Turbinar o Windows Vista – Parte II
Existe uma certa relutância, por parte dos utilizadores, a aceitar o novo Windows Vista como sucessor legitimo do Windows XP. Em termos gerais, existem 2 razões para isso acontecer:
- Nunca utilizaram e "tocam a música pelo bico de outro";
- Instalaram, em máquinas com mais de 1 ano, não afinaram convenientemente o sistema e detectando alguma lentidão em comparação com o Windows XP.
Além destas 2 razões, que são a grande maioria dos resistentes, outros utilizadores, que têm um má imagem sobre o Vista, reportam algumas razões com fundamento, nem tudo é perfeito, ainda falta, alguns "votos de confiança" e maturidade a este Sistema Operativo.
Mas para os utilizadores das 2 primeiras razões do descontentamento, deixo uma sugestão:
- Vamos turbinar o Vista.
São vários os passos que iremos dar, passos certos para uma redução do consumo de recursos por parte do hardware em função de software inútil. Siga as sugestões, mas tenha também uma atenção quanto ao impacto que estas terão no seu sistema.
1 - Existem várias alterações ao registo do Windows, encontrei este zip, em baixo para download, com algumas dessas alterações compiladas, descarregue, descompacte e adicione o .reg [dois cliques em cima para o instalar] (obrigado Malamen pelo ZIP).
Download: Comandos para registo
Dentro, encontrará alterações para o registo, que permitem colocar no menu de contexto o comando mover para, copiar para, etc., Também adicionará comandos, que obrigam o sistema a desligar tudo o que está aberto no ambiente de trabalho, aumentando a velocidade de encerramento. Estas e outras alterações que já falamos no Pplware.
2 - Desligue funcionalidades inúteis, funcionalidades que não utiliza.
Pode ver neste artigo do Pplware, onde encontra a janela que activa e desactiva funcionalidades do Windows Vista. Ao desligar certas funções, que o Vista carrega por omissão, estará a aliviar o arranque e o desempenho geral do sistema operativo, notará um aumento de rendimento e notará um consumo de memória inferior.
3 - Botão direito do rato no item Computador, seleccione Propriedades ou use as teclas WIN + Pause/Break, clique em Definições Avançadas de Sistema, que se encontra no lado esquerdo da janela que se abriu, pode atalhar escrevendo sysdm.cpl na barra de pesquisa, clique no enter. Agora no separador Avançadas clique no botão Definições.
Com a janela das Opções de desempenho aberta, desligue todos os efeitos visuais. Agora vamos activar somente as seguintes:
- Activar composição do ambiente de trabalho [se quiser usar o tema Windows Aero]
- Activar vidro transparente [para usar as transparências do Windows]
- Mostrar pré-visualização e filtros na pasta
- Mostrar miniaturas em vez de ícones
- Mostrar o conteúdo das janelas enquanto são arrastadas
- Suavizar os limites dos tipos de letra no ecrã
- Utilizar sombras para nomes de ícones do ambiente de trabalho
- Utilizar estilos visuais em janelas e botões [se quiser usar o Windows Aero ou o tema base]
Se eventualmente desligar alguma que entenda ser fundamental para si, na utilização do Vista, volte aqui e ligue-a.
4 - Agora no Painel de controlo, clique no ícone Opções de pastas e vá ao separador Ver.
Aqui também vamos alterar o estado de algumas opções, que estão configuradas por pré-definição, estas consomem recursos e são de pouca valia.
Vamos desactivar as seguinte:
- Apresentar informações sobre o tamanho do ficheiro nas sugestões da pasta.
- Apresentar vistas de pastas simples no painel de Navegação.
- Ocultar extensões para tipos de ficheiro conhecidos.
- Mostrar ficheiro NTFS comprimidos ou encriptados a cores.
- Mostrar descrição de pop-up para itens de pasta e do ambiente de trabalho.
Além destas tem outras opões que pode desligar, no entanto, pelo que li, não afectam os recursos utilizados do sistema, é como quem diz, nem aquecem nem arrefecem.
5 - Agora clique com o botão direito do rato sobre o ícone Computador no ambiente de trabalho e seleccione a opção Gerir (pode usar o comando services.msc, correndo-o no Executar ou na Barra de pesquisa do Menu Iniciar, clique em enter para executar).
Agora, vá a esta janela, Gestão do computador e escolha a opção Serviços e Aplicações, aí clique no link Serviços. Aqui poderá colocar uma série de serviços para o estado Manual, serviços esses que estão a arrancar com o Windows, em modo Automático. Ao não arrancar com o Windows a máquina registará uma aumento de velocidade nas acções.
Estes são alguns que poderá colocar em modo Manual:
- Experiência de Aplicação
- Browser do Computador [caso não tenha ligação a qualquer rede]
- Gestor de Sessões do Gestor de Janelas do Ambiente de Trabalho [caso não utilize o tema Aero]
- Serviço de Políticas de Diagnóstico
- Cliente de Distributed Link Tracking
- Serviço de indexação [se não utilizar frequentemente a pesquisa do Vista]
- Ficheiros Offline
- Serviço Enumerador de Dispositivos Portáteis
- Spooler de Impressão [caso não utilize qualquer impressora]
- ReadyBoost [caso não utilize este serviço]
- Registo Remoto [desligue sempre este recurso pro segurança]
- Início de sessão secundário
- Centro de segurança
- Servidor [se o PC não está ligado a qualquer rede]
- Restauro do Sistema [se não utilizar este método de recuperação]
- Serviço de entrada do Tablet PC
- Programa Auxiliar TCP/IP NetBIOS
- Temas [caso queira somente usar o tema clássico do Windows]
- Serviço Relato de Erros do Windows
- Serviço de programação do Windows Media Center [se não utiliza o agendamento do WMC]
- Pesquisa do Windows [ se não utiliza frequentemente esta função]
- Hora do Windows [se não conta com esta função]
NOTA: Em cada serviço, caso tenham dúvidas, poderão ler um pequeno resumo explicativo com a função do mesmo. Também, se derem um clique sobre o mesmo, na janela individual de cada um, poderão ver se este é dependente ao interfere com outro qualquer serviço, relacionando-se em qualquer fase do funcionamento do Windows.
Será por isso mais fácil descobrir, caso aconteça, qual deles não está ligado. Atenção que este processo de passar os serviços de modo Automático para Manual é totalmente seguro, caso o serviço seja requisitado o Windows perguntará se o querem ligar.
6 - Escreva msconfig na barra de pesquisa e enter. Agora vá ao separador Arranque e desligue tudo o que estiver a mais, deixe o Antivirús e pouco mais. Caso tenha um portátil tenha em atenção aos serviços dos objectos tipo Touch Pad etc., caso os desligue e façam falta, volte aqui e ligue de novo.
Antes de fechar esta janela, vá ao separador Serviços e esconda os serviços da Microsoft, veja que serviços de terceiros estão a correr com o seu sistema operativo, por exemplo, actualizações ou verificações de versões, de software instalado na sua máquina, estes podem ser desligados.
Com o Windows Defender, pode também retirar do arranque aplicações que estejam colocadas para iniciar com o Windows, assim como pode remover do arranque o próprio Windows Defender. Abra o Windows Defender e clique na opção Ferramentas e depois em Explorador de Software.
7 - Abra a janela do Som no Painel de controlo, ou escreva no menu de pesquisa mmsys.cpl e clique em enter. Vá ao separador Sons e nos Esquemas de sons, seleccione Sem sons. Aqui pode deixar, eventualmente, alguns mais importantes como o do Inicio do Windows, o de encerramento ou o de erro, por exemplo.
8 - Depois de ter feito estes pontos que falei, verá um aumento considerável das performances do Windows Vista. Caso queira mais, caso queira personalizar e optimizar o Vista além destas que falei, utilize uma das várias ferramentas de tweak que já falei aqui no Pplware. Deixo esta pequena relação de aplicações de terceiros, capaz de executar muitas configurações de personalização e optimização.
Lista de Software de Tweaking do Windows Vista:
9 - Não posso deixar de vos relembrar este, este, este e este artigo, que são muito importantes para a saúde do Windows Vista.
10 - Por fim, não se esqueçam que o rendimento também parte do suporte, onde o Windows está gravado e onde corre os ficheiros de apoio, o disco.
Desfragmente e limpe-o com regularidade, é um importante meio para ter mais velocidade no sistema operativo.
Espero que seja útil, este guia e que altere algumas ideias mais "rijas" de utilizadores ainda relutantes ao Windows Vista.
Este artigo tem mais de um ano
Bom post, agora já posso ter melhor desempenho
Excelente tutorial. Parabéns!
Cumprimentos
Hum… Parece-me um bocado trabalho a mais para optimizar um SO.
O próprio SO já devia ser eficiente “de fábrica” e não precisar de tweaks. Muitos dos tweaks aqui citados não são novidade e já vêm do Windows XP, mas no XP sem muito mexerico o SO é rápido e está pronto a utilizar. Não me convence.
Concordo contudo em que um ponto fulcral do desempenho seja o disco devidamente desfragmentado.
Gostei das dicas! É uma questão de “afinar” o sistema. Mas, sinceramente…., não creio que a aceitação do Vista será muito grande agora, visto que logo sairá o Windows Seven. Acho que a maioria vai querer esperar mais um pouco. Concordo que o Vista é uma evolução, mas é muito guloso com os recursos de hardware.
agora so uma pergunta um kadito estupida, dum utilizador do XP.
será que prefiro instalar o XP e nao ter mais nenhum trabalho pa fikar com um sistema estavel e fiavel ou instalar o Vista e estar kom esta trabalheira toda???
no meu caso, a resposta é muito simples.
XP
fikem bem
hasta
PS: ja instalei e utilizei o vista (mesmo apos o SP1) e tb ja o utilizei por algumas semanas num PC novo de gama alta.
tyurias mas se não optimizares o teu XP, este também não terá o rendimento que se espera de um SO actual, aliás, sairam muitos mais truques e dicas para optimizar o XP que para o Vista.
Claro que muitas delas servem em ambos os dedos, mas é um facto que o próprio XP de (fábrica) traz muitas imperfeições.
Agora, em termos de consumo de recurso,o Vista tem uma grande vantagem, o Vista gere de forma muito mais optimizada os recursos existentes, fazendo uma “ginástica” muito interessante com os serviços em utilização.
Depois, necessita de muito menos aplicações de terceiros para desempenhar funções do dia a dia, como ferramentas multimédia, ferramentas de backup, etc etc etc.
No final, o Vista estará bem mais “leve” que o próprio XP, depois da “malta” o atulhar de ferramentas necessárias.
Por exemplo, ao nível da segurança, os recursos utilizados pelo Vista são inferiores ao que o XP utiliza quando gere no mesmo plano de segurança, tudo o que o XP comporta.
Mas… o grande problema são os drivers de equipamentos mais antigos, aí sim, o Vista tem, muita dificuldade em conseguir estabilidade, em comparação com o XP.
Bom post
caro Vitor, concordo kom tudo o k disseste, mas parece-me k o XP de fabrica é bem mais estavel e leve k o Vista.
tb é verdade k o meu PC ja tem kase 3 anos mas o vista a mim, nao me convence.
talvez espere pelo seu sucessor.
fikem bem
hasta
PS: penso que esta agradavel troca de ideia é benefica para todos.
deveria ser sempre assim, digo eu
Um SO que precisa de tanta afinação após uma instalação nova não pode merecer a confiança da generalidade das pessoas:
1- Só uma minoria é que tem os conhecimentos para tais afinações.
2- Pessoas/empresas/instituições que prezem a eficiência de um SO não podem andar a perder tempo com afinações.
3- O Windows XP serve perfeitamente para tudo o que seja necessário fazer em termos de trabalho ou lazer, com a mesma ou melhor eficácia que o Vista.
4- A relação preço/qualidade não compensa, ainda por cima se as pessoas já têm o XP.
Tendo em conta estes três pontos, para quê o Vista? Quem tem o XP pode sentir necessidade de um SO mais recente (se bem que não ache que seja assim tão necessário). Contudo, e olhando bem para o que existe, mais vale poupar dinheiro, manter o XP com SP3 e esperar que o Vista melhor ou que saia uma nova versão.
@tyurias
Li o teu comentário e não pude deixar de perguntar: achas o XP mais leve que o Vista e vais esperar pelo seu sucessor certo? Então e achas mesmo que o Seven vai ser mais leve que o Vista?
Sim, concordo que esta troca de ideias está óptima e até acho estranho ainda ninguém ter dito “Linux não precisa de nada disso!”
Cumprimentos
Tiago Salgado imagina que uma empresa hoje, com máquinas recentes, compra as licenças dos seus sistemas operativos, têm máquinas actuais e têm de escolher um SO para o futuro, o que achas que devem escolher?
Um particular, compra um portátil, tem a vantagem de poder escolher o sistema operativo que quer na máquina, visto a máquina estar com mais do que uma escolha, como será uma máquina para o garantir nos próximos 4 anos, que sistema operativo deverá o particular escolher?
Um escola tem necessidade de comprar material informático, para as suas salas de aulas, formação portanto, que sistema operativo deverá comprar?
A verdade é que a resposta passa sempre pelo mesmo: Windows Vista, quer queiramos quer não, a verdade é que a estrutura do Vista está preparada para enfrentar os desafios vindouros, e está apto a evoluir, a sua vitalidade não se esgota com a hipotética chegada do Seven, pois se o salto do XP para o Vista, deixou muita gente sem hardware à altura para acompanhar, imagina do XP para o Seven.
Podemos não concordar.. mas somos partes integrantes deste tabuleiro tecnológico, é vida 😉
Vejo tanta discussão entre Xp e Vista… mas e que tal pensarem em SO livres? Tenho o Ubuntu instalado e consigo um sistema mais estável, mais rápido e mais acessível em todos os aspectos em relação ao Windows…e é verdade não custa 200€…
Eu já experimentei usar o Windows Vista e detestei-o!
Aquele Painel de Controlo é um CAOS para mim. Uma coisa que para mim é muito fácil de fazer em XP ou Ubuntu é configurar uma ligação de rede (cablada ou wireless), em Windows Vista foi um MARTÍRIO (com a placa de rede a perder a ligação sem razão aparente). Tentava ir às propriedades da ligação para fazer um “restart” da ligação mas aquilo é simplesmente difícil demais para mim 🙂 . Tive de reiniciar o computador para por a “coisa” a funcionar 🙂 .
Como disse, em XP é muito fácil e em Ubuntu ainda mais fácil é porque o Network Manager é de facto uma aplicação Linux excelente em termos de facilidade de uso: acessível e fácil!!!
Acho bem que tem tenha de usar o Vista para trabalhar o tente optimizar e simplificar, eu faria o mesmo. Felizmente, desde que comecei a usar o Ubuntu sinto-me tal como me senti quando comecei a usar o Windows 95: maravilhado pelas maravilhas da Informática!
Mas a escolha de um sistema operativo, ou qualquer outro software prende-se essencialmente com duas questões: gosto pessoal e funcionalidades disponíveis. Há coisas que o Windows tem e o Linux (ou MacOS) não, e vice-versa. Todos são bons naquilo que fazem bem…
Ups, fugi um bocadinho do tópico 🙂 !
Bom fim de semana para todos.
ATENÇÃO!!!!
HÁ SERVIÇOS QUE NÃO SE DEVEM TIRAR DO AUTOMÁTICO, como o “Ficheiros Offline”, que automaticamente estamos a desactivar o serviço de Shadow Copies (do Windows Vista Ultimate)…
e depois queremos uma versão anterior de um ficheiro e não temos 😉
A discussão em torno do SO é válida, parabéns a todos. E por quê não o Linux?!! É verdade, mas já que estamos falando especificamente de Windows nesse post, as dicas do Pplware são excelentes para otimizar o Vista, sem dúvida!!
Cada um tem a sua opinião, seus gostos pessoais, suas necessidades e quanto em $$ podem investir em hardware ou SO novos. Talvez essa rejeição ao Vista vá diminuindo aos poucos, como foi com o XP. Mas, ao meu ver, o grande problema da migração do XP para o Vista, é que o XP é um SO maduro e que satisfaz plenamente muitas pessoas e empresas, que não vêem necessidade de uma troca imediata. Abraços!
Apesar de apolgista do XP ainda por todos os motivos que ja se conhecem, rendi-me ao Vista, e faço-o por duas simples razoes: O sp1 deu a estabilidade minima que espero num SO, e segundo, pensando no futuro tenho de aprender os cantos a casa do Vista, para poder mecher em tudo com o avontado que tenho no XP.
Apos algum tempo de uso, reconheço as vantagens do vista que nao sao poucas, o que nao invalida que ainda pense que o Xp esta a altura por enquanto do que as pessoas pressisam.
Nuno Peralta sim, somente quem utiliza essa função, aposto que mais de metade dos utilizadores caseiros do vista, desconhece.
Embora já tivéssemos falado aqui e está referido no post.
Óptima chamada de atenção 😉
Só tenho a dizer bem do Windows Vista. Até hoje, nunca tive problemas. Se calhar é sorte, se calhar não. Não é lento, corre programas na perfeição, raramente tenho brakes. Penso que se toda gente utilizar ferramentas de manutenção, um bom antivírus, e se cuidarem assiduamente o SO, não terão grandes problemas.
Na minha opinião, a mudança do XP para o Vista, só tem lógica a quando da aquisição de um novo computador.
Tendo em consideração que já se possui uma licença (e bastante cara por sinal) não seria capaz de fazer essa evolução apenas porque “saiu um novo windows”.
Quanto às criticas ao Vista e à incompatibilidade com hardware e aplicações, lembrem-se do que aconteceu quando saiu o XP… A mesma coisa… ninguém queria ir para o XP porque tinha falhas, era incompatível com muito hardware e muito software nem sequer funcionava. Pondo lado a lado os 2 sistemas operativos, tomando em consideração o XP quando saiu, acho que o Vista consome mais recursos mas é mais retrocompativel.
Como o Vista não traz nada de novo que realmente eu (e a maioria necessite) para mim a regra de ouro é assim:
1. Já tens um PC com licença do XP?? Fica quieto com ele!!
2. Vais comprar novo?? Ficas com o Vista.
Pronto… eu tenho um PC em casa com Windows XP legal (já tive Vista só para experimentar e funciona perfeitamente) mas não vou piratear só para ter o Vista (até porque se perde algum desempenho).
Tenho um portátil com Windows Vista… e aí deixei estar e também não tenho grande razão de queixa, especialmente pós-SP1 😉
1º – Jogos, têm o mxm ou até melhor desempenho no Vista k no XP, mas a diferença é praticamente nula….
2º- Rede, a rede no Vista está muuuito mais simsples, criar rede wireless com o portátil nunca foi tão fácil… A detecção de rede é mt mais simles… A partilha nem se compara kom a do XP, no Vista a partilha está a distância de 2 ou 3 cliques..
3º- Segurança, o Vista é mais seguro que o XP em questões de segurança, e podem ver na net várias avaliações para confirmarem..
4º- Maturidade, o Vista é notóriamente mais maturo na sua primeira versão k o XP foi na dele.. O Vista interage com processos mais rapidamente…
5º- Lentidão, Vista só é lento em PC’s antigos, no meu portátil do e-escolas está super rápido….
6º- Para kem espera pelo Windows 7, podem ficar a saber k os requesitos de hardware vão ser iguais, ou ainda mais altos k o do Vista..
No Vista, o controlo sobre as contas está muito simples, mais completo e fácil. Também há uma tecnologia o Superfetch que “aprende” os hábitos do utilizador.. Os efeitos estão bonitos e espectaculares… O Sistema de procura está muito a jeito, e tembém fácil de mexer…. Os drivers agr já são dão kuase todos no Vista… No Vista consegue-se controlar o Som de cada aplicação, o k também dá mt jeito….. Como já disse, a Rede está muito mais simples de interagir… Pode-se escolher o tamanho dos ícones do Ambiente do Trabalho… Gadgets…. Etc, etc, etc….
Testei agora no meu laptop e sempre gasta menos uns 30/40MB de RAM (parece-me)!! Pena que como tenho estado em casa não tenho usado muito o portátil!!
Não é mais fácil usar o Mac OS X que já vem pronto de fábrica?
Tem um amigo meu que comprou um portátil que veio com o Windows Vista Starter de fábrica, nunca vi coisa pior!
Concordo com o Vasco, mas gostava de saber como fazem com o Xp para jogar em Dx10?
Sei que nem toda a gente gosta de jogar, para esses o Xp, Ubuntu ou mesmo o Mac são boas alternativas.
Quanto ao ficar a espera do Seven vai acontecer o que ja acontece no Vista vão dizer ai gosto mais do Xp do que do Seven!!!!.
Já agora os outros OS não tem DirectX por isso os jogos que aparecem no mercado que quem gosta e pode jogar no máximo ou próximo disso terão de jogar com Dx10 pois a diferença para o Dx9 e enorme.
Mas cada um usa aquilo que mais goste ninguém é obrigado a mudar.
Eu tenho Vista Ultimate e nunca tive problema nenhum excepto com a placa de som que não tinha drivers no momento e acabei por ficar com a onboard que também da conta do recado.
Bons jogos com Dx9 ou Dx10
exclente tutorial bem rico em detalhes e util p\ agilizar a performace do Vista segui algumas dicas que achei mais conveniente realmene sienti uma certa diferenca na performance mas nada assim absurdamente mais rapido
So para completar….ou dando mais palpite
Se tem instalado no seu pc o nero, desative o NMINDEXINGSERVICE.EXE e NMINDEXSTORERSVR.EXE
serviços desnecessários….
Boas tardes.
Em primeiro lugar quero dar os parabéns pelo excelente post que elaborou Vítor.
Em segundo lugar, queria perguntar a todos os utilizadores do Vista, se é impressão minha, ou é geral, o facto do Vista demorar algum tempo a encerrar.
Cumps,
António Tavares
O meu encerra normalmente (Knd o encerro, o k akontece raramente LoL!)…
Isso pode ser por causa das actualizações…
Excelente artigo!! 🙂
Até admira como não deu azo à discussão Windows-Mac-Linux, parte 36!!
Bela trabalheira para ter performance. lol
Se ninguem explicar muitos não vao usar.
Só ainda não instalei o Vista por:
Falta de tempo.
Falta de espaço.
Não ter nenhuma função xpto que o XP não tenha.
E voltar a por um sistema pronto a trabalhar mesmo como gostamos cuuuuusta.
Para não falar no preço. Num utilizador normal.
Que não se aplica pois tenho ambos SO à borla no trabalho.
E o meu pc em casa tem mais que 1 ano!! 😛
Estão a comparar o a velocidade do WinXP com o WinVista tweakado…
Imaginem o WinXP tweakado comparado com o WinVista tweakado continua a ver diferenças bem grandes, grandes demais…. Só quem usa o PC pa trabalhar com o Word é que não nota….
Boas, no meio desta discussão, faço uma pergunta… Quando de fez a passagem de Win Millennium e Win98 para XP também foi uma grande “guerra”, e que ninguém queria mudar o seu SO? No inicio muitos poucos também…, por isto e por aquilo, e por mais algumas razões…. . As pessoas têm de perceber que existe uma normal evolução das coisas e os SOs não são excepção….
Eu tenh o vista à 1 ano, e consegui “evoluir”… LOL…. Mas cada pessoa é como cada qual….
Cumps…
AHAHAHAHAHAH
Estes comentários estão cada vez mais “fantabulásticos”. Que peixeiras me saíram estes anti-Vista !!! Sirva a carapuça a quem entender 😀
EXCELENTE POST, exceptuando que dá muito trabalho, sobretudo a quem está demasiado ocupado a falar mal em vez de aprender e aumentar conhecimentos.
“Hasta” pública
Tenham dó 😉
Boas, fiz essas cenas e agora a apagar o que escrevo com o backspace isto apaga devagar tipo caracter a caracter. Sabem qual é a opçao que fez isso?
Cumps.
Só vou dizer isto:
– Quando o XP também todos diziam que era pesado para as máquinas da altura e que ficavam pelo Win98
– Agora com o Vista a história repete-se…
O Vista é superior ao XP.
E é perfeitamente normal as pessoas pensarem desta maneira, mas mais tarde ou mais cedo acabam por ceder…
Cumps.
da resultado mas tambem sei umas coisas k nao mostra e k ajuda no msconfig
1º abra o msconfig (iniciar,executar,e escreva na caixa msconfig)
2ºclique na tab “arranque (boot)”
3ºno lado direito estara um tempo limite de 30 segundos mude para 3 segundos
4ºna mesma tab clique em opçoes avançadas.
5ºclique no numero de processadores e ponha 2 processadores NAO PONHA MAIS DE 2 POIS PODE TER EFEITOS NEGATIVOS EU ESPREMENTEI E N CONSEGUI ABRI O PC TIVE DE IR AO MODO DE SEGURANÇA POR 2 PROCESSADORES
PORTANTO
-TEMPO LIMITE -30 PARA -3
PROCESSADORES PARA 2
vista na minha opniao o vista e uma bosta eu nunca intendo as coisas dele,ké dize entende intendo mais e mt chato o tipo deli e tudo
Eu acho que as pessoas falam muito mal do vista, mais procuram coisas que represente o vista como uma skin do vista, ou um media player 11, ou uma proteçao de tela, se o vista fosse nao ruim ninguem queria nada dele… muitos estao apanhando do vista e por isso falam mal, o xp os é melhor pois ja esta no mercado a anos e todos ja o conhecem muito bem…eu uso o vista a 9 meses e nao vejo tantos problemas…
abraços
Só pa avisar por quem esta a espera do w7 que o salto vai ser como do 98 po xp viste que este novo SO não terá versão 32bits. Vai haver muita coisa que nao vai funcionar. Felizmente a microsoft deve ter aprendido com a experiencial do salto anterior e o xp64 e vista64 ja ajudam as empresas a criar bons drivers mas para mim continua mt verde. Há que trabalhar até la!
Aquele ficheiro com alterações ao registo, que alterações em concreto faz? Já estive a pesquisar na net e não encontrei resposta, e não gosto de fazer alterações que não conheço… :-S Obrigado
Eu tenho o windows vista num pc que comprei novo e gosto muito,isto quando o vista saiu nunca me deu un problema.
Gosto e vou manter.
Tambem tenho um pc com XP que funciona na perfeição que tambem vou manter já actualizado para o sp3.
Desempenho tanto nun como no outro nada tenho a dizer,OPTIMOS desde que se tenha un bom antivirus e programa de limpeza.
Quanto a alterações so para entendidos.
Boas, malta sinceramente acho que o que acabaram de dizer tem bastante sentido e mostra bastante conhecimento acerca de SOs mas sinceramente acho que o windows seja ele o 95, 98, xp, vista comparado com alguns sistemas operativos da linux e da sun, tornam-se simplesmente não comparáveis. Se tivermos em conta que em quase 15 depois do 95 anos não vimos, em termos de ambiente gráfico, nenhuma alteração grandiosa. Sinceramente acho que falta a microsoft simplificar os seus SOs e torna-los mais práticos… pois todos sabemos que o que hoje se procura não é um ambiente bonito mas sim prático em que o clicar no rato seja o menos possível… Abraço a todos 😉
Os 2 pontos apontados são giros, mas …
1 – “Nunca usaram ou usaram num pc antigo”
de facto essa percentagem de malta, mais valia estar calada.
2 –
b) pc antigo, 1 pc com 1 ano não pode ser um pc antigo para um SO. ninguém tem culpa que a M$ tenha uma necessidade exponencial de hardware. isso é culpa única e exclusiva da M$. igualmente, por outro lado, esta afirmação é completamente falsa, quando usamos laptops NOVOS, com placas medium range, e o portátil tem melhores performances em jogos do que na avaliação para vista … na parte do AERO. então o portatil é bom para correr jogos, alguns até exigentes e não é para uns efeitozecos no desktop? come on …
b) “não o afinaram” ? então? mas estamos onde? o SO tem que ter uma performance decente, Out Of The Box, ou estamos a falar de um SO com 0,05% de quota de mercado? compreendo tudo o que foi dito no post e concordo .. para advanced users. não para home users que instalam, e vão á net ver o site d’aBola. Ou mesmo para utilizadores mais intensivos mas que nunca no XP tiveram que andar a mexer em “msconfig” nem sabem que raio é isso.
Não tarda compra-se um carro que engasga, mas afinal é bom porque é preciso é re-apertar o motor todo …
É impossível optimizar um sistema que está longe de ser bom.
@jmtdstoc:
“Há coisas que o Windows tem e o Linux (ou MacOS) não, e vice-versa.”
O quê? Os jogos? Para isso mesmo é que existem as consolas! Muitas das “inovações que agora aparecem no Vista ou mesmo no Mac OS X já eu as tinha visto em sistemas operativos Linux.
Ubuntu rocks my socks.
o vista e muito bom
O que as pessoas não entendem é que o windows XP foi lançado a MUITO tempo… na época, as pessoas diziam do XP oq dizem hj do VISTA pq os computadores normais daquela época eram feitos para windows 98. Hj, o windows XP é rápido, pq rodam em computadores muito melhores, mas ainda sim são computadores para windows XP. Daqui a alguns anos, depois de alguns problemas resolvidos, assim como todo SO, o windows vista vai ser muito bem visto, pois os computadores feitos para rodarem bem o windows VISTA vão ser bem mais comuns… entendam isso e aceitem,
O Vista não desfragmenta automaticamente? Tinha lido isso em algum lugar.
————————–
http://www.volca.da.ru
e quanto a memória o Windows Xp naum aceita mais de 3 gigas! e o Vista sim pra mim que trabalho com softwares pesados o Vista parece ser bom,embora se o Xp aceitasse mais memoria eu preferiria ele!
Excelente post!
Quanto ás críticas “anti-vista”. Quem não gosta, não usa e não critica quem usa.