Epiphany – O lado light da web!
Enquanto a "poeira" do KDE 4 não assentar, vamos continuar na descoberta dos programas para GNOME. Desta vez é o Navegador oficial do projecto, o Epiphany, que é sem dúvida um dos melhores no assunto é todo o mundo do Linux e Unix, é baseado em Firefox, e especialmente no motor Gecko, utilizado em versões do Netscape, e mais alguns Navegadores que não pertencem a Mozilla.
Como é comum em quase todos os Navegadores modernos, suporta a navegação por separadores, entre mais algumas coisas, como uma fácil gestão de Favoritos, etc. Ora sendo baseado em Firefox, tem muitas vantagens, por exemplo ao instalarem o Flash Player no Firefox, ele é automaticamente instalado no Epiphany, entre outras vantagens em relação ao Mozilla Firefox são: - Mais leve - Mais rápido a iniciar o programa como a abrir quase todas as páginas - Integração perfeita com o GNOME - Mais simples
Como principal desvantagem apresentada por alguns: - Suporta os Extras do Firefox - Temos de ter o Firefox instalado para correr o Epiphany
Pessoalmente, é um programa que não dispenso no Linux, claro, quando uso GNOME independentemente da distribuição, tornou-se indispensável, ao ponto de quando não o uso a experiência no Linux não é a mesma sem ele, recomendo-o vivamente, por ser leve e principalmente por ser Software Livre, é um bom descendente do Galeon, uma boa opção para qualquer um.
NOTA: Este artigo foi elaborado por Miguel Guerreiro para o Pplware.
Licença: GNU Sistemas Operativos: Linux Download: Epiphany 2.22.0 [4.71MB] Homepage: Epiphany
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Este artigo tem mais de um ano
desculpem o off-topic mas será que me podem ajudar?
eu fiz tudo como está aqui descrito (https://pplware.sapo.pt/?p=4966), mas não consigo bootar pela pen, abre o xp automaticamente, mas a pen está configurada na bios como 1º dispositivo.. fiz alguma coisa mal?
Aos mestres do Linux…
Já estou inteiramente familiarizado com ubuntu… mas desinstalei-o do portátil para instalar o mandriva one 2008… o que não sabia era que o mesmo vinha com o KDE (que não acho muita piada pessoalmente) e esperava que o gnome viesse incluído…
Alguém me diz a melhor forma de instalar o sistema gnome no mandriva? É que embora MUITO fácil este sistema, ainda não percebi muito bem como fazer a instalação do ambiente gráfico da mãozinha…
Se alguém me poder ajudar… agradeço.
LemoN, se não me engano vais ao gestor de programas e instalas o pacote “task-gnome”
kaskas o teu problema está em que o teu PC não foi feito para arrancar com o disco USB, a unica solução é arranjar um CD’s que forçam a iniciação do mesmo.
mas o meu pc é recente.. ou isso é irrelevante?
de qualquer maneira, onde posso arranjar esse cd?
Pode ser irrelevante depende muito. Experimenta dar uma vista de olhos a isto:
“http://www.hiren.info/pages/bootcd-on-usb-disk”
@Miguel Guerreiro: já tentei isso, mas o facto é que no instalar e remover software não me aparece esse pacote. Será que existe o pacote em rpm para instalar directamente?
LemoN a maneira mais fácil será sacar o LiveCD que tem o GNOME, nomeadamente, “http://mandriva.dcc.fc.up.pt/official/iso/2008.0/mandriva-linux-2008-one-GNOME-cdrom-i586.iso”, ou podes ir instalando os vários pacotes referentes ao GNOME.
kasakas, visita este site “http://www.hiren.info/pages/bootcd-on-usb-disk/”
Esquece… adicionei mais “repositórios” e já apareceu o task-gnome. Thanks
Off-Topic
Me desculpem este off-topic, mas talvez ele possa ser útil. Deveria colocá-lo no ‘Post’ de ontem sobre o youtube. É sobre o ‘Hulu’. Aquela questão do bloqueio pelo IP. Só não escrevi lá porque talvez as pessoas não retornem nele com a mesma frequência que lêem os novos. Me desculpem também se não der certo pois ainda não fiz o teste mas, estava lendo a pouco um comentário de uma pessoa que usou este recurso e deu certo. Segundo ela instalando este software funciona. Segue o link: http://anchorfree.com/downloads/hotspot-shield/
Off-Topic:
A ver se alguma alma caridosa me consegue ajudar.
No Ubuntu 7.10 ultimamente tenho tido problema em abrir o GL Desktop (que usa o compiz, certo?)
Eu mesmo depois de ter actualizado para o 7.10, sempre consegui o efeito cubo, etc… tudo corria bem. Mas de algumas semanas a esta parte, que ao tentar activar essa função, que o GL Desktop bloqueia ao entrar. Se tento segunda vez, ele lá abre, mas então abre 2 janelas iguais.
A barra de titulo das aplicações, também desaparece.
Alguém tem ideia do que se poderá estar a passar? Eu não faço ideia se isso aconteceu depois de alguma actualização.
gracias
BlinZK: Eu não uso o GL Desktop para configurar o Compiz. Pessoalmente prefiro usar o compiz-manager. Consegues instala-lo fazendo “sudo apt-get install compizconfig-settings-manager”. Experimenta esse. 😉
Já agora olá a todos, visto que é o meu primeiro post aqui neste blog. ^^
BlinZK, o problema está em que o Ubuntu não foi feito para se actualizar e o que estás a ver é uma prova disso. Podes tentar remover tudo o que tenha a ver com o GLX e Compiz-Fusion e volta a instalar.
este browser dá-me muitas incompatibilidades com muitas paginas… embora na generalidade seja rápido…
Eu quero é o novo UBUNTU com o novo FF. Já falta pouco. (e também gostava de ter o TB com a vista de mensagem do outlook2003/evolution)
parece bem esse navegador. mas não haverá mesmo os plugins mais básicos do firefox? como um para o gmail, para o delicious, ou até uma barra de pesquisas? de resto parece bastante rápido
De qualquer modo fico feliz. Até por que, de ontem para hoje, baixei o Mandriva One 2010 sob Gnome (Odeio KDE 4, ainda mais o modificado pela mandriva) e me surpreendi: Em qualquer versão do Mandriva, vem 2 navegadores. Tá, navegador é bom, mais acho que 2 navegadores são exagero. Não sei como, mais tem gente falando que a próxima versão do OpenSUSE não trará mais o Konqueror (Melhor assim) apenas trazendo Firefox. Acho que essa idéia poderia se extenter para a Mandriva e retirar o Konqueror do KDE e o Epiphany, que apesar de ser bom, é inutil, quando já se tem um navegador bom, pois apenas acaba consumindo espaço no HD.