Análise Ubuntu 9.04 Beta
Foi lançada nesta semana que passou a versão beta do Ubuntu com nome de código "Jaunty Jackalope". Como sempre, a Canonical traz-lhe um produto alvo de vários meses de trabalho, que lhe permitirá usufruir do que melhor se produz no mundo do software livre. Saiba o que de novo lhe trás, a distribuição de Linux mais popular da actualidade.
Comecemos por uma funcionalidade nova que irá se aperceber e que por mais boa vontade que tenhamos no Peopleware, não lhe poderíamos mostrar em imagens. Refiro-me ao tempo de arranque, que será inferior às versões anteriores. Esta boa notícia, deve-se uma tarefa de optimização dos processos de arranque do Ubuntu, de modo a que por mais apelativo seja o Splash Screen do Ubuntu, não o tenha que o ver durante muito tempo. E por falar em Splash Screen, no campo cosmético, será uma das novidades.
Assim que chegar ao ecrã de boas vindas, irá se deparar na segunda novidade cosmética, um novo ecrã de boas vindas mais moderno e refrescado em tons de preto, contrastando com os tons de laranja do logótipo do Ubuntu.
Iniciada a sessão do Ubuntu 9.04 pela primeira vez, irá certamente notar um novo fundo no ambiente de trabalho. Pessoalmente até o acho agradável e leve, é uma forma de quebrar a fórmula dos fundos das últimas versões, que eram sempre baseados nas mascotes das versões correspondentes do Ubuntu. Como o Jackalope, é no fundo um animal, com características fora do normal, parece-me uma escolha mais natural.
No entanto, se este fundo não lhe tiver agradado terá acesso a um outro fundo alternativo que poderá seleccionar no Menu, Sistema > Preferências > Aparência. Na caixa de diálogo aberta, seleccione a aba "Fundo" e e escolha o fundo alternativo.
Confesso que esperava para esta versão que a equipa do Ubuntu, optasse por um novo tema por defeito e quem sabe novos ícones. Se quanto a estes últimos, a alternativa são os ícones Tango, Tangerine ou qualquer outro pacote de Icons que queira descarregar da Internet, para o tema que vem por defeito existem alternativas.
O Jackalope traz-lhe 3 novos temas alternativos que pode usar, qualquer um deles é apelativo e moderno. Falo do Dust, Dust Sand e New Wave. Quanto a estes, excluindo o Dust Sand, tratam-se de temas híbridos conjugando tons de cinzento com preto, conferindo um ar equilibrado aos temas. O Dust Sand parece que vai buscar alguma inspiração à interface do Mac OS X, é uma notícia que poderá agradar aos adeptos da marca da maçã.
Tema Dust
Tema Dust Sand
Tema New Wave
Uma novidade que tem sido amplamente divulgada, como sendo uma das bandeiras desta distribuição, são as novas notificações de sistema do Ubuntu. Alguns utilizadores de Mac OS X, reconhecem o Growl como sistema de notificação, flexível, elegante e não intrusivo. Pois bem, quer esteja a ligar à sua rede wireless, ou a ouvir a sua música o novo notificador estará sempre presente, para lhe mostrar qual a música que está a ouvir. Com este novo mecanismo, ganha também um meio de notificação elegante que completa o Pidgin.
Como não é só de pormenores estéticos, que o Ubuntu joga cartas, existem claro algumas novidades ao nível dos vários componentes de sistema e software disponível.
Este novo Ubuntu traz uma versão baseada no kernel 2.6.28.8, como núcleo principal do sistema e o tão esperado sistema de ficheiros Ext4, que permite ganhos de performance bastante consideráveis em relação ao Ext3. Infelizmente, se decidir optar pelo modo de particionamento automático, o Ubuntu irá usar-lhe o Ext3. Mas caso pretenda criar partições manualmente, poderá contar com esta opção.
Ao nível de infraestrutura que serve de suporte à sessão gráfica do Ubuntu 9.04, destaca-se a inclusão do novo Xorg server 1.6. O que é que isto significa para o utilizador final? Mais e melhor suporte de placas gráficas, como por exemplo suporte "out-of-the-box" 2D para família de geração de placas ATI R6xx/R7xx, e suporte 3D para a família de placas R5xx. Claro que se quiser suporte 3D para as placas R6xx/R7xx pode usar os drivers proprietários que também estão disponíveis.
Ainda há algum tempo referi aqui a saída do GNOME 2.6., pois bem saiba que já pode usufruir da mais recente versão do ambiente gráfico no Ubuntu 8.10. Entre todas as novidades, assinalo a gestão de múltiplos ecrãs e projectores. Esta era uma funcionalidade já há algum tempo pedida pelos utilizadores. Pois bem, agora fazer a gestão de múltiplos monitores, é tão fácil, como em qualquer outro sistema operativo.
Ao nível de aplicações novas, apenas encontrei o Computer Janitor. Nunca sentiu que desinstalou um determinado software e ficaram pacotes residuais para trás? Pois bem, o Computer Janitor propõe-se realizar a tarefa de limpeza desses "resíduos" por si.
Quanto a actualização das aplicações mais comuns pode contar com:
- Firefox 3.0.7 (será actualizável mais tarde para a versão 3.0.8)
- Pidgin 2.5.5
- Transmission 1.5.5
- OpenOffice 3.0.1
- Evolution Mail 2.26.0
- Rhythmbox 0.12.0
- Gimp 2.6.6
- F-Spot 0.50.3
Como impressões finais não deixo de destacar os seguintes pontos menos positivos e mais positivos desta nova distribuição da canonical.
Como pontos menos positivos, assinalo a atitude demasiado conservadora em algumas decisões tomadas. Uma delas é manter o tema das últimas distribuições, é certo que as pessoas podem mudar de tema, mas as primeiras impressões contam. Penso também que apesar de até gostar dos ícones por defeito do Ubuntu, o uso repetido dos mesmos já há 5 ou 6 versões do Ubuntu, levam a que a Canonical possa investir aqui alguns recursos.
Aliás caso não deseje conceber de raíz os mesmos, pode mesmo aproveitar alguns bastante interessantes que existem pela comunidade fora. Não vejo também razões, para o sistema de ficheiros Ext4, não ter ido usado por defeito no particionamento automático usado no instalador do Ubuntu 9.04, já que está num estado considerado estável.
Destaco como pontos bastantes positivos, ao nível cosmético e interacção com o utilizador, o novo sistema de notificações. É não intrusivo, simples e integra-se com praticamente todas as funções do Ubuntu. Acrescento ainda que este mecanismo foi desenvolvido pela Canonical e por essa razão não encontrará noutra distribuição de Linux, pelo menos a curto prazo.
O leque de novos temas alternativos incluídos com o Ubuntu, juntamente com um fundo adicional, traz maior conforto e escolha ao utilizador normal que não tem paciência para ir procurar um tema novo. Apesar de não ter feito uma medição precisa, noto claramente uma melhoria no tempo de arranque do Ubuntu, como prometido pela Canonical. E isso no fundo é que todos os utilizadores querem, um sistema que seja suficientemente rápido e prático, de modo a não se pôr como obstáculo ao utilizador.
Se tiver uma máquina em casa sem uso, porque não dar-lhe uma nova vida e instalar esta beta? Não tem máquina livre? Não seja por isso, instale na mesma o Ubuntu na sua máquina de produção através do Wubi. Isto porque, esta fase é onde o utilizador entra, para testar esta nova versão para detectar possíveis erros. É uma fase fulcral para ajudar os programadores do Ubuntu, a produzir uma versão final melhor que todos nós iremos usufruir.
Licença: GNU GPL
Sistemas Operativos: GNU/Linux
Download: Ubuntu 9.04 Beta (i386) [697MB]
Download: Ubuntu 9.04 Beta (amd64) [696.10MB]
Download: Kubuntu 9.04 Beta (i386) [686.70MB]
Download: Kubuntu 9.04 Beta (amd64) [692,90MB]
Download: Xubuntu 9.04 Beta (i386) [625,12MB]
Download: Xubuntu 9.04 Beta (amd64) [640,49MB]
Homepage: Ubuntu
Este artigo tem mais de um ano
he he cheguei 1º… realmente o aspecto grafico anda a ficar um pouco obsoleto… e para uma pessoa que tenha o primeiro contacto e não sabe muito bem como usar o metacity e o compiz vai achar o ubuntu um pouco “feio”, mas tudo é facilmente comfigurável. ao nível de aplicações acho que está vai á frente de outros SO, por ser tão acessível e fácil de configurar, e ainda mais barato… em tempos de crise vale tudo e até o estado devia começar a usar Linux pelo menos no parlamento…
Ola amigos, meu pc tem 2 winchesters e uma sestava livre e instalei o Ubunto nele, como faço para começar a usar o programa, pois a instalação levou 9 horas e não tem nenhum arquivo exe para eu iniciar o uso , socorro alguém me auxilie! Grato
Claro no linux não tem arquivos *.exe e sim *.deb ou *.rpm
Se fossem os deputados a instalar o tal ubuntu não vejo problema nenhum acredito que se poupava algum, agora contratar uma empresa daquelas com alto portofolio open source (seja la o que isso for) no fim ficava tão caro como em Windows…
Só uma questão o ubuntu tem cor de caca porque? porque aquela cor de barro? é alguma versão para áfrica?
oras hydrogenated……..
as cores são totalmente customizáveis, se quiser você pode deixar tudo preto, ou vermelho………
Bom artigo. A comparação entre os vários “themes” foi muito interessante.
Só 2 pequenos reparos:
1) A palavra “Jaunty” não significa ou representa nenhum animal. “Jaunty” quer dizer auto-confiante (ou algo semelhante) – http://www.thefreedictionary.com/jaunty .
2) “Jackalope” não é um animal com origens mitológicas. Antes fosse, coitadito 🙁 .
Um “Jackalope” é um coelho (normal) que está infectado com o vírus “Shope papilloma virus” que lhe faz nascer umas protuberâncias na cabeça (que podem ser vistas à distância como “cornos”) – http://en.wikipedia.org/wiki/Jackalope .
“Jaunty Jackalope” é portanto um coelho normal (ou lebre) com uma infecção viral que lhe faz nascer cornos 🙂 .
Com um nome destes espero ansiosamente pelo “Karmic Koala” (Koala Kármico), em Outubro de 2009, que sempre tem um nome mais respeitável 🙂 .
para quem tem uma versão anterior do ubuntu, há maneira de fazer update? instalar por cima? instalar de novo?
http://www.tagravado.com
@hydrogenated
Ubuntu é uma palavra Zulu significa: Humanidade para com os outros.
A côr do Ubuntu sempre teve por base o castanho, que é a côr da nossa pele (com mais ou menos melanina). O castanho simboliza a Humanidade subjacente ao Ubuntu como sistema operativo e à ligação que pretende ter com as pessoas que o usam. É uma questão filosófica ( http://en.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_(philosophy) ).
Porém, a qualquer momento é possível alterar a 100% as cores ou aspecto de todo o ecrã sem ser necessário qualquer software externo ao próprio Ubuntu.
@hydrogenated
O Ubuntu é um projecto Sul Africano, é normal que até nos nomes eles usem nomes de animais em algumas versões…alias .. até o proprio nome Ubuntu é Sul Africano….
Olha essa de que o Ubuntu iria vim com um novo visual, ta que nem o “grande SO” que a Microsoft prometeu, e por fim acabo vindo o Windows Vista, que so agora depois de anos talvez ela tenha a chance de consiguir com o Windows 7! Versao vai e versao vem e o Ubuntu continua com esse tom de amarelo cagado (horrível), claro sei que da para mudar td o visual do sistema apenas com algumas configurações, mas aqele usuário leigo nao sabe fazer isso e nem tem o minimo interesse em faze, por isso acho q ja deveriam ter melhorado o visual do sistema a tempo, o qual na minha opiniao ganharia mais mercado ainda, e ajudaria o SO a confronta com o Windows 7…. o qual na minha opiniao está para ser um belo SO!
abrass…
Hum, falta uma cena no Post que deveria ser muito importante para quem lê e pouco domina em ambientes Linux…
Os requisitos mínimos para correr este S.O.? :S
De resto….excelente post e análise! 😀 continuem assim! =)
looool @Me&Me
Ubuntu is available for PC, 64-Bit PC and Intel based Mac architectures. At least 256 MB of RAM is required to run the alternate install CD (384MB of RAM is required to use the live CD based installer). Install requires at least 4 GB of disk space.
PS: Windows FAIL
Boas…
Falar do aspecto gráfico do Ubuntu é relativo…o que nos interessa mesmo é a funcionalidade, fiabilidade e resposta que o SO nos dará isso sim é que importa..
Realmente essa cor de merda influencia negativamente nos usuarios novos…será que os caras só estavam pensando em merda ? ou seja o SO pode até ser uma “maravilha” como alguns chegam a afirmar, mas seus desenvoldedores desprezaram um fator primordial; o ambiente gráfico que cativa e leva o usuario a explorar o sistema mais profundamente…lamentavel esse fator.
____________________________
http://www.delaorden9.com
Cor de caca o caraças. Só porque não é com aquelas cores frescas que o pessoal da Microsoft e da Apple habituou toda a gente quer dizer que tens de usar o que os outros usam. Cada um usa o que quer mas essa da cor de caca só mostra um pouco o que é o ensino e a educação na nossa sociedade portuguesa. Sempre a menosprezar o que não é do país. Até parece que em Portugal se fazem grandes coisas. Há por aí um caixa mágica que não passa mesmo da caixa… fica em casa enquanto o Ubuntu anda no mundo inteiro.
Quem por acaso quizer mudar o aspecto gráfico que o faça em linux existe a liberdade que os imperialistas não dão. Por isso se não gosta continuem escravos dos imperialistas que vos limitam a carteira. Enfim… deixem-se de histórias… Ubuntu rules
No ubuntu é mais facil mudar temas, basta irem ao gnome-look.com e descarregar uns quantos… e dps é so arrastar para o menu dos temas… simples e facil… contrariamente dos outros SO que as mudanças são limitadas, e por vezes temos que recorrer a patches para tal acontecer, como no Windows…
Mas enfim…o pessoal opta sempre pelas criticas destrutivas, nunca estão contentes com nada…cor de caca… Its Free.. who gives a shit ?!…
Velocidade de download do link do post superior a 2MBps 😀
697 MB em 3 minutos. De facto está na altura de experimentar o “Jaunty Jackalope”.
O importante é que é possível por outros temas e ao gosto de cada um, nao vejo porque hao-de fazer disso “cavalo de batalha”.
É certo que um aspecto fresco e transparente como o do Windows 7 é do melhor que pode haver em grandes LCD e PCs com estilo pelo que deverao tentar fazer uns temas nessa base.
O importante mesmo é aumentar a compatibilidade Wine, velocidade/compatibilidade de HW e arranjarem forma de correr os jogos Directx.
Ja tenho aki a imagem (de CD) para gravar e instalar no meu media center aqui de casa vamos la ver 🙂 mas acho k dsd a versão 8.04 k kk pessoa seja “n00b” ou nao no mundo linux, trabalha bem com ele…
A minha mae tem 50 anos, nunca tinha pegado num pc, ha 2 anos dei-lhe um com o ubuntu, e agora não ker outra coisa 😀
o Wine é outra coisa que vai de vento em popa… correr CS e WOW é muito bom mas é pena que não existam jogos com suporte para linux. Vejam o caso do World Of Goo no dia que lançaram a demo Linux teve logo picos de download nunca vistos. Outro suporte que devia ser melhorado é o de compatibilidade com dispositivos moveis, ex: telemoveis, leitores de mp3, PDA, etc…
quanto ao Ruindows comprei om portatil com vista e passado 10m de o ter ligado a 1ª vez tive de o desligar á bruta por ter bloqueado… coisa que no linux no pior dos cenários faz-se ctrl+alt+backspace… e reinicia-se a sessão… a mentalidade começa a mudar e a compatibilidade do linux é cada vez maior…
@jmtdstoc
Obrigado pelos reparos, de facto não queria referir Jaunty mas sim Jackalope como animal. Quanto à designação desse “animal” eu coloquei, que era mitológico porque, não é de facto uma estirpe de coelho, que se vê todos os dias com essa doença rara. De qualquer forma, reformulei essa parte para o texto ficar mais claro.
Continua o bom trabalho 😉
Bom artigo. Para esclarecer alguns comentários acima, a Canonical prometeu sim um novo visual mas apenas para o 9.10. Aliás foram contratados designers no início deste ano para começar a trabalhar no visual do Koala. Penso que estes designers também deram uns “pozinhos” para esta versão do ubuntu e é por isso que ele já tem um Splash screen e um ecrã de boas vindas novo.
Cumps 😉
Será que esta nova versão vai ter o mesmo repositório de drivers que o Linux Mint? É que eu desisti de utilizar o Ubuntu por não conseguir utilizar a minha placa wireless (intel…)
@Manuel
Nada como testares para ver, se a tua placa já funciona 😉
e ja agora como se porta com a placa ralink Wifi?
@Manuel
Ou então nada como adicionar os repositorios do Mint no Ubuntu, ou até mesmo substituilos e problema resolvido 😉
Também se pode instalar o KDE para quem preferir.
Não acredito que este novo Ubuntu tem uma carrada de coisas novas e o pessoal só sabe é queixar-se das cores… >_>
alguém me arranja o wubi 9.04????
Rui, nesta versão, o problema com placas graficas “legacy” foi corrigido?
Nas versões anteriores, o meu pc fixo velhinho que ainda tem uma grafica MX 4000 da nvidia, sempre que lhe instalava os drivers… acabou… resolução a 800×600 em que não dá para trabalhar! :S
Na 8.04 ainda havia uma opção que corigia isso que era apenas selecionar o modelo e marca do monitor do PC, na 8.10 essa opção já nao existe ou então nao sei como chegar la! :X… se nesta versão isso já voltou a estar funcionall.. migro já! xP
Realmente quando a maior parte dos defeitos que colocam num sistema operativo tem a ver com o facto de ser feio alguma coisa na mentalidade dos utilizadores está mal.
Mas afinal querem um sistema operativo para quê? Para embelezar o ecrâ? Se é para isso comprem um papel de parede e colam no ecrâ, ao menos assim não gastam electricidade e ficam com uma coisa bonita.
Sim também existe a possibilidade de mudar o tema, mas isso é só para utilizadores muito avançados.
Uma pergunta:
Se instalar a versão 64 bits numa máquina virtual tipoVMwhare, dentro do windows XP 32 Bits, o ubuntu irá funcionar a 64bits correctamente??
SirLino
@SirLino
Se o Sistema Operativo base for 32bit, este não corre aplicações 64bit… só o inverso é que é possivel…
vou aguardar pela versão final.. sou user da 8.04 e acho boa.
Relativamente à cor isso é o que menos importa.
Então no windows ninguém não sabe mudar as cores ou são todos burros que nunca o fizeram?
Quem passa de win para linux pode-se considerar: “utilizador avançado”, por isso falar que os users de linux não sabem mudar a cor dos menus ou a imagem de fundo de ecrã… é para rir!
Afinal quem são os tótós que compram um PC com windows e nem sabem o que é um O.S. só porque simplesmente já vem agarrado à marca ao género de uma “sanguessuga”.
Eu estou agradado com o Ubuntu.. não tenho anti-virus.. e aquelas coisas de recuperador de registos e de erros.. etc.. Linux .. é outra coisa.
Aliás qualquer pessoa pode contribuir para melhorar o software (tradução, design, programação, ideias, reportar problemas, etc..)
O melhor de tudo… é grátis e rápido!
Tal como Miguel Ferreira perguntou no comentário 6., também gostaria de saber se para quem tem uma versão anterior como se faz o update.
Instala-se por cima da versão anterior ou instala-se tudo de novo e se há alguma forma de manter as configurações anteriores?
Cumps.
@TokicoFather e Miguel Ferreira
Para fazerem upgrade a opção que recomendo e para isso é preciso terem acesso com boa largura de banda à internet é fazer o seguinte:
Alt + F2, e irá aparecer a caixa de executar comando do ubuntu, depois escrevem nessa caixa o seguinte comando:
update-manager -d
Uma nova caixa de diálogo do gestor de actualizações vai aparecer, com algo parecido com:
Nova distribuição ‘9.04’ está disponível
Ao lado irá aparecer um botão Upgrade ou Actualizar, carreguem nesse botão e o processo dará inicio.
Se tudo correr normalmente as vossas definições irão manter-se.
Tá no bom caminho.
http://www.cidadeviseu.com
Viva
Gostei bastante da análise, mas por favor não utilizes “por defeito”. É horrível e fica muito melhor “de origem” ou “por omissão”. Além disso não é a tradução do inglês “by default”.
Cumprimentos e continua.
Continua a desperdiçar toneladas de pixeis preciosos com as fontes enormes e os enormes espaços entre os textos e imagens. 🙁 Não é nada amigo dos 1280×800.
@ Filipe Lourenço
Concordo contigo.
Quando uso o ubuntu no meu pc (ecrã 1280×800), fico logo com a impressão que o meu ecrã encolheu, isto comparando com o XP.
Já andei pelos fórums do gnome, do ubuntu, já me fartei de “googlar” à procura de uma solução, mas nada… =/
cumps!
Bem so acho que continua a faltar uma coisa para o ppl mudar radicalmente para o ubuntu é tirarem aqueles jogos do coco e meter ja de raiz o ET , Urban Terror , e talvez o Demo do ET:QW , isso de raiz acreditem que muita gente iria pensar 2 vezes , se temos programas decentes tb dava jeito uns jogos decentes ja de raiz
Sérgio achas que as pessoas iam mudar só por trazer o jogo x ou o jogo y ? Até parece que os jogos que o Windows trás de origem valem grande coisa… São uma bela bosta, tirando 1 ou 2.
@Ricardo: é “traz” e nao “trás” (acredito que tenha sido de escreveres rápido)
O Windows nao necessita de trazer jogos bons, todos os jogos Directx correm nele. Nao é o caso do Ubuntu pelo que é bem necessario trazer uns jogos bons de origem para que alguém lhe pegue :))))
Estou a brincar mas é mais que sabido que o Ubuntu só nao vai mais longe porque nao há jogos decentes e a grande maioria dos programas (foto/video) sao muito básicos para fazer o pessoal do Windows mudar.
– drivers/compatibilidade
– ainda grande dependência da linha de comandos para resolver problemas (ás vezes até para coisas simples)
– jogos (muito peso) e programas de ediçao de foto/video muito escassos e básicos
É um brinquedo engraçado para o pessoal das tecnologias de informaçao que gostam de gastar tempo a aprender comandos e a mexer nas entranhas mas para o dia-a-dia das pessoas “comuns” ou empresas é uma perda de tempo.
@Rui Oliveira
Obrigado pela dica.
@mmick
Permite-me discordar de ti, mas depois do Photoshop, o programa mais completo e poderoso de edição de imagem que aí anda é o GIMP. E não me venham falar do Paint .NET que eu já testei e nem aos calcanhares fica do GIMP.
Quanto a editores de video profissionais tens o Cinelerra, que eu diria que está quase ao nível do Premiere da Adobe.
Por isso quando dizes:
“A grande maioria dos programas (foto/video) sao muito básicos”.
Estás a ser impreciso, podem não ser tão completos como as soluções da Adobe, mas daí até serem básicos, vai uma grande diferença 😉
Quanto à compatibilidade de Drivers, não poderia estar ainda mais de desacordo contigo, tenta instalar em várias Máquinas o Ubuntu e depois tentares de seguida o Vista, qual dos dois detectou mais hardware? Não sabes, eu dou-te uma Ajuda:
– Ubuntu
Isso mesmo, porque o kernel de Linux do Ubuntu é compatível com “N” componentes de hardware, uma lista bem superior ao que o Vista, ou mesmo o Seven (por melhor que seja), alguma vez possam ser. Agora, instalar de facto drivers em Windows é sim mais fácil que Linux, mas com um pouco de esforço também se consegue, instalar drivers em Linux. 🙂
E então essa do Ubuntu ser bom para quem queira ter tempo para aprender comandos, só revela muita falta de informação tua. 😉 Não me parece que tenhas alguma vez testado o Ubuntu a sério para estares a dizer isso. O meu pai acede ao meu PC com Ubuntu, e nem um comando ele executa. 🙂
Um ferrari por ter cor amarela não anda menos que o mesmo modelo com cor vermelha lol
@ Ricardo
Nao e preciso ir a china para se perceber que o ubuntu nao bate em termos de utilizadores derivado a jogos e a certas aplicaçoes , a microsoft nao necessita de meter de raiz jogos bons , as empresas de jogos ja o fazem , um utilizador do windows so tem que fazer next next ok , no ubuntu ja nao é bem assim e mais complicado e para novos utilizadores pode ser uma dor de cabeça
@Ricardo
Next > Next > Next > OK
“Oops. O meu antivírus detectou spyware e agora tenho 30 barras e pop-up’s no Internet Explorer… O que é que eu faço?!”
Tanto em Windows como no Ubuntu, para instalar aplicações/pacotes, basta ler o que aparece no ecrã. A maior parte das vezes basta isso, ler com calma e atenção. No Ubuntu até não precisas de fazer Next. Basta abrir o pacote .deb e clicar Install Package. 😉
alguem me diz se o wine consegue correr o steam e os diversos jogos ke a plataforma alberga?
queria principalmente saber do CS..
@Filipe Craveiro
Penso que o CS é um dos jogos que corre perfeitamente no wine, vê a lista de compabilidade aqui:
http://appdb.winehq.org/
Acho que no Karmic Koala vão mudar totalmente o look do Ubuntu e acho bem porque realmente esse castanho não gosto nada… mudo sempre..
Isso dos múltiplos monitores realmente já há muito que o esperava… Hooray!!
Mas tenho uma dúvida… Alguém sabe-me dizer se vou poder mudar de ext3 para ext4 numa instalação de Ubuntu prévia sem mandar tudo aos ares?
@EacHTimE
Que eu saiba não, é melhor fazeres cópias de seguranças e mandares tudo abaixo. Vais ver que uma clean install ainda por cima com a partição em Ext4, o PC vai ficar outra coisa 😉
Ao que parece esta versão está muito boa, se o pormenor que se discute mais é mesmo das cores loool
O que é facto é que a Canonical continua a marcar pontos e a seguir o que o utilizador procura.As melhorias são boas e importantes para o utilizador deste magnífico SO.
Só mais uma coisa… dizerem que é complicado mudar os temas do ubuntu é de quem nunca viu ubuntu… é bem mais complicado em ruindows
Olá tem como atualizar (mesmo sendo BETA) o Ubuntu 8.10 para 9.04?
@lesilva
Ve o meu comentario nº 36
Eu gostei logo de cara, tem muito mais do q as distros anteriores…
mas eu num consigo configurar a rede.
instalei numa máquina antiga isso pode ser o problema.
quem souber como faz por favor me ajude, pois num encontro saida.
placa mãe msi
processador p3 800 copermine
512 de RAM
desde já agradeço……..
Parece tar bem fixe, vou testalo numa virtual machine pra ver se gosto
Instalei o WUBI mas nas opções de instalação não aparece a versão 9.04. Como faço então para instalar esta versão num pc com XP?
@Manuel
A beta do 9.04, já trás o wubi. Não instales pela net, instala através do wubi que vem no CD
Testei esta excelente versão pelo Wubi e gostei muito. Depois acabei por ter um problema de espaço o que me fez retirar do wubi e colocar definitivamente esta versão. Primeiro porque foi a única que reconheceu logo a minha gráfica e depois porque está excelente. Para RC, está muito estável e as inovações que têm são do melhor. Neste momento estou a usar e a abusar deste novo OS.
Há já uma versão do cinelerra para Ubuntu 9.04? E o Lumiera para quando? Agradeço informação ou modo de instalar um ou outro dos softwares indicados. Obrigado. José
Gostei de ler todas as opiniões embora discordando de algumas. Tenho 62 anos e não tenho nenhum curso de informática. O meu 1º Pc foi um philips 386 que trazia o GeoWorks ,,daí passei para um pentium com o Windows 95. Fiz tanta asneira e foi muito mais dificil para mim.aprender o Windows. No Ubuntu modifico os temas e tudo o mais.É muito mais intuitivo e eu nem sequer tenho um QI elevado. Acontece que quem não gostar das cores pode bem instalar o KDE (Kubuntu) ou o Xubuntu.
O que é barato nem sempre é mau.
Viva o Ubuntu!
Cumprimentos
António
Deve ser da minha vista mas acho que os icons foram ligeiramente mudados… Também pouco importa.. mesmo sem um novo tema o Ubuntu está cada vez melhor!
Falta pouco para o domínio Linux… pelo menos já faltou mais 😀
O que falta mesmo é a suite Abobe a rodar nativamente em Linux. Isso era a cereja em cima do bolo.. era um chau chau W$
Gosto do ubuntu, as cores não influenciam tanto quanto se imagina. Até mesmo um usuário leigo consegue ser mais perceptivo que um macaco da NASA quando se trata de personalizar o desktop pos não é difícil e, por sinal, é ate intuitivo.
No meu primeiro contato com o ubuntu o que mas complicou minha vida foram as barras inferiores e posteriores pos ja era muito convencional para mim o estilo $Windows. Tenho vários conhecidos que eu próprio divulguei, instalei e ajudei a aprender o ubuntu e para eles o maior (maior mesmo) ganho foi com virus, ou melhor, a falta deles.
De todas as distribuições linux que conheço, o ubuntu deve ser (PARA MIM) a que tem mais chance de aparecer no mercado. Conheço no mínimo duas partições publicas que usam ubuntu em toda a sua estrutura (nada de $windows) e não vejo ninguém reclamar pelo contrario, é so elogio mas para mim, o problema mesmo é quanto aos jogos… mesmo com wine não fica legal…
att,
att,
Meu querido HIDROGENADO voce pega um wallpaper na internet …transfere ele para o ambiente de trabalho. Ae voce abre ele em um PAINT qualquer, fazendo as modificaçoes visuais a seu gosto. Depois voce pega nele e transfere ele para a pasta…Imagens… onde voce poderá por mais wallpapers modificados por voce… Ae voce vai a menu> locais > sistema > personalizar . Quando voce chegar em personalizar clica e ae voce vai ter TEMA FUNDO FONTES INTERFACE EFEITOS VISUAIS . Ae voce clica em FUNDO mas bem FUNDO . Ae voce clica em + adicionar. Procure a pasta Imagens onde voce pos os WALPAPERS e abre . Ae voce fecha a pasta e quando voce for a ambiente de trabalho … Que coisinha mais maravilhosa !!! Seu ambiente de trabalho ficou… Bem Hidrogenadinho !!! sem caca né !!!
Meu UBUNTU parece mais um seven 7 do que UBUNTU !!! sò nao adicionei a marca SEVEN 7 no wallpaper ( seria uma ofensa para que se dedicou tanto tempo para fazer um sistema operacional poderoso como o UBUNTU ) … Espero que tenha ajudado meu fofinho HIDROGENADO !