas que se vão manifestando, seja na garantia ou fora dela.

  13. José Moreira says:

    Vamos com calma: se as coisas durarem muito tempo, a necessidade de comprar diminui; as fábricas laboram menos; por isso, têm de despedir pessoal; compram menos matéria-prima; o produtor ganha menos; deixa de comprar, etc, etc, etc. É a crise, meus senhores!
    Vamos ver o filme ao contrário:

    Numa pequena vila e estância na costa sul da França, chove, e nada de especial acontece.

    A crise sente-se.

    Toda a gente deve a toda a gente, carregada de dívidas.

    Subitamente, um rico turista russo, chega ao foyer do pequeno hotel local. Pede um quarto e coloca uma nota de E100 sobre o balcão, pede uma chave de quarto e sobe ao 3º andar para inspeccionar o quarto que lhe indicaram, na condição de desistir se lhe não agradar.

    O dono do hotel pega na nota de E100 e corre ao fornecedor de carne aquem deve E100, o talhante pega no dinheiro e corre ao fornecedor de leitões a pagar E100 que devia há algum tempo, este por sua vez corre ao criador de gado que lhe vendera a carne e este por sua vez corre a entregar os E100 a uma prostituta que lhe cedera serviços a crédito. Esta recebe os E100 e corre ao hotel aquem devia E100 pela utilização casual de quartos à hora para atender clientes.

    Neste momento o russo rico desce à recepção e informa o dono do hotel que o quarto proposto não lhe agrada, pretende desistir e pede a devolução dos E100. Recebe o dinheiro e sai.

    Não houve neste movimento de dinheiro qualquer lucro ou valor acrescido.

    Contudo, todos liquidaram as suas dividas e este elementos da pequena vila costeira encaram agora optimisticamente o futuro.
    Dá que pensar….

    • Nuno says:

      Ficou o gajo do hotel a a arder com 100e porque a dívida que tinham com ele foi saldada mas ele não ficou com eles…

    • Lápis Azul says:

      Isso assim é bom mas, o grande problema são os juros que as instituições bancárias aplicam… Fiar é uma coisa, emprestar a crédito com juros é outra!…
      E os bancos não dão nada a ninguém… como é sabido!

    • R@lf says:

      “…entregar os E100 a uma prostituta que lhe cedera serviços a crédito.”
      Ahahahahahah, isto é pura ficção.

  14. Pedro says:

    As coisas não são assim tão simples…

    Por um lado as empresas não precisam de fazer isso para vender mais (as pessoas já trocam de equipamentos electrónicos antes destes avariarem, simplesmente porque saiu a nova versão), e por outro as coisas costumam durar muito mais que a sua garantia. Portáteis por exemplo… etc etc, duram muito mais que a garantia de 1-2 anos que trazem. O que se passa é que as pessoas arranjam um novo antes mesmo do antigo avariar.

    Quanto á questão da bateria… bizarro, mas 99% de certeza em como não tem nada a ver com isto.

  15. Rui Guedes says:

    Não acredito nessa conspiração… Se isso fosse verdade, todos os aparelhos de uma determinada marca de um determinado modelo teriam de avariar mais ou menos na mesma altura, visto terem sido sujeitos ao mesmo processo de fabrico.

  16. Marcelo Ribeiro says:

    Bem, falando daquilo que conheço, e sem entrar muito a fundo na teoria da conspiração:

    Um fabricante quando faz um produto, não tem como objectivo que ele dure “uma vida”. Tem como objectivo que ele dure o tempo necessário, dentro dos normativos legais, que faça render dinheiro à empresa. Agora o que acontece é o seguinte: É que o que está a ser dito aqui é que o produto durará no MÁXIMO o período da garantia.

    Mas o produto foi feito para funcionar em condições PELO MENOS no período da garantia. Esta alteração faz toda a diferença.

    A lei portuguesa obriga a um período mínimo obrigatório de 24 meses de garantia do equipamento. O fabricante, desenha esse produto para, numa utilização mais ou menos intensiva durar esses 2 anos.

    Sim, um fabricante sabe determinar com alguma precisão quando é que determinado componente vai avariar. Existe software que faz isso, e é utilizado quando o produto é desenhado.

    Cada fabricante re-lança a linha de equipamentos a cada 6 meses / 1 ano (em números muito redondos) e como é óbvio, ele vai querer que o consumidor compre um modelo novo para substituir o antigo. Ou porque o antigo não faz uma determinada função xpto que o novo já faz, e custa o mesmo preço do antigo, ou então porque o antigo avariou.

    Um produto avariado, dentro ou fora da garantia, de uma marca X faz o cliente perder credibilidade na mesma marca. E vai voltar-se para outra. È uma característica humana.

    Resumindo: O fabricante faz um produto durar dois anos. Se este avaria fora da garantia o cliente pensa “bem,eles só garantiram que isto funcionava por dois anos” ou então pensa “isto não presta para nada. Assim que acabou a garantia, avariou” e vai comprar outro equipamento. Vai COMPRAR. O fabricante prefere arriscar que o cliente COMPRE, do que se mantenha durante anos a fio com o equipamento “de guerra”

    Mas claro, é só a minha opinião 😉

  17. Silva Pacita says:

    coincidências ou não, tenho uma máquina de filmar sony que importei da america há 15 anos atrás… nunca avariou. 🙂 sorte ou não, acho que as coisas antigamente é que eram boas! (estranhamente, vem coincidir com a história que nos últimos anos as multinacionais querem é reduzir o tempo de vida útil dos equipamentos para terem mais lucro)

  18. Teoria da conspiração ou não, o que é certo, é que me recordo de à uns anos atrás, uma certa multi-nacional bastante conhecida ter sido acusada de inserir “código malicioso” no próprio hardware/firmware para que o produto desse erros aleatórios após o tempo de garantia + tempo aleatório.
    Vou fazer umas pesquisas porque já não me recordo do nome dessa empresa.
    O que de facto acho interessante, é o caso da HP.
    À uns anos atrás quando trabalhei num departamento de RMA, a HP fazia reparações de produtos com problemas, mais tarde, enviavam uma nova e pediam a velha…actualmente… enviam logo a nova e pedem ao cliente para mandar para reciclar a velha (em garantia, claro)… LOL…
    Quero com isto dizer que, cada vez, se vê mais que o material não é feito para durar, tal como alguém disse aí num post anterior, isso não dá lucro nenhum.
    Bons tempos que a HP fazia impressoras de guerra, tipo uma velhinha HP DeskJet 560 que continua a funcionar após uns…. sem querer exagerar, 13 ou 14 anos…

  19. Vítor M. says:

    A verdade é que este assunto pareceu-me familiar. Acaba-me a garantia do microondas e este começa a ter problemas!!!

    Acho que é pertinente este assunto.

    • Lápis Azul says:

      Andas a fazer experiências com as radiações maléficas do micro-ondas e depois dizes que avariou de repente e tal… Malandro… 😉

  20. CarlosMC says:

    A espiral da evolução tecnológica: maior sofisticação tecnológica = menores tolerâncias de fabrico = menor margem de segurança = menor custo de produção = maior mercado = maior lucro = mais investimento em investigação = maior sofisticação tecnológica, etc. = toda a gente “lucra” um pouco.
    Além de que à medida que a tecnologia se torna mais complexa e sofisticada, mais fácil qq problema se tornar catastrófico e desvantajoso de reparar.
    Claro que há sempre o outro lado da moeda, que é forma como são exploradas as matérias primas e quem as extrai e que faz com que a alta tecnologia fique ao preço da chuva e se torne descartável.

  21. Flecha says:

    Eu tive uma máquina de lavar louça que avariu – o programador -, precisamente na semana a seguir ao término da garantia.
    Como se não bastasse e exigindo a reparação da máquina como se ainda estivesse na garantia, decidi reclamar para a empresa que estava a reparar a máquina, pedindo um recibo para denunciar publicamente e, a resposta, foi: “Ha, se quer recibo, vamos ter que cobrar o IVA, então…”

  22. Oliveira says:

    Afinal não é só impressão minha.

    Tive um telemóvel Motorola V3x que passados 2 meses do fim da garantia, puff.

    Consequência: não comprei mais Motorolas…

  23. Miguel Guerra says:

    Não me acredito nesta teoria.
    Já tive vários aparelhos que avariaram dentro da garantia, assim como tenho vários aparelhos que já ultrapassaram em muitos anos o prazo da garantia (alguns com mais de 10 anos) e continuam como se fossem novos. Nunca vi nenhuma relação entre a avaria e o prazo de garantia.
    Apesar de haver marcas que até queiram que os produtos avariem depois da garantia, também há aquelas que querem ficar conhecidas por (quase) nunca avariarem.
    Como disse o Oliveira no comentário anterior, essa atitude por parte das marcas iria causar um impacto negativo, fazendo baixar as suas vendas. Assim como ele nunca mais comprou Motorolas, eu também nunca mais comprei produtos das marcas que avariaram em pouco tempo.

  24. Ricardo says:

    O artigo so não tem logica numa coisa, associar o tempo de vida!

    O caso mais simples de explicar, eu projecto e fabrico um carro para fazer 300 000km, se os fizer num ano dura um ano se os fizer em 10anos dura 10anos!

    Em tudo é assim, eu posso ter um mp3 em que posso carregar x vezes na tecla do som, ou que tem x horas de vida! se eu fizer essas x horas num ano dura um ano, se eu fizer em 10anos dura 10anos!

    Nos portáteis porquê que um portátil exactamente com as mesmas características, se for de gama empresarial custa mais dinheiro, por é fabricado tendo em conta uma maior utilização e a sua produção torna-se mais cara!

    • Silva Pacita says:

      concordo plenamente ricardo. Já foi postado aqui no pplware um post em que mostrava os testes que a nokia faz aos seus telemoveis e mostravam testes bastante fiáveis. Acho que o facto de se avariarem pouco tempo depois de a garantia expirar é coincidência. Já tive material a avariar dentro da garantia, outros a avariarem pouco tempo de pois da garantia a expirar e ainda uso material que nunca teve problemas… Além de ter uma camara de filmar com 15 anos sem nunca ter avariado, o meu aspirador tem 22 anos e a única coisa que se avariou foi o botão, que com 5 euros comprei um botão novo e reparei. 🙂 Acredito que há muito pessoal aqui que já teve aqueles “portáteis de guerra” há anos atrás que pareciam que nada os avariava…

      • Nokia é material de guerra 🙂 nunca vi um Nokia avariar, a menos que fosse negligência directa do utilizador.
        Os meus, ainda que arrumados, mesmo um velhinho 2110, continuam a funcionar.

        • Darkblonde says:

          Deve ser miope. lol… Na brinca. Ja tive um nokia 3510, k durante todo o tempo de garantia andou entre a loja e a nokia p reparaçoes, no final da garantia deram-me uma bateria, mas continuou igual… Era impossivel viciar a bateria no primeiro dia, digo eu. lol mais recentemente tenho um nokia e65. ja avariou 2 vezes. Na primeira vez foi a luz do teclado, mandei à reparaçao, voltou bom, depois a luz voltou a avariar e o vibrador morreu, resultado deram-me um novo.
          E pode acreditar que nao caiu ao chao nem lhe caiu agua em cima.
          A nokia apesar de ser boa marca, não é infalivel.

      • Lápis Azul says:

        É bem verdade, tenho um COMPAQ Armada E550 e ainda funciona! Apenas se partirtam os apoios do ecrã e tenho de ter algo a segurar enquanto uso mas sim, eu ainda o uso… Win98SE…

        • Isabel says:

          Oi lápis azul, vc por acaso saberia onde acho um manual do compaq armada, por acaso vc tem ?achei um e550 em um armário de um imóvel q aluguei, até hj ninguém veio reclamar,…rsrs, está instalado o windows xp nele, mas queria ler o manual, e ver se dá pra dar uma melhoradinha nele,…….aguardo notícias, um abraço,…..

  25. PJviana says:

    Eu tenho computadores, impressoras, TV’s, leitor de DVD, máquina de filmar, micro-ondas, etc. que já duram à vários anos e ainda funcionam bem! Coincidência ou não!?

  26. Lokier says:

    Não digo que avariam em exactamente 2 anos mas…
    Até é bastante simples se pensarmos. Vivemos na época do consumismo, a tendência é termos cada vez mais produtos, mais variedade mas em compensação cada vez mais fracos e débeis tenho vários exemplos disso tanto na minha vida pessoal como profissional, poderia citar inúmeras situações. Às vezes até me pergunto se estamos a andar para a frente ou andar para trás. lol porque existem coisas que por vezes nos deixam de boca aberta. :O

    cumpz

  27. pph says:

    Comigo funciona de modo muito simples. Avaria pouco tempo depois da garantia expirar. Tudo bem, é a vida, parabens pela estrategia ao fabricante pois perderam um cliente. Enquanto for havendo concorrencia muda-se de marca.

  28. pph says:

    Ha e atençao, quando o prazo da expançao em massa dos LCD´s começar a chegar ao limite dos dois anos, é que vamos ter muito para escrever. Podem apontar isto num papelinho…

  29. carlos rajas says:

    Bom, em relação à polêmica do artigo, se é copiado ou não, isso é besteira. Entendo como um serviço ao pessoal do sitio o fato de se trazer um bom artigo na lingua que todos entendemos e falamos. E o amigo Rui citou a fonte, o que ja denota honestidade…mas falando do tema em questão Rui, será que as grandes fábricas e montadoras realmente podem dar aos seus produtos tempo de vida util ? Me custa acreditar no caso de grandes marcas…eu tenho um Nokia, da era pós tijolão, com mais de 8 anos, e que funcona até hoje…um dos meus computadores ja tem 5 anos, com o mesmo HD, e que trabalha praticamente 24/7. Creio que isso se aplica a marcas de segunda linha. Muitos dizem que se não for assim as fábricas não terão lucros, pois os produtos não quebram…mas devemos ter em conta o fator renovação, ou seja, a cada X meses as firmas lançam novos modelos, que nem os carros…os chassis são os mesmos mudando o visual externo e anexando gadgets…É a minha opinião, talvez confie demais ainda nas boas marcas…
    Valeu Rui, o tema é bastante bom…

    http://www.delaorden9.com

  30. Miguel says:

    Boas,

    Duvidam que sejam feitos testes exaustivos aos componentes para saberem exactamente o tempo que vão durar? LOL

    Não estamos propriamente a lidar com a Santa Casa da Misericórdia. 😉

    Bom fim de semana.

  31. Nuno says:

    Acho que esta hipotese da sabotagem dos produtos omite o factor concorrencia e fidelidade das marcas. A substituicao do gadget e ditada mais pela existencia de um modelo melhorado e por um design melhor do que pela durabilidade do aparelho. Se o consumidor entende que a marca x faz gadgets que duram 2 anos, da proxima vez que for ao mercado estara certamente tentado a experimentar a marca y e z.
    Isto aplica-se so mesmo a gadgets, nao a maquinas que duram 5 e 10 anos. A gente pode nao se lembrar porque escolheu um certo TV ou maquina de lavar loica, mas na maioria temos mais um telemovel a funcionar do que aquele que trazemos no bolso.

  32. O Silva says:

    Como trabalho na área de desenvolvimento de equipamentos, já desenvolvi equipamentos que era possível ao técnico na instalação ou durante a produção, “marcar uma data” para o equipamento avariar… para “reparar” a avaria bastava digitar um código de 8 caracteres e ficava tudo “reparado” e funcional.
    Com isto o cliente, pagava deslocação do técnico e um ou outro componente “defeituoso”!
    Passou-se em Portugal com uma PME… agora imaginem isto à escala de um gigante da electrónica!

    Nota: Como o equipamento já não é comercializado não há qualquer problema referir isto.

  33. viperbruno says:

    Nao posso concordar em nada do que e dito aqui, pelo que, nunca em nenhuma marca me aconteceu tal. Alias pelo contrario, tive um philips leitor de mp3 que deixou de funcionar a metade do tempo da garantia. Foi a loja, worten neste caso, e eles prontamente me receberam o leitor depois de verificarem que estava avariado. Sem muitas perguntas (o que nao estava a espera) disseram para ir a loja na proxima semana. La estava um leitor novo da philips, superior ao que tinha. Ao seja, a qualidade de resposta da philips é tao grande que essa teoria nao é valida para a philips. Tive ja HTC, nokia, sanyo, sony, etc… e nunca nada disso me aconteceu.

    Seria interessante fazer um site onde se fizesse um registo em que quais fabricantes essa situacao suspeita acontecia e onde nao acontecia.

  34. Starkiller says:

    Antigamente é que as coisas eram feitas para durar, hoje em dia é tudo descartável. E esta situação tende a agravar-se, é óbvio que o lucro das empresas é maior se cada um de nós de 2 em 2 anos tiver que mudar de equipamento, já para não falar no lixo tecnológico produzido. Na minha opinião deviam impor regras de pelo menos 5 anos de garantia, acho que empresas que lucram milhões não tem desculpas para não assegurar a qualidade dos seus produtos.

    cumprimentos

  35. Da minha parte não tenho motivos para concordar com a suspeita levantada pelo artigo dado que os aparelhos que me avariaram, todos estavam abrangidos pela garantia. Felizmente nada avariou depois da garantia acabar.

    Se calhar vocês andam é a comprar as marcas erradas 😛 eheh O barato sai caro 😛

    Bom domingo, aproveitem que o sol está à espreita! =)

  36. JPedrosa says:

    Este assunto é de facto muito interessante.

    Vamos a factos:
    1 – é do conhecimento público que esta foi a estratégia para retirar os Estados Unidos da grande depressão. Os fabricantes perceberam que forçar a rotatividade de produtos garante vendas.

    2 – Todos temos exemplos que vão a favor e contra isto, é por isso que eles não podem ser acusados de nada.

    3 – isto serve para tudo o que compramos. Até carros.

    Senhores que estão contra esta teoria, expliquem-me por favor porque é que ao fim de 100anos a fazer carros, temos quase os mesmo consumos a 20 anos, metade da fiabilidade do que esses mesmos 20 anos.
    Para quem não se lembra, mas um carro, a 30 anos passava do pai para o filho. Hoje o “pai” tem que comprar 4 carros ao longo da vida.

    É claro que isto e apenas a realidade, se é ou não uma conspiração … 🙂

    Vamos ver outra coisa, já alguma vez se perguntaram como é que uma caneta USB de 4GB chega ás vossas mãos por 6€?
    Em primeiro lugar, passa-vos pela cabeça que para esse artigo chegar a esse preço, teve na sua fabricação alguma preocupação com fiabilidade?
    Em segundo lugar, passa-vos pela cabeça que a fabricação desse produto tenha tido algum tipo de preocupações ambientais?
    E vocês, na sua aquisição, tiveram alguma preocupação em ter informações sobre as preocupações ambientais desse fabricante?

    A falta de fiabilidade é não só criada pelos fabricantes para terem sempre vendas, mas é igualmente causada pelos consumidores.

    Quem compra quer “dado e arregaçado”, quem compra não entende que uma Pen USB 4GB devia custar 30€, para garantir que todos os envolvidos na fabricação receberam salários decentes, que normas de poluição foram acauteladas e que os materiais usados são ligeiramente melhores.

    Enfim, isto já vai longo, vou mas é á procura do almoço.

    JP

    • Já pensaste também que cada vez mais os equipamentos vêm com componentes que são cópias das cópias das cópias mal feitas de chips originais?!!?
      Temos o caso dos condensadores que ultimamente tantos problemas dão nas motherboards… A empresa X fabrica um condensador bom, que é suposto durar uns X anos, e vem a empresa Y, com um engenheiro (reverse engineering) e faz uma cópia desse condensador, mas com material rasca. A empresa X vende os condensadores ao preço A, e a empresa Y a um terço desse preço, sim, um preço MUITO baixo, e eles podem dar-se a esse luxo, porque não tiveram os custos do design, etc, simplesmente roubaram.
      Agora… vem a Asus por exemplo, e ao invés de comprar os condensadores à empresa A, compra à B…. e já sabes o resultado, uma motherboard com condensadores reles… que pouco vai durar.
      O que tem isto a ver com as pens baratas? simples… o chip de memória que a pen trás, também é uma copia ranhosa da cópia da cópia…etc…etc…. de um chip bom! Além disso, na China há centenas de fábricas de componentes, logo, imagina a concorrência de preços. Já para não dizer que a tecnologia ao longo do tempo de torna “banal”. Se no passado uma mesa com multi-touch era uma coisa XPTO, caríssima, por ser novidade (Microsoft Surface), actualmente, até podes TU fazer uma caseira com uma simples webcam e software apropriado (ver Instructables.com)

    • Miguel Guerra says:

      Não concordo com o exemplo dos carros.
      Antigamente os carros passavam de pais para filhos, porque pouco andavam neles.
      Antigamente um carro com 100.000 Kms estava com o motor a consumir litros de óleo. Ninguém se aventurava a comprar um usado com tantos Kms. Hoje a realidade é bem diferente. Um carro com 100.000 kms, ainda tem muito para andar. Antigamente era preciso mudar o óleo aos carros a cada 5.000 Kms. Hoje em dia, já é normal mudar-se a cada 20.000.
      Antigamente era uma aventura fazer uma viagem de 1000 Kms num só dia. hoje em dia, qualquer carro faz isso a brincar.
      Antigamente era normal os carros ganharem ferrugem. hoje em dia dão 8 anos de garantia anti-corrosão.
      O que se passa hoje em dia é que dá-se um uso muito maior aos carros. Há quem faça num ano mais Kms, do que muita gente fazia em toda a vida do seu carro.

  37. Antonio Tavares says:

    Boas…
    Pela minha parte,acho que a acontecer isso,só mesmo pelas marcas que estão num patamar mais baixo ,porque não estou a ver uma marca de top a denegrir o seu próprio nome!
    As marcas boas,estão vendidas por natureza!(Ou será mesmo isso que essas marcas querem que eu pense??? Huum..Nunca tinha pensado nisto!!)

    Bom fds a todos 😉

  38. Ruben says:

    O meu telemóvel avariou 2 semanas -> antes <- de acabar a garantia. Tive sorte, enganaram-se a fazer as contas 😀

    cumps

  39. tomania says:

    Por aquilo que vejo aqui andamos todos a ser enganados com material de baixa qualidade
    (podemos ter uma boa maquina mas basta um fosivel ou um condensador ou um chip ir a vida para borrar logo a pintura toda)

  40. Pedro says:

    Eu não me posso queixar, que me lembre só um volante que tive é que não durou muito tempo. Estragou-se durante a garantia, foi para a garantia e arranjaram. Já depois da garantia voltou a acontecer a mesma coisa. De resto tudo o que tive tem durado 🙂

    __

    http://www.tvuniverso.com – Tudo sobre TV e Séries

  41. Tipsy says:

    Também tive um creative Zen em que se enganaram nas contas..avariou 15 dias sensivelmente antes da garantia acabar.. 😀 foi para garantia, não teve remédio, reembolsaram-me com um equipamento novo, acontece que se enganaram nas contas de novo e este avariou 2 meses depois de o ter recebido 😀 ..mudei de marca…a mim acontece o contrário, avaria tudo dentro da garantia (bom 😀 ), mas tenho amigos que já sucedeu o que neste artigo se fala..por isso apesar de a mim não ter acontecido, concordo com o post 😀

  42. Silva Pacita says:

    …post polémico… mais uns dias e vem os representantes da marcas darem satisfações lol 🙂

  43. Pato Donald says:

    Bem pelo sim pelo não mais vale comprar o que anda de mais barato pelo mercado, pelo menos durante 2 anos vamos estar sempre “servidos” e após esse período concerteza que haverá algo melhor para fazer “upgrade”

  44. Lápis Azul says:

    Sou da opinião que não é nenhuma teoria de conspiração. Acontece mesmo! Vejamos um exemplo mais simples e banal: o champô anti-caspa! Acham que as marcas deste tipo de champô querem realmente acabar com a caspa??? Não, eles querem é que os que sofrem com ela, continuem a comprar o champô eternamente… Logo, a fórmula é dissolvida afim de aliviar o efeito sem nunca resolver a causa, com extrato de mentol para dar frescura simulando “grande efeito” e assim iludindo os compradores/utilizadores!
    Com o equipamento electrónico é mais fácil de efectuar mas difícil de prever. Basta investir na fraca ou especifica qualidade de materiais sabendo à partida que X material tem um certo tempo de utilização. Logo, é fazer contas ao tempo previsto de utilização (horas) e aplicar uma garantia inferior. Pensando bem na coisa, porque será que cada produto tem um tempo de garantia diferente? E porque não garantias eternas? Sim, se eu comprar um produto é para ele funcionar sempre. Ninguém quer comprar um produto sabendo que dentro de 2 anos vai ter de o substituir? Ou vai? Será que este conceito de garantia/substituição já não estará incutido na nossa maneira de pensar e agir?
    Toda a gente, e contra mim falo, admite que antigamente as coisas duravam mais… Os carros, as máquinas de lavar roupa, etc… Um pequeno exercicio: Pensemos em quanto tempo durou o nosso 1º video-gravador VHS e o 2º? Pois bem, ainda há quem tenha o 1º a funcionar e o 2º já foi p’ró lixo e agora está lá um leitor DVD no seu lugar… Antigamente as coisa realmente duravam mais e foi assim que as marcas ganharam a confiança dos consumidores e agora, quando um produto das grandes marcas avaria, a culpa raramente é atribuída à marca, pois ninguém acredita que aquela conceituada marca faz produto manhosos… Digo eu, mas assim já estou a entrar noutra teoria…

  45. Mario says:

    Conheço quem tinha um portatil LG e uma semana após a garantia ter terminado pifou a grafica.
    Tinha de comprar uma board saia + barato comprar um portatil.
    Agora com respeito ao tema ja tinha pensado muitas vezes sobre o assunto e por isso aconselho por exemplo no caso dos portateis comprar sempre o mais barato pois arriscamo-nos a gastar uma pipa de massa para muitas vezes durar o tempo da garantia.
    Por experiencia propria ja cheguei a conclusão que não justifica gastar muito e as marcas não querem dizer nada por exemplo quando surgiu o dvd comprei um philips na altura custou 60 ou 70 contos e depois só lia dvds originais + tarde comprei um Denver por 17 contos e lia tudo e durou aquilo que o philips não durou.

  46. UKN says:

    É por essas e por outras que se deve fazer avariar certas coisas coisas uns mesitos antes da garantia acabar.

    Mas é um bocado estúpido. Por exemplo nos USA há muitas garantias que só cobrem os primeiros 6 meses e no máximo um ano de garantia, salvo as excepções.
    Isto passou-se com o caso da XBOX 360, que incialmente tinha apenas 6 meses de garantia lá, mas que com a carrada de problemas que deu de início, a Microsoft, e bem, extendeu a garantia toda para um ano.

    Ora se cá em portugal e em alguns países europeus não fabricamos aparelhagem desta, significava que ao fim de 6 meses ou um ano as coisas se estragavam.

    Também não os estou a ver a fazer 2 linhas de montagem distintas.

    Como se disse acima, a garantia é o tempo que o fabricante é obrigado a dar para o seu produto não ter problemas. A partir daí … há as extensões de garantia que agora parece que foram importadas, também dos USA.

  47. Blizard says:

    Isto é óbvio para mim…
    Compro sempre a contar com os 2 anos da garantia…
    Não espero mais que isso.
    Muitas vezes compro até o mais barato em muitos produtos…
    E guardo bem o talão de compra… durante 2 anos… fico servido.

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  48. Antonio Tavares says:

    a Estpack,dá 30 anos de garantia (Mochilas,bolsas,malas,etc)

  49. dajosova says:

    Eu trabalho numa superfície sobejamente conhecida e há mais de 3 anos que lido com situações de pós-venda e obtenho bastante retorno dos clientes… e realmente há muitos casos que nos fazem duvidar da mera coincidência.
    Eu próprio já tive alguns… o mais “hilariante” foi um monitor da Samtron com 3 anos de garantia avaria após uma semana de terminar a mesma! Acredito que seja coincidência na maior parte dos casos .. pois seria necessário um mecanismo para despoletar uma falha.

    Acredito no tempo útil de vida de algo mas não tanto em tempo mas sim por utilização/desgaste.
    Por vezes os produtos como por ex. as baterias de telemóveis ( Iões de Lítio ) se não forem usadas perdem tempo útil de vida. Cheguei a conhecer casos de baterias novas já avariadas… por isso se estão a pensar comprar um telemóvel ou outro dispositivo que use baterias… cuidado com os stocks antigos 😉

    Bom Domingo!

  50. Ecchin says:

    Uhm, eu pensava que isto é óbvio. Pensem bem.

    ga-ran-ti-a. Eles garantem-nos o funcionamento do aparelho durante esse período, ou então vão repará-lo gratuitamente para nós. Fim desse, estamos por nossa conta.
    Li aí em cima que devíamos comprar o portátil mais barato pk ele ia estragar. Tas louco? o.o Tens é mesmo de analisar o portátil e ver se te parece bom ou não. E depois a forma como o tratas vai decidir quanto tempo ele dura.

  51. A friend says:

    Não é coecidencia…
    meu acer avariou passado 2 anos e 3 meses 😉

  52. José Moreira says:

    Vamos com calma.
    Há dias, a minha HP recusou-se a funcionar. Dava sinal de “falta de tinta” – o que era mentira, porque lhe meti dois tinteiros novos. Entrei em contacto com um técnico, que me disse que a reparação mais barata (notem: MAIS BARATA) ficava à volta de 60€. Entrei em contacto com os serviços da HP. Depois de, sem resultado, ter seguido todos os procedimentos aconselhados, o serviço de apoio ao cliente deu-me o veredicto: a impressora (com cinco anos de idade mas, mesmo assim, topo-de-gama, na altura da compra) estava obsoleta. Solução: comprar outra.
    Não se põe em causa a utilização que eu dei à máquina. Pouca, diga-se de passagem, porque em casa não tenho necessidade de muitas impressões. O que quero realçar é que uma impressora está “obsoleta” ao fim de CINCO anos.
    Mas compreende-se. Já disse, num comentário anterior: o mundo não pode parar. Não é lógico criar um objecto destinado a durar uma vida inteira, porque isso significaria a estagnação. No entanto, também compreendo que há um certo abuso por parte das empresas. Neste momento, fomenta-se o consumismo selvagem. É preciso que as pessoas comprem, queiram ou não. Acrescenta-se mais um pentelho, e dá-se um novo nome ao “gadjet”. Mas comprem, porra! Se não compram de livre vontade, as empresas “obrigam”. Há que pagar os ordenados aos engenheiros, técnicos, criadores, pensadores e, enfim, a toda a fauna que está subjacente ao novo “build” ou técnica mais avançada – ainda que isso signifique uma coisa que, na prática, não vai fazer nada.
    Há tempos comprei uma placa de fogão a gás. A marca é conhecida, mas isso é irrelevante. A placa vinha equipada com um moderno e funcional isqueiro electrónico. Há dias, o isqueiro pura e simplesmente deixou de funcionar. Maravilha! Activa-se a garantia. Pois é: tinha expirado… dois meses antes.
    Coincidências…

  53. Gota says:

    Off topic

    Já saiu o Office 2010 nos torrents… a título informativo fica aqui o link para o download do torrent do office 2010 de 64 bits!

    http://www.megaupload.com/?d=HRXOJ2E4

  54. A friend says:

    Ja faz lembrar tambem a Kingston… “Garantia Vitalicia”

    …como se deixa de fabricar modelo X ao fim de Y anos….. eles não têm para retoma… e lá se vai a garantia 😉

    • Silva Pacita says:

      lol tens razão

    • Lynx says:

      Vou discordar, porque se não tiverem aquele modelo expecifico, eles retomam com um modelo parecido e dentro das caracteristicas do anterior (e sempre por melhor e nunca para pior).
      Por fim pedem desculpa por escrito: por não terem x mas enviam um y mais moderno (claro está que esta retoma não traz garantia mas tens tempo para experimentar…)

      Cumpts.

  55. Jaime says:

    Mas vocês ainda ligam a otarios como estes gajos que vem dizer que x ou y é copia de z ou sei lá do que.

    Eu não sou santo, quando não gosto digo mas estar a reclamar de copiar é muito feio pois as pessoas visitam é para se informarem.

    Em relação a noticia, eu acho que é 100% verdade mas não aplicável a tudo claro. Sei de situações em Ar condicionado, caldeiras, carros, etc que é posto um programa a contar as horas de funcionamento e ao fim de digamos…50000h bloqueia. O técnico só precisa de fazer uma revisão a ver se ta tudo bem, ligar o portátil e reconfigurar para mais 50000h e bota cá 100 ou 200€ até a próxima 😀

    Sei de muitos casos assim não é invulgar

  56. NT says:

    Boas…

    Bem trabalho num pós venda de informática, portanto dizer de minha justiça…
    Acho é que os produtos vêm já com o carimbo de obsoleto quando estão ainda na fase de projecto o que não significa que vão avariar ao final de x de tempo. Posso dar um exemplo dos portáteis, quem comprou um portátil à +/- 2 anos certamente ainda não vinha com tecnologia de virtualização (que vai ser aplicada no novo Win7 para correr aplicações do XP) ora quem queira instalar o Win7 tem que comprar um computador novinho em folha… Aconteceu o mesmo com o Vista, praticamente ninguém tinha computador para correr o dito cujo (correr não é arrastar)… Acho que isso acontece com tudo.
    Quanto ao “avariar” ao final de x tempo (garantia) não se esqueçam que Portugal é um dos muito poucos países com 2 anos de garantia, acham mesmo que grandes fabricantes se iriam preocupar com isso? Mas sim os equipamentos vêm “desenhados” para funcionar durante um tempo que normalmente até vem escrito no manual de instruções(aquele livrinho que quase ninguém lê e que tem letrinhas pikenas) por exemplo nos carros, vem com um manual de “manutenção”, isto é, o componente X serve para N Kilometros depois tem que ir a revisão blá blá blá… O mesmo se aplica a computadores, gadjets e afins…

    Infelizmente temos um mundo regido pelo Dinheiro (podem falar da droga, sexo, blá blá blá… mas sem dinheiro não se tem quase todo o resto)
    Quanto tiver-mos um mundo diferente, porque não como no Zeitgeist, iremos ter um computador para toda a vida, uma televisão, um telemóvel… etc…

  57. CarlosManuel says:

    Boas
    sou assiduo do pplware
    parabens
    quanto ao tema
    congeminando ou nao!!!
    por cá tenho uma impressora que em determinado momento pediu assistencia tecnica por desgaste de material,
    instalei um programa que fez reset aos contadores e está impecavel a trabalhar à mais de seis meses
    Seja como for nunca o produtor pode determinar o tempo medio de funcionamento para cada utilizador arriscando assim denegrir a marca por falta de fiabilidade; penso que as avarias existem por má qualidade dos componentes,por outro lado as marcas pressionam o mercado, lançando constantemente novos modelos com novas funcionalidades e preços mais baixos.Os produtos ficam rapidamente descontinuados 🙁

    • Hugo Pinto says:

      @ CarlosManuel

      Gostaria de saber mais sobre esse software. Por acaso são impressoras Epson? Tenho uma empresa de design onde necessito de impressões a jacto de tinta com muitissima frequencia, e pouco depois da garantia é uma impressora nova que tenho de comprar. Não considero aqui q seja o suspeito “avariar depois da garantia sem razão aparente” dado que são mesmo grandes quantidades de impressões. De qualquer das maneiras gostaria de experimentar isso.

  58. jose santos says:

    Tenho um portatil sony vaio que, um més depois da garantia acabar o teclado ficou com uma técla presa ,a sony quer 260 euros para por um téclado novo ja´foi a varias lojas, de reparação, que me dizem que tem mesmo que, levar um teclado novo..Sera que naõ e´mais um ???bem aja pplware..

  59. CarlosManuel says:

    @Hugo Pinto
    trata se de soft reset
    dá uma olhadela por aqui
    http://www.ssclg.com/epsone.shtml
    cumprimentos

  60. Gota says:

    Fica aqui o link para o torrent do Office 2010 versão 64 bits

    http://www.megaupload.com/?d=HRXOJ2E4

  61. Pedro Afonseca says:

    Boa noite a todos.
    Em primeiro lugar acho que este tópico apesar de parte do texto ter sido citada outro local, não tem bases sólidas, isto é, acaba por ser implicitamente um argumento inválido.
    Exemplificando..
    Se eu comprar um portátil Acer é “normal” que ao fim de 3 anos (terminus da garantia) comecem a aparecer problemas, devido ao uso ou à baixa qualidade de construção e dos componentes.
    Se por outro lado adquirir um portátil Dell ou Vaio, é bem provável que daqui a 8 anos ainda esteja a funcionar em condições (com a excepção do disco rígido e mais algum componente).

    Entretanto deixo um conselho, tanto por experiência como por observação ao longo de muito tempo que todos vocês já sabem mas que vale a pena relembrar.
    Antes de comprarem um equipamento electrónico, avaliem a marca e o produto em si. Existem muitos produtos no mercado “RockSolid” que podem custar mais alguns Euros, que acabam por fazer a diferença.
    Evitem então comprar equipamentos electrónicos “low-cost”.

    Abraços.

  62. Flávio says:

    o meu telemovel avariou nem um mes apos a garantia terminar…
    nao acredito em coincidencias..
    mas o nome teorio é outro.
    GANANCIA….. e porque ter tudo nao xega.. fixe fixe é nós termos tudo e voves nada… odeio isto.
    bom post.. e verdadeiro.. abraços

  63. Flávio says:

    escrever bem é que tambem nao quero… ai o excesso de trabalho… isto é sono

  64. Luís Santos says:

    Para compor o ramalhete:

    – carros
    – telemóveis
    – brinquedos
    – PC’s e acessórios
    – impressoras
    – esquentadores

    Isto para mim é o “top” das tretas que avariam quando acaba a garantia.

    Lembro-me dum amigo meu que, há uns anos, comprou um Nokia para si e um igualzinho para oferecer à mãe.
    Avariaram os dois no mesmo dia!

  65. Pedro Afonseca says:

    Luís Santos gostei dessa anedota! =)

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