DestroyTwitter
Por João Cruz - para o Pplware Bem, esta é a primeira vez que escrevo para o Pplware e espero que não seja a última. 🙂
E para primeiro post, venho falar sobre o DestroyTwitter. Twitters não se assustem! Apesar do nome, o programa que vou expor foi provavelmente uma das maiores influências que me levou a usar e abusar deste serviço (pois vários dos meus contactos MSN migraram para o Twitter)!
Twitter! O serviço web do momento, que une milhares de pessoas, já tem raízes por todo o lado e já faz parte do quotidiano. E do meu também.
O DestroyTwitter é uma aplicação que corre sob o Adobe AIR, uma tecnologia criada pela Adobe que permite o desenvolvimento de novas aplicações Web, disponível para qualquer sistema operativo, faz com que esta aplicação se assuma como uma alternativa versátil a qualquer cliente Twitter.
No Pplware já se falou de vários programas que interagem com o Twitter (aqui, ali e acolá), mas para mim o DestroyTwitter apresenta-se como a melhor solução, combinando o completo com o simples e agradável.
Passo assim a falar sobre algumas das funcionalidades que o DestroyTwitter nos oferece:
Assim que iniciamos o DestroyTwitter, deparamos-nos com o écrã de Login. Basta inserir a autenticação do Twitter e automaticamente aparece o ecrã principal do DestroyTwitter.
É possível desde logo verificar tudo o que se pode fazer: Para além de ver os tweets de quem estamos a seguir, podemos criar novos tweets, ver as respostas a tweets nossos, ver tweets que guardámos, temos um mecanismo de procura que é bastante completo (veremos isso a seguir), temos a ferramenta de enviar mensagens e temos as preferências do programa e da própria conta do Twitter.
Então comecemos pelo fundamental: Escrever um tweet. Basta para isso clicar no balão de diálogo que está no canto inferior direito do ecrã e aparece logo a caixinha para colocarmos o nosso texto. Enter, et voilá! Tweet criado!
Uma das coisas que me atrai bastante neste programa são os popups que aparecem quando um contacto nosso escreve um tweet. Esse popup (que pode ser desactivado) aparece no canto superior direito do ecrã. É útil quando se pretender ter a janela sempre aberta.
Responder a alguém nunca foi tão simples.
Ao passar o rato sobre o tweet que queremos responder, aparece a opção reply. Ao premi-la surge a caixinha de diálogo para criar um novo tweet, mas já com o @pessoa_a_responder incorporado. Simples!
Podemos observar que todos os tweets que nos são direccionados aparecem no separador Reply, o que é bastante útil, pois nem sempre temos a paciência de ler todos os tweets à procura de um relacionado connosco.
O separador das Mensagens serve para rever todas as mensagens que nos foram dirigidas por algum Twitter.
Mas se calhar o maior trunfo do DestroyTwitter é a ferramenta de Search. Tanto podemos procurar tweets (vindos de qualquer Twitter), como podemos procurar tweets vindos de alguém específico, como também tweets de um determinado canal (canal é um conjunto de tweets caracterizado por uma tag específica no seu conteúdo, '#'. Por exemplo, '#desporto O Benfica vai ser campeão!').
Os separadores Preferences e Account permitem alterar as definições do Destroy Twitter e do perfil da conta do Twitter. Passo a listar algumas das definições que se podem ajustar em Preferences:
- Tempos de actualização para tweets recebidos.
- Iniciar automaticamente no arranque e/ou fazer login automaticamente.
- Minimizar para a bandeja de sistema se fecharmos a janela.
- Habilitar notificações (popups) de tweets.
- Habilitar som.
- E muito mais.
E pronto, não me vou alongar mais, espero que este post tenha sido suficientemente elucidativo sobre as potencialidades deste magnifico programa.
Um abraço para todos os leitores deste blog fantástico e um agradecimento especial à Ana Narciso por ter a paciência e o trabalho de rever e publicar o meu post 🙂
Licença: Freeware
Sistemas operativos: Windows XP/Vista/Linux/Mac OS
Download: DestroyTwitter 1.4.0 Beta [7.27MB]
Download [Necessário]: Adobe AIR [Para qualquer SO]
Homepage: DestroyTwitter
Este artigo tem mais de um ano
Basta correr no AIR para eu fugir logo a sete pés. Vade retro!
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
Pois é um bocado por aí! prefiro usar o twiterfox, como addon para o FF!
bem jovem tas lá começas-te bem
Não me levem a mal mas…
Não comecas bem com um programa…anti….
Não é positivo!!!
Não devemos ser anti tudo….
@João
esses comentários pertencem á mesma pessoa ? não parece mesmo!
@João Cruz
comecaste bem sim senhor! eu pessoalmente não o irei usar, uso tudo pelo meu browser, mas quanto ao artigo 5stars. Tudo muito bem explicadinho, bons screens … muito bem sim senhor!
keep going…
Concordo com o Marco – O twitterfox faz tudo o que foi descrito no post, e é extremamente leve e prático. Não trocaria isso pelo DestroyTwitter!
@Morbus
Quais as razões que te levam a dizer isso?
@João
Bem, não é um programa anti, apesar do nome algo controverso (“destruction as a form of creation” é o lema de Jonnie Hallman, o responsável pelos projectos do DestroyToday). Aliás como disse no post, o DestroyTwitter foi um dos resposáveis pelo meu uso frequente do Twitter 😉
Um abraço
Ja usei e ja não uso.
Prefiro o TweetDeck, da bem mais opçoes como traduzir twitts (se bem k não é preciso, é verdade que o faz), da para criar grupos etc…
O DestroyTwitter ( DT(w) ) vai no bom caminho, mas se meteres em “widespace” ficas com muitos butões inuteis.
Têm de experimentar também este programa a “Blu”…é um pouco rudimentar para já porque ainda está em desenvolvimento, mas val a pena tentar…tem uma interface engraçado…faz lembrar o iPhone…
http://www.thirteen23.com
n consigo gostar do twitter…
http://www.jogosecharadas.com
Bem, eu até o Blu ficar mais completo.. como já falei aqui…. tenho usado o SPAZ, que usa igualmente o Adobe Air… e acho espetacular e muito completo e leve… aconselho a todos 😉
Em termos de memória, qual o consumo do Destroy Twitter?
Já experimentei o TweetDeck, o Twhirl e outro cujo nome não me lembro.
Nenhum deles me agrada em termos de consumo de ram.
Este é melhor?
@vitormachado
Obrigado! 😉
@Samuel
Ele está a consumir-me neste momento 50MB aproximadamente.
@A friend
Também já experimentei o Blu. Parece-me interessante, mas por exemplo não tinha como fechar a janela sem que me saisse da aplicação (Não encontrei também nenhuma opção que desabilitasse isso).
Estive agora a discutir sobre o programa, e há um pormenor interessante sobre usa-lo ou não em deterimento por exemplo de uma extensão para o Firefox.
Teoricamente uma extensão para o Firefox implica um consumo extra de memória bastante mais reduzido, o que é bom para quem não tenha uma boa quantidade de memória. Mas também implica… ter o Firefox ligado. O Firefox (no meu caso) consome-me mais de 100MB..
Concluo então que o DestroyTwitter é mais indicado para quem não tem o Firefox 24h ligado, ou para quem gosta de um ambiente gráfico mais apelativo para gerir os seus tweets (na minha opinião claro). 😉
Um abraço
Uso o Twitter só para divulgar meu blog, não consigo frequentar nenhuma rede social…aqui no Brasil o que bomba mesmo é o orkut….uma nojeira só…é uma bisbilhotação total da sua vida….em resumo, uma merda.
Mas o post do João Cruz é bom e deve ser parabenizado. podemos opinar, gostar ou disgostar mas esculhambar logo de cara com o cara, não é legal….Valeu o post João ! 🙂
___________________________
ouça esta música
http://is.gd/nCDS
Um pouco na linha do que diz o João, eu no meu caso uso o TwitterFox para o FF. Tenho o gajo ligado o dia todo, sem nunca o fechar e nesse caso acho que é mais proveitoso ter o Twitter integrado no FF. Sobretudo porque corre em segundo plano, sem ter janela nenhuma aberta para isso e que neste momento utilizo o Twitter apenas para divulgar o blog.
Mas cada caso é um caso e este DestroyTwitter não parece ser nada mau, sobretudo depois de um artigo tão bem escrito! Parabéns 😉
[ http://www.revolucaodigital.net ]
@carlos rajas, concordo em gênero número e grau com você.
E deve ser por isso que tenho 0 (zeeeeroooo) seguidores no twitter.
http://twitter.com/OleSchmitt
Gosto mais da aparência deste, mas já me habituei bastante ao twhirl.
eu gosto do Twhirl… é bastante estavel, e roda sobre o AIR tbm.
he he he
Os tweets que escrevo não aparecem no DestryTwitter (Messages), alguém sabe a causa do problema?