PplWare Mobile

Saiu o Linux Caixa Mágica 18 – O Linux português

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. antonio says:

    A minha opiniao, se os produtores de software mudarem para software multi-plataforma tenho a certeza que o linux tinha o mesmo caminho que o chrome

  2. Chambel says:

    alguém já experimentou?

    • Peter D says:

      Eu já experimentei. Sou aficionado de Linuix há já alguns anos e ando a saltar entre Windows e Linux constantemente.

      Já conhecia o Caixa Mágica de versões anteriores, cheguei mesmo a comprar a versão 8 que trazia, entre outras coisas, documentação um DVD e um CD para instalação. Na altura não considerei que fosse um candidato forte a fazer frente ao Windows por diversos aspetos.

      Esta versão (18 LTS) está ao mesmo nível, senão acima, do “poderoso” Windows. Experimentei a versão KDE, que é a que estou familiarizado e tudo funcionou “out of the box”. Fantástico. Os meus parabéns à equipa do CM e que estejamos todos orgulhosos desta distribuição ser considerada “uma das melhores da Europa”.

      Parabéns. Um utilizador extremamante satisfeito.

  3. Pedregulho says:

    Enquanto o estado português continuar a fazer o frete à Microsoft e a obrigar as empresas a ter programas de contabilidade que só funcionam em Windows não há grandes hipóteses de “adopção deste projecto nacional em empresas nacionais.”

  4. jorge augusto says:

    Acrobat Reader!? Não existem programas gratuitos mais leves e até com mais funcionalidades!?

    • Eu says:

      Concordo contigo,Jorge,mas parece que os ficheiros da Seg. Social,nomeadamente a assinatura digital,só funciona com Acrobat Reader…eu vou ter de instalar este Acrobat só para poder descarregar declarações on-line!
      -Como a Caixa Mágica tem por omissão o software para o cartão de cidadão,penso ser esta a razão de trazer o Acrobat…eu prefiro outros reader’s!

      • Viva,

        a Caixa Mágica traz por omissão o Okular em KDE e o Evince em Gnome/LXDE. Mas traz também o Acrobat Reader precisamente por esse motivo, ou seja alguns documentos em PDF que trazem ou assinaturas digitais ou campos de formulários para preencher só funcionam correctamente no Acrobat Reader.

        Cumprimentos

    • Bruno Jacob says:

      Não tenho a certeza mas acho que o evince já traz suporte a assinaturas digitais.

  5. Samuel Payamps says:

    Eu estou a usar o Caixa Magica 18 KDE e gosto muito, está em português de Portugal, tem todas as ferramentas que preciso, é rápido e estável, e a mova função “Caixa Mágica TopApps” torna as coisas mais fáceis. Tendo também em conta que o meu portátil tem 5 anos.

  6. GreenTuxer says:

    trás – traseiro/a
    traz – verbo trazer.

  7. Tiago Correia says:

    Gosto muito do Linux e de todo o tipo de Software que seja Open-Source, se há alternativas porque rondar sempre nos sistemas principais e mais usados? Uso Windows e tenho o Linux noutra partição, vou intercalando o tempo e vou usando um e outro.

    Na minha opinião, mais empresas deviam adotar sistemas Open-Source, neste caso, o Linux, uma vez que é um sistema viável, seguro e com boa performance, não precisando de Hardware topo de gama para o correr bem. A única contrapartida seria muitas das melhores aplicações de produtividade não estarem disponíveis para Linux, mas para quem tiver paciência e tempo, existem sempre alternativas.

    Cumprimentos.

    • =) says:

      Um dia a pensares assim ainda vais esquecer o windows.
      Eu sou daqueles que nem quero que o linux cresça muito, pois não quero companhias manhosas no meu linux. O linux é livre e colaborativo. Espero que assim se mantenha.
      Cheira-me que o Linux vai crescer ainda mais nos próximos anos. Só não cresce mais porque algumas empresas devem ter medo das patentes. É uma estupidez haver patentes que possam por em causa…
      Não tem cabimento alguém criar um ficheiro proprietário, ser largamente usado e depois os outros nem poderem fazer nada para o ler, escrever… Muitas patentes deviam já estar extintas mas duram e duram, sabe-se lá porquê.

      • Serva says:

        Bom dia ,

        Eu compreendo bem o que dizes , pode de facto ser um egoísmo muito grande da minha parte , é sem dúvida , mas também estou contigo quando digo que não quero que o linux cresça muito mais .

        Cumprimentos

        Serva

  8. Nuno Nunes says:

    Em portugal só querem gastar dinheiro com coisas sem sentido

  9. Serva says:

    Boa noite ,

    Estou a fazer agora o download da versão KDE , o tempo ultimamente não tem abundado , mal possa vou experimentar , quem sabe se é desta que a Caixa Magica acertou .

    Cumprimentos

    Serva

  10. Nuno Nunes says:

    Eu estou a usar o linux ubuntu e quero saber qual e a diferença entre este o ubuntu

  11. Serva says:

    O servidor não está a ter capacidade de resposta não consigo fazer o download com uma velocidade decente demorava 2 horas faço amanhã .

    Cumprimentos

    Serva

  12. Quim says:

    Ai esta uma boa questão. A nível empresarial não devera ter muito sucesso, e a razão acho que será mesmo não termos alternativas de aplicativos em relação ao windows. Agora seria interessante os criadores de software responderem o porque de não o fazerem para os outros SOs, será que não sabem, não tem coragem, estão presos a algo, passam por aqui muitos eles que me tirem esta duvida.

  13. joqa says:

    Será que dá para atualizar o Caixa Magica 12 do Magalhães 1 do meu filho???

      • Darko5000 says:

        não porque apesar de serem caixa magica, a base é diferente. pois só apartir do 15 é que mudaram para a base do ubuntu.
        antigamente acho uzavam a base do mandriva e do openSuse, que são muito diferentes do ubuntu e debian.
        no entanto, deve de ser possivel instalar o nova caixa magica por cima do sistema anterior, de forma a guardar os ficheiros de utilizador.

        para isso é só sakar a iso do caixa magica (tendo em conta que é um magalhaes a melhor deve de ser a 32bit KDE ou Gnome, lxde é mais leve mas um puco manhoso [ma isto é uma opiniao minha]), gravar para um dvd, ou arranjar forma de por numa pen (não sei se com o caixa magica é possivel). E na instalação deve de aparecer uma opção para instlar por cima.
        No entanto não confirmo se é possivel, para alem de que se instalar este sistema de raiz é melhor, por que se não estou em erro, do 12 até ao 18, já foi actualizado o sistema de ficheiros, e isso optimiza a performance do pc.

      • Darko5000 says:

        No entanto importa referir, que este caixa magica tem todas as aplicações que o caixa magica 12 do magalhaes traz. pois o 12 do magalhes tem aplicações especificas para a escola. no entanto depois de instalar o 18 é sempre possivel voltar a instalar essas aplicações.

        espero ter sido util 😉

  14. LoladaTuga says:

    Era muito bom que o caixa mágica tivesse algo tipo wubi.

  15. Paulo Santos says:

    De momento estou a utilizar o Xubuntu como sistema principal e estou satisfeito. O meu PC tem um processador rápido e 4GB de memória, mas a motherboard é fraca e asfixia o rendimento geral dos componentes, por isso tive que optar por esta distribuição. No entanto, vou experimentar esta nova versão do Caixa Mágica e se me agradar mudo, pois sempre é nacional.

  16. Bom dia,

    Tem um Software multi-plataforma, um dos mais antigos no mercado. o PMR. Este software tem todos os módulos que existem e funcionam em todas as Plataformas.

    Se calhar é uma boa forma de algumas pessoas começarem a pensar nisso.

    Já para não falar que é o software mais rápido no mercado. Para gabinetes de contabilidade não há melhor.

    Abraço,
    MF

  17. Rui Costa says:

    Vejo-me obrigado a fazer o mesmo comentário que já uma vez aqui deixei sobre a questão da adopção de Linux nas empresas ou outras instituições.
    Dentro das organizações temos de deixar de olhar para o Linux como uma peça de software à parte. E não só Linux, mas qualquer software open-source, free…

    Deve-se olhar para todo o software da mesma forma. Analisando sempre a relação custo/benefício. Dentro de uma organização cada decisão, cada pessoa, cada infra-estrutura, cada máquina tem custos e deve gerar proveitos. Quando se contrata uma pessoa ou se adquire uma máquina tal é realizado com uma análise ponderada sobre todas as implicações.

    O mesmo deve ser feito com o software. Ponderar os custos humanos, operacionais, financeiros e outros e fazer o mesmo do lado dos proveitos.

    O correcto é esquecermos que é Linux, isso não interessa. Interessa sim olhar para o software que precisamos, ponderar as várias opções que existem e para cada uma analisar os custos e os benefícios, de qualquer género, actuais e futuros, que vêm associados.
    Depois é tomar uma decisão…

    • And still... says:

      Precisamente por as organizações fazerem essa análises é que virtualmente ninguém opta pelo linux.

      • Rui Costa says:

        Discordo, raramente as se faz uma análise decente. Às primeiras dificuldades desiste-se logo. O que tem acontecido a maior parte das vezes é que não se faz esta análise de forma coerente e depois acontece uma de duas coisas:
        – Opta-se por uma solução alternativa precisamente onde não se devia e depois corre mal e surgem os comentários que afinal “não presta”;
        – Não se faz uma pesquisa decente e depois afirma-se “não encontrei nada que se adequasse ao que pretendo”.
        E isto acontece não apenas com sistemas operativos, aplicações free e/ou open-source mas até com sistemas proprietários por vezes bem dispendiosos. Quantas são as vezes que empresas optam por um determinado ERP para descobrirem posteriormente que o mesmo não satisfaz as necessidades da empresa e inclusive em alguns pontos chave das suas áreas de negócio.

    • proftug4 says:

      Exatamente! Para quê gastar dinheiro, por exemplo, num outlook para utilizá-lo unicamente para o envio de email quando existem outras soluções mais económicas?

  18. Rui says:

    A versão “Caixa Mágica 18 – Servidor” é só em modo de texto? ou também tem ambiente gráfico?

    • Pedro Pinto says:

      Hum…boa questão. Ainda não testei. A ver se alguém da equipa de desenvolvimento responde a esta questão.

      • Caro Rui,

        a versão servidor não instala nenhum gestor de janelas gráfico, mas desde que tenha rede pós instalação pode facilmente instalar um qualquer ambiente de janelas de forma muito fácil instalando os meta-pacotes:
        caixamagica-desktop -> Gnome
        caixamagicakde-desktop -> KDE
        caixamagicalxde-desktop -> LXDE
        caixamagicaxfce-desktop -> XFCE

        Podes usar o http://comunidade.caixamagica.pt para todo esse tipo de duvidas.

        Cumprimentos

        Cumprimentos

  19. ElectroescadaS says:

    Que versão mais fácil devo usar?

    Já agora qual a versão mais parecida ao Windows?

    • Pedro Pinto says:

      Eu fiz o download da caixamagica-18-desktop-i386-gnome-dvd.iso

    • Darko5000 says:

      o gnome é mais fixe.

      o kde é semelhante ao windows, e o lxde parece-me ser aindas mais “copia” do ambiente windows….

    • Mário says:

      A versão mais parecida com o Windows será certamente a versão Caixa Mágica 18 Live DVD – KDE (deverá escolher 32bits ou 64bits conforme o seu sistema).

      Com este sistema poderá simular a aparência de praticamente qualquer ambiente de trabalho seja o do windows, o do Mac ou outros de Linux (como o Gnome). No entanto note que o KDE, apesar de extraordinariamente configurável é também mais pesado do que os restantes (embora haja pouca diferença em relação ao Gnome). Pessoalmente só uso KDE e recomendo!

      • ElectroescadaS says:

        Saquei a versão Gnome e estou neste momento a gravá-la num DVD-RW para ver depois como é. Obrigado a todos pelas sugestões…

  20. Designer says:

    Boa tarde à todos 🙂

    Nunca utilizei Linux, mas tenho vontade de aprender a mexer com ele. Trabalho em ambiente osX, mas em casa tenho uma máquina razoável e gostaria de testa-lo, mas não conheço absolutamente nada de linux. Como posso arranjar um tutorial step-by-step para instalação e depois utilização?

    Obrigado 🙂

    • Edexote says:

      Faz como eu fiz quando comecei: instala num disco separado para evitar dissabores parte à descoberta! A mítica dificuldade de utiliza Linux não passa disso mesmo, de um mito. Instalar não tem nada que se lhe diga, tenho a certeza que te safas bem. Durante a utilização, se não souberes como fazer algo, pesquisas no Google e 98% das vezes encontras a tua resposta no 1º ou 2º link. Boa sorte 😉

    • António Santos says:

      Boa noite

      O melhor é ter um CD com o software pronto a instalar / ou só testar antes de instalar.

      Se quiser posso enviar-lhe um CD. Mas para isso preciso da sua morada.

      António

      • Designer says:

        Obrigado pelos comentários… é sempre bom saber que há pessoas interessadas em ajudar a um “nabo” como eu 🙂

        Meu maior problema neste sentido são os softwares que utilizo, que são simplesmente o Photoshop e o Illustrator a 90% ambos, e sei que estes não rodam em ambiente Linux (penso eu). Mas tenho mesmo muita curiosidade em utilizar o Linux em casa… vou tentar seguir vossas dicas. Obrigado 🙂 e parabéns pelo pplware.

        • Rui Costa says:

          Se o problema é o Photoshop e o Illustrator, tens sempre o WINE que te permite correr estas aplicações em Linux. O que poderá acontecer, como já me aconteceu a mim, é não conseguir utilizar as últimas versões.
          De qualquer modo tens alternativas, o GIMP e quanto a Illustrator não me recordo do nome mas elas existem, de maior ou menor qualidade.

  21. xpto says:

    O problema está no office meus caros! O openoffice está longe de ser solução para o comum dos mortais.

    • Carlos says:

      Não concordo. O open office (ou Libre Office) servem perfeitamente para o comum dos mortais.
      A coisa só complica para quem tem necessidades específicas de compatibilidade com o MS Office. Por exemplo algumas aplicações de negócio baseiam algumas das suas funcionalidades de report na existência do MS Office no sistema.
      Com ficheiros muito grandes o open office também patina um bocado.

      • Pim Pam Pum says:

        Eu parei no OpenOffice 3.2. Achei as versões posteriores do LibreOffice bem mais pesadas. O meu netbook queixou-se bastante e tive de voltar atrás. Infelizmente, o elevado consumo de memória é um aspecto que pesa bastante negativamente contra o OpenOffice. Por exemplo, o Office Starter 2010 (apesar de trazer publicidade e de demorar muito tempo a abrir…) consome menos de metade da memória com o mesmo documento aberto.

  22. And still... says:

    Ah, então o barulho esta manhã está explicado. Milhões de bocejos de indiferença!

  23. Virgilio Lourenço says:

    Boas tardes

    Estou a fazer este comentário no meu computador ,que ainda ontem,foi atualizado de cxmag,para este cxmag 18,e recomendo-vos…sou FÃ.

  24. Nelson Rosado says:

    Boas,

    acho que a CM é das melhores distribuições para o mercado nacional e para o utilizador que se queira familiarizar com o ambiente Linux. Com tantas variações de versões, linguagens e afins, há muita gente que acaba por deixar a ideia de experimentar o Linux, para outras núpcias. Em tempos achei que a CM tinha boas soluções. Mas com esta versão acho que de facto estão no bom caminho.
    Quanto a utilização de Linux em ambientes empresariais as coisas mudam de figura. Eu falo nisto porque os ERPs desenvolvidos para Windows são quase sempre limitados a utilizadores Windows. O que quero dizer com isto é que se eu utilizar o Wine para instalar o ERP num posto, porque o ERP não tem versão para Linux, depois não temos forma de ligar o Linux ao SQL que serve o ERP que serve a empresa.
    São necessárias sempre soluções estranhas e que levam a desistir dessas ideias.
    Esta é a minha opinião.

  25. Sem Medo says:

    Utilizei o Wubi para instalar o CaixaMagica – 18 e continuo com a mensagem:

    A transferir caixamagica-18-desktop-amd64-gnome-dvd.iso
    REMAINING TIME APPROXIMATELY 40H 35MIN.

    Recuso-me a fazer qualquer comentário.

  26. Vítor I says:

    Alguém me sabe dizer se a configuração da Internet 3G no LXDE é fácil? No Ubuntu consigo ligar-me facilmente com o KDE ou o Gnome, em LXDE nunca consegui.

  27. António Santos says:

    Parabens Caixa Magica e respectiva equipa.

    Acho muito interessante estas discussões que surgem sobre Linux ou Windows.
    Eu uso exclusivamente Linux desde há mais de 6 anos… a nivel pessoal e PROIFISSIONAL. Já perdi a conta aos quantos anos não necessito de ir ao Windows para fazer seja o que for. E tenho-o instalado no PC…

  28. Pessoal da Caixa magica acho imperdoavel eu ter de esperar um dia inteiro para ter a vossa ISO e o problema é que ainda faltam 5 horas …. por favor torrents … e podem ter a certeza que eu deixo a fazer seed…

  29. ElectroescadaS says:

    Algo me diz que a Caixa Mágica não quer nada comigo. Se corro via CD o monitor fica todo preto e só vejo o ponteiro do rato, se instalo num disco que tenho para as experiências fica parado a meio da instalação. Como faço para introduzir os dados da proxy na instalação?

    É que parece que tenho de ter net ativa para instalar o Linux…

  30. LF says:

    como coloco a barra inferior do ambiente de trabalho?

    • Se está a utilizar a versão Gnome Clássico, para editar ou mover as barras tem de manter a tecla “alt” pressionada, e depois clicar com o botão direito do rato sobre a barra para ver as opções de edição. É um modo de segurança que as versões 3 do Gnome possuem para evitar alterações no interface por engano.

  31. Pedro G. says:

    Boa tarde ,gostaria de referir que gosto do linux apesar de ter experimentado apenas o caixa mágica 12 e o caixa mágica 17 gnome 64bits. Fiquei fascinado com a saida do caixa mágica 18 e tentei instalar a versão gnome 64bits pela net ,mas não consegui.Depois por ser persistente tentei através do live dvd instalar o caixa mágica 18 64 bits gnone e depois o lxkde ,pois tenho um pc com 4 anos. Resultado não consegui pois tento instalar e apresenta-me o seguinte:( 4.484051) disabling IRQ # 28 e ( 4.536634) disabling IRQ #29.Confesso que percebo mmuito pouco ,mas estou a tentar entrar a sério no mundo linux e gostaria de saber o que fazer para resolver é que já tive o caixa mágica 17 colocado de 64 bits em dual boot pelo grub e só consiguo que o caixa mágica 17 funcione e não os outros pois aparece o que referi.
    Obrigado!

    Pedro G.

    Nota: Pc INSYS ,INTEL Pentium dual core ,Nvidia Gameforce 9300 ,320G disco com windows 7 ultimate sp1 instalado.

  32. mc says:

    porque não juntar as várias versões numa única distribuição e deixar os utilizadores alternar e escolher a preferida – com certeza que uma imagem dvd deve ser suficiente para isso e também facilitava a gestão de versões, não?

  33. Alessandra Vianna says:

    Estou tendo problemas de travamento com o Ubuntu 12.04 e com o Mint 13.

    Já testei o Caixa Mágica (versão 16) e gostei muito.

    Alguém saberia informar se há o arquivo .torrent para download? Estou baixando pelo link direto, mas está lento, para mim o .torrent é melhor.

    Agradeço desde já!

  34. Luis Oliveira says:

    Estou a usar o caixa magica 18, é muito bom. Substitui o Windows xp pela caixa magica. Neste momento não sinto a falta do Windows, já não tenho.E mais, grande parte das pessoas querem o computador para texto e internet, o caixa magica chega e sobra. Eu até uso software de desenho , dwg, e funciona 5 estrelas. Em poucos segundos estou a usar a internet, skype etc…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.