Screencast Ubuntu – Gestor de Pacotes Synaptic
O tema é bastante simples para muitos, mas é sempre bom mostrar aos mais cépticos que a instalação de aplicações em Linux é de uma simplicidade extrema, que rivaliza com qualquer outro sistema operativo.
Hoje decidi dar-vos uma "aula" de uma forma bem mais interactiva e Web 2.0, pois se as imagens valem mil palavras, os vídeos valem milhões.
Segundo a Wikipedia
O Synaptic é um programa de computador com uma interface gráfica amigável desenvolvido para o sistema de gestão de pacotes apt utilizado no Linux e outros sistemas operativos. O Synaptic foi criado pelo brasileiro Alfredo Kojima e hoje é mantido pela equipe técnica do Mandriva Linux.
Este programa tem sido um forte aliado para alguns novos utilizadores, facilitando a sua migração para várias distribuições do sistema operativo Linux. Através alguns cliques, instala facilmente qualquer aplicação, não sendo preciso qualquer compilação do código fonte da aplicação a instalar.
Porquê um Screencast
Porque em certas situações a transmissão de conhecimento por textos e imagens é extensa e por vezes até ambígua. Porque há maior interacção com o leitor por meio de imagem em movimento e voz e, consequentemente, maior atenção e compreensão do conteúdo.
Comecei por algo muito simples, que pode e deve mostrar àquele seu amigo que insiste que Linux é complicado, quando na verdade está cada vez mais amigo do utilizador.
Tentarei manter uma certa periodicidade na publicação de screencasts, que abordarão temas tão simples como este, ou pequenas curiosidades e dicas úteis na utilização de Linux, sempre baseando-me no Ubuntu.
Espero que tenham gostado. Boas instalações. 😛
Este artigo tem mais de um ano
o maior problema, para mim é a falta de compatibilidade de hardware, ou seja, falta de drivers e compatibilidade com novos aparelhos e tecnologias, por exemplo o sistema de ficheiros vfat que só será suportado pela kernel daqui a pelo menos um ano.
Tb vale a pena referir o software alternativo que não satisfaz ou não tem todas as funcionalidades que um software comercial. é uma pena.
O Ubuntu é uma excelente distribuição para os novatos. É bastante fácil de instalar (tão fácil como o Windows) e de usar, mesmo para quem nunca usou Linux antes. O gestor de pacotes Synaptic é uma das grandes armas do Linux. Possui uma vasta base de dados, de confiança, de todo o tipo de programas (e mais algum) que um utilizador poderá precisar. Actualizar programas um a um deixa de ser necessário, o gestor fará isso por si 🙂
@torressr3
Confesso que a única coisa que realmente me “chateia” em Linux é isso mesmo. Pôr algo como um sistema de som 5.1 a funcionar pode ser, por vezes, um desafio.
Discordo em parte no segundo ponto. Embora exista software Windows comercial incompatível com o Wine que não tenha uma aceitável equivalência em Linux essa fracção de software é pequena e cada vez é mais reduzida, felizmente!
Grande narciso, sempre onde é preciso 🙂 óptimo screencast Ana, parabéns 🙂 Qualquer dia ainda te contractam para a TVI 😀
@ Rui Oliveira
Porquê a TVI? É logo a CNN! Ahaha. 😛
Muito bom post, continuem assim, ou seja, a divulgarem um pouco mais do mundo maravilhoso que é o Linux !!
Abraço
E logo a TVI… Se ainda fosse a RTP2 ou a RTP1. Porque qualidade desta só cabe nos melhores canais.
Os meus parabéns Ana. Espero que continues com os screencasts. Como dizes, um vídeo vale por milhões de palavras. O pplware sempre a inovar e sempre com a mesma qualidade, ou seja, a melhor que por aí anda.
Excelente ideia!!
Comecei a usar linux á pouco tempo e pensava que era muito difícil a instalação de programas e assim, mas com o synaptic para a instalação é muito fácil.
Força PORTO….
Ana, cá me vou armar em chato.
Então foste mostrar o Synaptic a partir do sistema, porque não mostrar mesmo o “adicionar/remover programas” que categoriza os programas e é visualmente mais apelativo.
Já agora, visto a Ana ter sido das melhores aquisições aqui do pplware, uma sugestão, num próximo post podes mostrar o ubuntu tweak (devia ter feito uma pesquisa primeiro, ainda me habilito a alguém dizer já se falou nisso aqui)
Parabéns pelo post. Muito boa a iniciativa de utilização de podcast para explanações.
Observações:
– O post não deveria ser vinculado, também, na categoria podcasts?
– Adorei a voz sexy ;P
[ ]’s
@Nuno José
https://pplware.sapo.pt/2008/05/24/ubuntu-tweak-configurar-o-ubuntu-e-facil/
bem, segue a errata do meu comentário:
– leia-se screencast onde tiver podcast =x
Alguns brasileirismos aí nesse texto. Exemplo:
sistema operacional em vez de sistema operativo
usuário em vez de utilizador
És portuguesa e o site é tb português. Vamos lá a corrigir isso!
Boa ideia esta de usar o screencast neste tipo de tutorias!
@ Pedro A.
Os “brasileirismos” seria o menos, visto que a Wikipédia é, em grande parte, editada por utilizadores brasileiros. Mas de facto encontrei mesmo incoerências gramaticais na Wikipédia. Acabei por reformular o texto. Mesmo assim, obrigada pelo reparo. Vocês não perdoam nada! 😉
@ Nuno José
Sim, sim. A ideia seria evoluir para alternativas a este processo, tais como o “Adicionar/Remover Programas”, a linha de comandos e até através daquele site que vos falei uma vez: https://pplware.sapo.pt/2009/03/09/appnr-instale-aplicacoes-no-ubuntu-online/
Há assuntos até mais não!
Obrigada pelas críticas, tanto as positivas como as construtivas. 😉
Excelente iniciativa.
Quanto à TVI posso assegurar-vos que quanto ao software livre até que tem alguns pontos fortes 😉
Ah e bom trabalho Ana
Ó Ana que set de icons são esses ??? Também quero.
Sou usuário Linux Ubuntu já à algum tempo, e como tal já usei esta aplicação variadas vezes, se bem que o tradicional é instalar pelo terminal, mas de qualquer forma achei este tutorial bom e fácil de entender. De uma maneira simples consegue-se dar a entender o essencial para trabalhar com o Gestor de Pacotes.
Parabéns Ana pelo tutrial,e por acaso vinha a jeito saber qual é esse set de icons.
Já o uso há uns tempos e de facto é uma óptima ferramenta.
Mas ao colocar aqui foi de uma grande ideia e ajuda para aqueles que tem dificuldade em instalar programas e ficheiros. Outra também nos dá a hipótese de escolher o que queremos instalar.
Para mim e para os putos jogos são aos pontapés e o sistema operativo é o melhor que vi até hoje. Obrigado a todos os que trabalham pelo software open-source.
Eu quando comecei a usar o Ubuntu usava bastante o Synaptic para instalar e desinstalar pacotes, mas depois de uns meses deixei de usar, porque na própria linha de comandos é fácil instalar os programas:
sudo apt-get install programa
e está feito… Já usei várias distribuições, com gestores de pacotes diferentes, mas todos têm uma coisa em comum simplicidade, basta saber o nome do programa que queremos e a maioria encontra-se nos repositórios, a dificuldade será mesmo essa saber o nome das aplicações que queremos, mas mesmo isso basta uma pesquisa rápida no Google para descobrimos o nome do que queremos…
@ traga2whiskys e HardSargent
É o Dropline Neu!, do Gnome-Art: http://art.gnome.org/themes/icon
Link directo: http://art.gnome.org/download/themes/icon/1100/ICON-DroplineNeu.tar.bz2
Tal como disse antes, para a próxima irei explorar outros métodos, entre os quais a linha de comandos. 🙂
@Ana Narciso parabens mesmo. Assim fica bem melhor e mais facil migrar. Ainda tenho mil dúvidas. E se o programa que quero instalar não esta neste repositorio. Por exemplo é um programa que vi por aí. Então devo fazer a instalação pelo terminal, certo ? aí seria o que o amigo lá encima disse … sudo apt get install programa ?
Outra dúvida e esta espero que alguem me ajude. Eu rodo o ubuntu 9.04 (Abril de 2009 né Ana 😉 ) e não consigo instalar o pacote de “additions” que virtual box tem para navegar melhor entre o host e guest. Quando tento instalar ele aparece como uma imagem no gravador de cd que fica no desktop do ubuntu. é isso , não sei como ativar o cd para instalar esse pacote. Tentei em abrir e clicar no exe. mas não foi. Tem que ser feito na unha, bem no estilo Linux.Se alguem souber me fala por favor.
Ana bela iniciativa, continua que o sucesso é garantido. E sua voz é um belo sussuro. Abraço !
@Pedro A., aqui mais um brasileirismo…me faça uma garapa….!
@ carlos rajas
Obrigada!
Quando o programa que queremos não existe nos repositórios, existem várias soluções:
1 – procurar na net um repositório que contenha o programa, e adicioná-lo.
2 – procurar o pacote .deb do programa (equivalente ao .exe em Windows).
3 – Compilar o código-fonte pela consola. ATENÇÃO: raramente este ponto 3 é necessário, visto que facilmente se encontram os pontos 1 e 2.
Se algum destes pontos soa a chinês, é normal! Nos próximos screencasts haverá novidades!
Quanto à dúvida do Virtualbox, não me recordo com funciona, aconselhava-o a perguntar no fórum, na secção GNU/Linux e rapidamente um dos nossos “gurus” lhe responderá!
Quanto à minha voz, espero que não esteja muito má. Por natureza falo bastante rápido e, ao fazer um esforço redobrado para soletrar cada sílaba calmamente, posso parecer um pouco “artificial”. O sexo feminino tem o dom natural de falar muito, é isso. 😛
Ana… grande iniciativa. O facto de mostrar a simplicidade ajuda a dar confiança a experimentar.
Parabéns.
@Ana Narciso, sua voz esta perfeita….não muda não. 🙂
Nem de proposito; tinha acabado de colocar uma pergunta no Forum, e a resposta que obtive foi precisamente vir a esta secç~ao. Agora n~ao consigo instalar o flash player no opera, mas ainda nao desisti.
obrigado!
Obrigado Ana pelo link do set de icons. Fico à espera dos próximos screencast.
Quanto ao carlos rajas e o Additions no VirtualBox, eu uso isso, se tens a ultima versão basta instalar pelo terminal, directo do CD, se for versão antiga terás que efectuar algumas alterações. De qualquer forma nada que o google não tenha, e um visita ao meu blog, encontras algumas instrucções para a versão antiga. Desculpem fazer espécie de publicidade, estou a tentar ajudar.
Ana, continua com o trabalho.
@hardSargent, coloca aqui o seu site, não tem problema não. O Vitor é gente da melhor qualidade ! obrigado 😉
@carlos rajas, é natural que o Vitor seja gente da melhor qualidade, é do nome Vitor, eu também sou Vitor. o blog é oquefoi.wordpress.com
Cumps
Faz falta vídeos assim a falar de Ubuntu/Linux em geral… é muito mau ir ao Youtube procurar por Ubuntu e só ver Compiz Fusion e ainda por cima muitos deles com muito mau gosto…
Muito bom artigo e uma bela voz 🙂
Ola instalei o ubuntu 9.10 e estou tendo problemas que nao consigo soluciona-los tipo esse synaptec que ao tentar abrir o gerenciador de pacotes me apareçe “Nao foi possivel inicializar as informaçoes do pacote
Um problema impossível de se resolver ocorreu enquanto inicializava as informações do pacote.
Por favor relate este erro do pacote ‘update-manager’ e inclua a seguinte mensagem de erro:
‘E:Linha mal formada 49 no arquivo de fontes /etc/apt/sources.list (análise de URI), E:A lista de fontes não pode ser lida.
e para piorar nao consigo acessar o Gerenciador de sinaptec hehehe
como nao sei muito bem sobre linha de comando nao sei o que fazer e nem onde procurar sera que tenho que reinstala-lo???
atenciosamente
mhaza