Dica: volte ao estilo antigo nos menus do Google Chrome
O Google Chrome é bastante rico no que diz respeito ao seu desenvolvimento. As novas versões surgem com uma rapidez enorme e sempre cheias de boas novidades... mas serão todas agradáveis?
Na versão 26, actualizada no passado dia 26 de Março, foi introduzida uma alteração no design de todos os menus do Google Chrome (definições, marcadores e menu de contexto) que muda a cor de fundo e adiciona espaçamento, muito espaçamento, entre cada item.
Gostou desta recente alteração?! Eu não... e já a retirei. Saiba como.
Principalmente para quem tem uma vasta colecção de marcadores, como eu, notará imediatamente que agora a utilização de listas mais longas está dificultada e os item estão todos mais dispersos.
Não sei qual é a verdadeira finalidade na alteração de design, eventualmente para facilitar a utilização táctil, mas o que é certo é que se trata de uma unificação do design entre plataformas já que todo o Google Drive (entre outros) tem esse aspecto nos menus.
O novo aspecto surge apenas no Chrome para Windows e já abrange todas as versões (canary, dev, beta e stable). Para o desactivar é necessário adicionar uma flag no atalho de execução do Google Chrome:
- Clicar com o botão direito sobre o ícone a partir do qual costuma abrir o Google Chrome. Caso seja o ícone na barra de tarefas, então deve clicar com o botão direito sobre o ícone e de seguida clicar novamente sobre Google Chrome;
- Escolher Propriedades;
- No campo Destino, colocar o seguinte texto depois do que já lá se encontra (não esquecer do espaço entre o conteúdo que já lá está e o que se vai adicionar):
--disable-new-menu-style
Para uma versão superior à 27, colocar:
--force-fieldtrials="NewMenuStyle/Compact2/"
- Carregar OK e reiniciar o Google Chrome;
- Feito.
Agora sempre que o Google Chrome for iniciado, a partir daquele atalho, terá o habitual estilo de menus existente em todo o Windows.
Esta é uma "melhoria" que, provavelmente para muitos utilizadores, só vem forçar a alteração de algo que já está muito enraizado. Até que a Google mantenha a possibilidade de desactivar o novo estilo por estes meios, há que usufruir. Quando tal deixar de ser possível... paciência!
Este artigo tem mais de um ano
Realmente concordo, estava muito melhor antes… :O
algumas pessoas estao reclamando disso por faltar espaço na tela como nao é o meu caso nao preciso alterar nada
Porque é que as imagens em jpeg ficam todas sem qualidade?
Já repararam que esta nova versão é muito mais “touch-fiendly”?
por minha vontade, este estilo de menos podia expandir-se para o windows, gosto muito.
por minha vontade, este estilo de menus podia expandir-se para o windows, gosto muito.
Quando isto apareceu também estranhei e não gostei, mas rapidamente me habituei à coisa. No entanto acredito que quem tiver resoluções mais baixas (1366px etc) sofra um bocado com o aumento do tamanho do menu.
Ainda ei de perceber a agressão das pessoas às coisas novas na web..
Obrigado pela dica. A Google já me começa a irritar um bocadinho quando efectua alterações deste tipo, ainda para mais quando não dão quase escolha ao utilizar. Apesar de perceber o intuito não faz sentido impor algo comum a todos os utilizadores visto que cada utilizador tem uma resolução diferente e é afectado de maneira diferente, mas enfim.
Eu só queria separadores para os marcadores como existe no firefox! mais nada!
Bela dica. Já coloquei “como deve ser”. Esta alteração não foi lá muito bem conseguida… E Tenho monitor Full HD, portanto não seria pela falta de espaço…
Já era tempo das empresas de software disponibilizarem versões diferentes para as diferentes versões do Windows. Está tudo a mudar o design das aplicações para serem touch friendly, esquecendo os biliões que ainda usam Windows 7, Vista e XP!! Até o novo Dropbox foi pensado para touch. Está tudo maluco!!
Não é por nada mas eu prefiro este novo look, está muito fresh e muito user friendly e como já disseram aqui, está “touch friendly” também. Gosto. 🙂
Boa dica,já está como era antes.
Obrigado
bom seria a barra de endereço estar paralela com os separadores…
será que existe essa possibilidade…
Não funciona no caso de ter o chrome a correr em segundo plano no arranque, caso alguma extensão necessite disso.
Há alguma solução neste caso?
É só adicionar a flag ao evento que inicia o Chrome em segundo plano. Estará no registo do windows.
Eu já tinha desactivado isso há mais de uma semana. Quem mete os designers a definir as interfaces só faz asneira. É como as fontes em cinzentinhos: Os cinquentas tons de cinzento…
Como estou há mais de uma ano à espera de ser operado às cataratas tenho um dificuldade enorme em distinguir esses tonzinhos de cinzento que estão na moda.
E para quem não gosta da página de novo separador aqui fica a solução 🙂
http://www.ghacks.net/2013/04/20/dont-like-chromes-new-tab-page-change-back-to-the-old/
E no windows 8 algem me pode ajudar?
O guia é para Windows 8. Para o 7 ou Vista é igual.
Hoje voltou a aparecer-me o novo visual mesmo com o comando no campo destino, terá entrado nova versão do browser que anule o comando?
Exacto. Infelizmente a Google está a forçar os utilizadores a utilizar este estilo de menus… ridículo.
Já procurei por uma solução e não parece existir.
A única coisa a fazer será voltar à versão 27.
No caminho C:\Program Files (x86)\Google\Chrome\Application\ existe um ficheiro old_chrome.exe (executável da versão anterior). Basta renomear o chrome.exe para new_chrome.exe (versão 28) e renomear o old_chrome.exe para chrome.exe.
Fica-se assim com a versão 27 e continua a funcionar a flag.
Boas, aqui fica a nova maneira, pois a antiga já nao funciona mais.
Onde antes colocavam: –disable-new-menu-style
Agora coloquem: –force-fieldtrials=”NewMenuStyle/Compact2/”
Excelente, funciona muito bem!
Obrigado pela partilha, vou actualizar o artigo.
Obrigado Hugo Cura e Armando Sampaio,estava incomodado com o espaçamento da versão 28 sem saber como resolver e aqui encontrei a solução.