PplWare Mobile

O iPhone tem mesmo problemas?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. R o B says:

    Eu cheguei a querer um NexusOne, não o consegui comprar quando ele saiu pois não me era permitido a compra no site da google. Quando ele cá chegou com preço demasiado inflacionado já eu tinha comprado outro Android por não querer esperar pelo NexusOne. Com esta minha atitude ajudei a matar o NexusOne! 🙂

    Quanto ao iPhone 4 espero que ele cá chegue a 1000€ ou mais não importa, e vou comprar logo de seguida para ver como se comporta. Testarei o bicho durante os 15 dias em que o posso devolver por insatisfação. E depois? Vou a outra loja e faço o mesmo, mais 15 dias e ai sim já posso ter uma opinião sobre o bicho.

    Até lá, estou satisfeito com o meu Android porque para mim é o melhor.

    • Pedro Alves says:

      O iphone é o unico telemovel que não se pode devolver! nenhuma loja aceita! podes ir a todas… antes de comprar, confirma!

      • Relvas says:

        a vodafone permite a devolucao.. durante 15 dias

      • Pedro Coelho says:

        Boas

        Eu tive esse problema, passados 26 dias, mas com um Diário da Republica, uma ameaça de advogado e uma queixa no livro de reclamações, foi resolvido.
        É que por lei, qualquer equipamento/produto novo tem um periodo de experiência de 30 dias.
        Nas lojas dizem que, ou não há, ou têm 8 ou na melhor das hipoteses 15 dias para devolver/trocar.
        Tudo isso é ilegal, as pessoas é que ou desconhecem a lei, ou não estão para se chatear.
        Eu não quero saber, lei é lei, e faço-a cumprir.

        Cumprimentos,
        A. Pedro Coelho

        • Machadix says:

          não tens nenhuma lei que invoque período experimental. O que vai proliferando é a “xico-espertíce” em Portugal. numa compra presencial não tens direito legal à troca, caso não haja nenhum tipo de publicidade enganosa ou defeito do equipamento.

          as lojas é que dão essa “bonificação” de modo a tentar captar mais clientes.

          • andresaomarcos says:

            o problema para além da xico-espertíce e que as marcas estupidamente nao colocam a disposição dos clientes para eles testarem as coisas e perceberem se vale a pena. sim porque eu não me via a comprar um iphone 4 ou um nexus one ou um htc desire sem antes perceber se me “entendendo” como aquilo. E claro muita gente faz desse tal periodo de avaliação um uso e abuso. eu proprio já o fiz no entanto isso é algo que deveria ser revisto.

        • RaCcOn says:

          Já agora podias dizer qual é o decreto de lei em questão…
          Visto que como disse o nosso amigo Machadix, NÃO EXISTE qualquer lei que obrigue a loja a devolver qualquer tipo de artigo em que a compra tenha sido feita presencialmente…
          A única hipotese para te trocarem é em caso de defeito de fabrico, podendo a troca ser efectuada na hora ou então após confirmação do defeito…
          Neste caso estamos a falar de uma troca e não devolução…
          A devolução vem a seguir, no ponto em que a loja não tenha o artigo para substituir, se isso acontecer deverás aceitar um vale de compras o qual geralmente tem um prazo de validade…
          Ou aguardas reposição de stock, ou adquires outro artigo de valor igual ou superior na mesma loja.

          Para quem anda tão informado e com vontade de fazer cumprir a lei, parece que está é desinformado…

        • FilpHerb says:

          Boa tarde, Quem não sabe da lei é melhor não especular.

          Posso indicar-vos que na lei não é permitida a troca ou devolução de qualquer artigo que esteja nas perfeitas condições. A lei apenas se refere a possivel troca ou devolução em caso de inconformidade de contrato, ou seja quer isto dizer em caso de avaria. para te informares melhor verifica no DC 143/2001 alterado pelo 82/2008, e 84/2008 que substitui o 67/2003 onde podes confirmar aquilo que indico.

          Pessoas como RoB é que prejudicam e levaram a que as lojas como politica comercial deixassem de devolver, I-phones não podem em caso algum serem trocados (só em caso de avaria, e junto da operadora, pois se tiverem em conta a informação de devolução ou troca aparece nas embalagens, que o cliente ao comprar está a assinar um contrato em aceitar essa mensagem).

          a informação abaixo é válida

          Qualquer dúvida, favor dar uma vista de olhos no que é realmente importante a lei. e não especular.

          • Gerardo says:

            Mas nada que não se resolva com uma fonte de alimentação. Para quem perceba de electrónica qualquer aparelho pode ter uma avaria nos primeiros 15 dias….

          • Machadix says:

            @ Gerardo

            Lá vem a “xico-espertisse”

          • FilpHerb says:

            Para quem não sabe e continua a falar, o que tenho a indicar é que a loja até pode trocar o artigo, mas também pode indicar que tem que ir para análise técnica antes de trocar, pois se o problema for abrangido pela garantia é feita a troca, caso nao seja aceite o cliente tem muito que justificar, pois pode ser acusado por fraude e tentativa de burla, e para quem não sabe da lei é crime e para além de multa dá cadeia.

            Mas para quem quiser arriscar esteja à vontade, “vale sempre a pena ser preso ou ficar manchado na empresa onde se tenta burlar por meia duzia de tostoes”, só porque se cometeu um erro ou teve um acidente.

            Para quem é sério ler este tipo de comentários, se fosse dono deste tipo de empresas acreditem que muitos iam ter graves problemas, por difamação, outra lei muito interessante, se nao me engano artigo 180 do código civil.

            Se o mundo continua assim, ninguem pode confiar em ninguem e as politicas comerciais das empresas mudam, e quem perde somos sempre nós.

            QUalquer duvida…

          • Gerardo says:

            Roubo é trocarem uma placa de circuito impresso inteira quando em garantia, mesmo que o problema seja de 1 condensador de 5 cêntimos. Porque o custo para eles é tão irrisório que não compensa perder tempo à procura. Mas se passar 1 dia dos 2 anos de garantia pedem pela mesma reparação, muitas vezes, mais do que o aparelho vale. Isso é que é roubo.

            Se não quiseres um iPhone e não to aceitarem de volta ficas a arder com 600 euros. Se queimares o bicho para to aceitarem de volta, a loja devolve ao distribuidor, que devolve ao fabricante que faz o que entender com o morto e a APPLE fica com um prejuízo de uns euritos se ficar. Nós não podemos papar tudo o que nos impõem as grandes empresas, pois sabemos que muitas leis são feitas por lobbies empresariais e não por interesse nacional.

          • FilpHerb says:

            De acordo com o roubo dessa maneira sim, é por isso que se opta por levar a um técnico de electronica que na maioria das vezes resolve o problema. Os orçamentos da Apple são, troca por novo, pois nao vale o tempo e desperdicio de tempo a ver onde se encontra o problema.

            Se concordo com a politica de garantias, pelo lado do consumidor, ao menos dentro de garantia, se avariar é peça trocada por nova, e é mais uma garantia.

            Atentamente,
            FilpHerb

  2. Paulo Pereira says:

    Muito bom o vídeo. A ironia arrasa.
    Não entendo esta necessidade de atacar um projecto ou de o defender. Pessoal existe um problema, quem quer usar mesmo assim usa, quem não quer não usa.

    Verdades indesmentíveis:
    1- quando a antena foi colocada no arco exterior foi logo anunciada como uma grande inovação, etc, etc. Foi um erro como era óbvio “até o gajo não branco disse isso”
    2- O local onde colocaram o risco preto foi um erro. Deve ter sido desenhado por um canhoto!
    3- Só dizem isto porque é da Apple? Claro! Imaginem o que se diria se fosse outra marca… era logo: na Apple isto nunca aconteceria!
    4-Tem problemas mas vende! Claro! Quem quer ter determinadas funcionalidades, ter acesso a determinados serviços exclusivos do equipamento, ou já tem equipamentos da marca acaba sempre por comprar. e aproveita e compra umas luvas!
    5- A apple dá uma capa? Olhe peça duas não vá o tlm ser muito pequeno!

    E realmente… onde é que anda o iPhone branco? E a antena é prateada e não tem culpa mas já o traço preto é o culpado.
    Puro racismo… até um gajo não branco percebe isto!

    • João Morgado says:

      Disses-te tudo o que havia para dizer!

        • Ivo Mota says:

          De mais looool Foi a melhor sátira. Parece que afinal o problema é em todos, o que não estranho nada..

        • fiz exactamente os testes que estavam nessa pagina no meu htc magic e descobri que a antena esta em baixo.
          tambem descobri numa breve pesquisa que o htc magic esta no topo da lista dos telemoveis com mais radiação, vamos la adivinhar porque será ? obvio, 3G, wifi, etc. (e funciona)
          o sinal não baixou dos 3 traços, a perda de sinal leva menos de 5 segundos a ser detectada pelo telemóvel.
          este problema é obviamente de todos e não apenas da apple, mas fiquei burro quando nesse link vi que a apple gastou mais de 100 milhoes de dolares em desenvolvimento e melhoramento de antenas… epic fail ?

    • bigkax says:

      “E realmente… onde é que anda o iPhone branco? E a antena é prateada e não tem culpa mas já o traço preto é o culpado.
      Puro racismo… até um gajo não branco percebe isto!”

      Porque será que cada vez que a cor branco e preto se juntam alguém vê racismo?
      Há quem diga que a Apple tem problemas na produção, talvez por o plástico branco ser menos resistente(racismo, ponham o preto a trabalhar que o brando não pode) devido à baixa quantidade de carbono. Eu particularmente vou pelo marketing, quanto mais se falar do produto melhor, e lançar tudo ao mesmo tempo não é tão eficiente como lançar em datas diferentes de depois atrasar um pouco mais para dar o que falar. Olha para a antena todos os dias é um Smartphones diferente, porque será que não testaram todos de uma vez? Para manter o fernezim.

      • kekes says:

        Eu tenho seguido os comentarios sobre a situação do plástico branco por muitos sitios da Web e digo a minha unica conclusão é: Será tão dificel mudar uma “capa” preta para branca? uHmmm Sempre existiram telemoveis brancos e aparelhos brancos e… nunca foi problema, a não ser que a Apple invente tudo, até problemas está sempre na vanguarda lol

        Mas creio que ela esteja a tentar a minimizar os problemas existentes para esse dito “producto diferente” se é que me faço intender, o que para o consumidor seria louvável… Já vai o adiamento no final deste ano.

  3. Vasco says:

    Até banned vídeos arrasam. Muito bom

  4. Kaian says:

    Para quem esta insatisfeito com o Iphone a Samsung esta dando um celular de graça kkkkk

  5. Fábio Sousa says:

    O grande problema do iPhone 4 é ainda não estar à venda em Portugal.

    • Paulo Pereira says:

      Fábio.. não te preocupes… faz já a tua reserva (o site da vodafone tem as outras tb devem já ter) e espera sentado rezando todos os dias a oração do geek exibicionista: “Senhor dos gadgets super cool. Eu quero o último brinquedo da marca _____. Fazei com que os meus amigos não o consigam comprar a não ser depois de mim. Prometo que nem ligo às miúdas quando o tiver na mão e nem as deixo tocar!”

  6. R says:

    Mais um vídeo engraçado! Só tenho a dizer que é mau ver morrer tantos projectos…

  7. Zé Miguel says:

    Claro que todos os produtos têm os seus problemas mas, tratando-se da Apple, logo se arranja um rol de desculpas e afins. Era este smartphone ser da microsoft ou de outra empresa(excepto da google, que também é uma protegida dos média)que as coisas tomavam logo um outro sentido. O certo é que os telemoveis da Apple não passam de sofriveis mas a marca Apple tem uma grande reputação entre os senhores jornalistas e tecno-freaks, e como tal não sofre das mesmas investidas que a microsoft ou outras empresas capitalistas sofrem. A Apple é diferente tornou-se um simbolo daqueles que não têm simbolo- marketing- (que arranjando uma qualquer desculpa- normalmente ligada com a alta qualidade dos produtos- compram produtos caros para aquilo que valem). Não tiro o mérito à Apple, que é muito, no que respeita à inovação, mas também lhes digo que esta empresa vai, muitas vezes, buscar créditos a seara alheia. Vão-me desculpar mas o texto quase que torna implicito que um problema na busca de rede é um problema menor, pois devemos ter em conta o enorme leque de funcionalidades. Estranho esta postura por parte de quem escreveu este artigo, afinal isto é, na sua primeira instância, um telemóvel.

  8. dbrenha says:

    bem, isto é fácil de avaliar: em IPHONE retirem o “i”. se não funciona como telefone então não está feito como deve ser, é uma gigantesca falha terem-se concentrado em tanta porra e acabar por errar no que mais importa num telemóvel que é fazer chamadas!!! quem comprou isto deve ter pensado “quem me dera ter comprado o ipad, faz o mesmo mas tem um ecrã maior”

  9. bigkax says:

    O problema existe independentemente de existir exclusividade ou não. E o mercado que o iPhone ocupa não vai mudar muito talvez cresça um pouco com a redução de telemóveis e aumento dos Smartphones, basta ver quem comprou o iPhone 4, se me lembro bem 80% já eram iPhone users.

    Quem vai ganhar esta guerra é alguém que ofereça um bom serviço, que dê ao utilizador o que ele quer de forma fácil a um preço razoavel e qua ajude no status, o grande mercado não gosta de rótulos de nerd como foi dado aos nexus one users.

    • abc says:

      O problema no site da Apple é que foi a própria marca a fazer os testes aos outros aparelhos, e isto é como a ATI e Nvidia fazerem testes de performance, nos testes de uma a outra fica sempre abaixo – que curioso XD

    • kekes says:

      Eles que mostrem isso ao vivo e parem com esses videos infantis. Já agora ná Apple são todos canhotos?

      • a Friend® says:

        Todos canhotos? Está em igualdade, tanto na mão esquerda como direita! lol…

        E o que eles querem mostrar é que há atenuação em todos os smartphones e as pessoas confirmam isso no Youtube.

        E lê no final:
        “1. Tests performed on commercially available mobile phones on carrier networks with cellular signal strength between -80 dBm and -90 dBm. Testing results will vary based on site conditions.”

        Se eles mentissem, eram processados pelas outras marcas. Porque é que isso não acontece?… Achas mesmo que estas a lidar com empresas de esquina? Uma afirmação falsa custa caro nos EUA… não brinques..até mesmo de um utilizador fazer acusações falsas.. quanto mais empresas rivais. 😉

        • Carlos says:

          Vai lá ao saite agora ver se ainda lá estão as comparações com os outros.

          Se calhar estavam a hum… ser criativos com a verdade e antes que levessem com mais outro processo da Nokia tiraram tudo do ar.

  10. Paulo Carvalho says:

    Ora bem….eu comprei à pouco tempo um samsung que me custou 80 euritos. Quando ele apresenta apenas duas barras (ou menos) no sinal de antena (no total de cinco barras possiveis) eu pura e simplesmente nao consigo fazer chamadas. Se isso é igual para este tijolo que custa quatro vezes mais então sinto-me bem servido com este samsung…que, pelos vistos também é topo de gama (sem as mariquisses deste touchscreen!!!).

    Cumps,
    Paulo Carvalho

  11. JCeApostolos says:

    Texto tendencioso sem grande informação. iPhone4 tem problemas de captação de rede. Se fosse da microsoft ou da google CONTINUAVA a ter problemas de rede.

    • Vasco says:

      Eu ajudo-te… Microsoft=Kin=RIP but WM7 esta perto e pode prometer (we all hope). Google=Android=cool=competition but Nexus RIP.

      Não encontrei vídeos interessantes do KIN ou NEXUS.

      Mas sim pode ser algo tendencioso.. Afinal a maçã dá gozo

      • bigkax says:

        “Afinal a maçã dá gozo”
        Fiquei a pensar se a maça mordida não tem nada a ver com o quebrar das regras(Adão e Eva) e as pessoas gostam de quebrar as regras. Essa ligação explicava o fanatismo. Será que existe??

        Ao que parece a MS e a Google tem de se ficar pelo software…

        • Vasco says:

          Pode ser uma explicação… No meu caso são muitos anos a virar frangos com Nokias. O N96 foi a gota. Passei de seguida 2 anos com um i 2G JB , depois 16 3GS e agora um 4, que está à frente dos demais. Já fiz cerca de 50k com apps e ainda uso um PC e iPad recentemente. Por fim, calço 45 sou um pouco pimba e tenho um piercing já não sei aonde. Yah sou um cromo 🙂

        • Sergio says:

          a maça mordida é a doce tentação. O fruto do desejo proibido

  12. abc says:

    “Não estará a ser empolado um não problema?”

    Segundo a Apple existem 0.55% de iPhones com problemas, logo o problema existe, não entendo a persistente dúvida aqui no pplware!

    A questão quanto a mim é muito simples, 3milhões de iPhones vendidos nas 1ªs semanas são 16.500 pessoas(0.55%) a queixar-se, e só nos EUA sem se saber ao certo se 0.55% é o número real, fala-se já em 1% e no Reino Unido também já existem queixas agora.

    Como opinião pessoal: foi um erro da Apple colocar a antena por fora e acima de tudo foi um erro do Jobs em dizer que acontece nas outras marcas quando o problema é claramente mais saliente no iPhone4, e era óbvio que haveria muitas marcas nas entre linhas das suas respostas a recomendar que a Apple testa-se os equipamentos para a próxima!

    Agora, o iPhone4 não deve ser comprado??? claro que deve, quem quer compra e se tiver problemas troca por outro à segunda já deve ter mais sorte.
    Pessoalmente nunca será uma opção para mim porque gosto de telemóveis/smartphones resistentes e a bom preço, acima de 150-250 não é preço para mim.

    • bigkax says:

      Segundo a minha interpretação 0.55% é o nº de reclamações e não o nº de aparelhos com problemas. Se eu vivesse debaixo de uma antena não sentia o problema, ou se tivesse comprado um Bumper/case, etc.

      • abc says:

        Exacto tens razão 0.55% é o número de queixas directamente à Apple, mas 1.7% é o número de devoluções feitas até agora. :/

        Acho piada que digam que o 3GS teve 6% de devoluções e como tal o i4 não está assim tão mal, esqueceram-se de salientar que o 3GS teve 6% em 1 ano e o i4 só 1.7%(em 1mês)

        -para mim este markting é que estraga tudo, ter sempre que ver o que está por trás!

        • aver says:

          Então se as devoluções do 4G forem de 1,7%/mês deve dar 1,7%/ano. Ou não ?

          • abc says:

            Não, na verdade existe uma tendência a aumentar devido à politica recente de devolução da apple.

            E dou-te o exemplo, dos casos que conheço de amigos com o 3GS, a maioria diz que se fosse hoje não o compravam por acharem que não compensa a utilização que fazem com o € gasto! Talvez noutros paises seja diferente mas aqui em PT isto é o que ouço falar, existe satisfação mas não voltam a gastar tanto €.

            E já agora é o iPhone4 e não 4G, até porque não opera em redes 4G.

    • afrsa says:

      Realmente não se entende como aqui ainda se tenta varrer a poeira para debaixo do tapete! A Apple já admitiu que o problema existe! Move on!!!

  13. João says:

    Deixamos de tretas.
    A grande maioria das pessoas que compra um iPhone nao é pelas funcionalidades que o telemovel possui, e muito menos pelos problemas que nao tem (ou que tem), mas sim pela “pinta”, pelo “status”, por ser bonito.
    Este é tipo de compradores do iPhone. E esses irão continuar a comprar mesmo, seja o artigo bom ou mau.

    Cump.

    • a Friend® says:

      Há muita gente com Audi’s, BMW’s… até mesmo Porsches e afins, só pelo Status e muita dessa gente nem tem posses para os ter e sustentar, nem tão pouco sabem que motor tem, quantos cavalos tem, nada.. zero…

      Vais culpar as marcas por esse tipo de gente? Serão essas marcas más só porque têm compradores que as compram para o status? 😉

      • João says:

        Boas

        Nao culpo as marcas,pois cada uma tem as suas proprias estrategias para vender seu produto. Culpo sim, os clientes que compram por estes motivos.

        O que pretendo dizer é que o iPhone vende muito a clientes que não estão interessados se o artigo é bom ou mau. Mesmo que o iPhone tenha muitos defeitos haver sempre muitos clientes a comprar.

        E tu es um destes clientes?

        Cump.

        • a Friend® says:

          Boas,

          Se eu sou um desses? Obviamente que não, não comprei para o status nem pose, sou cliente da marca faz tempo e conheço o iPhone de uma ponta a outra, assim como Jailbreaks e afins…

          Se conheço gente que compra só pelo status, sim também conheço.. mas no meio onde costumo frequentar, o iPhone é uma coisa banal e natural, ninguém o pôe num pedestal, e posso-te garantir com toda a certeza, maior parte das pessoas que o poêm num pedestal são precisamente as pessoas que não o têm. Eu comprei porque: a) é rapido, é bonito, tem boas aplicações, tem uma interface bem desenhada, é simples e practico, responde bastante bem a todos os comandos, sem arrastos, updates rápidos e faceis de fazer.. uma AppStore de luxo, e simplifica bastante os processos complicados.

          Assenta que nem uma luva para aquilo que exijo de um bom telefone. E quando não faz nativamente aquilo que pretendo, em poucos segundos é possível fazer um Jailbreak e brincar com ele sem qualquer limite de uma forma mais fácil e superior que qualquer ROM modificada da concorrência. Quando se falava do iPhone não ter multitasking, eu através de jailbreak já tinha… 100% multitasking e confirmei, a Apple tem razão, ele funciona mas gasta mais bateria, felizmente eles adoptaram um multitasking mais eficaz e agora pude desligar aquele que tinha em Jailbreak. Faz precisamente o mesmo, mas não me safrifica tanto a bateria. O que eu posso concluir? A Apple adopta a estuda a melhor forma de adaptar tecnologias existentes, o que me dá ainda mais confiança na marca. 😉

          • João says:

            Peço desculpa se estou a ofender, mas parece-me que es um pouco tendencioso.

            Cump.

          • a Friend® says:

            @João

            Acredita, não me ofendes de forma alguma. Muitos dos que aqui comentam têm cercad e 20 anitos… e defendem a HTC com unhas e dentes, mas tinham eles 10 anos já eu andava com PocketPCs de várias marcas no bolso, sei bem o que foi ter várias e várias marcas, desde HP, QTEK(S100) que mais tarde foi o HTC Magician, etc..etc..etc… e por ter esse historial é que dou valor À Apple. Se não tivesse tido essa experiencia, nunca poderia defender a Apple. Eu defendo a Apple porque sim, foi a marca que melhor me serviu até hoje. Não vejas isso como tendencioso, vê isso como longo tempo de experiência e de alguém que já teve mesmo muitos smartphones… eu chegava a trocar 5 vezes por ano, sempre no troca, vende…compra.. etc..etc..e com a Apple deixei-me disso porque finalmente preencheu aquilo que procurava..

          • kekes says:

            Não julgues tudo pela idade, eu ja vivi muito da informatica, nunca parei numa marca, alias isso é ser conformista na minha opinião, expriemntei muita coisa desde o velhinho Apple II até as mais recentes maquinas… Sei apreciar o que é bom e não, as pessoas que andavam de Qteks e afins quando eu tinha 10 anos pedem-me concelhos, não os da minha idade… Por alguma razão tambem é, no fundo a questão para que interessa saber se uma marca era boa a 15 anos se é agora que queremos comprar algo?

            Se calhar é por já teres independência financeira que não olhas para o preço/qualidade caso contrario farias as contas e vias que não ficavas satisfeito com um produto Apple.

            Essa coisa das 5 vezes por ano… se calhar a tua sorte agora é a Apple lançar um por ano.

          • a Friend® says:

            Claro que não julgo tudo pela idade.

            Um puto de 10 anos ensina mais velhos porque os putos por vezes gostam de tecnologia e os mais velhos não. Mas lá está, os mais velhos não opinam, perguntam.

            Eu aqui, vejo aos pontapés pessoal a querer ensinar algo a alguém que já usa intensivamente produtos destes aos anos largos, incluisive em termos empresariais. Que lida diariamente com programadores e afins. Com que moral vem alguem que ainda está a estudar engenharia, ensinar alguém que já se encontra no ramo profissional?…

            Percebes onde quero chegar?

            E não penses que eu mesmo independente, não olho a qualidade preço, porque olho. Em Portugal não dou 700 euros por um iPhone.. NEM DE LONGE!…

            Mas 590 euros, entre um iPhone e um HTC da mesma gama, não penso duas vezes.

            E sim, continuo a lidar diariamente com essas marcas, e tentar sempre acompanhar a evolução dos restantes, como já disse que ando a tentar torcar o meu segundo telefone e estou a pensar seriamente num Galaxy S, porque me agradou. Mas primeiro telefone (pessoal) é um iPhone.

      • R o B says:

        O que vai safar muitos tugas para comprar o iPhone4 vai ser mesmo a banca

  14. joao says:

    A consumer reports fez testes de laboratório com o iphone e verificaram que os problemas com a antena estão de facto lá e são físicos.
    Aqui fica o link

    http://blogs.consumerreports.org/electronics/2010/07/apple-iphone-4-antenna-issue-iphone4-problems-dropped-calls-lab-test-confirmed-problem-issues-signal-strength-att-network-gsm.html

  15. a Friend® says:

    Só tenho duas coisas a dizer:

    Problemas ou não, as pessoas pelos vistos têm uma confiança na marca que as vendas não param.. pelo contrário, o que me faz pensar, terá ele um problema grave ou clientes que preferem uma capa ao ter outro aparelho de outra marca que nem com capa resolvem as “lacunas”?

    Num topico Apple iPhone enche sempre.. e o pessoal fala sempre em crise?… das duas uma, ou a Apple tem muitos utilizadores, ou muitos “técnicos” ..é que sério, fico sempre na duvida, normalmente os topicos iPhone enchem até aos 200 comentários em média…muitos defensores, muitos criticos, etc… a minha pergunta fiz.. todo este pessoal já o usou ou teve?.. é que são mesmo muitos a comentar. 😀

    Minha opinião,
    Não acredito na gravidade do problema, acredito que seja um mal comum a muitos telemoveis, porque vejo que isso acontece nos meus, contudo não deixarei de testar por mim mesmo o iPhone 4 e tirar a prova dos nove. Ele concerteza tem atenuação e poderá ser agravada por ter antena externa, mas.. será que é assim tão problemática como pintam ou será semelhante a todos os outros nas mesmas condições de rede? Dos meus conhecimentos, nenhum até hoje detectou problemas, mas mesmo assim, teimoso como sou, irei testar eu mesmo até ao fim.

    Como já tinha dito noutro artigo e volto a dizer aqui, as redes UMTS nos EUA operam a 1900mhz e as nossas a 2100mhz… ou seja, segundo os especialistas os problemas de atenuação (mesmo em fraca recepção) cá são practicamente nulos (ao ponto de deixar qualquer telemovel sem rede) … já tive oportunidade de juntar uma serie de factores e nada aponta para problemas no iPhone, mas não deixarei de experimentar, a bem ou mal é o que toda a gente tem feito, e dos que fizeram, não deixaram de comprar… porque será?.. é essa a grande questão 😉

    • Ricardo says:

      Agora que a apple vende muito começa a sofrer dos mesmos problemas que a Microsoft, muitos defeitos/bugs.

      Quero ouvir agora o que dizem os defensores da Apple, que tanto criticaram os bugs dos produtos Microsoft.
      Pelos vistos são muito parecidas.

      Os bons programadores, analistas, tecnicos, … não estão só na Apple, tambem existem na Microsoft, HP, Dell, Google.

      • a Friend® says:

        “Pelos vistos são muito parecidas. ”

        Isso foi uma piada? … 😆

        Compara o rácio de produtos de sucesso da Apple versus produtos de sucesso da Microsoft.

        E faz o mesmo com o rácio de buracos de uma e de outra.

        Chegarás a uma conclusão simples e que são a única coisa que têm de comum as duas empresas. A percentagem de “falhanços” da Apple são percisamente a mesma percentagem de “sucessos” da Microsoft.

        • Ricardo says:

          Tu es uma comedia.
          Ja viste que sabes tudo.
          Ate os racios sabes. Isso é doença.

          Tu es o tipo de fanaticos de Apple.Pareces um teen a falar da Apple.

          • a Friend® says:

            Se falasses com conhecimento, sabias do que estou a falar.

            Mas pela tua conversa ainda és teen… a fazer birra contra os factos. Mas as birras não mudam os factos.. quando fores mais crescido saberás isso.

    • Paulo Pereira says:

      @ aFriend – Sou Dono de Mac desde 1984 e ainda uso!
      Quanto ao iPhone não comento o problema (não tenho nem penso comprar por não ter necessidade), apenas a forma como a Apple lida com ele. E falar sobre estratégias de uma empresa já é legítimo por parte dos utilizadores de equipamentos dessa área. Por isso esquece lá esse argumento de “só deve falar quem usa”.

      – Os tópicos Mac enchem sempre porque aparece sempre alguém a dizer: “Mac é que é bom! A melhor coisa dos últimos anos. A Apple reinventa a roda!”
      E nos tópicos windows… “isto no Mac já existe há muito tempo” ou “na Apple nunca aconteceria esse problema”.
      Todos percebemos porquê: é a necessidade de justificar o investimento e o status dos equipamentos, para além da cultura associada ao longo dos anos aos proprietários de Apple. Fossem os Mac/Apple um produto muito barato e ninguém apareceria a fazer o papel de fanboy!

      – É giro atacar a Apple? Claro.. a Apple fez alguma coisa na história para evitar isso? olha que não… até gosta! Se a apple tivesse dito que era o 10º melhor telefone do mundo ninguém ligava… agora como reinventou o telefone…!

      – Muita gente a comprar não é critério nenhum. Já expliquei antes isso: estatuto, clientes assíduos, marketing, marca, funcionalidades exclusivas, compra por impulso, compra por associação (todos estão a comprar… ).
      Por exemplo tu vais comprar só para tirar a prova dos nove ou porque é Apple?

      – Sempre que compramos um produto temos de aceitar algumas das suas limitações e perceber que terá sempre falhas. Cada um tem de definir esses limites. As empresas é que não os devem ocultar! Agora não estavas à espera que não atacassem as falhas da Apple, certo?

      – Dizer que “os outros também têm” é péssimo argumento.. isso tornaria a marca uma marca qualquer. A Apple sempre se exibiu dizendo que não tinha os problemas das outras marcas.. e quando os teve fez tudo para os colocar nos confins da história.

      – Se o iphone vai funcionar bem em Portugal isso é outra história e não está aqui em causa. Qualquer dia vais dizer que o Stevezinho é que tem razão e as pessoas devem mudar de operadora ou de país (tipo crítica ao flash!).

      – Por acaso é falso que o Steve (ou alguém por ele pois ainda há quem acredite que o homem é o único líder ou gestor de topo que responde aos emails dos clientes!) tenha dito que as pessoas deviam mudar a forma de agarrar o telemóvel? Será esse um novo conceito de usabilidade tão carinhosamente defendido pela Apple desde sempre?!

      – Confessa.. até dá satisfação saber que só sobre a Apple tem sentido escrever estes artigos:
      Rotten Apple: Apple’s 12 biggest failures – http://www.infoworld.com/d/the-industry-standard/rotten-apple-apples-12-biggest-failures-231

      “Learning From Failure: Apple’s Most Notorious Flops”
      http://www.wired.com/gadgets/mac/multimedia/2008/01/gallery_apple_flops

      “Top 10 Apple products which flopped”
      http://www.newlaunches.com/archives/top_10_apple_products_which_flopped.php

      (e não pregues de novo que isso foi no tempo em que o santo Steve esteve fora!)

      E assim temos mais uma mensagem para as contas de tópicos Apple e mais divertimento a enervar fanboys!

      ===========
      A propósito, faz hoje 25 anos que o Commodore Amiga apareceu ao público… e com ele nasceu o conceito de Fanboy!! E eu ainda sou do tempo…

      • a Friend® says:

        Eu ja disse isto várias vezes, mas uma vez mais nunca é demais:

        “Se te preocupas demasiado com aquilo que os outros têm, significa que aquilo que eles têm é bem mais interessante aqui aquilo que tens”

        A Apple, como qualquer outra marca, anuncia os seus produtos como revolucionarios, e de facto são numa grande parte das vezes. Eles não inventaram a roda mas fizeram muita coisa girar… Não inventaram o leitor de Mp3, mas fizeram-no ser banal, não inventaram a venda de música online, mas com o itunes revolucionaram a industria. Não inventaram o smartphone, mas fizeram um que se destacou perante todos os outros e ainda continua a tentar ser apanhado. Entre muitos outros exemplos. Eles têm mérito no que fazem… outras marcas, assumem ter quando não o têm.. é essa a diferença.

        O Flash.. ele foi contra… e teve razão em ser contra. Pelos vistos os “Androiders” não o tem usado muito… porque será?…

        Ps. E sim, também sou do tempo do Commodore AMIGA… velhos e bons tempos. Quando se produzia qualidade e não quantidade. As outras marcas têm politicas de consumismo que não me agradam e é precisamente esse background que tenho me me fez dar valor à Apple. Aposta na qualidade e não na quantidade. Faz-me lembrar os velhos bons tempos. Hoje em dia se comprar um HTC, amanha é descontinuado para dar lugar ao seu sucessor…! Isso para mim não serve.. nem tão pouco rezar para que o meu dispositivo tenha suporte para Froyo, porque para os Androiders é sempre uma incognita. E quando sair o Froyo… não sabem se no final do ano terão suporte pra o Android 3 ou terão que ter que compra um novo smartphone para o ter.

  16. pfizer says:

    camaradas, uma coisa é óbvia para se falar tanto se o iphone tem problemas é porque indubitavelmente tem!

    • a Friend® says:

      É preciso ter-se cuidado com essas interpretações, e digo isto por exemplos passados.

      A Apple sempre teve muito FUD envolvido, não digo que seja o caso agora.. mas daí termos que dar o beneficio da dúvida, e saber distinguir exageros de problemas reais e comuns.

      No passado já tiveram “mil e um” problemas, e nenhum deles foi real. Ele até chegou a ser “Explosivo” e tantos e tantos comentários e videos no Youtube rolaram a falar sobre isso, telejornais, etc, até mesmo a comissão Europeia emitiu um comunicado a dizer que ia analisar os problemas e se fosse verdade, o iPhone seria banido da Europa… e resultado?…

      É preciso ter-se mesmo muito cuidado com este tipo de informações, a Apple está a bater records de vendas e está cada vez mais mais cotada na bolsa, sempre foi um alvo a abater pelos “haters” e agora cada vez mais pelas outras marcas, que se não conseguem “killers” FORTES, terão que baixar e denegrir o nome do iPhone para então poderem ter mais terreno para os killers. Há marcas com bons smartphones, mas um smartphone leva tempo a ganhar nome e esse é um grave problema, ou seja… não só terão que fazer cada vez melhores smartphones como também têm que abater a confiança que a Apple adquiriu dos utiizadores. Talvez por isso é que a Apple fez a “press conference” e jogou com a mesma moeda, mas claramente, não falando mal dos seus rivais mas mostrando que é um mal comum, nas condições de média/fraca recepção (a rondar os -80 a -90dBM como indicam no site, no fim)

      • afrsa says:

        Não falaram mal? Eles tem é de se preocupar em resolver os problemas que o Iphone 4 tem e não tentar disfarça-los falando da concorrência sem ter ninguém lá para se defender!

        Não te esqueças que um reporter pediu para o Steve fazer o Blackberry dele perder rede… nem será preciso dizer que o Steve contornou o pedido… obviamente!

        A Apple já admitiu existir problemas! Por isso, e já disse em cima, move on!!! Estar ainda a especular já me parece parvoíce! Não é nada que não aconteça aos melhores!

        • a Friend® says:

          As outras marcas não se precisam de defender. É um mal comum e que elas proprias sabem.

          Se a Apple tivesse a falar mal das outras marcas, estaria a falar mal de si mesma, pois sofrem todos do mesmo mal comum. E fez a Apple muito bem jogar os factos no prato, porque as outras marcas andam-se a fazer de parvas com publicidade a dizer que não têm problemas, a tentar palpar a ignorancia das pessoas.

          O iPhone 4 se tivesse problemas GRAVES, mesmo em boas condições de rede perdia a rede! Isso sim, era um problema GRAVE. Mas não, ele perde a rede precisamente nos mesmos parametros que os outros smartphones perdem…

          • Carlos Freitas says:

            Eu tenho o iPhone novo e o anterior e posso dizer que este novo iPhone tem problema de rede. Ja experimentei em varios locais e o novo iPhone fica sem rede com muito mais facilidade que o anterior.
            Nao sei se é das maos ou de outro motivo qualquer, mas sei que nao igual ao anterior, é que posso dizer.

          • Paulo Pereira says:

            Ai agora o argumento dos fanboy da Apple é que as outras marcas têm os mesmos problemas?

            Curioso… sempre pensei que a Apple era acima de todos os problemas do mundo, a mais melhor boa, a verdadeira, sempre 10 anos à frente, que os outros só copiavam e cheio de erros!

            Afinal, tão à frente que já deu a volta!

          • a Friend® says:

            Paulo Pereira

            As redes são contantes? Tens sempre a mesma rede em todos os locais?

            Mesmo que a Apple esteja À frente das outras 10 anos, eles não são empresa de telecomunicações. Eles não montam postos, nem inventaram o GSM nem o UMTS…

            Que raio de argumento é esse afinal?… Mas pronto, já percebi.. escusas dizer mais 😉

            @Carlos Freitas
            Sim, não duvido que aconteça, tal como disse noutro comentário ele tem a antena externa, logo está mais susceptivel a problemas de atenuação ao pegar em certos pontos, coisas que poderão não ser evidentes noutros smartphones, mas é um mal muito comum…

            Quantas e quantas pessoas quando não têm boa rede pegam nos seus telefones com a ponta dos dedos e começam-nos a esticar para o ar, para ver se captam melhor sinal?.. Isto já não era tradição, antes deste problema se ser falado? É aí que quero chegar.. é um mal comum.

            Eu só ficaria mesmo fulo é se o iPhone tendo rede no máximo ou boa rede, ao pegar ele perdesse tudo… diria mesmo: GRANDE FALHA DE CONSTRUÇÃO. 😉

            Tenho amigos que nunca tiveram problemas e eles já têm o 4.. eu só irei fazer afirmações absolutas quando o tiver nas minhas mãos e comparar aos meus outros telefones. Se não me agradar, entrego. Não quero capas. Mesmo usando no meu 3GS uma capa, não irei remediar isso no iPhone 4. A não ser que me ofereçam um… porque gastar dinheiro num, mesmo vendendo o meu 3GS a bom preço não o farei caso encontre falhas graves.

          • Paulo Pereira says:

            aFriend:
            Quem está a falar de redes aqui?!O problema é a Apple não ser melhor que as outras marcas com este produto. E ter criado um produto com uma solução (antena em fita ao longo do bordo exterior) que aumentou os problemas. Assim a sua solução revolucionária (juro que não fui eu que disse isto!) acabou por ser o seu calcanhar de aquiles.

            PS: Aquiles era um guerreiro fabuloso nos tempos de Tróia com protecção divina e imbatível… só tinha um ponto fraco (no calcanhar). Foi a sua ruína!

            Assim deixa lá logo sairá um telefone iPhone revolucionário.. agora com antena no lugar do costume para ter apenas os problemas dos outros!

          • a Friend® says:

            Segundo as analises, feitas pela maior parte dos sites e não pela Apple, eles é que o consideraram o melhor smartphone actual.

            Aquiles podia ter o seu ponto fraco no calcanhar, mas os seus feitos foram grandes, por isso é que é conhecido. Ninguem queria saber do calcanhar de Aquiles se ele tivesse sido uma pessoa qualquer, sem História, sem grandes feitos, se não tivesse sido destacado perante todos os outros guerreiros.

          • afrsa says:

            “eu só irei fazer afirmações absolutas quando o tiver nas minhas mãos e comparar aos meus outros telefones.”
            aFriend… mas então se ainda não o tens porque é que defendes o telefone em todos os comentários? Não te parece um pouco estranho? Para falar bem já tens informação… para falares mal já não tens informação… enfim!

          • a Friend® says:

            @afrsa

            E tu, porque defendes que tem falha se não o tens?

            É que eu pelo menos tenho a sensibilidade do beneficio da duvida… já tu afirmas com todos os dentes(ou dedos neste caso).

            A pouco e pouco revelam-se e chegam onde quero.

          • afrsa says:

            Jovem… eu ainda tenho uma vida! Repara quantas vezes comentas aqui… repara quantas vezes eu comento aqui!

            Nota-se pelo facto que és sempre o último a comentar… fazes as pessoas desistir por insistência! Mas se és feliz assim, força! Quem sou eu para te fazer mudar de opinião!

          • a Friend® says:

            afrsa

            Claro Jovem.. basta vermos os teus comentários todos, e é so a trollar artigos Apple.. por isso.. cada um com a sua pancada. Eu pelo menos defendo o que tenho e falo com conhecimento..já no teu caso quem for ler só se ri pelas barbaridades que já disseste em vários artigos Apple… mas isso.. é como dizes e bem.. já é um problema teu. Achas que tenho necessidade de ser o ultimo?.. lol.. se as pessoas não se aguentam à jarda com falta de conhecimento, temos pena, mas voltando ao que disseste: cada um sabe de si.

        • afrsa says:

          Vês… só me dás razão!

          E prefiro desenvolver o meu conhecimento em coisas que uso na minha vida e profissão… e não perco tempo em artigos, blogs, etc, para vir defender uma marca de Hardware e Software em todas as oportunidades possíveis!

          Não me tentes baixar ao teu nível… eu não passo aqui a minha vida nem defendo uma marca de forma a tirar dividendos disso… como tu certamente fazes!

          Escusas de voltar a comentar, pelo que já de dou a vitória na discussão… algo que para ti já se viu ser patologicamente importante!

  17. avlis rotiv says:

    O vídeo está fantástico! 😛
    Quanto ao resto, pronto, já tudo foi escrito.

  18. a Friend® says:

    Deixo aqui outro video engraçado também:

    O que a Apple quis dizer realmente na Conferência de Imprensa:
    http://www.collegehumor.com/video:1938961

    Segurem de forma direita 😀

  19. aver says:

    Na verdade a controvérsia sobre a antena do iPhone 4 já não interessa a ninguém, depois da Apple ter mostrado como o resolvia, gastando uns largos milhões. Tirando um blogue aqui ou ali, para alimentar flamewars, o assunto desapareceu.

    O que não desaparece, nem deve desaparecer, é a comparação entre o iPhone 4 e outros smartphones. Neste, em que se faz a comparação com o HTC Incredible, nem se fala dos problemas de antena (que afectam ambos, em certas circunstâncias) http://bit.ly/bus2ca

  20. Chiça-Penico says:

    Off-Topic:

    Existe alguma forma de eu puder bloquear/ignorar os comentários de um utilizador? É que já estou um pouco farto de ler as suas opiniões sobre a Apple/Iphone!!!!

    Deixei de ir à Igreja por causa dos fanatismos de alguns, e agora isto… %#$””#-se, haja paciência!!!!

  21. zeluis says:

    Eu já tenho o iPhone 4G, e o que vos posso dizer é que se não pegarem no iPhone à “broeiro” não tem qq problema.

    Perde a rede sim senhor, mas é preciso tapar a parte inferior esquerda. Pegando no iphone de forma normal e atendendo as chamadas de forma normal nunca tive qq problema.

    O mesmo diz 1 colega meu que também comprou.

  22. Hehehe. Tanta baboseira junta numa só página da Internet.

  23. Bruno Vilela says:

    Recentemente tenho andado com alguma atenção a todas as notícias sobre o iPhone4. Há muitos anos que uso PDAs e há cerca de sete anos decidi juntar tudo e passar a Smartphones.
    Tive vários, de diferentes marcas, tendo actualmente um SE X1.
    Apesar de ter Formação Superior em Informática sempre fui o bocado averso aos produtos Apple, tal como muitos users que aqui fazem comentários. A minha ideia era que se tratava de um produto de “status”, caro e que pouco trazia de mais valias.
    Talvez por ouvir constantemente este tipo de comentários. Há 7 meses decidi trocar de portátil e arriscar na Apple. A razão foi a relação preço/qualidade, e a “necessidade” de abrir horizontes e saber mais. Resultado primeiro estranhei, afinal foram muitos e muitos anos de DOS e Windows. Passado um mês tinha outra opinião, “a partir de agora portátil será sempre Apple”.

    Andei muitos anos “cego”, acho isso imperdoável a um Informático e sinto-me mal por isso. Recentemente decidi adquirir um iPhone4. Mais uma vez para ter contacto com outras realidades e pelas suas características. Por isso ando a ler todas as notícias. Decidi arriscar, mesmo sabendo do problema da antena e fiz a pré-reserva do iPhone.

    A verdade é com os comentários de alguns utilizados, em vez de darem uma opinião construtiva, fazem que uma pessoa quase de sinta mal em comprar este produto. Isto devido ao constante ataque à Apple, e mais concretamente ao iPhone. Se querem problemas posso também falar-vos do meu X1, que tem problemas de construção, o plástico quebra em certas zonas e a reprodução de vídeo é um horror, nem consegue reproduzir com fluidez os vídeos que faz, e custou tanto como um iPhone. Como já foi dito todos os produtos têm problemas. E sim, também podia comprar um telemóvel com Android, e a verdade e que considerei muito essa possibilidade mas vejo a fraca autonomia destes telemóveis como problema.

    Por favor acabem com as guerrinhas e um abraço a todos.

  24. FilpHerb says:

    Boas tardes, para ser sincero é tudo uma questão de markting e de tentativa de difamar a Apple, e não é por gostar da apple, porque apesar de achar os equipamentos caros a nivel de assistência aqui em portugal e pelos vistos fora ficam muito a desejar, pois segundo a nova politica deles discos e baterias de portateis são considerados consumiveis de 1ªcategoria, querendo isto dizer que apenas tem um ano de garantia, e avariando um disco no mes seguinte ao primeiro ano, já levam com um orçamento simpático de 190€ com iva.

    Acho que todos, mas todos os equipamentos que saem para o mercado tem os seus defeitos, eu já testei outros equipamentos e quando lhe tapamos a antena perde rede, o problema do iphone 4 é a localização da mesma, foi um pormenor que alguém se esqueceu.

    Como profissional na área de pós-venda, hardware/software, digo-vos que a maior parte dos problemas que acontecem com os equipamentos somos nós a provoca-los e nada se deve a um defeito de fabrico.

    É pena ainda não haver métodos conclusivos para saber o que causou o problema, tipo uma caixa negra, porque senão consigo garantir-vos que cerca de 90% das avarias são causadas pelo utilizador e nao por defeito de fabrico. defeito de fabrico tem que aparecer logo após a primeira utilização, senão é causado pelo utilizador.

    Saudações.

  25. Jorge Désirat says:

    Tentam inventar a roda no século XXI….
    Uma antena esquisita, video-conferencia em rede!!! ahahahaha

    Comprar um telemóvel cuja feature é não ter rede numa determinada maneira de agarrar e custar umas boas ferias? Não obrigado, o meu 9100 ainda não sofre disso e assim posso ir passear descansado

    Não tenho pena nenhuma que esses gajos batam de cu no chão e que esses mac-lovers tenham um telemovel que não faça chamadas! Querem ser diferentes? Ora, aí têm o vosso gadget!

  26. Nuno Silva says:

    Parece-me óbvio que os problemas existem, para mim uma chamada cair por pegar no telemóvel duma certa forma não é normal.

    Claro que o Steve Jobs tenta dizer que os outros telemóveis também têm esses problemas, e eu até acredito que pegando num telemóvel de uma certa forma este perca um bocado de rede, mas isso é diferente de cair a chamada…

    O novo site que a apple criou para comparar as perdas de redes do iphone com as de outros telemóveis é de rir, além de estarem a comparar o número de barras (de captação de rede) de cada telemóvel estão a mentir, porque um dos telemóveis testados é o meu, e por mais que o aperte o número de barras não diminui…

    Concordo que há um excesso de expectativas em relação ao iphone, o Steve Jobs é sem dúvida nenhuma um bom vendedor, e éssa é a principal razão para o iphone singrar, não é certamente pelas suas qualidades. Qualquer pessoa concorda que o iphone e os produtos da apple estão na moda (desde o aparecimento do ipod classic) mas nunca foi por serem os melhores, foi simplesmente por serem os mais bonitos (ao inicio) e depois ficaram na moda.

  27. Carlos says:

    Eu não sei vocês mas para mim um telemóvel que deixa cair as chamadas quando tem pouca rede, e por pouca leia-se menos que o máximo, para mim tem um problema grave.

    O meu Samsung H1 posso agarrá-lo com bem entender que não caiem as chamadas, mesmo com quase nenhuma rede… (Claro que tem o mesmo problema que *todos* os outros telemóveis da outra pessoa não me ouvir, mas isso é um problema conhecido da norma GSM)

    • Zé manel says:

      Olá.
      Estou a pensar adquirir um telemóvel VDF 306 Samsung H1 que achas? E o sistema operativo? Há aplicações extras?
      Obrigado.
      Abraço

      • Carlos says:

        O aparelho em si é excelente só aquece é um bocado quando se usa o GPS mas quase só lhe falta fazer torradas e tirar cafés. Por outro lado o sistema operativo LiMo se não está morto para lá caminha… Tem algumas aplicações no sítio da Vodafone 360 mas não contes que vão aparecer muitas mais.

        Ah, e o manual de instruções é uma desgraça, metade das funções ou se descobre por tentativa ou procurando na net.

        Por outro lado, parece que já há uns tipos a fazer um port do Android e se conseguirem…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.