DroidCam – O Android como sistema de videovigilância

Em tempos, em conversa com um colega que tinha sido pai há relativamente pouco tempo, ele questionava-me se conhecia alguma solução para fazer videovigilância do quarto onde o bebé se encontrava. Comecei inicialmente por indicar-lhe uma câmara IP com detecção de movimentos mas ele referiu-me que já tinha andado à procura e os preços era elevados. Nesse momento ele faz-me uma questão interessante: “Tendo o smartphone uma câmara, não haverá maneira de transformá-lo num sistema de videovigilância? “

Para esse efeito, existe uma excelente aplicação para Android! Vamos conhecer o DroidCam.

droidcam_05

O DroidCam é uma fantástica aplicação para Android que permite usufruir da camara e micro do dispositivo móvel a partir de qualquer lugar. O DroidCam funciona via Wifi ou através de uma ligação USB (recorrendo ao ADB).

Para criar uma solução de videodeovigilancia basta instalar o DroidCam no smartphone/tablet com Android e possuir um cliente para Desktop Windows ou Linux (Fazer download aqui).

Como colocar em funcionamento?

Como referido, o DroidCam suporta ligações via Wifi ou USB. Para o presente exemplo vamos usufruir de uma rede wifi, onde temos o smartphone e um PC. Depois de instalarmos o DroidCam no Smartphone, executamo-lo e a aplicação indicamos o endereço IP/porta que posteriormente iremos indicar na aplicação instalada no PC.

 

droidcam_01

Do lado do PC, executamos o DroidCam Cliente e indicamos os parâmetros fornecidos pela aplicação para Android.

droidcam_02

Para visualizar o stream, podemos por exemplo recorrer ao incomparável VLC. Depois de instalado, vamos a Media e escolhemos Abrir Emissão em Rede. Na próxima janela escolhemos o separador Dispositivo de Captura e em Device Selection devemos indicar DroidCam.

droidcam_03

Se tudo estiver operacional, o VLC começará de imediato a apresentar o stream proveniente da Camara do Android. Recordamos que além da Webcam, podemos também obter o captura do áudio, realizada através do smartphone. Para isso deve indicar na aplicação cliente a opção Enable Audio (ver na imagem 3).

droidcam_04

Veja aqui um pequeno vídeo de demonstração do DroidCam:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 1.6 +
Homepage: DroidCam [103 KB]
qr_droidcam

Download: Aplicação para PC (Windows e Linux) aqui





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


43 Comentários

  1. Muito bom!
    Existe algo semelhante para iOS?

  2. Faz-se tudo agora lol

    Era nice é que esta aplicação indicasse também o nível de bateria que o smartphone tem actualmente em tempo real hehe, ou então pronto ligamos sempre à corrente cada vez que se pretende iniciar a aplicação.

  3. parece que vou encher a minha casa de androids para segurança lol :P

  4. offtopic

    Finalmente a google implementou uma funcionalidade que tantos utilizadores de android pediam há muito tempo para o google maps – o modo offline! Agora já é possível efectuar o download de determinadas áreas do mapa! Esta opção pode ser activa no Google Labs, para isso devem abrir o Google Maps do vosso android, depois selecionar opçôes->mais->google labs e activar “Fazer download de área do mapa.”. Acho que isto ainda tá na versão beta, porque comigo não funcionou muito bem…

  5. Francisco Magalhães

    Funciona muito bem, parabéns :)

  6. A aplicação faz apenas streaming? É possível gravar video ou apenas capturar imagens após movimentos?

  7. Alguma aplicação semelhante para o iOS ?

  8. E ao contrário, ter o computador a filmar e a apresentar no android? Isso dava-me mais jeito, pois facilmente deixo um portátil ligado em casa e levo comigo o smartphone que o contrário.

  9. Muito bom, continuem a dar estas novidades

    Obrigado

  10. boas..
    percebo a versatilidade da coisa… mas continuo a preferir uma placa arm com um so instalado e uma camara wireless, ou rj45 com detecção de movimento.
    nesta situação inutilizamos um telemóvel, que pode ser +/-barato, a solução preferida por mim sairá quase certamente mais cara, mas será certamente melhor.
    Boa escolha, a videovigilância ira aumentar agora com a crise…

    cmps

  11. Aplicação altamente. Muito obrigado. Cumprimentos a todos…….

  12. E há alguma aplicação para fazer o contrário? Não sabem? Eu com o meu Android no trabalho e a ver a webcam do PC.

    • Aí ja tens de fazer pelo menos port forwarding no router pois tens os equipamentos em redes distintas. Se tivesses uma câmara IP talvez o ip-cam-viewer resolve-se: http://hit-mob.com/ip-cam-viewer-android/

      • Aquele programa que pus (iCam) serve para isso mesmo, visualizar no iOS, Android ou Browser aquilo que a nossa webcam do PC (em casa) está a gravar.

        E dá até mesmo para ligar multiplas cameras ao PC e visualizar todas ao mesmo tempo, quer estas sejam USB ou Wi-fi. Instala-se é apenas o software “server” no PC e tudo é feito via web com login e password.

        E a vantagem deste software é que não precisamos configurar um “DynDNS” ou algo do genero por causa dos ips dinamicos, já que todos os logins são efectuados directamente pelo servidor do serviço.

  13. O link não tem o software para Mac OS.

  14. qual a webcam que aconselham para linux? o mais barato possivel

  15. Não consegui colocar isto a dar, existe sinal e o android começa a fazer transmissão mas no vlc não dá nada.
    acontece com mais alguém?

  16. Existe também o “IP Webcam” para Android que não necessita de nenhum outro programa e para ver a imagem em tempo real no PC tem várias opções como o VLC e o navegador web com java. Vale a pena dar uma olhada.

  17. Segui os passos correctos mas não consigo obter nenhuma imagem no VLC. Apenas um ecran vermelho.
    Alguém dá uma ajuda?

  18. Sem palavras LIKE

    Estou a adorar a junção do android e do pplware xD

  19. cara eu instalei o vl la do link mais no meu vlc não aparaçe a opçao droid cam so tem default e none o que eu faço??

  20. E ao contrário? Usar um Android para aceder à webcam do pc?

  21. oi eu instalei o droidcam no cel e no pc e funcionou direitinho,consigo ir na opcao show camera output e ver q ta funcionando mais qdo vou usar no skype nao funciona diz q o skype nao detectou a web cam ou seja o adroidcam vc sabe mim dizer se prescisa de configurar alguma coisa

  22. Para se poder visualizar o video de forma externa (no trabalho por exemplo), aí tem que usar o DDNS correcto?

    Depois a correcta abertura de portas no router.

  23. Boas.

    Então bastará instalar este softwate num computador longe de casa, por exemplo no emprego e, desde que saibamos o IP, é possível ver o que se passa em casa?

    Obrigado.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.