Terminal Linux no Windows – Cygwin 1.5.25-14
Nunca usou o terminal do Linux? Não tem um Linux instalado e precisa do terminal poderoso do Linux no Windows? Quer testar uns comandos? Calma, sem stress, tenho aqui a solução.
Num dia destes o meu chefe chegou ao pé de mim e disse-me que queria aprender Linux. Fiz-lhe logo a pergunta chave:”Qual a distribuição que quer que eu instale na sua máquina? Vamos ter de fazer dual-boot”, ao que ele me respondeu, mas eu quero aprender Linux a partir do Windows… Hum…então crio-lhe uma conta num servidor Linux e assim já pode aceder via SSH…ele torceu o nariz !!!
E é isto que acontece com muito boa gente. Como referi anteriormente, eu tenho aqui a solução. Vamos lá… (Vou-me adiantar...com o Cygwin já é possível ter a parte gráfica (X) de um Linux a funcionar num Windows. Ver fim do post)
Cygwin é uma aplicação que se instala no Windows e permite emular o terminal do Linux. Usa uma DLL do Windows, para que aplicativos GNU possam funcionar num sistema Microsoft.
O Cygwin é uma boa opção para quem quer conhecer o Unix. A instalação mínima ocupa apenas 30 MB e possui vários utilitários poderosos do mundo UNIX. Neste site, pode-se consultar uma lista de programas que já podem ser executados utilizando o Cygwin.
Apesar de o programa emular um terminal Linux, é possível facilmente aceder às partições do Windows. Para tal basta fazer cd /cygwindrive/<drive_letter>
Como começar:
1 – Efectuar o download da aplicação no site da Cygwin aqui.
2 – Duplo click no ficheiro setup.exe e irá aparecer a janela seguinte. Depois Next >
3- Escolher “Install from Internet”
4 – Escolher a pasta onde instalar o aplicativo (no meu caso c:\cygwin)
5 – Escolher uma pasta para guardar os ficheiros obtidos via Internet
6 – Escolher a forma de como se liga à Internet. Normalmente “Direct connection”
7- Escolher um “mirror” de onde vamos efectuar o download dos programas que necessitamos
8 – Download da lista de pacotes necessários para o cygwin funcionar
9 – Escolha dos pacotes a Instalar.
10 – Instalação dos pacotes base e pacotes escolhidos
Uma vez instalado, chegou a hora de experimentar. Ir a Iniciar->Programas->Cygwin. Vou mostrar-vos nas próximas imagens alguns dos comandos
Nota: Actualmente já é possível correr a interface gráfica do Linux através do Cygwin/X. Fica aqui a dica e desde já a nossa promessa para a escrita de um artigo. Linux Rulez !!!!!!!!!
Este artigo tem mais de um ano
excelente post… isto vai dar a conhecer sem grandes stresses as potencialidades do Linux/Unix aos mais distraídos 🙂
viva
tinha uma pergunta
é possivel ter uma rede linux/windows no mesmo pc? e a entrada da net vir pelo linux ( modo firewall) depois passar para a rede windows?
abraços
realmente bem util p\ novatos comecarem a ter umn contato c\ a parte grafica e o terminal do linux
ozie,
Sim é possivel. Podes até fazer de um Linux um autêntico router 🙂
Pedro Pinto
OFFTOPIC: So para avisar que a ati lançou uma nova versão de drivers para windows e Linux.
ATI Catalyst™ 8.7
http://ati.amd.com/support/driver.html
Já agora para quem não sabe, a maioria dos router actuais são autênticos PC mais poderosos que os 1ºs pentium e adivinhem o que correm??? Linux (eu disse maioria não disse todos antes de criticarem)
A asus até já tem um que faz de servidor ao mesmo tempo e tudo.
tenho uma pergunta pedro
eu ja conhecia esta aplicaçao.. mas é possivel usar algum editor de texto em k se possa editar e ver o ficheiro?!
brigado e continuaçao de um bom trabalho pessoal.. 😉
Para quem quer apenas um terminal em Windows ou Pocket PC aconselho vivamente o Putty ou PocketPutty.
Para quem quer trocar ficheiros facilmente entre Windows e Linux, aconselho o WinSCP.
Cumprimentos
Eu nao aconselho ter um PC a servir de router… estão a gastar energia que tão cara é…
comprem um router, modem adsl, firewall, vpn, wifi, etc etc etc.. tem tudo em 1 e usa ou linux, ou freebsd, ou algo do genero.
Por exemplo, eu tenho um Siemens SX763 e aquilo é uma maravilha. tenho ADSL 16/1, e pelo menos 2 Pc’s fixos e uns 6 portateis, pelo menos 2 jogam WOW online, 2 usam Torrents, 2 usam VOIP.
tudo isto ao mesmo tempo e a unica coisa que as vezes fica curto é nas virtual hosts, mas para quem usa aplicaçoes com UPNP nao ha problema!
força… e poupem na electricidade.
pois ter um PC velho pouco eficiente energeticamente so para servir de router com um linux… nao eh boa opção
De referir que o cygwin é bastante giloso em termos de recursos da máquina.
Malta, um verdadeiro comentário ao post:
Sim senhor, bem caçado, mas (ai ai, o que é que virá aí?) eu acho que um live CD faria melhor figura.. Talvez o utilizador necessite de algo mais do que apenas ver uma linha de comandos e testar alguns.
Tá engraçado, mas … Live CD –the real Distro–
THE POWA OF UBUNTU!!!
http://www.penguincommunity.wordpress.com
(precisava de um slogan para a comunidade, LOL) 🙂
@Canha: Podes. Experimenta o VIM. Embora seja mais que um editor de texto (podes programar nele), tambem funciona como tal.
Eu, basicamente, aprendi a programar C com o VIM em ambiente cygwin. Bons tempos em que nos obrigavam a fazer tudo a mao…
É bom ver que o cygwin nao ta parado e continua em desenvolvimento.
@Kayn e @Canha: secalhar é melhor usar o NANO, o VIM pode ser complicado para um utilizador novo porque tem os seus comandos e tens de andar a ver pelo manual, o NANO mostra-te os comandos essenciais e escreves tipo notepad nele, ao contrário do VIM, que tens de clicar no INSERT para escrever ou usar outros comandos para substituir palavras, etc.
considero o VIM melhor, mas mais complicado para um utilizador novo no linux
Viva,
Sera que esse terminal permite usar o gedit, gcc … ou seja dá possibilidade de programar como se estivesse no linux e construir uma aplicação client/server multithreding… etc
@Nuno
Não sei se permite, mas provavelmente se precisas de usar tanta coisa de linux mais vale instalar ou correr um live cd como já sugeriram, não?
O terminal é ideal para fazer manutenção e trabalhos “pequenos”, mais do que isso já compensa provavelmente uma instalação ou live cd.
Parabéns por mais este excelente post.
Já agora, uma das grandes utilizades do Gygwin é, no entanto, a possibilidade de se programar em windows usando as funcionalidades do Linux, nomeadamente em termos de processos e rede.
Zé
@Bruno.
és capaz de ter razão! a questão é que tenho 2 boots esta escolha foi pk como alternativa tinha de instalar o VMWARE, o que me iria tornar o sistema mais lento.
Estava a espera que esta solução me permitisse um pouco mais de comodismo.
A ver se instalo … estou curioso será que é mais leve do que o VMWARE ?
@Nuno
É consideravelmente mais leve que o VMWare dado que não está a emular uma máquina virtual, mas tens de compreender que são coisas diferentes.
Dual boot é o mais indicado normalmente, tens de rever melhor as tuas necessidades, porque duvido que seja mesmo necessário “andar de boot em boot”
pois..eu cmo tou na faculdade..nos usamos o vi cmo editor de texto..mas cmo tenho muitas cenas no windows..nao me da jeito tar sempre a mudar para o ubunto..entao econtrei o Cygwin aki no pplware e ate axei fixe..mas nunca consegui usar nenhum editor nem de fazer o download dos packages..mas ja ta la..
thanks Kayn e Bruno Bernardino
cumps
gente,é possível programar em C ANSI usando o Cygwin