Elastix – Como montar uma central telefónica digital


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25 Respostas

  1. john doe says:

    Boas

    Já vi vários artigos sobre este assunto… primeiro Tribox, agora Elastix… até aqui tudo bem.

    A pergunta que eu não vejo respondida é:

    Como é que eu recebo chamadas da minha linha convencional analógica, numa central voip deste género.

    Preciso de uma placa FXO??? Mas uma interface destas não é para usar os meus telefones convencionais como terminais Voip?

    Adorava usar algo deste género, mas só terá funcionalidade se conseguir receber telefonemas da linha convencional analógica (e passar estas chamadas para outros terminais, etc)

    • Pedro Pinto says:

      Chamamos a atenção para 2 questões relativamente a sistemas deste tipo. Primeiro, ter atenção na instalação uma vez que se possuirmos dados em outras partições e ao escolhermos uma instalação “automática,” o processo de instalação irá formatar todo o disco. Depois, se pretendemos que um sistema deste tipo “fale” com um sistema tradicional, teremos de adquirir uma placa que permita ligar o “mundo digital” com o “mundo analógico”. Eu em tempos comprei uma Sangoma: http://www.sangoma.com/

    • CCV says:

      john doe,
      sim, precisas sempre de 1 FXO pelo menos, para ligares à rede da casa. Se pretendes aproveitar o telefone de casa, adquire uma placa FXO+FXS. Mas se queres adquirir algo assim baratinho, sem ser placa, com 1 FXS e 1 FXO, tens o grandstream ht502 ou 503 (ja nao me lembro) que é o que tenho em casa. tem 1 LAN, 1 WAN, faz router, 1 FXO e 1 FXS e é baratito. comprei em http://www.voip.pt (alias, tudo o que comprei para casa e para a empresa veio de lá).

      • lmx says:

        boas…
        mas… posso com isto fazer chamadas para espanha telefone normal, ao preço voip ou tenho que contratar uma empresa de voip tipo skype?

        cumprimentos

        • CCV says:

          podes fazer o que quiseres, basta criares regras (dialplan). Se a chamada sai via rede fixa, gsm ou voip é definido nessas regras. Para sair via VoIP tens *sempre* de criar trunks com contas VoIP, que vêm de operadores (telepac, sapo, voipbuster, voipcheap, etc…). E sim, tens de contratar *sempre*, e não, as chamdas VoIP *nunca* são de borla! pagas sempre algo!

  2. M.Manuelito says:

    O outro dia fizeram-me uma apresentação da EdgeBox, alguém usa esse sistema no trabalho? E vale a pena ou não?

    • CCV says:

      Manuelito,
      a edgebos, no meu ponto de vista é cara para o que é/faz. Além disso, prefiro ter uma appliance dedicada a 100% para VoIP/telefonia do que uma appliance que faz tudo e mais alguma coisa, correndo o risco de ficar demasiado dependenente (se avaria, a network do meu escritória para, fico sem filesharing, sem email, sem conectividade exterior…)
      Analizei a edgeBox, a IPBrick e a Voiceoffice, e das 3 a que melhor comportamento obtive ao mais baixo custo foi mesmo a VoiceOffice(www.voip.pt). A IPBrick é em tudo semelhante ao edgeBox, mas mais barata. a VoiceOffic faz exactamente aquilo que eu quero: facilidade de manutençao e VoIP! e pelo preço que é, é uma pechincha
      espero ter ajudado.

  3. MS-PT says:

    asterix, edgebox, etc etc etc…

    mas para fiabilidade e estabilidade nada melhor que Alcatel-Lucent, Siemens, Panasonic…

    trabalhamos com essas marcas e no fim, bem negociado, conseguem bons preços e uma central a seria…

    mas pronto.

    • johnito says:

      Só uma pergunta, ja trabalhaste com alguma destas soluções (trixbox, DigiumPbx, Elastix, etc)?

    • CCV says:

      MS-PT, o custo de uma dessas centrais até pode ser +- semelhante a um servidor VoIP Asterisk based. normalmente até é superior…mas uma central Alcatel,Siemens, etc.. fica sempre mais cara que um servidor iPBX a médio longo prazo: a manutenção é estupidamente mais cara. Além disso, a integração de um servidor Asterisk é 5x mais rápida: eu que o diga, a OmniPCX da minha empresa está a ser configurada ha 15 dias, os terminais siemens continuam com echo descomunal, etc…
      Nao quero dizer com isto que seja regra haver estes problemas, mas instalei um servidor asterisk em 30minutos, configurei alguns dos terminais siemens no mesmo tempo e ficou tudo prontinho em 2horas…até hoje :)
      Nota: todas essas centrais telefónicas utilizam Linux e sistema semelhante ao Asterisk para transmitir via MGCP ou SIP. E alem disso, Asterisk vem com serviços nativos, gratuitos que numa central Alcatel ou Siemens custam uma pipa de massa. Ex.: IVRs …voicemail…entre outros.
      Cisco tb tem SIP/Voip, mas a CallManager deles custa 30K base, sem voicemail e sem terminais e sem IVR. Licença Voicemail: 7.5K …. etc etc etc…
      é ai que o Asterisk ganha e muito!
      Quanto às appliances TrixBox, Elastix e cia: acreditem em mim, mais vale ler o manual e configurar tudo à pata!

      • Donizete Nunes says:

        Bom dia Senhor
        Desculpe a ousadia, mas estava procurando uma informação na internet e deparei com este forum de vocês.
        Estou com um Elastix instalado, mas não consigo resolver um problema aqui, dai queria saber se poderias me auxiliar.O problema é que nenhum ramal liga para outro no elastix, sempre que ligo de um ramal para outro, só recebo uma mensagem gravada em ingles.
        Se puder me ajudar ficarei grato.
        Aqui no Brasil não achei um suporte

        Abraços,

        Att
        Donizete Nunes
        Barra do Garças MT
        Brasil

  4. BMJ says:

    Depois destes tutorials só faltava mesmo um tutorial com o hardware, com exemplos, pois é que eu ainda tenho muitas duvidas, como já foi falado em cima, o hardware para ligar os telefones, a minha casa está toda cablada em RJ45 mas os telefones convenvionais ligam se lá, eu aproveitei o Router da Meo e liguei dois telefones convencionais às entradas VOIP do proprio router, agora se eu quiser usar um servidor destes não podia aproveitar as portas do router, acho eu….

    Como disse ainda tenho duvidas no hardware…

    • CCV says:

      podes aproveitar o router sim. Só tens de alterar as contas SIP do router (q de origem vem configuradas para o Meo) e apontas para o teu servidor.

  5. youdaware says:

    Muito bom post Pedro Pinto.

    E já agora, aproveito o comment para uma pequena correcção que a meu ver poderá ser importante para os utilizadores menos experientes:

    Onde se lê:
    Credenciais de Acesso
    …endereço do servidor (ex: http:\\192.168.0.1).

    Escreve-se:
    Credenciais de Acesso
    …endereço do servidor (ex: http://192.168.0.1).

    Continuações de boas pplpostagens!!
    Abraço.

  6. Nuno Mata says:

    Tudo fabuloso…ou não! Mas, e chamadas de dados? Os vulgarmente chamados de ‘fax’. Conseguem este tipo de sistemas enviar dados em formato digital, sendo que no destinatário serão recebidos em formato analógico? E vice-versa?
    Esta continua a ser a minha grande dúvida, e que, se algum de vós me conseguisse esclarecer, seria a ‘loucura’.
    Como eventualmente possam saber, o novo MEO-fibra, e julgo que a ZON fibra também, utilizam o sistema VoIP, mas deixaram de poder transmitir dados (via Rdis). Neste momento procuro algo, fiável, que me permita novamente poder transmitir fax, sem ter, obviamente, que comprar o pacote Rdis da PT, meramente para enviar uma média de 15 fax por mês. O meu bem haja em antecipação a quem possa ajudar.

    • CCV says:

      xi q confusão! :)
      o facto de o MEO e ZON nao transmitir via RDIS é porque o RDIS é limitado a 8Mbps de largura de banda. O limite do Analógico é 3vezes superior. E como se trata de video,audio, voz(telefone) tudo no mesmo par de cobre, é natural que o RDIS não aguente! Entre outras razões, pq tb há razoes de ordem técnica …
      O Fax Over IP (FoIP) é possivel via T38! E sim estes sistemas baseados em Asterisk permitem T38. No entanto, é apenas entre FAXs via IP! E nao FAX-IP para FAX Analogico! (nao ha milagres). E nada tem a ver com limitações do Asterisk. é uma limitação do lado da PT/ZON. é como comprar um carro a hidrogénio e nao encontrar abastecimento: o problema nao é do carro :)

      Quanto ao suporte de FAX Analogico, sim, é total, desde que se use placas RDIS(BRI/PRI) ou analogicas (FXS/FXO).
      No teu caso, uma linha analógica é a melhor opção.

  7. central telefonica beltronica says:

    boa tarde amigos
    tenho uma central telefonica BELTRONICA rdis 24 plus. sera que consigo utilizala com estes soft´s que aqui se fala? ela tem 2 modulos GSM que leva 4 telemoveis, consigo utilizar os modolos com estes soft´s?
    é que a beltronica leva muito dinheiro para a por a funcionar.
    obrigados

  8. Sofia says:

    Como posso armazenar as informacões do meu cliente associada ao nr do telefone dele?

    • Rui Silva says:

      Cara Sofia,

      O Elastix possui no seu pacote integral, dois softwares que são instalados automaticamente. São eles o Sugar CRM e o Vtiger.
      Ao configurar todos os parametros nestes softwares o elastix usará a base de dados e fará o reconhecimento automático. A titulo de exemplo: A empresa fechou para almoço. Um cliente seu ligou dois minutos antes de abrirem as portas depois do almoço. O elastix (no seu todo) vai armazenar essas mesmas informações e irá informá-la desse contacto da maneira que tiver configurado. Poderá por ex: receber um e-mail, SMS ou até um voice-mail com todas as informações, data, hora, numero, e por aí fora.

  9. Allthe says:

    Boas,

    Eu tenho elastix e estou com dificuldade e pretendo criar um número que ao ser digitado devolve uma mensagem de voz, mas não estou a conseguir.

    Alguém pode ajudar?

  10. Anderson says:

    Ora bem!Acabei de conhecer aqui um pouco sobre o Elastix e me saltou logo a ideia de poder montar uma pequena loja de comunicações com algumas cabines telefónicas,no entanto pergunta que se impõe é a seguinte:Terei sempre que contratar um serviço Voip para o efeito??? ou basta ter ligação a Internet??? sendo que as chamadas sairão via Voip, GSM e Fixa.

    Agradeço desde já pela resposta.

  11. vilson says:

    amigos , não sei como configurar linhas voip e da oi telemar no elastix, alguem poderia me ajudar?

    • Márcio Araújo says:

      Vilson,
      Para entrar com essas linhas em seu server de telefonia IP será necessário que o mesmo possua portas FXO, para que a comunicação seja estabelecida e você possa tanto receber quanto efetuar ligações. No caso de linhas voip que você fala não precisa ter portas FXO e sim apenas conexão com a internet, mas é preciso configurar os dados do seu provedor VOIP bem como usuário e senha para que seu servidor feche a concexão com o provedor.

  12. Sharp says:

    Boas,

    As fotos deixaram de estar disponíveis.

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