PplWare Mobile

Steve Jobs queria OS X a correr em portáteis Vaio

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Nelson says:

    História engraçada, seja verdade ou não!

    Mas queria ver lá o chefão da Sony a contar essa história ao pessoal que trabalhava na divisão da Vaio da Sony, e agora, ou vai para a rua, ou para outra empresa de obrigação.

    Vão gostar muito de ouvir a história. O “boss” tinha a opção de usar o melhor SO do mundo, exclusivo de uma linha de computadores que cada vez vende mais, ao passo que os PC’s windows cada vez vendem menos, e a deitou fora, “assim”…

    • abaptista says:

      Desculpe lá Sr. Nelson,
      …mas o que é que anda a fumar????!!!!
      Isso deve fazer um mal terrível!!!

      PS: Não leve a mal, estou a brincar!!!!

      abraços.

    • João Oliveira says:

      Eu penso que os verbos que estão no passado deveriam estar no presente/futuro. Aqui há mais qualquer coisa….

    • Gil says:

      Caro Nelson,

      Isto passou-se à sensivelmente 13 anos. Foi a altura em que saiu a primeira versão do MacOS X. Que eu me lembre, na altura, os computadores Apple não vendiam cada vez mais e os PCs cada vez menos…

      • Nelson says:

        Os computadores da Apple têm vendido cada vez mais desde o iMac.

        Claro que não vendiam uma parcela do que vendem hoje. E claro que um grande salto foi na transição Intel!

    • Flávio says:

      Pelo menos esse post deu para rir 😀 melhor SO em quê????

      Eu uso Mac OS durante 9h diárias no trabalho e quem diz que este é o melhor SO é porque nunca o usou a sério…

      • Nunes says:

        e tu usas a sério?

        • Flávio says:

          Sou iOS e OSX developer por isso sim, pode-se dizer que o uso minimamente a sério 😉

          • Nunes says:

            Na verdade, isso não implica que usas a sério!
            Se me disseres que conheces os truques e que és capaz de resolver os problemas que possam surgir, então sim, usas a sério, pois investiste na tua ferramenta para tirar o máximo de proveito!

          • Flávio says:

            Posso-te dizer que sei os truques e sou capaz de resolver qualquer problema que possa surgir, gosto bastante de usar OSX (por pequenos detalhes e por estabilidade) no entanto existem outros factores pelos quais não gosto dele, tal como a falta de aplicações para muita coisa (algumas dessas coisas extremamente simples) e o software ser extremamente pesado (com poucos programas começas logo a notar um arrasto do sistema enquanto que por exemplo outros SO’s com programas equivalentes e hardware equivalente aguentam “mais”)

          • darth says:

            pois eu uso-o em trabalho tambem, e tenho outra opiniao. nao penses que por seres developer tens a pil**** maior e esta tudo resolvido, windows é que é.

            tambem falo de experiencia, e para mim, windows eh de longe pior. nao andes para ai a vender como se tivesses razao, la porque es developer. isso para mim nao vale nada

          • Nunes says:

            @ Flávio
            falta de aplicações não é um problema do SO, é um problema de oferta em determinada área de trabalho, tenho a dizer que em termos de oferta não tenho com que me queixar… qual é o teu problema de oferta?
            Software pesado? Encontras exemplos inversos; o Photoshop no Mac oferece melhor gestão de memória que no Windows, e é um reflexo do investimento dos programadores. Qual é o teu problema concreto?

          • Nelson says:

            Ridículo, um developer (ou suposto), queixar-se da falta de aplicações para o OSX, se o que não falta são essas ferramentas para OSX, já que temos tudo o que há para Linux aqui, mais as ferramentas exclusivas para a plataforma.

      • darth says:

        para trabalho, melhor em fiabilidade.
        uso os 2, e nao ha comparacao possivel, o Windows so uso para jogos, de resto eh a evitar.
        Se nao houvesse mac, seria linux para trabalho, mas windows nunca.
        so quem nunca experimentou é que nao tem noçao

      • miguel says:

        Sim Flávio, este post deu para rir com o que disseste. Achas que por seres “developer” que sabes tudo? Sabes usar os programitas necessários para a tua vida profissional. Se soubesses resolver qualquer coisa no Mac OS estavas a trabalhar na Apple e não numa tasca na 3ª rua. Se conhecesses tão bem isso, conseguirias vingar te como administrador de sistemas. Tenho mac há muito tempo e mexo em vários Linux, só sei que windows nunca mais. Tu ao dizeres isso não sabes o que estás a dizer. Quero te ver a pegares no terminal do mac e depois pegares no do windows (se é que lhe podes chamar isso) e fazeres o mesmo. Agora lá está, as tuas necessidades são muito básicas, uma vez que se baseiam em aplicações, ou seja, apenas sabes mexer em programas necessários para o teu trabalho. Eu queria te continuar a responder mas a cada post que leio teu mais me dá vontade de rir, pois afundas te em “velocidade cruzeiro”. Continua lá a detestar este SO, e deixa quem sabe usá-lo, não vai ser com uma opinião tão descontextualizada como a tua que este vai deixar de ser o melhor SO que existe. E digo te com experiência em uma lista bastante extensa de SO que já utilizei, sendo que muitos deles são command-based, coisa que windows não consigo sequer.

      • Nelson says:

        É o meu comentário, é a minha opinião.

        Também se calhar, uso mais o OSX que tu, e também sou developer.

        Se não gostas, paciência, a maior parte das pessoas que usa, gosta, e gosta bem.

    • lmx says:

      heheh

      eu acho que foi um tiro no pé da Sony…acontece muito…

      quando se colocam pessoas no topo de determinadas empresas que não teem capacidade para analizar, vontades do publico, ou capaciddades tecnologicas…por isso é que o Steve…foi o Steve…porque tinha uma capacidade brutal de olhar para as coisas e perceber se aquilo é bom ou mau…
      é isso que se espera nas cadeias de commando de qualquer empresa…mas em muitas não acontece…vejam anokia, outro caso crasso…
      Pelos vistos a Sony perdeu a oportunidade se ser uma marca exclusiva, em que seria a unica com os dois SO’s dektop’s mais usados…puff…

      • Nelson says:

        Acho que se seguissem o caminho OSX, teriam de desistir do Windows… só um palpite 😉

        • lmx says:

          pois…isso esta quase implícito realmente 😉

          secalhar por isso não quiseram arriscar…

          Mas existem fazes na vida de uma empresa, que ou cresces rápido…ou então acabas por morrer…e parece que este departamento teve esse destino…

  2. Nelson says:

    PS: O Steve Jobs era um enorme fanboy da Sony.

    Os produtos da Apple sempre estiveram ligados de diversas formas á Sony até recentemente.

    Uma das primeiras colaborações foi a disquete do Macintosh original (Sony 3,5″)

  3. Pois é says:

    Existem outros fabricantes que já seguiram esse caminho.

    O Solaris da antiga SUN agora oracle por exemplo que era competidor directo do HP-UX e AIX em plataformas SPARC passou há muito a correr em x86.

    http://www.oracle.com/technetwork/server-storage/solaris11/overview/index.html

    • NelsII says:

      Põe “Há muito” nisso… estamos a falar de cerca de 20 anos. Em 1996 trabalhei com estações gráficas com processadores Pentium Pro 180 e a correr Solaris.

  4. Jeromo says:

    Acho muito difícil de acreditar, quem conhece um pouco sobre a historia do Jobs/Apple sabe que isso não faz sentido. Mas o cara morreu e agora não pode desmentir, porém, deve estar se revirando no túmulo.

    • Nunes says:

      depende!
      durante o desenvolvimento do OS X ouviu-se muitas vezes falar da Red Box, que supostamente permitiria correr as novas aplicações do OS X no Windows, ao estilo do Java! Tb se sabe que a Apple manteve o desenvolvimento do OS X em chips da Intel desde o início

      • Jeromo says:

        Nos anos 90 (enquanto Jobs estava afastado) foi muito divulgado um projeto de sistema operacional da Apple chamado Rhapsody que seria um S.O. universal, para rodar tanto em plataformas PC quanto MAC. Na época fiquei bastante animado achando que finalmente poderia ter um SO da maçã no meu micro. Uma das primeiras coisas que o Jobs fez ao voltar para a Apple foi engavetar esse projeto. Por isso não acredito que ele quisesse qualquer interação com PCs.

        • Nunes says:

          Rhapsody?
          deverias rever essas informações!
          O projecto Rhapsody era o nome de código do projecto de desenvolvimento do Mac OS X actual, a qual pertenceria o Red Box, e, espanta-te, só começou com Jobs pois a Apple comprou a companhia de Jobs para poder criar o novo Mac OS, o Mac OS X
          O que o Steve Jobs fez na altura, foi acabar com o programa de clones que existia na altura e estava a matar a Apple.
          Com o Red Box a Apple poderia ter tido algo para ter aplicações do Mac a correr nos PCs, obtendo em teoria um interesse mais alargado dos programadores na plataforma que de certa maneira se tornaria mais universal! Por isso é até bem possível que o que Steve Jobs mostrou à Sony foi o projecto Red Box!

  5. JC says:

    Parece um pouco suspeito, pois foi o mesmo Steve Jobs que disse que MacOS apenas corre em computadores com a maçã! Mas nao deixa de ser intressante! =)

  6. Tiago Caneira says:

    Boas, eu apesar de não ser informático gosto de acompanhar as tendências informáticas, e confesso que há uma coisa que não entendi. Porque não corre o OSX em PC’s? Alguém me consegue dar uma explicação “simples” e sucinta? Se a base é UNIX que é a base de Linux e o Linux corre, porque não o OSX? Obrigado

    • Porque assim, pagas 2 ou 3x o valor real de mercado do hardware, só para poderes usar o OSx. Fácil 😛
      Porque os OSx corre limpinho na maioria dos computadores.

      • Nunes says:

        “OSx corre limpinho na maioria dos computadores”
        deves andar enganado! É preciso algum hacking para pôr o OS X a correr noutros PCs e convém que tenha hardware semelhante ao que a Apple usa nos seus computadores… mesmo assim muitas pessoas têm alguns problemas de compatibilidade

        • J T says:

          Nem precisas de hacking, ja ta tudo feito, basta ter uma copia do osx, ter hardware compativel (intel, nvidia, gigabyte ou asus, sucintamente)e um disco virgem, so neste ultimo caso se o disco ja tiver tido o windows eh que eh preciso um copy/paste de 2 ficheiros para ultrapassar a protecao do MBR e vamos embora, OSX a bombar em PC.

          • Nunes says:

            não! o que poderás usar é uma cópia do OS X que já tenha sido modificada, dado que o instalador nem sequer arranca em computadores que não sejam da Apple, sem algum hacking!

      • Nelson says:

        Bem, pelo menos correr OSX num PC deve ter a vantagem de gajos como este não se começam logo a roer quando vêm um aparelho da Apple, ou pelo menos uns phones brancos…

    • Nuno Vieira says:

      Porque a licença de software do Mac OS proíbe a utilização deste SO em computadores não Apple.

    • Gil says:

      Tiago,

      de grosso modo, o OS X não corre em PCs porque está “limitado” ao hardware que a Apple utiliza nos seus computadores, não existem controladores para o conjunto de hardware utilizado em grande parte dos PCs.

    • diogo says:

      A Apple acredita que para existir uma experiencia de utilizador prefeita hardware e software têm de trabalhar em harmonia o que implica criar software desenhado desde o principio para um certo tipo de hardware e vice versa.

      Mas basicamente nos dias de hoje isso resume-se à Apple ser control freak 😛

    • Paulo says:

      A base do gasóleo, da gasolina e dos sacos de plástico é o petróleo.
      Mas não convem usar sacos de plástico num carro 😉

    • António says:

      Correr corre mas a Apple não quer, basta ver os Hackintosh, mas tem de ter hardware parecido ao dos computadores Apple devido aos drivers, e mais alguns truques. Mas a base de negócio da Apple é mesmo a exclusividade, por isso faz sentido, até porque a actualização para a ultima versão do OSX foi grátis, logo ganham dinheiro vendendo o pack completo.

    • Nunes says:

      2 razões:
      – o software é um factor de diferenciação! A Apple com o OS X consegue tornar os seus computadores únicos
      – suporte: para o OS X correr em todos os PCs a Apple teria de investir e muito para que o Sistema corresse como deve ser em quase todos os computadores. O investimento muito provavelmente não compensaria o retorno, quando a Microsoft monopoliza o mercado de PCs.

    • Nelson says:

      Não, é base UNIX, mas não tem nada a ver com o Linux.

      O OSX não corre em PC’s, basicamente porque a Apple não quer!

      A Apple só vende o conjunto hardware+software! hoje em dia, pode parecer estranho, mas na altura, era o normal.

  7. John says:

    “Numa época em que não havia dúvidas de que era o Windows que dominava o mercado dos sistemas operativos ”
    E não continua a ser?

    • Pedro Pinto says:

      Sim, também, mas já não é com tanta intensidade.Depois apareceu também o segmento dos dispositivos móveis que veio “baralhar” as contas e as tendências.

    • Nelson says:

      A diferença é que hoje, ligas o PC, abres o browser,me fazes o que tens a fazer… Há uns tempos atrás, haviam umas coisas chamadas aplicações nativas, que eram mais ou menos importantes 😉

  8. Micke says:

    Agora é que já não é possível, pois a SONY acaba de anunciar que deixará de fabricar computadores… assim como também vai “encontrar” uma filial para reduzir os prejuízos no segmento de TV.

    http://www.zdnet.fr/actualites/sony-abandonne-le-pc-et-prevoit-5000-suppressions-d-emplois-39797644.htm#xtor=RSS-1

  9. Diogo says:

    O windows tem suporte para todo o tipo de hardware, o mal é os drivers. Ou entram em conflito uns com os outros, as graficas nao estão a ter o seu desempenho maximo, o som nao funciona de todo etc…..
    A apple prefere ter pouco hardware, mas exclusivo, e assim dá garantia que tudo funciona a 100%, e nunca tens problemas com “drivers”.

  10. Miguel says:

    Não percebo a razão das pessoas não usarem Linux, e contra mim falo pois andei muito tempo a usar windows e algum tempo no Mac. A sério experimentem!

    Linux é livre, tem milhares de aplicações de todo o tipo livres, tem muitas distros para todos os gostos, é muito fiavel e seguro (práticamente á prova de falhas)e essa história de ser dificil de usar é passado. Experimentem o Linux Mint 16 e vejam por vocês próprios, tem cdlive não precisam de instalar para experimentar. Há!e podem por o Mint como um dos mais bonitos OS visualmente, é ao gosto de cada:)

    Não quero estar a promover nada, mas agora que descobri Linux, quero que os outro s também tenham, essa possibilidade, pois é fascinante o que nos oferece um OS Grátis!

    P.S – Se a vossa cena é videojogos ai sim, esqueçam o Linux.

    • Rui says:

      O linux é muito mais complexo de configurar que o windows, por isso o linux é apenas utilizado por Eng. Informáticos e pouco mais.

      Já é um quebra-cabeças explicar aos utilizadores mais básicos como é que se instala um programa, ou que não devem clicar em todos os links que recebem nos mails e no facebook….. ou como configurar uma impressora, etc, etc….. agora imagina esse utilizador básico a configurar o que quer que seja no linux………

    • Rui says:

      Apesar de confessar que já me lembrei de instalar o linux a familiares meus, só para não conseguirem mexer em mais nada e não “instalarem” sempre os mesmos vírus 🙂

      Assim não perdia tempo a re-instalar o windows 🙂

    • Nelson says:

      O Linux pode ser bom, mas o OSX é melhor 😉

  11. João says:

    A “ideia” de uma versão do mac os para pc’s não ocorreu pois, uma estável foi vazada, e não por um “erro de gestão” por parte de Sony. Da mesma forma que a última(leia-se próxima) atualização do windows…

    E sejamos francos(só um pouqinho), essa “compra casada” de hardware + Software tem dado muito certo desde o momento em que foi criada, pois só assim temos como julgar se devemos investir em hardware ou se devemos trocar o software. Eu espero ansiosamente o dia em que poderei fazer o que faço com meu notebok em um tablet ou celular(Telemovel para meus amados amigos d’outro lado da “poça”)…

  12. ndp says:

    Li a noticias e as intervençoes dos habituais defensores e detractores de Mac OS vs Windows……e estranhei nao haver nem uma so referencia ao q costumamos ler em noticias deste tipo…..
    Entao onde andam todos aqueles q costumam criticar tanto os Vaios comparativamente aos Mac ?????
    Haaaa ja percebi…….como o Esteves achava possivel so por si é um reconhecimento da qualidade do equipamento e agora fica mal contrariar…….afinal é mais barato e tem qualidade equiparada…….percebi……ou sera q este meu post nao faz sentido e o Esteves estava a considerar instalar a sua pérola num chasso ???

  13. ifightall says:

    Dêem uma vista de olhos na distribuição PearOS(Linux) baseado em Ubuntu, mas com uma interface à MacOSx. Claro que lhe falta algumas coisas importantes, mas para mim se o projecto não morrer, é a junção do melhor dos 3 mundos PC, MAC e Linux. Abraços 😛

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.