Meo – Um segundo router para gerir a ligação à Internet

O aparecimento de serviços de TV + Telefone + Internet, como é o caso Meo, vieram criar autênticas redes de dados na casas dos portugueses e hoje em dia servem de infraestrutura para os mais diversos serviços.  No Pplware foram já muitos os artigos que escrevemos sobre o serviço Meo, em especial sobre o router Thomson onde ensinamos a protegerem-se dos vizinhos, a partilhar um Disco/Pen USB na rede, a configurar Port Forwarding, entre muitos outros assuntos (ver aqui).

Depois do nosso artigo como ligar um router ao router Thomson da Meo, transformando o segundo router num switch (ver aqui), hoje vamos ensinar como configurar um segundo router para estabelecer acesso á Internet.

meo_000

O feedback, sobre este tema foi fantástico no ultimo artigo foi fantástico. Além dos esclarecimentos, tivemos muitos utilizadores a sugerirem cenários e soluções (já devidamente testadas) para que toda a rede continuasse a funcionar correctamente e sem quebras. De referir que em algumas situações os procedimentos aqui indicados podem não funcionar nos vossos cenários pois podem ter router Thomson ou firmwares antigos ou o segundo router pode não funcionar correctamente.

Bem, mãos a obra. Vamos aproveitar o texto dos passos no nosso leitor Marco Silva que deixou no primeiro post.

Passo 1 – Para começar, ainda sem ligar o segundo router, vamos aceder ao router Thomson da Meo e desligar o acesso à Internet. Relembramos que para aceder a interface de configuração basta abrirem um browser, colocar o endereço 192.168.1.254 e inserir as respectivas credenciais de Internet.

Nota muito importante: Antes de desactivarem o acesso a Internet, verifiquem se possuem o username e password da vossa conta de acesso à Internet.

meo_01

 

Passo 2 – Vamos agora ligar um cabo da porta LAN do router Meo (router1) à porta Wan do nosso segundo router (router2)

meo_00

Nota: tudo o que é Box e telefones devem continuar ligados ao router Thomson da Meo

Passo 3 – Considerando que o router 2 possui um gama de endereços diferente do router 1 (atribuído pelo DHCP), vamos desligar a interface wireless do PC e ligar um cabo de rede do nosso PC a uma porta LAN do router 2. Depois basta confirmar qual o endereço IP da interface de gestão e aceder ao mesmo.

Nota: No meu caso, procedi a uma uma alteração de gama de IP’s, ficando o router2 a funcionar com a gama 192.168.100.x. Esta alteração é realizada normalmente no serviço de DHCP do próprio router. Já dentro do segundo router, e como pretendemos configurar uma uma ligação de banda larga, então devemos configurar uma ligação ligação do tipo PPPoE  (Point-to-Point Protocol over Ethernet). Para quem não sabe, o protocolo de rede PPPoE permite a comunicação entre dois pontos de rede. No nosso cenário a ligação é estabelecida entre o nosso router e o equipamento que estará do lado do ISP (Internet service provider). Em alguns casos, até se aconselha a fazer um reset ao router Thomson.

No caso do router2 (Usei o WD N900..no vosso há-de ser algo idêntico), vamos a Advanced Settings e no menu lateral esquerdo escolhemos a opção Internet Setup. No campo Internet Connection Type escolhemos PPoE e em seguida indicamos:

  • Username
  • Password
  • Um nome para o serviço

e mantemos a opção de ser o ISP a atribuir o endereço de DNS para resolução de nomes.

Nota: O username e password são normalmente disponibilizados pelo operador.

meo_02

 

Passo 4 – Se os dados estiverem correctos e se a ligação entre o router 1 e o router 2 estiver operacional, podemos confirmar que a ligação à Internet está a ser feita já a partir do router 2.

meo_04

E está feito. O router 2, como se trata de um router wireless, irá disponibilizar o acesso também via wireless, facilitando assim que computadores, smartphones, tablets, etc se liguem de forma simples e rápida.

Ficamos a espera das vossas sugestões e outras dicas e em caso problemas deixem os vossos comentários.



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


118 Comentários

  1. acho que seria interessante para os mais leigos (como eu) explicar o porquê desta necessidade ;)

    • Sim, faz sentido. Aproveito e deixo aqui a resposta:Se alguem pretender ter um segundo router para gerir o acesso a Internet, então podem seguir este tutorial. Ao colocarem na rede um segundo router passam também a dispor das funcionalidades do mesmo.

      • Bom dia,

        gostaria de obter uma possível resoluçao para esta situação: comprei um TPLink TL-WA830RE, que conectei a um switch na extremidade da casa, o objectivo era criar uma rede wireless nessa área. O router é o da Meo (Thomson , o branco). Configurei o TPLink como AP e o router da meo atribui-lhe IP da mesma gama, consigo ter net via wi-fi nos telemoveis, no entanto, a TV que esta ligada à BOX tem falhas sempre que ligo o AP no SWITCH, a imagem passado 1 ou 2 minutos pára, não emite programas, mas se de seguida carregar no power(on/off) do comando da meo volta a imagem, mas breves segundos volta a desligar aparecendo sempre aquela mensagem para verificar os cabos e a informar-nos o ip da box( que é o 64) e do gateway(254). Assim que desligo o AP do Switch, a televisao funciona perfeitamente. é necessario configurar algo no AP, pois praticamente so o liguei ao switch e escolhi modo AP? Usando um router igual ao utilizado no exemplo WD N900 seria uma solução, encontrei na Amazon UK com um preço baixo? Obrigado

    • Porque o router thomson da meo da muitos problemas em questão de gerir internet, principalmente para jogar online para a ps3 precisei de configurar o router por telnet e fazer bind as portas.

      Abraços

  2. Então e se tivermos um telefone a funcionar no thomson este vai deixar de funcionar certo?

  3. Ou seja, tenho o router thomson na sala no piso inferior da casa e tenho pouco sinal no andar superior, com esta solução posso meter o segundo router no piso superior sem necessitar ligar cabo internet ou ethernet?fica apenas ligado a corrente e a funcionar wireless?

    • Boas Tiago,

      A resposta à tua pergunta é não. Esta solução serve para o seguinte: imagina que o sinal da rede chega a um compartimento onde tens a TV. No entanto, achas insuficientes as funcionalidades do router da Meo ou este tem pouca cobertura do sinal e queres ligar um segundo router (por cabo) para gerir a rede. Então esta é uma solução :)
      Se queres que o segundo router funcione como bridge então a configuração é outra…apresentaremos brevemente. Uma solução simples é adquirires um repetidor wireless tipo este http://pplware.sapo.pt/hardware/aztech-wl556e-repetidor-wireless/

      • não precisa de muita coisa, basta efectuar uma ligação de cabo da porta LAN do thomson a outro router para a porta LAN deste e, passa a ser feita a distribuição como um switch de rede. Depois é só partilhar.

        • Mas a questão colocada pelo Tiago S é como ligar os dois routers via wireless e não por cabo.
          Também gostaria de ver esse tutorial feito!

          Obrigado ao pplware!

          • tinha uma situação idêntica ao Tiago.
            Na sala onde está a TV está a saída do telefone e respetivo router MEO e BOX
            noutra divisão da casa o wireless não chegava lá, é mesmo fraco o do MEO
            comprei um AP que também funciona como repetidor e configurei o dito
            acabei por verificar que o router do MEO não funciona bem com repetidores, e após pesquisar na net consegui colocar o novo AP wireless a funcionar, mas tive que selecionar a proteção WEP em vez de WPA, com WAP não funciona.
            Neste momento tenho o rooter meo e BOX na sala e sinal wireless pela casa toda
            por vezes parece que há uns conflitos pois o debito quase que cai para zero, mas é muito de vez em quando

  4. Olá. Bom artigo. Agora queria deixar uma dúvida, pois tenho um problema na minha rede cá em casa. Tenho o router da Meo, mas decidi ligar um Acess Point num quarto ao lado ligado por cabo de rede ao router da MEO. Se reiniciar o router da MEO, o Acess Point funciona bem, mas passado 10 ou 15 minutos fico sem internet e depois o aparelho que uso seja smartphone ou portátil deixa de poder conectar-se a esse Acess Point. De reeferir que o router da MEO continua a funcionar se me ligar a ele. Já configurei o Acess Point, indicando o IP do router da MEO, desligando o DCHP do Acess Point. Se alguém me poder dar umas luzes, agradecia.

    Abraço.

    Acess point: http://www.conceptronic.net/download_list.php?stype=3&productid=341

    • eu tenho uma situação idêntica à tua, mas eu utilizei um router smc, apenas me limitei a desligar o DHCP e a criar uma nova rede wireless(mas como o teu caso é um AP, não se aplica) e funcionou perfeitamente, nem precisei de indicar o ip do router meo

    • Ola João.. se bem percebo, esta a tentar configurar um segundo router para fazer uma “repeticao de sinal”, mas ligando-o por cabo ao router Meo.. é isso?

      Eu usei 1 router normal e nao um access point, mas penso que a configuração será a mesma… no router 2(aquele que pretendo adicionar) tive que desligar uma opção que é a opção NAT, pois essa situação de ficar sem internet passado uns minutos tambem me acontecia… Aquilo que fiz na totalidade foi:

      1) ir as definções do router 2 e colocar o mesmo nome de rede wireless e com mesma password
      2)desligar DHCP
      3)Desligar NAT
      4)Desligar IGMP Proxy(so tive que fazer isto num router visto que os outros nem tinham essa opção)
      Com estas definições tornei o meu router 2 num access point, ligado por ethernet ao router meo, e no qual posso usufruir de wireless e ligação por cabo..

      NOTAS: Router 2 tem que ser ligado á porta LAN e não WAN…
      Router 2 tem que ser configurado para um IP(LAN) que seja qualquer coisa do tipo 192.168.1.xxx(obviamente que tem que ser diferente do router MEO, que por norma tem 192.168.1.254)

      Se for 192.168.x.1 funciona mas ja nao o voltamos a encontrar na rede(porque nao esta no mesmo espectro de ip´s

      Espero ter ajudado… vem tarde, mas melhor tarde que nunca

    • Bom dia, gostaria de obter uma possível resoluçao para esta situação: comprei um TPLink TL-WA830RE, que conectei a um switch na extremidade da casa, o objectivo era criar uma rede wireless nessa área. O router é o da Meo (Thomson , o branco). Configurei o TPLink como AP e o router da meo atribui-lhe IP da mesma gama, consigo ter net via wi-fi nos telemoveis, no entanto, a TV que esta ligada à BOX tem falhas sempre que ligo o AP no SWITCH, a imagem passado 1 ou 2 minutos pára, não emite programas, mas se de seguida carregar no power(on/off) do comando da meo volta a imagem, mas breves segundos volta a desligar aparecendo sempre aquela mensagem para verificar os cabos e a informar-nos o ip da box( que é o 64) e do gateway(254). Assim que desligo o AP do Switch, a televisao funciona perfeitamente. é necessario configurar algo no AP, pois praticamente so o liguei ao switch e escolhi modo AP? Obrigado

      • Olá Eduardo! A minha solução passou por desligar o serviço NAT e IGMP(algo que permite ver televisão em ligações LAN… Conclusão… Desligando ambas as opções, isso deixou de acontecer! Atenção que as boxes tem que permanecer ligadas ao router meo, mas tudo o resto funcionará perfeitamente’
        Espero ter ajudado

        • Gonçalo, obrigado pela informação.
          Neste momento ja devolvi o AP pois nao consegui resolver a questao e de certa forma quase que desiste da ideia porq na altura q criei o post e mesmo passado algum tempo n copnsegui arranjar forma de resolver. Nao sei se hei-de comprar um router = ao deste post WD N900 ou um Asus nt-10 ou 12, porq ao que parece com qualquer deste equipamentos deverá funcionar!!

          • Qualquer router poderá funcionar como AP.. Para isso basta seguir as instruções em cima descritas… Eu tenho vários routers diferentes que estão configurados para funcionar como AP, e todos funcionam… Uns precisam de desactivar certas opções etc etc… Em todos eles tive que desligar dhcp, NAT, e definir o mesmo nome de rede para que a transição de um router para o outro, seja imediata.

            Apenas no meu router Archer C7(o mais recente de todos), tive que desativar a tal IGMP, porque a televisão bloqueava se toda…

            De resto, qualquer um da! ;)

  5. Pedro, Isto implica que caso tenhas alguma box, também a tenhas de lugar ao router 2.

  6. Bem…… ainda hoje tinha pensado que já era altura de ter saído este artigo!

    Está confirmado o que já tinha lido :)

    Obrigado pela confirmação!

  7. Clarifiquem-me, algumas questões.

    1 – O router 1 continua a fornecer ip?
    2 – E a nivel de port forwarding é feito no router 2 ou no router 1 simultaneamente?
    3 – Continuarei a ter acesso a rede 192.168.1.X estando apenas ligado à rede 2?

    Agradecido

    • Boas César

      1 – O router 1 continua a fornecer ip?
      Sim, aos equipamentos ligados às Portas LAN (ex. boxs). Há routers (router2) que permitem a configuração do circuito de iPTV.

      2 – E a nivel de port forwarding é feito no router 2 ou no router 1 simultaneamente?
      Router 2.

      3 – Continuarei a ter acesso a rede 192.168.1.X estando apenas ligado à rede 2?
      Se o router2 estiver associado outra rede, então não acedes à rede 192.168.1.X. P

      • Duvida:
        Como não possuo um Router Thomson da Meo para testar, porque actualmente sou cliente Zon, desligando o acesso à internet no Router Thomson como fica o NAT/Firewall deste (por causa do portforwarding)?

        • Tudo passa a funcionar pelo 2o router.

          O router Thomson utiliza VLAN’s. Uma para o serviço de TV e outra para o acesso à internet.

          É como se fossem dois routers num só.

          O que este procedimento faz é que o Thomson deixe de ser utilizado para a parte de internet e tudo passe a ser feito pelo 2o router.

          • Viva Marco Silva,
            intendi o que dissestes, mas o funcionamento da VLAN de um Router não tem nada a ver com a configuração do seu NAT/Firewall, ou seja, ele pode ter várias VLANs configuradas e continua a ter o NAT/Firewall a funcionar.
            Por isso é que eu pergunto, desligado a Internet na sua configuração provoca também a desactivação do NAT/Firewall?

          • Apaxe, o teu post não tem botão para responder, por isso respondo aqui.

            Nao tenho como testar, pois sou cliente da Zon.

            Mas presumo que, para a VLAN da IPTV, o NAT/Firewall se mantenha como estava antes.

            Já para o acesso à Internet, que passa a ser feito pelo 2o router, penso que o NAT/Firewall passe a ser feito pelo 2o router. Teria de ser configurado aí.

            Mas deixo para alguém com Meo e que já tenha isto a funcionar confirmar.

      • Obrigado Pedro, tenho uma outra questão, sendo eu cliente serviço 3play internet telefone e televisão e não usufruindo minimamente do serviço de tv, (sem interferir com o operador, exemplo anulando o serviço) não me seria possível, no router eliminar a largura de banda reservada para a televisão e assim ficar com mais um “espacinho” adicional na internet?

  8. um óptimo artigo para quem tem problemas na recepção de sinal( como eu :D)

    Offtopic: já tive a vasculhar na net uma maneira de por um D-Link DVA-G3170i/PT (o da sapo) a funcionar como access point? ligado ao thomson tg784(da meo)? tentei várias soluções na net, todas sem sucesso, quando conectava ao D-Link simplesmente não tinha acesso à net, quais as possibilidades de fazerem um tutorial acerca disso? caso já exista aki no Pplware desde já peço desculpa, pois posso ter procurado mal, e agradecia que me encaminhassem para o mesmo

    E também quero agradecer à equipa do pplware pelo óptimo trabalho que voces têm feito :D

    • Nao é preciso grande tutorial, eu tenho um a funcionar exactamente nas condições que descreves. (dlink da sapo a fazer de ap ligado a um thompson do meo).

      Basicamente tens o thomson configurado para fazer as ligações à net, e a gerir ips dinamicos (dhcp). Com um cabo de rede, ligas uma porta de rede qualquer do thompson (não uses a wan, se tiver, qualquer outra serve) à única porta de rede do dlink.

      No Dlink, atribuis-lhe um ip dentro da rede do thomson (se o thomson é o 192.168.1.254, podes por o dlink a ser o 192.168.1.250, por exemplo). Desactivas o DHCP (ip dinamico) do dlink. Desactiva ou desconfigura as configurações adsl no dlink. Configuras a rede wireless como quiseres (wpa2, password, etc) e deve ser tudo.
      Podes inclusivamente configurar firewalls ou outras funcoes no dlink que queiras. Isto só vai ser válido para os pcs que se ligarem através do dlink.

      Ao ligares um pc ao dlink, o thomson deve-lhe atribuir um ip automaticamente. O thompson deve ver todos os computadores ligados ao dlink (por wireless ou nao, nao importa) como se estivessem ligados a porta da rede a que o dlink está ligado.

  9. ” vieram criar autênticas redes de dados na casas dos português ”

    Portugueses

  10. Boas, tenho tido vários problemas com a internet do meo principalmente quando jogo na ps3, porque passado uns 40 min começa tudo a falhar…depois de alguns meses o departamento técnico da meo diz que não consegue resolver o problema e dizem que daqui a 1 mês ou 2 vão ter um router novo para os cliente fibra e adsl, dizem que já o andam a testar…mas até lá esta é a melhor solução.

  11. qual o motivo que por vezes não fica registado o VOIP ? Tenho que entrar no router e desactivar e activar o serviço de voz.
    já agora, sabem-me dizer se dá para não identificar o VOIP?
    obrigado.

  12. Penso que a minha dúvida não se enquadra propriamente aqui muito bem, mas como sou um leigo nisto e não sei onde a colocar gostava que me respondessem a uma questão. Tenho um router da Meo e um segundo router que está guardado. O router da meo não dá uma cobertura de sinal suficientemente forte que chegue desde o escritório (que é onde ele está) até à sala de jantar onde está sempre o portátil da minha irmã ligado à corrente. Já o portátil da minha mãe está no escritório ligado à corrente e por isso apanha o sinal e o meu desktop está na divisão ao lado da do escritório, que é o meu quarto, estando ligado ao router por um cabo da fibra óptica. O problema é que a net está sempre a “cair” e por isso quando chega à sala de jantar passado um tempo desaparece o sinal, assim como há vezes em que nem seuqer chega. E quem diz sala de jantar diz outras divisões, mas essas não interessam porque os pcs não vão para lá. Disseram que eu podia comprar um router sem fios para pôr na sala, mas assim não passaria a ter dois SSIDs? Ou este router transmitiria o SSID do router da meo à sala, fazendo com que o pc da minha irmã apanhasse sempre net? Também me disseram que dá para fazer isso com um router com fios, como é o caso do meu segundo router, que por acaso ainda tem uma antena para transmitir net sem fios, também. Como não estou para gastar dinheiro e partindo do pressuposto que daria para aumentar o sinal da net, gostaria de saber como ligar um router ao outro sem passar a ter duas nets sem fios (dois SSIDs). O cabo da fibra óptica do meu pc seria ligado ao router da meo ou ao segundo router? Além disso tenho ainda um problema de espaço…

  13. Tenho estado a tentar esta solução com um router Asus wl 600g mas sem sucesso.
    Tudo funciona excepto a internet. O router Asus tem algumas opções para a wan que não sei o que escolher: service category e encapsulation mode. Este router também não tem uma porta especifica para wan (liguei na porta 1). Se algum conseguir dar uma ajuda agradeço.

  14. “O feedback, sobre este tema foi fantástico no ultimo artigo foi fantástico.” Há aqui qualquer coisa má que não está bem. :D

    Bom artigo.

  15. Excelente artigo, mas fiquei com umas dúvidas. Em minha casa tenho um segundo router(router2) em modo bridge. As minhas perguntas são: qual é a vantagens deste método em relação ao modo bridge? Consegue-se apenas alargar a gama de ips disponíveis? O router1 passa a funcionar apenas em LAN (sem Wireless)?

    Volto a salientar, bom artigo.
    Obrigado

  16. O seu comentário aguarda moderação.
    Olá boa noite, tenho um problema “gordo” entre mãos, passo a explicar. agora mesmo estou em espanha a morar mas quando me mudei trousse comigo un thomson tg784 que tinha em portugal, agora que tenho internet en casa queria por esse thomson mas não encontro forma de que me funcione nem como modem nem como switch será que me podem ajudar?
    Os dados de configuração do meu ISP são:
    Usuario: adslppp@telefonicanetpa
    Contraseña: adslppp
    Encapsulación: PPPoE
    Multiplexación: LLC
    Virtual Circuit:
    – VPI: 8
    – VCI: 32
    Desde ja muito obrigado, e continuem com este grande trabalho…estou no estrangeiro mas sigo-vos todos os dias.
    Cumprimentos

  17. 5*

    já esta aqui a funcionar

  18. Nascosta
    19 de Setembro de 2012 às 12:31 pm

    Bom dia,
    Será possível ligar ao router da meo thomson tg784n um outro router tg784 (por cabo) para amplificar o sinal wifi num andar superior.
    Se sim qual é configuração a ser usada no 2º router.

    É possível ou não ligar um router da zon (zonhub 1) ao router da meo th784n..

    os melhores cumprimento.

  19. Antes de ser MEO, era do serviço da SAPO, e como alterei fiquei com o router da SAPO.
    Será que da para utilizar esse router? (Não sei a marca/referencia)

  20. Tenho assim desde que tenho meo, pois detesto o software que o router trás para além de fraca potência a nível de wireless. É uma solução muito boa.

  21. Isto também dá para quem utiliza fibra??

  22. Ontem configurei o meu Linksys WRT150N para fazer de “Repeater” do router MEO e assim cobrir mais area da casa com acesso á internet por Wi-fi.

    Para quem estiver inetressado:
    http://lifehacker.com/5563196/turn-your-old-router-into-a-range+boosting-wi+fi-repeater

    http://dd-wrt.com/site/support/router-database

    • Sim, mas atenção, é instalando firmware costumizado DD-WRT no linksys. Não é para todos, levanta questões sobre a segurança, e não abrange todos os equipamentos.

  23. São muito bons estes tutoriais para tirarmos o máximo potencial das nossas redes domésticas.
    Já tinha feito à uns tempos algo deste género na minha rede meo para aumentar o sinal wireless na minha sala.
    Bastou-me ligar os dois router por cabo e ajustar as definições do novo router.
    Ficou tudo a funcionar sem problemas.

  24. Boas,
    Excelente artigo. Tenho um dúvida a qual queria colocar ao pessoal que mais sabe disto.
    Tenho 2 routers em casa. Um TP-Link para ligar à internet por banda larga e tenho um Vodafone Sharing Dock que reconhece o disco externo. é possível ligar os 2 de modo a ter ligação à internet e disco para fazer backups?

    Obrigado

  25. Já tenho esta solução a funcionar há algum tempo.
    Como preciso de ter várias portas abertas e um bom QoS, coloquei um Asus com DD-WRT a gerir a rede.

    “Ganhei” ainda vpn para me ligar a casa e por estranho que pareça, a velocidade média da internet aumentou ligeiramente.

    Aconselho vivamente.

  26. Artigo muito bom. Agora gostaria de saber/confirmar o seguinte:
    Tenho meo e o router está no escritorio. Tenho uma box dvr na sala e apenas uma ligação por cabo de rede.
    Esta opção é possivél de fazer para ter a box ligada e outro cabo de rede para a TV?

    Cumps

    • podes fazer isto http://www.net.ipl.pt/index.php?id=143

      e ligas uma ficha de uma extermidade do cabo ao thomson e a outra ao 2º router, na outra extermidade ligas uma à box e outra à Tv.

      Só tens de ter atenção às cores dos condutores,
      se no thomson ligares a rj45 que tem os pares Azul/Castanho, na box tambem tens de ligar os pares Azul/Castanho.

      Cumps

  27. Viva, Antes de tudo parabéns por mais um excelente artigo. Gostaria que me tirassem uma dúvida. Tenho um problema com a minha linha que se prende com o facto de estar a mais de 3km da central. Por vezes (ao final do dia)o valor da margem de ruído da linha é tão baixa que se por algum motivo tiver de reiniciar o Router este nunca mais consegue fazer sincronismo e a luz de Broadband nunca mais fixa, ou seja fico sem serviço até á manhã do dia seguinte… Já reclamei com a PT mas tenho a noção que pouco ou nada podem fazer. Será que esta solução dos dois routers poderá resolver o meu problema ? Será que outro roouter consegue estabelecer comunicação mais facilmente com a central ?
    Cumprimentos.

  28. Parabéns pelo Artigo, estou a testar neste momento a ver se consigo ter uma ligação de interner mais “decente”.

    Tenho uma questão, se o router Thomson reinicar não vai criar conflito ?
    Quando desliga mos a net no Thomson ela nunca mais volta a ligar.. ?

    Outra questão, fiquei sem ter acesso algum ao thomson, ou seja.. se for a 192.168.1.254 ele não me consegue contornar.. é normal ? existe alguma maneira de contornar isso ?

    Cumprimentos,

  29. Bom, após testar com os equipamentos que tenho, ambos da marca Zyxel, não consigo ter “internet”. Mas obtenho o ip publico em ambos, apenas não passam é pacotes para lado nenhum…….. Ainda estou em testes, mas para já, aqui não dá :( Vou tentar arranjar algo de outra marca, só para tirar a teima se não é algo neste Thomson. Como já o ameacei partir todo… pode ser sentimental :)

    • Testado com um dd-wrt, e dá exactamente o mesmo sintoma. Não consigo replicar o artigo. Suponho que algo não esteja bem no Thomson. Além de ser o TG784 e não o TG784n, também correr o firmware 8.4.2.Q. Alguém pode confirmar se já fez com o mesmo modelo e firmware? Pode ser algo diferente…… não faço a menor ideia.

      • Estou a ter o mesmo problema exactamente. Tenho ip wan no dd-wrt mas nada de net. Aparentemente resolve nomes mas nao pinga.

        O thomson esta com factory defaults. So desliguei a net no thomson nao fiz mais nada.

        Chegaste a resolver este prob?

        • Voltei novamente a tentar, e descobri porque estava a ter este sintoma. Tinha a password errada, mas o PPoE conectava na mesma, mas apenas chegava aos DNS da PT, e ao gateway. Agora com a password certa, já consegui ligar outro router!
          Vem tarde, mas espero que te ajude.

  30. Boas! Não sei se aqui será o sitio indicado, mas pergunto…
    Vivo num anexo da casa dos meus pais que recentemente aderiram a um pacote 3play da Zon. Mas como a casa é antiga e o router está longe, o sinal wireless não é suficiente. Será que ligando um modem ao cabo coaxial (que já tinha no anexo e está ligado ao dos meus pais) posso ter net? E o deles continua a funcionar?
    Obrigado.

    • Boas,
      Não deves ter net assim. Podes é meter um powerline, e assim ultrapassas o problema do sinal wireless. Os kits estão mais baratos, ainda assim é uns 50€ pelo par.

  31. Ora viva, antes de mais parabéns pelo post, está bastante rico em informação. Tenho somente uma questão: Tenho um ZonHub que se encontra na minha cave e até ao R/C tenho sinal mas se for para o 1º andar já não consigo captar sinal. Como tenho um router da NetGear de um antigo contrato, pretendia saber se dá para colocá-lo a emitir o sinal via wireless colocando-o no R/C ligado via wireless ao ZonHub. Na cave tenho um escritório onde tenho ligado o fax e não dá para tirar de lá o ZonHub. Podem-me ajudar nas configurações?
    Obrigado.

  32. Boa tarde,
    qual o router(Wireless) mais barato, mas funcional, que sugerem para realizar este processo?

    atentamente e parabéns pelo “Tutorial”

    • já tenho o D-link dir-652 mas não consigo pôr a funcionar em wireless.

      ontem andei a experimentar e só consegui que o Portátil se ligasse à net mas por cabo ethernet.

      agradecia uma ajudinha.

      Portanto, o meu acesso ao site do router meo TG784 tá alterado, User é “Administrator” mas a Pass “tá alterada”.

      cumpz

  33. Boa tarde pessoal. Antes de mais nada este tutorial está cinco estrelas, parabéns. Agora eu também ando com muitos problemas em relação ao router da meo Thomson TG784, especialmente para jogar jogos online (WoW no meu caso) e ás vezes até mesmo para navegar na internet. Por isso penso que vou recorrer a este tutorial. Agora eu não quero é gastar 40€+ num router… Sendo que perto de minha casa só tenho Worten estive a pesquisar no site deles e encontrei um router a 20€+ chamado Router Wireless DIR-300D-LINK. A minha questão é, sendo este um router (mais simples penso eu) posso por a minha net a funcionar a 100% sem que me depare com os mesmos problemas? E posso também aplicar este tutorial ao “meu” router?

    Obrigado,
    -Morth

    • Tenho um dir300 igual a esse, também comprado na worten, instalei o dd-wrt e está 5 estrelas, o unico problema que tive foi o acesso por dyndns mas já está resolvido.

  34. Boas, em primeiro lugar, os mais sinceros parabéns, exelente “post” manual.

    Em segundo lugar, será possivel facultar a maneira de configurar uma SHARING DOC da vodafone, como segundo “modem” é para ter mais sinal…

    Agradeço toda e qualquer informação sobre o assunto…

    Abraços e cumprimentos

  35. Tenho um d-link dir300 no qual acabei de instalar o dd-wrt, está ligado a um thomson tg784n (meo), até agora tudo funciona, cabo e wireless, o thomson apenas serve para as boxes e telefone, o dir300 faz o resto.
    U único problema com que estou é que tenho conta no dyndns para aceder remotamente, e não estou a conseguir, já abri a porta 3389 no dir300 com dd-wrt, mas recusa sempre a ligação, mesmo estando na mesma rede (casa), com o thomsom conseguia aceder mesmo do exterior.
    Alguém me pode dar uma ajuda a resolver o problema.

  36. Olá a todos, agradecia que me ajudassem numa situação ontem fiz esta operação com exito na minha rede, mas deparei com um problema ou seja no modem onde fiz a bridge deixou de fornecer rede no ATI ou seja deixei de ter rede no outros pontos da casa, apenas consigo rede a partir do router que configurei, a minha duvida é o seguinte, tenho agora de fazer chegar um cabo de rede desde o router até ao ATI, o que é complicado porque não tenho como passar outro cabo ou tenho detrocar de modem por um que tenha mais saidas visto que o que eu tenho apenas tem uma, se o modem tivesse mais saidas e eu ligasse um outro cabo de rede ao switch do ATI já me funcionava a rede em casa?

  37. Bom dia,

    Sou cliente meo e procedi a esta alteração de maneira a poder ter wi-fi no quarto (thomson tg784 + tp-lynk wr740). Essa questão ficou resolvida, no entanto, se tentar aceder à internet através do router do meo, não consigo e diz acesso limitado. É normal?

    Obrigado e parabéns pelo excelente artigo!

  38. Usei um D-linK DIR-501, mas sem sucesso, não conectou…

    Eu queria usar um router que permitisse gerir a capacidade de banda para cada Ip aqui no trabalho.
    São 5 computadores ligados por um switch, e outros via wireless. O objetivo era usar o D-link para baixar a velocidade de download.

    Alguém tem alguma solução para mim? Outro tipo de router?

  39. Tenho um router da Meo thomson e pretendo ligar a outro router D-Link gama dir600, mas sem usar cabo, usando o wiereless. Pretendo ainda ligar a box da Meo ao router secundário, D-Link, aqui através de cabo. É possivel?

  40. tenho um ST 780Wl da Thomson e pretendo ter acesso como access point mantendo as portas de rede, como fazer?
    podem me ajudar?
    Obrigado

  41. Viva, será que me podem ajudar!
    Segui este tutorial com um tp link Mr 3220, tudo funcionou conforme descrito mas
    não consigo ter net no segundo router!
    Que faço agora?
    Obrigado

  42. viva,
    apenas para informar que ja resolvi o problema!
    nao estava a conseguir porque a password do dial up estava errada mas mesmo assim o meo adsl fazia o dial up so nao me dava era a net. depois de falar para o serviço a clientes, e fazer reset a passw tudo ficou a funcioanr!
    verifiquei que o router fazia sempre o dial up com qualquer login e pass aleatoria so nao dava era net!
    fica a informação!

  43. viva,
    no tplink sim tenho o dhcp ligado, mas tb está numa rede distinta do thomson.
    o thomson esta em 192.168.1.254 e faz dhcp mas apenas para as box da meo.
    depois do thomson sai um cabo da porta lan para a porta wan do tplink e aí tenho dhcp ligado com 192.168.2.1 e tenho tudo a funcionar impec!

  44. exacto! eu tb nao tenho net no thomson mas por opção minha!
    tive de ligar assim senao tinha freeazes na tv!
    se queres ter net no thomson, tens de ligar o segundo router ao thomson, mas lanlan, e no segundo desligas o dhcp e fica a dar tudo direitinho.
    até podes ter os 2 a fazer wifi com o mesmo nome de rede e mesma pass, basta apenas fazer com que estejam em canais wifi diferentes, ex o thomson no canal 6 e o segundo router no canal 11.
    eu em casa até tenho o thomson e mais 2 routers todos ligados e cubro uma casa de 3 pisos com wifi sempre no maximo!
    :)

  45. por exemplo, o thomson esta com o ip 192.168.1.254, e faz dhcp para uma pool ou range algo do genero 192.168.1.60 ao 192.168.253. assim no segundo router poes lhe o ip nas definicoes de lan: 192.168.1.1, desligas a opção dhcp (sera efectuada pelo thomson) e fica a dar!
    boa sorte.

  46. Ricardo, atenção que na minha configuração quem gere o dial up e a internet é o tplink e nao o thomson! ok?

  47. Bom dia,

    Instalei recentemente a Meo em casa (troquei a Zon). Com a Zon tinha ligado por WAN um router SMC que por sua vez ligava via WDS a um outro router numa divisão mais interna da casa, por forma a servir como repetidor de sinal.
    Quando instalaram a MEO, ao ligar o router na porta WAN a TV deixa de funcionar. O que me explicaram no apoio técnico foi que eu não poderia fazer isto pois o router SMC não é layer 3 e por tanto não seria compatível com o Router da Meo.

    A solução que apresentam neste post contorna esta situação?
    Não é para mim problema passar a usar apenas a rede wireless do SMC para as ligações à NET.

    Obrigada!

  48. Viva,
    Tenho MEO Adsl com esta solução implementada há algum tempo.
    Uso o meu Linksys WRT610N para ligar à internet e todos os dispositivos cá de casa, e o Thomson para ligar a Box.
    No Linksys tenho a gama 192.168.2.x e no Thomson mantive a 192.168.1.x.
    Como todos os dispositivos se ligam à rede do Linksys, os mesmos não têm acesso à outra gama, como tal perdi as funcionalidades da aplicação MeoRemote no Android (que necessita aceder à Box), a não ser que ligue o telem diretamente à rede wireless do Thomson mas depois fico sem net no telem. A minha ideia era usar algo como “Advanced Routing” e/ou “VLANs” para pôr as duas redes ligadas entre si e eu poder aceder à Box do Meo ligado à rede do Linksys. Sabem se é possível?

    Nota: No meu Linksys tenho DD-WRT.

    Obrigado.

    • Viva,

      Exactamente a mesma duvida. Tenho um segundo router a fazer o dialup pois necessito de ter um VPN server o que o thompson nao permite. A questão é que com esta configuração a rede no router thompson fica inacessível e precisava de utilizar a porta USB para partilhar um disco externo na rede, alguem sabe como configurar tal coisa ou se tal é possivel?

      Cumprimentos

  49. Eu gostaria de configurar 2 routers em que o Thomson TG784n seria o servidor e outro o cliente, mas sem utilizar cablagem, com cablagem eu ja configurei e foi até bastante simples, mas nao consigo criar um AP neste thomson. Alguma ajuda?

  50. Boas

    Tenho um router thompson e um linksys wrt54g ligados entre si.
    O problema e que quando ligo uma box fiko sem internet, isto no linksys. Se desligar a box volto a ficar com internet.
    Ps: o linksys tem o firmware DDWRT

    O que podera ser isto?

  51. é possivel fazer isso com 2 routers da thomson?

    Se sim podem fazer um tutorial, é que não estou a conseguir configurar os IP’s.

    Obrigado

  52. Boa tarde.
    sei que poderá não ser o sítio indicado para expor a minha dúvida mas aqui vai.

    tenho router/modem do meo em casa, com um cabo de rede que vai da sala ao quarto, ligando ao router/modem à minha box meo (que está no quarto).

    a minha questão é: quero ligar, no quarto, uma torre (sem wireless) mas precisava de mais um cabo de rede (uma vez que o que aqui tenho está ligado à box). gostaria de saber se haverá uma forma mais simples de o fazer do que usando um segundo router, evitando mais fios, mais ligações e stress (uma vez que eu sou leiga nestas matérias), por exemplo com uma espécie de tomada dupla de cabo de rede. algo que me permita ligar numa ponta o cabo de rede que vem até ao quarto e dois aparelhos na outra ponta. isto pergunto porque tenho ido a lojas do género perguntar se existe algo do género e nunca me sabem responder (se calhar sou eu que faço as perguntas erradas).

    obrigada

  53. Boas.
    Como toda a gente sabe o router da meo é o Thomson TG784.

    Eu gostaria de saber se dá para aplicar os procedimentos deste artigo com um router igual (ou seja ligar 2 routers Thomson TG784)?

    • Boas,

      Tenho um problema que é o seguinte: tenho um amplificador pioneer com um adaptador LAN que me permite controlá-lo através de uma app para iphone e ipad. Já encontrei solução aqui no pplware que me permitiu configurar o router meo de forma a poder usar essas apps e a transmitir via airplay do ipad para o amplificador.
      Agora surgiu outro problema; como tenho o amplificador numa divisão de um andar superior e o sinal é instável optei por usar um repeater da dlink que me melhora imenso o sinal. Porém, assim que ligo o repeater perco a conexão entre o ipad e o amplificador. O repeater não era suposto manter as definições do router?

  54. Boas,tenho uma dúvida,eu sou cliente meo e de momento tenho um apenas um router ligado. Mas tenho um outro router da meo a mais aqui perdido por casa, é possível configurar esse router como segundo router?

  55. ola fiz a configuração tal e qual como foi anunciado neste forum, tenho tudo a funcionar mas nao consigo abrir as portas, dao todas como fechadas apos ter aberto no draytek 2130, algum pode ajudar

  56. Boas, ha anos que uso um segundo router para fazer o sincronismo a net e sem algum problema. Tenho um thomson 784 e um Lynksys com firmware tomato que faz a ligação a net. O meu problema sempre foi o seguinte, uso uma aplicação que é o meoremote que muda os canais da box pela rede, o problema é que ao ligar o 2º router deixo de poder aceder ao thomson e ja nao consigo mudar os canais da box pk ja nao tou na rede do thomson. Alguem sabe de um modo de aceder ao thomson ou redirecionar para o lynksys? Quero tudo como esta mas poder mudar os canais da box

  57. Boa tarde, queria aplicar esta solução, mas tenho uma duvida, não é possivel os 2 roueters ficarem na mesma gama de IP’s? (192.168.1.0). Porque de terem o MEO em 192.168.1.254 e o outro router em outra gama, por exemplo 192.168.2.0?.

    Pergunto se as seguintes configurações não serão possíveis:

    - Ligar o ONT diretamente ao novo router (porta WAN) e ligar o router MEO por portas LAN (LAN to LAN), para manter a funcionalidade dos telefones.

    OU

    - Ligar ONT ao router MEO (Posta WAN) e ligar o router MEO por porta LAN para WAN do novo router. Mantendo os 2 na mesma gama de IP’s.

    Obrigado
    Cumprimentos
    Diogo

  58. A MEO dá prioridade ao serviço de TV sendo o serviço para internet uma coisa secundária, desta maneira um segundo router a fazer a autenticação no isp e deixar o thomson sá para as boxes de tv e assim se faz magia :)

  59. Uma coisa que me faz confusão é o facto de estar tudo desligado no router da meo, incluindo a firewall, isso não é um risco de segurança para o router da meo visto estar ligado ao ont diretamente? Ou todas as ligações são primeiro filtradas pelo segundo router antes de ir para o meo? Desculpem se a pergunta parece parva.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.