Portugal: Cientistas obrigam células cancerosas a suicidarem-se
Descoberta abre portas à pesquisa e evolução de estudos sobre a Cura do Cancro
Uma das doenças que mais assombram a população Mundial é o Cancro. Esta doença que se caracteriza por uma proliferação anormal das células, atingi uma grande parte das pessoas em vários pontos do Mundo. Existem vários tipos de Cancro, como o do pulmão, o da mama, o da pele, etc, e profissionais de saúde por todo o Mundo esforçam-se para descobrirem um tratamento mais eficaz, ou uma possível cura para esta patologia.
Boas notícias são nos dadas por cientistas portugueses que desenvolveram uma estratégia para que as células cancerosas se suicidassem, evitando assim a propagação da doença.
A Luta contra o Cancro é um movimento que tem tentado, ao longo dos anos dar respostas cada vez mais fiáveis e eficazes no tratamento e possível cura deste doença que atingi, diariamente, milhares de pessoas por todo o Mundo.
O Cancro é uma doença delicada, que se demonstra em vários tipos, e pode atingir todos os sexos, idades e sem olhar a classes sociais.
No entanto, as boas notícias chegam-nos pelas mãos de cientistas portugueses, que desenvolveram uma estratégia que ‘obriga’ as células cancerosas a suicidarem-se, evitando a sua multiplicação e agravamento da doença.
O grupo de cientistas, coordenado por Helder Maiato, de 36 anos, do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto, utilizaram a primeira linha de células tumorais isolada, do ano de 1951, oriunda de um cancro do colo do útero. Estas são células bastante utilizadas em laboratório, como um modelo, uma vez que possuem características imortais. A partir destas células, os cientistas portugueses fizeram várias experiências, registadas em microscópio, e conseguiram interferir nesse processo de divisão celular, isto é, evitar que as células de propaguem, através do seu suicídio, e agravem a doença.
Uma célula, ao dividir-se, desencadeia um processo de mitose, isto é, toda a informação genética compacta existente nos cromossomas, terá que se distribuir de forma igual, formando-se assim uma pequena ligação entre os cromossomas e a maquinaria que faz a distribuição da divisão celular. Segundo Helder Maiato “Alterações neste interface são conhecidas por estarem na base da instabilidade genética que ocorre em vários tipos de cancro”.
Na imagem, a célula da direita, que está a tentar dividir-se, tem o fuso mitótico com os dois polos (amarelo) ligados por “cordas”.
A equipa de cientistas debruçou-se na compreensão do controlo e ligação existente entre o cinetócoro e o fuso mitótico, uma vez que, “Para se mexerem, os cromossomas precisam que estas cordas actuem e o ponto de ligação entre elas e os cromossomas é o cinetócoro”.
Após várias experiências com o objectivo de desenvolver uma modificação neste processo, através de uma única reacção química, o resultado foi surpreendente, e Helder Maiato indica que “Quando impedimos que esta modificação acontecesse, as células não conseguiam estabilizar o interface e não conseguiam fazer o tal fuso mitótico e dividir-se. […] Acabavam por morrer, sem conseguirem dividir-se.”
O suicídio das células cancerosas resulta de uma simples alteração de uma única letra no gene que comanda o fabrico da CLASP2, as proteínas que ajudam a agarrar o cinetócoro às cordas do fuso mitótico.
“Através de uma única modificação, podemos controlar o processo de divisão celular”, resume Helder Maiato.
Esta descoberta foi já publicada pela revista Journal of Cell Biology, editada pela Universidade Rockefeller, nos EUA, e está na base de um pedido de patente para a Europa, apresentado pelo IBMC no Reino Unido em Outubro.
Relativamente a simplicações que estas descobertas podem ter no futuro, o cientista português afirma que “Deste resultado saiu uma potencial nova terapia. Pode ser feita uma pequena modificação nesta proteína em laboratório e, ao introduzir a proteína nas células certas – neste caso, nos tumores –, poderemos impedir que se dividam […] Pode haver empresas interessadas no uso desta modificação.”
Esta descoberta continua a aperfeiçoar a sua intervenção e o processo que fará as células cancerosas suicidarem-se, para assim poder dar resposta aos vários tipos de cancro e às diversas formas como este de manifesta nos humanos pois, segundo Maiato “Há várias maneiras de esfolar um coelho”
A imagem acima, demonstra a captação de diversas sequências de imagens conseguidas em microscópio, do processo das células na presença da proteína alterada. Numa das sequências, pode ver-se que, ao fim de 9 horas após terem perdido os dois polos do fuso mitótico, as células doentes suicidaram-se.
Já decorrem ensaios em seres humanos com substâncias que afectam a formação do fuso mitótico, no entanto, inibem a Plk1 (proteína que desencadeia a reacção química). Os cientistas adoptaram assim uma abordagem diferente, actuando sobre a proteína que sofre a reacção química.
Uma descoberta que pode vir a alterar toda a forma como encaramos o Cancro!
Qual a sua opinião acerca desta descoberta portuguesa?
Este artigo tem mais de um ano
Numa palavra Espectacular! 🙂
Fantastico ,os portugueses sempre no top das ciencias .
Mas apesar de tudo se ter passado em portugal será que ficaremos com os louros?
boa pergunta!!
cmps
Os louros das descoberta serão dos portugueses. A menos que esta descoberta ainda precise de algumas “afinações” que venham a ser feitas por uma farmaceutica e aí já tenho algumas dúvidas. É como a descoberta da lâmpada: Edison ficou com os louros todos, mas as lâmpadas com filamento de carvão já existiam há algum tempo. Faltou foi dinheiro para comercializar.
Quanto à comercialização do medicamento, não tenho dúvidas que não será feita por uma farmaceutica portuguesa.
Nao, nao ficaremos com os louros, nem que a cura seja esta.
É simples de ver porque:
-Vendemos por milhares a nossa ideia;
-Nao teremos meios suficientes para financiar a pesquisa;
-Os cientistas afinal sao portugueses mas vao trabalhar ou trabalham para uma empresa estrangeira;
-Portugal é um lixo;
-Quem quiser a cura terá que pagar o tratamento no estrangeiro ou ficar em fila de espera ate nao haver esperança..
Nao falta sao ideias e problemas “normais” no nosso pais.
Mas enfim…Parabens pelo trabalho
Podemos é negociar com a troika.
Curamos gratuitamente a europa e nao pagamos a divida ^^
Pensamento positivo ftw!
isto acontece em prol de toda a humanidade, é nestes momentos que o orgulho de ser português vem ao de cima … foi dado um passo muito importante em frente para todos nós.
Os Tugas são F******* 🙂 agora ainda vão ver que esta gente excepcional não vai ser apoiada … eu espero estar a enganar-me totalmente … Mtos parabéns a toda essa equipa
Muito bom !
Pelo menos ainda há quem dê orgulho ao nosso “país”!
Parabéns!! São estas coisas que nos orgulham de ser português!!
Se ainda não foi feito em organismos vivos (com isto digo ratos) não é possivel realizar-se na prática. Acho uma grande piada a tentarem falar de algo apenas para lavar os olhos aos portugueses.
Mas ainda bem que com publicações como esta alguns portugueses consigam dar valor aos desenvolvimentos cientificos que se desenvolvem nas universidades. Mas não se iludam, isto é o inicio de muitos anos de desenvolvimento de trabalho, e para aqui chegarem já muitos anos de dor de cabeça passaram.
Fala alguém que está dentro da comunidade cientifica em Portugal e riu-se um bocado por dentro com esta noticia! Not that of a big deal!
Caro,
Já decorrem ensaios em seres humanos com substâncias que afectam a formação do fuso mitótico, no entanto inibem a Plk1 (proteína que desencadeia a reacção química).
Os cientistas adoptaram assim uma abordagem diferente, actuando sobre a proteína que sofre a reacção química.
os meus comentários não estão a aparecer não sei bem porque. volto a tentar pela 3ª vez.
Esta descoberta não é Portuguesa nem muito menos nova.
Se pesquisarem na net encontram noticias sobre “suicidio de cancro” de há vários anos atrás onde cientistas descobriram exactamente a mesma coisa.
O que está aqui em causa é:
A cura do cancro só vai existir quando alguém que lucra com a doença o permitir.
Um exemplo:
> goo.gl/GikhN
Pesquisas diferentes.
Artur Mendes, esse estudo que ai colocas é sobre a Bcl-2 que é uma das responsáveis por impedir a apoptose (suicidio celular como lhe chamam no texto) e portanto é super-expressa em cancros . Está envolvida na transição de G1 para S no ciclo celular e não na fase mitótica. Nada a ver…
Creio sim que exista quem queira mesmo descobrir a retomada do controle dessas “células-tronco” maléficas. Por outro lado concordo com Vc Artur Mendes. A máquina que fatura muito na fabricação de medicamentos não deve permitir que isso aconteça. Imagine o quanto perderiam se uma solução definitiva à essa maldita doença, fosse encontrada. Não só o câncer, o resfriado, herpes, etc… Incluo a calvície, motores movidos à água, biocombustíveis, pneus, etc… O lob é muito forte e ganancioso. Acho que não veremos essas soluções.
Parabenizo o cientista e só espero que cura seja permitida e não seja para daqui a 20 anos ou mais…
Não quero ser desmacha prazeres, mas os outros estudos que apresentas não são exactamente a mesma coisa, e isso, em ciencia, é o bastante.
Por outro lado, não percebo essa tua posição em relação às descobertas por portugueses.
Não era suporto ficares contente?
Cumprimentos.
Claro que não são a mesma coisa. A cura para o cancro não tem apenas uma forma. Como qualquer outra cura existem várias formas de se eliminar o problema. Mais uma vez digo. O problema não é a cura é deixarem que ela seja sequer algo real.
A medicina sempre foi e sempre será assim. Puro negócio. Sirva bem de exemplo a gripe A. Quem trabalha num hospital sabe ou pelo menos deveria ser ter apercebido que foi apenas negócio.
A cura do cancro segue o mesmo caminho. Os cientistas descobrem várias formas de solucionar um problema e só será implementado quando alguém o deixar.
E de se notar que o exemplo que dei é apenas um artigo de várias formas de se suicidar um cancro que se encontram pela net
Não me venham com o clássico ” Não tem nada a ver” Como disse acima é apenas um exemplo. Não falta é informação para quem a procura em fontes não controladas.
O objectivo final é exactamente o mesmo. Curar o cancro.
Acreditem, não fiz nada mais nos últimos anos do que me informar sobre o assunto. Desde que perdi o meu pai exactamente por causa do cancro.
Pois , este é anti-pt , portugal deve ser o pais que em relaçao tamanho/descobertas o mais importante do pais
David Santiago claramente não percebeste que isto não tem nada a ver com a descoberta ser PT ou não. A cura de uma doença é mais importante que o país que a descobre.
Artur Mendes, o cancro continua a não ser tratável e não é por falta de conhecimento sobre como provocar “suicidio” celular.
A questão é que as células cancerígenas são, em primeiro lugar, células nossas. Não vieram de fora, não apareceram do nada. As células cancerígenas que sofrem uma mutação profunda são destruidas pelas nossas defesas. O problema são as outras que, apesar de se dividirem à “maluca”, criarem metástases, etc., ainda são renconhecidas como nossas pelo sistema imune.
A questão aqui não é saber como impedir essas células de proliferar, mas sim saber como impedir essas sem afectar as outras já que são tão parecidas entre si. É que se todas as células de um tecido pararem de proliferar, o tecido vai acabar por morrer. Por isso é que se fazem tranplantes de medula, fígado, etc.. nestas situações, é preferível retirar todo o tecido original e substitui-lo por outro. A cura para o cancro está longe de ser tão “simples” como quer fazer crer e quando se junta à equação o facto de haverem n cancros diferentes cada um com as suas características a coisa ainda se torna mais complicada.
Ninguém se está a opor a descobertas de ninguém..
parabéns portugueses!
..apenas a tentar explicar-vos que existem milhões de curas para o cancro mas são grátis e não podem ser patenteadas. Portanto até aparecer um cura rentável para as empresas o melhor remédio vai continuar a ser adiar o inevitável…
https://www.youtube.com/watch?v=z1ifXxbxhZc
Parabéns a toda a equipa…
😀
Sao do Porto e esta tudo dito!
concordo!
Deve ser mais uma descoberta onde o nosso país não irá dar o devido valor.
Esta descoberta não é portuguesa.
Eles estão a reinventar algo que já existe à algum tempo.
Um exemplo de 2008:
http://www.sfi.ie/news-events/press-releases/major-breakthrough-in-cell-suicide-by-tcd-scientists-has-implications-for-cancer-treatment/
Um exemplo de outros cientistas a decobrirem mais do mesmo:
http://www.business-standard.com/generalnews/news/cancer-cells-commit-suicide-in-blind-mole-rats-study/76663/
O que está em causa aqui é que nem as descobertas de fora nem as de Portugal vão ser aplicadas até que “alguem” o permita.
Artur Mendes, o comentário está válido sim, apenas ficou retido no sistema por causa dos links, já o moderamos. Obrigado pela informação.
Muitos parabéns! Continuem o bom trabalho e boa sorte! Orgulho!
Olá Marisa tens um erro:
tipos de Cancro, como o do pulmão, o da mama, o da pela, etc
fico feliz por esta noticia 🙂
Hola,
mas que óptima noticia. Os meus parabéns a todos os cientistas por esta descoberta.
Poderiam fazer o favor de enviar o link do articulo no Journal of Cell Biology.
Muito obrigado,
Forca Protugal,
😉
A descoberta é espectacular e pode ser um grande passo para tornar esta doença num problema muito menor. Não deixo de achar curioso o patriotismo exacerbado numa altura em que projectos de investigação deste tipo e de outros são alvos dos ataques constantes do governo e de quem os apoia. Não confundam o investimento pessoal dos investigadores com a restante população até porque na maioria das vezes estas pessoas foram chamadas de nerds pelo resto. De resto fico muito contente que o tenham conseguido.
A inteligência das pessoas deve ser medida pela facilidade com que mudam o trajecto de um objectivo por outro diferente sem deixar de acreditar no objectivo mas sim por acreditar que outro trajecto possa conseguir alcançar com êxito o seu próprio objectivo.
Não vamos por isso ter inveja da equipe de Helder Maiato só porque é português.
Que Deus os ajude a encontrar a cura do cancro.
Fantástico! Será que conseguem fazer o mesmo com os nossos políticos?:-)))
ahahahah esta matou-me XD
Concordo inteiramente com o Artur Mendes não venham com patriotismo saloio do norte, com frases do tipo : é do Porto ta tudo dito; os portugueses são os maiores;….. a cura para o cancro é um NEGOCIO será que é assim tão dificil de perceberem? a cura já há mto que existe, assim como para a sida, malaria, etc….
E não é um portugues ou descoberta portuguesa que me vai pôr excitado e contente, é sim quando as pessoas tiverem uma cura definitiva para estas doenças.
Primeiro dizes que a cura existe há muito, depois dizes que só quando a cura aparecer… Nao entendo.
Quanto aos patriotismos saloios… Eu cá tenho muito orgulho em ser do nuorte! 🙂
Acho que só nos fica bem ter orgulho do que é da nossa terra e do que esta bem feito que pode levar o nome do nosso país mais além, o contrario soa a inveja, na minha modesta opinião.
“não acredito em conspirações, mas lá que elas existem…. ” o ditado já é velho 😉
Pode não ter percebido, mas é a mesma coisa que pescar um peixe muito raro, imagine que há estudos e provas que eles tão num rio, mas ainda não apareceu nenhum porque ainda ninguem pescou 1, ou porque não deixam pescar nessa zona. E o que se passa com o loby das farmaceuticas que enquanto lucrarem milhoes com medicamentos para o cancro, sida, etc… Nao tem qualquer interesse em arranjar-lhe uma cana de pesca decente ou uma licença de pesca.
Casos como a gripe A, onde o estado gastou milhoes em vacinas compradas a farmaceuticas que não serviram para nada, ou o caso dos alimentos geneticamente modificados + seus fertilizantes que causam cancro, são apenas 2 dos muitos “negocios” negros entre farmaceuticas e governos.
Ps: parabens ao portugueses, e não tenham medo das pressões que vos fazem ou vão fazer.
Eu percebi sim. 🙂 e nao me admira que a gripe A tenha sido jogo, basta vermos o exemplo dado no filme do v for vendetta.
Mas nao quero crer que o mesmo se passe no cancro.
Era mau demais para ser verdade.
Como paciente em tratamento na fase de hormonioterapia, após cirurgia, quimioterapia e radioterapia de Câncer de Mama, só posso parabenizar a esta maravilhosa equipe que fez esta descoberta e agradecê-los, pois esta doença e o seu tratamento são devastadores. Obrigada, obrigada, obrigada! Que Deus os abençõe grandemente.
Depois de tantas desgraças que nos assolam (economia, finanças…), lá surgem noticias que nos dão algum alento e são motivo de orgulho para quem se sente honrado por ser PORTUGUÊS.
Parabéns a todos os cientistas que trabalham em prol do bem comum.
Os nossos cientistas devem sentir-se deveras orgulhosos.
há que dar parabéns a quem trabalha árduo na procura de conhecimento que potencialmente pode vir a ser útil para salvar vidas!
Contudo, não se deve ficar com a ideia que isto é uma cura ou tratamento, pois em termos terapêuticos há muito mais que é necessário, sendo este um dos passos. Tão importante como ver a morte de células tumorais foi o descortinar de parte dos mecanismos envolvidos, um conhecimento valioso para progresso da ciência, que se faz todos os dias, passo a passo.
Gostaria ainda de dizer que há muita gente em Portugal a trabalhar nestas e noutras áreas. Isto não é um caso isolado, todos os dias em Portugal há quem publique trabalhos científicos de qualidade. Por isso não fiquem surpresos…
Uma luz ao fundo o túnel! Muito obrigado pelo esforço e dedicação à causa!
De facto vêem-se inúmeras publicações na net que não passam de brincadeiras, algumas de mau gosto, que muitas vezes, apenas servem para iludir e assustar um rebanho de crentes que precisa de acreditar nem que seja no pai natal.
Mas, ao que parece (e colocando sempre em duvida), depois de perguntar ao meu detective privado (google), ele respondeu-me que havia realmente registo da notícia em pelo menos 2 jornais portugueses.
Apesar de não ser o assunto, não posso deixar de comentar o entusiasmo por convicção de alguns. É uma pena que haja uma dificuldade intrínseca em pensar por si próprios.
O resultado dessa devoção em “tudo o que se diz e escreve é mesmo verdade” só pode ser desastroso.
Há quem diga que a televisão só diz mentiras e apenas nos querem “hipnotizar”…
Bem, visto assim, deve ser melhor continuar a ler blogs que ninguém verifica a origem das notícias!
Questionar não é pecado, é apenas a divulgação de alguma inteligência.
Fica aqui a promessa, se me sai o euromilhões, eu invisto nesta pesquisa e sou menino para fundar uma industria farmacêutica só para produzir a cura!!
Desde já gostaria de manifestar que todas as noticias que surgem sobre uma possivel esperança para estes doentes são uma força para todos os que estejam a passar por este pesadelo.
Como tanatas outras pessoas já perdi o meu pai recentemente e agora tenho a minha sogra e grande amiga com a mesma maldita doença.
Gostaria de saber se seria possivel a mesma entrar nos vossos ensaios, a doente em questao tem cancro de celulas pequenas no pulmão.
Aguardo uma resposta.
Atenciosamente.
Rosa Filipe
É pena isto ainda levar muitos anos até ser alguma coisa de “real”.
Cancro = Doença criada em laboratório;
A cura já existe desde o momento em que esta doença foi criada.
Pq será que o documento foi editado pela universidade ROCKEFELLER?
Pq é essa a família que Comanda o mundo inteiro, e como o objectivo deles é despopular maior parte do mundo, Cancro seems legit.