Conserve a bateria do seu computador portátil
Geralmente, grande parte dos problemas nos computadores portáteis surgem nas baterias. Muitas vezes, não por defeito do produto ou do fabricante mas por uma utilização inadequada. Vejamos então como pode prolongar o tempo de vida útil deste componente.
Actualmente, as baterias mais utilizadas em computadores portáteis são, geralmente, baterias de iões de lítio, também denominadas Li-Ion. Nalguns modelos poderá, no entanto, encontrar baterias de Níquel-Cádmio (Ni-Cad) ou Níquel e Hidrato Metálico (Ni-MH) que, como veremos mais à frente, trazem várias desvantagens. Além disso, as baterias de iões de lítio conseguem armazenar até 3 vezes mais carga do que as Ni-Cad e até 2 vezes mais do que a Ni-MH.
Neste artigo daremos especial destaque às baterias Li-ion. Acompanhe-nos!
Cuidados
A maior parte das baterias deste tipo são compostas por 3 a 9 células independentes. Quando expostas a altas temperaturas, acima dos 60 graus, ou caso sejam carregadas além de seu limite energético, poderão explodir, devido à instabilidade do lítio. Também se as células se mantiverem completamente descarregadas durante muito tempo, acabam por sofrer oxidação.
As baterias Li-Ion, utilizadas em computadores portáteis, estão geralmente associadas a um circuito inteligente, que controla a carga da bateria. Este circuito tem duas funções: interromper o fornecimento de energia quando a carga atinge um valor limite; interromper o gasto de energia quando esta atinge valor demasiado baixos. Para tal, o circuito está montado num componente externo à bateria e não em cada célula. Assim, evita-se que as células, em conjunto, entrem num estado de descarga profunda, potencialmente irrecuperável.
Agora, note bem: ao contrário do que muitos afirmam e do que muitas empresas recomendam, não deixem que a sua bateria fique totalmente descarregada e não tente utilizá-la novamente quando o computador entrar em modo de hibernação. Ao contrário das baterias Ni-Cad e Ni-MH, as Li-Ion não ficam viciadas, isto é, não sofrem efeito de memória. Acontece sim que, muitas vezes, certas baterias passam a durar muito menos tempo do que inicialmente. Este problema deve-se à calibração deste componente.
Com o tempo, o circuito controlador de carga começa a perder a sua capacidade de calcular correctamente a carga existente na bateria pois, como já referimos, não controla cada célula individualmente. Por isto, o circuito interrompe o gasto de energia, muito embora as células se mantenham completamente saudáveis. A solução é, como já deve ter percebido, calibrar o circuito, reajustando os seus padrões. Para tal recomenda-se que realize um ciclo de carga/descarga completo de 30 em 30 ciclos normais de utilização.
E então como faço isso? Carregue a bateria por completo e mantenha-a ligada à corrente por cerca de duas horas. Depois, utilize o portátil, só com a bateria, até que esta se descarregue por completo e o computador entre em modo de hibernação. Mantenha-o nesse estado durante pelo menos cinco horas. Por fim, volte a carregar a bateria.
Como já deve ter reparado, quando utiliza o computador portátil apenas com a bateria, este diminui a utilização alguns recursos: diminui o brilho do monitor, a velocidade de utilização do processador, etc. Deve descarregar a bateria gradualmente, não de forma brusca. Não tente utilizar em pleno todas as capacidades do seu computador, a não ser que este esteja ligado à corrente.
Mas há mais! Se prentender guardar a sua bateria e utilizar o computador apenas com o adaptador, leia com atenção. Vários estudos comprovam que as baterias Li-Ion se deterioram mais rapidamente quando completamente carregadas ou quando descarregadas, por isso, o ideal é deixar a bateria com 50% de carga, no máximo. Além disso, conserve-as a baixas temperaturas - mas não no congelador!
Outro mito diz que se deve utilizar o portátil sem a sua bateria para maximizar o seu tempo de vida útil. Embora possa ser benéfico para a bateria, o seu portátil estará mais susceptível a picos de tensão provenientes da rede eléctrica. Ainda assim, se vai utilizar o computador sempre no mesmo local, ligado à corrente, durante muito tempo, o melhor é mesmo é retirar a bateria para evitar que esta fique exposta a altas temperaturas.
Nunca descarregue e carregue a bateria de forma contínua. Estes componentes têm um limites de ciclos de carga/descarga. Seguindo estas dicas, o utilizador comum poderá esperar 3 anos de boa performance, período após o qual a vida útil da bateria entrará em grave declínio. Como é óbvio, não tende adaptar outras baterias nem mesmo reparar a sua. Algumas lojas de informática têm já planos de troca de componentes: entregue-a aí, nunca a coloque no lixo doméstico.
5 Regras de Ouro 1 - Utilize a bateria até o computador entrar em modo de hibernação; 2 - Não exija demasiado do computador quando utilizar apenas a bateria; 3 - Guarde a bateria em locais frios e com cerca de 50% de carga; 4 - Utilize regularmente a bateria do portátil mas evite o sobreaquecimento; 5 - Realize a calibração da bateria uma vez por mês;
Só aqui, no Pplware... 😉
Este artigo tem mais de um ano
Bastante interessante este artigo, certamente muito util para muitas pessoas.
Thnks
Cumps
@
“diminui o brilho do motor”
Acho que deverá ser monitor…. Ou então o meu portátil anda muito desactualizado! 😛
@Anónimo
Sim, do monitor obviamente. Obrigado pela chamada de atenção 😉
Óptimo artigo!
Muitos mitos nos quais eu acreditava piamente…
Wonderful… Só mesmo aqui no pplware!!!
cumps,
lfspaulo (Há cenas lixadas!)
Sem dúvida um excelente artigo!
Obrigado!
Boas, bom post, ja conhecia os factos, e aconselho aos mais interessados, que leiam o seguinte site: http://www.batteryuniversity.com/ , site onde os autores fizeram um livro (que está na integra na net, nesse site), onde explicam isto aqui descrito e algumas coisas mais, como por exemplo, cuidados com telemóveis tb, etc….. se não me engano são cerca de 350 páginas A4 de estudos/recomendações… 🙂
Kudos para o Pplware 🙂
De acrescentar uma coisa:
nunca se deve utilizar a bateria qd o portatil esta ligado a corrente eléctrica (a menos que seja pra recarregar a própria bateria), isto pra evitar que a bateria fique viciada.
as novas não viciam
Você não leu o artigo??????
@ canelas
Nota-se perfeitamente que leste o artigo… 🙂
excelente.
já agora fica aqui também uma dica:
muitos telemóveis ao final de um elevado período de tempo se estiverem parados a bateria vai-se descarregando até 0% a maior parte deles mesmo depois ligados ao carregados nunca mais ligam o que aconselho e faço isso no meu trabalho diariamente é dar um shock à bateria e bater com ela em cima da mesa isto é para voltar a excitar os electrões… numa bateria por ex: nokia de 3.3V o shock deve ser na ordem dos 5….6V durante 3 X 3 segundos.
Já ressuscitei muitos telemoveis topo de gama que pareciam estar mortos mas voltaram a funcionar correctamente
Cumprimentos
O artigo é bom mas incompleto. Há outras limitações nas baterias,e esse choque não pode ser a uma tensão tão elevada, pois corre-se o risco de danificar o circuito de protecção,o mesmo aceita, sem se danificar, até 4.5v aproximadamente por célula(isto quando se fala de mais do que uma célula mas sempre válido para uma célula isolada).
@canelas
entre ficar com a bateria viciada e perder o trabalho de uma noitada, prefiro ficar com a bateria viciada… provoca-me menos ulceras 😀
inté
O melhor é nem utilizar nunca o portatil!!Assim dura muitos mais anos 🙂
Bom artigo…
Já seguia essas regras, com uma diferença, sempre que posso, tenho a maquina ligada a corrente. As baterias sabem exactamente o que é um ciclo, por isso é igual fazer uma descarga completa, ou descarregar metade, carregar e voltar a descarregar outra metade. No fundo conta em ambos os casos 1 ciclo. A diferença é que podemos poupar em metade os ciclos de uma bateria, já que as baterias não duram para sempre como toda gente sabe, quantos menos ciclos, melhor. Atenção que estou a falar de um uso diário em que em casa ligo o portátil a corrente e quando vou para a universidade trabalho a bateria. Com 6 meses de uso, posso dizer que a “saude” ou seja, a carga máxima, ainda é a mesma desde o inicio…
@António
O computador é teu, ms se ficares cm a bateria viciada depois nao te queixes. É que depois a unica solução é comprares uma bateria, que não são nd baratas.
@Ricardo Ferreira
tens toda a razão. Ms cm conheço mt boa gente que diz as baterias não viciam qd ligadas a corrente eléctrica…
Comprem um mac book pro a bateria é um show
@ Renato Barbosa:
Espero que não tentes isso com baterias de Lítio/polímero – é que é essa a razão porque explodem…
http://en.wikipedia.org/wiki/Lithium-ion_polymer_battery
Eis aquilo que considero um artigo sábio. 😉
Tantas foram as vezes que defendi esta opinião e quase que me chamavam maluco.
Tenho portáteis há mais 7 anos e nunca tive nenhuma bateria que explodisse ou ficassem viciadas 😀
Quem retira as baterias a um portátil fica exposto a cortes de correntes bruscos e depois choram porque o dito cujo deixa de piar…;-)
Exatamente !!
Leu o meu pensamento …
Bom artigo sr Ricardo.
Espero que apliques essas dicas religiosamente à bateria do teu portátil. Ainda tu vais conseguir ter mais autonomia de bateria daqui a 3 anos do que agora. 😉
eu tenho um pequeno problema com a bateria do meu portatil, se estiver a trabalhar em bateria, ela dura-me apenas 10 minutos e é uma bateria de Lítio. fiz sempre o recomendado, aquando da utilização da bateria deixava-a descarregar até ir para o modo de hibernação.(o portatil é um Clasus Dynamic) Barebone Compal Hel80
o que posso fazer para eliminar esta avaria?
Agradeço toda a ajuda possivel!
Ja pensei em comprar uma bateria nova
“…o que aconselho e faço isso no meu trabalho diariamente é dar um shock à bateria e bater com ela em cima da mesa…”
É a lei da pancadaria mesmo à portuguesa. Mas oh meu caro amigo, acha que disse alguma coisa de novo? Esta lei da pancada já se começou a utilizar com as televisões a preto e branco, loool.
Bom artigo para meninas que não percebem nada de computadores e depois vão às lojas de informática dizer que têm o portátil estragado… lol, que cena!
andre silva:
Já tentaste calibrar a bateria?
ótimas dicas!
Parabéns acho que é a 1ª vez que vejo um artigo sobre Li-Ion sem um único erro.
@canelas
O que eu quero dizer é que tudo depende da perspectiva… eu dou mais importância a não perder o trabalho que tenho em mãos. Para mim o preço de uma bateria nova é sempre inferior a uma valente dor de cabeça e tempo perdido a dobrar porque o raio do portatil foi a baixo por causa de um pico/corte de corrente, mas isso sou eu.
inté
@Ricardo Ferreira
Sim, já tentei calibrar a bateria, em tempos pensei q fosse mesmo o software do vista que estivesse a dar problemas, mas não.
Utilizo também linux, e aí também deu problemas.
Desculpa a ignorança mas o que se entende por calibração de baterias?
Amigo Ricardo há uma contradição no texto ou eu entendi mal: “não deixem que a sua bateria fique totalmente descarregada e não tente utilizá-la novamente quando o computador entrar em modo de hibernação” e “Depois, utilize o portátil, só com a bateria, até que esta se descarregue por completo e o computador entre em modo de hibernação. Mantenha-o nesse estado durante pelo menos cinco horas. Por fim, volte a carregar a bateria.”
Agora a minha experiência própria, o resto do artigo percebi perfeitamente e infelizmente tenho a prova disso, 3 meses sem usar uma bateria nova de Litio de um Asus, com o pormenor que ela estava prai em 6 ou 7%, conclusão morreu. O Portatil as x nem liga com ela e nem a calibração da BIOS (uma boa alternativa ás tais 5h), faz pois bloqueia.
Neste momento a bateria do meu portátil dura mais ou menos uns 10 segundos… para a próxima prometo que vou seguir estas regras.
Pessoal, convinha que lessem o texto antes de comentar 🙂
Já li tantos sites com tantas teorias, alguns de universidades ou Institutos que nunca saberei o que realmente fazer com a bateria.
O melhor mesmo é ao fim de 2 anos comprar uma nova, pois de tudo o que li, ao fim de 2 anos é para deitar fora.
Um abraço
Realmente é um bom artigo, dicas importantes para a vida util da bateria do portatil, por acaso costumo variar entre usar o pc com e sem bateria, mas nunca tinha ouvido falar de calibrar a bateria…
Muito interessante 😉
@Mike_Duxxi
Várias empresas recomendam diferentes maneiras de calibrar a bateria. Eu considero que essa é a mais correcta, embora, nos computadores mais recentes já não exista tanto a necessidade de deixar o computador em repouso. Como disseste, é possível automatizar este processo na BIOS (e não só) mas assim é sempre mais fiável… 😉
Quanto à contradição, não existe qualquer problema se não carregares imediatamente a bateria logo após o computador entre em modo de hibernação/sleep, uma vez que o circuito irá cortar o gasto de energia por parte da bateria para que esta entre no referido estado de descarga profunda. O problema está em querer utilizar a bateria mesmo depois disto, sem a voltar a carregar.
Para quem se quer informar melhor sobre o assunto, recomendo este site:
http://www.batteryuniversity.com/parttwo-34.htm
Boas
Aqui ta algumas dicas interessantes, do ponto de vista da Bateria, mas não esquecer que as baterias são consideras consumíveis por alguma razão … facilmente são substituídas. No entanto não aconselho de maneira nenhuma o computador estar a trabalhar sem bateria, isso pq danifica o sistema que controla a gestão de energia, e aí sim estao metidos num sarilho bem maior. 🙂
Abraços
Roscas
e a bateria do carro?
Muito bom artigo mesmo, estava a precisar mesmo de ler isto, tenho ouvido muitas coisas e isto so vem por fim a esses mitos que andam por ai…muito obrigado continuem assim,
a esclarecer-nos….:-P
Deixe-me dar-lhe os parabéns pelo artigo. Eu já partilhava deste conhecimento há algum tempo mas o que é um facto é que ainda vejo com frequência quem acredite nestes mitos. Só fica bem ao pplware artigos como este.
Mais uma vez parabéns!
axei interessante as informaçoes sobre baterias de portateis,pois comprei um acer5920-6368 e quero saber bem sobre seu uso.
sim sro. muito bom e muito útil tambem 😀
thanks!!
Excelente informação! Vou ter isto em conta quando for buscar amanhã o meu novo portátil.
Quer dizer não devemos exceder os 50 % da carga? Bonito se um portátil tem 2.5 3 horas de autonomia ficam com 1.25 1.5 h …grande ideia…
O artigo vem com ideias de desmistificar alguns mitos mas acho que acaba por introduzir outros….
Eu uso o meu portátil já a mais de um ano sem nunca ter tirado a bateria, uso a bateria quando não é possível estar ligado à corrente e por isso que ela serve… ainda não fiz nenhuma calibração. O portátil tem dois anos e a a bateria ainda dura 2.5 h com actividade normal… Ah e se for pa calibrar n é preciso esses truques todos porque é um asus e a bios tem uma ferramenta pa calibrar…
Enfim acho que nos dias de hoje, se tivermos que ter esse cuidado todo com a bateria.. já não basta o stress diário ainda essa.. Não exageremos…
@Mrodrigues
Lê, sim?
E não é um mito, estudos comprovam (vê a tabela no post) que se a bateria for guardada com cerca de 50% de carga maximiza a sua vida útil.
E esses truques todos, acredita que são mais seguros do que utilizares a BIOS, seja num Asus ou noutra marca qualquer. Basta pesquisar e verás quantas pessoas tiveram problemas em calibrar a bateria através da BIOS.
Pah!!
Excelente! Um artigo deveras interessante e, mais importante, útil.
Obrigado
como eu sempre defendi, utilizar os notebooks sem bateria é para otarios e meninos…
@canelas
So uma coisa q eu acho que algumas pessoas estão a esquecer aqui. As baterias de Lítio (Li-Ion), em particular (pois não sei como é em relação às de Níquel) NÃO VICIAM!
É verdade que, por vezes, quando aparentemente foram carregadas a 100%, as baterias de Lítio são, na verdade, carregadas com menor carga, não estando atingido o seu suposto máximo de energia. Depois, na sua utilização, parece-nos que estão a perder energia com mais rapidez q o normal e dizemos “tá viciada”.
Como referi, não sei como acontece com as de níquel, mas com as de lítio, o que há a fazer para que voltemos a ter uma carga de 100% real, é usar a bateria até que o pc atinja o “Nível e energia muito fraca” e entre automaticamente em Hibernação. (Nota: na maioria dos pcs, a predefinição para esse nível é de 5% de bateria, daí que após ele entrar em hibernação, devámos tentar ligá-lo de novo até que ele não consiga mais ligar-se – aí, a bateria está de facto descarregada totalmente.).
Após isto, é deixar a bateria a ser carregada por um bom período de tempo, 8 horas, por exemplo. eu opto por carregá-la com o pc desligado, mas cada um faz como entender.
Depois, ela vai funcionar de forma regular.
Este procedimento pode ser feito com rotina, se quiserem, de mês a mês, por exemplo, conforme o uso que dão à bateria.
—
Quanto ao conservar a bateria de lítio, que não está a ser utilizada, a 50ºC (diria até melhor 40ºC) com temperatura baixa (aproximada dos 10ºC) é verdade e o Ricardo Ferreira está correcto.
Isso tem a ver com as características químicas do Lítio e com a sua degradação a temperaturas elevadas, quando repleto de electrões (carga negativa –> que vulgarmente designamos por “a carga da bateria”).
—
qualquer coisa, só dizer!
abraço
abraço
muito bem…
mas o que é a caliberação?????
nao percebi gostava de uma resposta
Vc’s estão de parabéns pelo artigo publicado mas eu ainda não achei aqui a informação que eu queria. é que eu tenho um note e abateria dele acho que é de 6 celulas e stava procurando a informação sobre o tempo maximo de duração da carga desse tipo de bateria. ( Lithium Ion). Muito obrigado pelas infomação já foi de grande ajuda!! valeu fui!!!
Não sei que dizer, mas vou só dizer assim para não continuarem a fazer mais pessoas dizer sempre o mesmo :
“Ah a bateria do meu telemóvel já ta viciada não dura nada.”
“O portátil tá todo viciado não dura nada já porra…”
Epa, as baterias de iões de lítio NÃO sofrem do efeito memória. Apenas de deterioram com o tempo, factor que é acelerado pelas temperaturas elevadas. Apenas devem tirar a bateria do portátil quando estão a jogar e afins, porque :
1. A jogar não é importante se a energia faltar.
2. O calor gerado pelo portátil quando se tá a jogar é muito grande devido ao CPU e ao GPU que estão no máximo.
Pessoalmente tenho sempre a bateria lá dentro e já me salvou o trabalho uma vez (iria chumbar a uma cadeira se não tivesse a bateria provavelmente), o computador não foi abaixo quando tava a jogar Fallout 3… Não esqueçamos que o computador perder energia quando está a trabalhar os HDDs pode estraga-los e perder tudo… É raro mas pode acontecer !
My 5 cents.
Retiro o que disse em relação ao efeito memória, não reparei que o autor o referenciou ! Passou-me completamente ao lado.
Fica só um reparo:
– Deixar o portátil 5 horas desligado após hibernar? Porque? Um computador a hibernar está efectivamente desligado a 100%, ou seja, não tá a gastar nenhuma energia… Se calhar o autor está a pensar no estado “Sleep” ou “Dormir” certamente?
Talvez para deixar a bateria arrefecer…
a minha bataria esta nos 87 e esta sempre carregar e luz da bataria ests sempre piscar
Olá,
Eu tenho necessidade de deixar o portatil muitas horas por dia a efectuar tarefas exigentes, por isso ele vai aquecer de certeza.
Devo tirar a bateria nessas alturas e ficar o mesmo ligado so à corrente? Eu tenho uma UPS que tem protecção contra picos de corrente, deixo o portatil sem bateria ligado directamente à UPS?
website muito útil, sem duvida que é muito esclarecedor e aconselhavél a qualquer um
Boas, Eu acabei de comprar 1 portatil, que vem com bateria LI-ION, ainda nao usei a bateria, pois o portatil esta ligado a corrente, mas gostava de saber quando eu usar, se devo carregar a bateria primeiro umas certas horas, ou se devo descarregar ? e depois carregar umas certas horas???
Sou novata com notebook, e acho que não entendi direito. Vou usar meu note basicamente numa mesa, para trabalho e lazer. Como fica com a estória da bateria?
1-Deixo com carga de 50% e então retiro do notebook, deixando o notebook somente na tomada?
2-Deixo a bateria no note e uso ele na tomada?
Sempre uso um ventilador extra (não sei o nome do produto)onde o note fica sobre, para ajudar a não esquentar muito.
Desde já muito, muito grata,
Maria.
Gostei deste artigo.
Muito útil para os novatos (como eu) a nível de portáteis.
Thanks!
O post é old mas eu sempre fiquei com uma dúvida, eu raramente retiro a bateria só quando estou mesmo em casa, e já deu para perceber que é uma má prática devido ao facto de o portátil aquecer com a bateria.
Agora se tiver mais atento e ver que o portátil não está muito quente é má pratica deixar a bateria chegar aos 50% e voltar a carregar até aos 100%? Ou retiro a bateria quando chegar aos 50% e ligo simplesmente à corrente?
David, se a máquina for recente e tiver bateria de litio então não tires a bateria e deixa-a sempre ligada à corrente eléctrica. Uma vez por mes, calibra-a, para isso podes usar o BatteryCare.
Sempre que a bateria estiver cheia e a máquina estiver ligada à corrente, esta somente irá recolher energia da fonte de alimentação e não da bateria.
As baterias de litio desgastam-se não pelo “efeito memória”, o tal termos do “está viciada” mas pelo fim do número de “ciclos” que esta permite fazer.
Cada ciclo é sempre quando há uma drenagem da bateria e depois a carregas até esta ficar totalmente cheia.
Já tem 1 aninho em cima e como deixei de usar o meu desktop por causa do ruído, o laptop passou a ser usado intensivamente.
E foi por acaso, que um amigo meu tinha uma aplicação chamada BaterryBar achei engraçado e instalei, foi então que reparei que já tinha 29% de desgaste e actualmente já ronda os 36%.
Agora já não deixo descer nunca dos 30%, mas normalmente nunca extraio a bateria apenas ligo à corrente ele chega aos 100% mas nunca tirei a bateria e pelo que percebo caso o laptop esteja quentinho é que convém remover a bateria certo, mas não convém remove-la com os 100% certo?
Uma pequena dúvida eu segui o teu conselho e instalei o BaterryCare, mas reparei agora que depois de ter carregado a bateria totalmente ate aos 100% ele agora não carrega a bateria com o PC ligado é normal? o.O
Tenho utilizado sempre sem a bateria, so mesmo com o adaptador, essa dos 50% não sabia, obrigado 🙂
Continuação de um excelente trabalho ao qual ja me habituei 😉
Estou avido para encontrar jovens extens nesta sociedade para um rumo melhor
Ricardo,
Adorei o artigo.
Minha bateria fica sempre no noot e o mesmo fica a maior parte do tempo ligado na energia. Quando preciso utilizar a bateria, mesmo mostrando esta 100% carregada, ela não não dura 2 min.
Quando fica ligada na energia devemos deixar sem a bateria?
ou devo fazer algum procedimento com a bateria e deixa-la no noot?
Te aguardo.
Muito obrigada.
JOSY
Já percebi que,de facto,semre que se usa a bateria devesse dixa que ela chegue ao modo de hibernação,mas após chegar a esse limite,posso ligala a corrente para carregar e continuar a mexer no pc?
Posso estar muito tempo com o pc ligado a corrente mesmo com a bateria carregada?
tenho um asus com 6 anos e acho que nunca lhe tirei a bateria.
ela dura cerca de 1 hora, posso dizer que esta viciada.?
Nao.
é claro que as coisas nao duram para sempre, podemos fazer trinta por uma linha mas jamais mudaremos certas coisas.
o que ha a fazer é trocar.
ha, uma bateria custa caro.
pois custa, mas um portatil novo custa mais.
paciencia.
ou tambem se troca de carro por este ter a bateria avariada,ou melhor um pneu furado.lolol
deixem-se disso.actualmente os portateis tem uma serie de controladores que dispensao essas paneleirisses.
mas cada um faz o que quer.
daqui a unica coisa que recomendo é que se use sempre a bateria pois em caso de picos de corrente ou falhas bruscas de corrente esta serve de ups e nao danifica o pc.como aconteceu com o meu asus tinha 4 dias em casa.e segui as indicaçoes do vendedor,tirar a bateria se estive-se ligado no carregador.
Olá tenho um problema a minha bateria nunca durou muito tempo mas agora dura ainda menos. Tenho PC HP Presario CQ61 e uso sempre modo de poupança de energia . Dura +/- 15 a 30 min. Sera que tenho comprar outra bateria nova ? Ou esta serve ainda ?
Boa tarde!
Vi aqui varias pessoas a fazer a mesma pergunta, mas nunca vi a resposta dada.
Afinal o que é calibrar uma bateria e como se faz?
Será que é desta que eu vejo a resposta???
É simples:
Se for um PC com Windows usem o BatteryCare, se for um Mac usem o Watts.
É simples e em caso de dúvida usem o nosso mail geral que ajudamos com mais informações.
Bom dia
Utilizei um adaptador universal no meu portatil mas julgo que terei colocado a voltagem mal e desde esse dia que cada vez que o ligo a luz da bateria pisca incessantemente.
Como poderei solucionar este problema??
Obrigado pela ajuda
boa noite. é aconselhável utilizar o portátil ligado à corrente e com a bateria carregada inserida? obrigado
Dependendo do portátil em questão, se ela tiver completamente carregada ou tiver completamente descarregada podes utilizar o pc com ela inserida.
PREÇOS ALGUEM SABE??
Muito bom o artigo… Seguirei todas as indicacoes… Resumindo:” sem bateria é muito melhor”
Estou a fazer um download pesado e quero deixar o computador ligado pelo menos 3 ligado sem a bateria só com o adaptador, posso ou isso vai destruir-me o portátil?
Estou a fazer um download pesado e quero deixar o computador ligado pelo menos 3 dias ligado sem a bateria só com o adaptador, posso ou isso vai destruir-me o portátil?
Boas Kyko, podes deixar utilizar o portátil sem bateria, mas é sempre arriscado para o disco rigido do portatil, pois se falta a energia por algum motivo o portátil fica sem alimentação interrompendo o teu download. Por outro lado podes descarregar a bateria completamente, depois fazer a carga completa e deixar o portátil na mesma ligado 3 dias que o único inimigo vai ser mesmo a temperatura que o portátil estará sujeito no processo.
Então não devo usar o computador ligado a corrente?
Ola caros,
disseram que , apesar ter a bateria completamente viciada e o computador ligado à corrente, a por à mesma a bateria porque assim evitava descargas elétricas que danificam o computador, é verdade?
(já estava habituado a não usar esta, pelo que já notei diferença no peso..)
O meu portátil tem um ano. Achei este artigo e o outro sobre a calibração para manter a duração da bateria (que aparentemente não sofre efeitos de memória) bastante útil e fui experimentar ambos. A página HTML revelou-me menos uma hora e picos do que o “designed for”… Segui à risca as instruções para a calibração do software/hardware que controla a duração da bateria… Bem… Hoje deu para pouco mais de duas horas e não as 4h e tal da últim,a vez….?!? 😛
Muito bom artigo. Só para ficar claro, a utilização do computador ligado à corrente e com a bateria completamente carregada não diminui o tempo de vida da bateria certo?
Tenho um computador recente hoje coloquei a bateria com o computador desligado quantas horas devo esperar? Tenho que carregar ate 50%? E depois o que terei que fazer para não viciar a bateria? Alguém me pode ajudar na explicação da boa vida para a bateria?
Muito interessante e curioso em algumas dicas aqui deixadas. Muito agradecido.
Muito obrigado por este esclarecimento e ajuda!
Excelente trabalho ppiware
Abraço