Desactivar permissões no Vista

Para quem já teve a experiência de usar o Windows Vista notou uma das novas funções de segurança, o irritante aviso de permissão. Até ao aparecimento do Windows Vista o Windows não conseguia decifrar quem afinal estava a tentar alterar as sua “fauna e flora”, se era uma vírus ou se era o utilizador que queria instalar um programa, por exemplo. O Vista tenta proteger-se desta incógnita apresentando uma mensagem a solicitar a permissão ao utilizador da máquina.


Quer este aviso dizer que alguma coisa está a tentar infiltrar-se no sistema, ora a decisão para avançar cabe agora ao utilizador. O Novo robot de segurança que equipa o Windows Vista torna o desafio de penetrar no sistema mais arrojado para os criadores de vírus. Esta barreira não será transposta se não for o legitimo administrador do sistema, assim para ultrapassar este aviso terá de estar munido da respectiva palavra-passe.

Podemos desligar isto?
Este User Account Control (UAC) pode ser desligado, embora como é óbvio irá fragilizar o sistema de segurança do Vista. Mas se é um correcto e avançado utilizador, respeita as regras de segurança, pode largar estas irritantes janelas de aviso. Para isso clique no botão Iniciar…

escolha a opção Painel de controlo, Contas de utilizadores

Seleccione a opção Activar ou desactivar o Controlo de Conta de Utilizador

Agora desmarque a opção que viabiliza a utilização do UAC.

Será pedida mais uma vez a sua confirmação e de seguida é-lhe perguntado se que reiniciar o sistema.

Pode imediatamente após retirar a opção de protecção ver a reacção do sistema alertando-o para um possível problema, julgando a falta desta opção como um potencial problema.

Depois de reiniciado o sistema fica por sua conta e risco. Claro poupará uns quantos neurónios e algum tempo em cliques. Espero que ajude a personalizar o sistema à sua imagem de trabalho.



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


24 Comentários

  1. apesar de ja conhecer este método, aqui esta um exemplo de um bom post :) eu usei isto assim mas voltei a ligar a UAC pois ja nao podia com o icon da cruz vermelha sempre a lembrar-me q tinha a UAC desligada e a msg sempre q faço boot ao vista…

    penso q o melhor é mesmo desactivar no processo inicial de instalacao de drivers e software do vista e depois quando ja tivermos tudo instalado e actualizado ligar, pois ai ja vai chatear muito menos (mesmo sendo um «power» user)

    um dos aspectos mais irritantes é a UAC nao aprender com a utilizacao, ie, sempre q um programa lanca outro programa a UAC entra em accao (por exemplo quem usa o ASE – all seeyng eye para entrar no seu servidor favorito de um jogo multiplayer é obrigado a confirmar sempre q deixa q este lance o jogo… era facil por um «option» button de modo a autorizar sempre um programa a lançar outro… acho q aqui a microsoft falhou pois mais valia um pouco menos de segurança e mais gente a usar, do que mais seguro, mas tao chato q muita gente desliga.

    PS- desliguem la a obrigatoridade de por um mail para comentar… é ridiculo, e nao tras valor acrescentado, quem quizer ser notificado por email de novod coments q ponha.

  2. @Cosnciencia,

    A obrigatoriedade de fornecer um endereço de email para colocar comentários é uma protecção nossa para evitar os engraçadinhos que normalmente abusam. É uma segurança nossa. De qualquer modo, a maioria dos browsers guarda isso em cache e (pelo menos no meu caso) está sempre preenchido [desde que no mesmo PC].

    • ola eu tenho um problema eu fix tudo o que vinha ai explicado soque ao tentar tirar parece para eu ter qe por a senha poruqe o meu pai pos um progrma qe é controlo de conta do utilizador como posso remover isso sem ter qe por senha porfavor ajudem-me

  3. @pedro simoes:

    O mail n é validado logo nao server para o fim q indicou…

    Ja agora, alguem sabe uma maneira de fazer overclocking as placas graficas da NVdia no Vista? coolbits e riva tuner nao permitem mudar a freq. do gpu e memorias…

  4. @pedro simoes:

    O mail n é validado logo nao serve para o fim q indicou…

    Ja agora, alguem sabe uma maneira de fazer overclocking as placas graficas da NVdia no Vista? coolbits e riva tuner nao permitem mudar a freq. do gpu e memorias…

  5. Vai ao site da Nvidia que saiu um novo nTune para o Vista.Ontem.

  6. mas oh, “consciencia” sabes k podes desactivar (o icon da cruz vermelha)….bastante simples

  7. realmente este aviso é mesmo irritante, mas eu experimentei desactivar esta opção mas só que o programa que tenho licenciado a licença desapareceu, e voltei a ligar e a licença já aparece, como não sou um avançado utilizador vou manter ligado.

    abraço,

  8. Excelente Dica, precisamos de muitas mais para esse Ilustre desconhecido, mas já com muitos milhares de utilizadores que é o Vista .

    Bem Haja
    Carlos

  9. onde é q o desactivas SEM desactivar todos os outros checks q o vista faz sobre a firewall, antivitus actualizacoes etc?

  10. O ntune anterior (alem de nao gostar muito de motherboards sem o chipset nvidia) mostrava as vel. da grafica mas nao permitia aplicar os novos valore… vou testar o novo. Obrigado

  11. deixa-me la chegar a casa k ja te explico, é que to o trabalho…

    nao sei porque mas aqui trabalha-se lol

  12. Boa dica.
    mas tenho um problema.
    S desligar o UAC, o msn fecha-s cada vez k o abra.
    Será por ter instalado o msn plus e patch da mess pra permitir a poligamia?

  13. ufa graças a deus eu descobri como desabilita esse troço! brigadão! uhu!

  14. Ja agora, alguém sabe uma maneira de fazer overclocking as placas gráficas ATI no Vista?

  15. Boas!
    Já uso o Windows Vista desde a RC1 e o UAC sempre me aborreceu profundamente. Eu desliguei isso mal acabei de instalei a versão final do Vista. Quando usava a RC1 desliguei passados uns tempos de utilização, quando já não aguentava mais aquilo, e a partir daí o sistema tripou todo. O eMule ficava com duas vezes os temps. Se iniciasse com UAC ele acabava os downloads mas, se depois desligasse, os acabados enquanto aquilo estava on estavam lá outra vez. :@
    Não sei se isso nas versões posteriores foi corrigido ou mesmo se foi só problema meu…
    Mas fica o aviso.

    Abraços

  16. Bom tutorial. A ver quando sái um tweaker de jeito pro vista.

  17. @ Nandozs
    Que tal uma explicaçãozinha sobre como desactivar o aviso de UAC desligado?
    Estou interessado.

  18. Pode desabilitar o UAC e ficar seguro pois temos bom antivirus e o Windows Defender trabalha bem. Mas o escudinho vermelho também dá para tirar, vejam:
    Painel de Controle-Central de Segurança- veja do lado esquerdo da janela o link “Alterar o modo de Alerta da Central de Segurança”, clique, vai abrir uma janela lhe oferecendo opções de como quer ou não receber os alertas vermelhos é só clicar em ” Não me notificar e não exibir o ícone” , pronto nunca mais ele aparecerá na sua Barra de tarefas.

  19. Meu me ajudem… tem um virus no meu PC mas tipo, quando eu vou excluir ele… da essa maldita janela… e não exclui tirei o UAC mais mesmo assim não da ele trava meu PC… ¬¬

  20. Olá,

    Segui todos os passos indicados acima para desativar as permissões e continuo recebendo a mensagem de que preciso pedir permissao ao administrador. E agora, como devo proceder para desativar as permissões no vista?

  21. MUITO UTIL!

    Já estava a ficar maluco com tantos clics :P

  22. vlw mano muito util
    tava atras disso ..
    salve a todos

  23. Por favor ajudem me é que quando eu quero importar um programa aparece-me akela janelinha a pedir a palavra passe do administrador e eu nao me lembro o que poderei fazer?

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.