PplWare Mobile

Chegou a versão final do Linux Mint 15 “Olivia”

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. cnavigator says:

    Há uns tempos o pplware publicou um artigo sobre Windows 8 vs Ubuntu, bem, pegando nesse exemplo, para que não anda virado para as modernices do mundo touch e mobile, Linux Mint é verdadeiramente a grande alternativa ao Windows 7 do momento no mundo Linux, isto é, ideal para quem não abdica da utilização tradicional de um desktop e quer um sistema pronto a trabalhar e em que não falte nada, com repositórios recheados de software, não precisa de procurar mais, tem aqui tem a sua predilecção, fora as demais vantagens de ser um sistema operativo GNU/Linux.

    Uso a versão XFCE, aguardo pela respectiva versão para o upgrade e recomendo Mint a qualquer pessoa que queira ter uma óptima experiência no seu desktop/portátil.

  2. Nuno Sousa says:

    Cinnamon vs Mate +compiz…..qual a melhor opção? 😛
    vou já actualizar!!

  3. Tiago Santos says:

    Parece-me excelente 😀 se não estivesse tão encantado com o antergos ia testar 😉

    Cumps

  4. cnavigator says:

    Em outras notícias, já foi lançada a nova versão do levinho e eficiente WattOS:
    http://www.planetwatt.com/forums/topic/983/r7-released

  5. camsarria says:

    Uso mint desde Janeiro (o mês em que erradiquei windows dos meus computadores) e não tenho razões de queixas, o mint 15 que tenho testado desde a beta é impecável, recomendo a todos.

  6. Bruno Cardoso says:

    Tenho uma partição do disco no mesmo portátil com o mint 13 instalado. Como posso fazer o upgrade para a ultima versão? Obrigado.

  7. A Friend says:

    Boas.
    a uns tempos publicaram um tutorial sobre windows 8+ ubunto 12.10. esse tutorial aplica-se para qualquer versão linux?

  8. Almeida says:

    Instalei a versao RC, como faço para atualizar para esta versao??
    Primeiros passos com linux, obg

  9. david says:

    Olá boa noite! Instalei este so, mas nos vídeos ele tem paragens! O meu PC é um Asus eePC com 2gb de ram, processador 1,2ghz e gráfica Intel. O que me aconselha para os vídeos funcionarem bem?

    • asifrgb says:

      Se te referes a paragens em vídeos online do tipo flash como por exemplo o youtube, para resolver o problema em Linux tens de comprar um computador a sério… com uma gráfica NÃO Intel…

      … mas experimenta instalar os drivers da GPU para ativar a sua aceleração, pois no Mint nunca são instalados de raíz.

      • david says:

        este pc é um netbook, para trabalho, mas gostava de ver uns vídeos do youtube e outros! pois apesar de tudo o win8 da sem falhas, mas como gosto mais deste SO gostava que desse! vou experimentar obrigado

    • Eu says:

      Tenta instalar o XBMC,normalmente com esses specs funciona bem,mas experimenta!

    • Darktux says:

      Nessa máquina e com esta distro esquece videos em HD (incluindo youtube).

      Tenho um eeepc 1000HE com um processador mais rápido que o teu (1.67ghz) e só consigo ver videos HD720 com uma instalação minimalista do debian com xfce.

      Tenta o lubuntu (distro baseada no ubuntu com a interface lxde, muito mais leve). Depois tenta então ver os videos sem teres mais nada a correr no pc. Se forem videos gravados no pc tenta ver directamente com o mplayer (na linha de comandos “mplayer ficheiro_de_video.avi”)

      • Eu says:

        Tenho uma máquina com CPU igual com Mint 14 MATE e com o XBMC consigo assistir a videos 720p sem falhas…claro que no browser é melhor ir só até 480!

        • Darktux says:

          Confesso que nunca exprimentei o XBMC mas é bom saber. Normalmente para os filmes uso o smplayer.

          Com a minha instalação consigo ver no browser a 720p sem problemas. Acima disso às vezes engasga-se.

  10. Pedro Carvalho says:

    Boa noite, a minha experiência com este SO não começou bem. Fiz download e instalei a partir do windows, com a ferramenta “wubi” (ou semelhante) que é disponibilizada no próprio CD. O sistema simplesmente arranca e bloqueia, e a partir daí só apresenta erros de ficheiros corruptos. Já fiz download várias vezes (para despistar esse problema), mas persiste. Vamos a ver se nos próximos dias consigo dar a volta e experimentar 🙂

    • asifrgb says:

      Se não queres fazer a instalação como deve ser (numa partição dedicada e com dual-boot), se estás a ter problemas com o método Wubi, então experimenta uma máquina virtual (é mais lento mas não dá problemas).
      Uma alternativa é se tiveres uma pen-drive USB rápida, instalares aí o Mint para experimentares sempre que te apetecer, onde estiveres, e podendo guardar os teus ficheiros.

      PS: Só precisas de fazer o download uma vez. Fazes uma verificação md5sum e se o resultado for igual ao que está no site onde fizeste o download, então a integridade do ficheiro é 100%. Deves fazer isto sempre para ficheiros grandes e que forneçam o md5.

  11. MrT says:

    Quais as diferenças mais vistosas entre o mate e o cinamon?
    há alguma iso, com os dois ambientes?

  12. Eu says:

    Depois de avaliar as vantagens/desvantagens,decidi manter o Mint 14 MATE;a razão principal é o suporte até abril 2014 contra o suporte até janeiro 2014 desta versão 15.Depois actualizo para a versão 16…

  13. Luis Gil says:

    Boas,
    Tenho um netbook que se arrasta com o windows7 que traz de origem
    Vou instalar uma distribuição Linux, mas gostaria da vossa opinião sobre a distribuição que necessite de poucos recursos e que seja fiável e segura.
    processador 1.6GHz Intel Atom N2600 com 1G de memoria.

    desde já um obrigado.

  14. Eu says:

    Oupa,

    Desde sempre fui um utilizador do Windows, á uns meses atrás decidi aventurar-me no mundo Linux, sinceramente gostei da experiência, experimentei varias distros e sem duvida a que mais gostei foi a Mint, infelizmente, acabo sempre por voltar ao Windows 7 por não conseguir ter som atrevas de AMD/hdmi, experimetei todas as soluções, li todos os foruns e mesmo assim nada, nunca consegui dar a volta á situação.
    Acaba por ser frustrante, porque por mais que eu queira mudar, este pequeno problema torna-se um grande problema. (vejo filmes atraves do portatil/amplificador/TV).

    Abraço

  15. okapi says:

    Pelo menos no openSUSE que é a distro que sempre usei, nalgumas versões vem a saída do HDMI desabilitado por padrão o driver radion isto devido a relatos de bug afetar algum hardware. Mas pode-se reativa-lo no openSuSE pelo YAST. No teu caso pode estar a acontecer o mesmo é uma questão de checares na distro que estás a utilizar se ele vem desabilitado o radio.audio, que pode ser o caso.

  16. Darlei says:

    Boa tarde, Pedro a respeito do UEFI pra instalar sigo aquele tutorial do windows 8+ ubuntu 12.10? Tenho um note Samsung Série 5 – 550P5C-AD1 com windows 8 que vem patrão instalado instalei o linux mint 15 e não sobe o grub pra escolher o OS sobe o windows normalmente o que faço? so que eu instalei assim partição raiz /48GB Swap800MB e /boot250MB assim daria pra instalar de boa mais não sobe o GRUB2.

  17. Fabiano says:

    Darlei, você conseguiu resolver o problema ??? Como fez, pois enfrentando o mesmo problema com o mesmo modelo de laptop.

  18. rodrigo says:

    tem alguma distribuição mais leve que o zorin os, mas que assim como ele, seja simples e que os botões do notbook ( volume +-, efeitos de iluminação) funionem? Pois o mint com a versão XFCE, não funionou. O problem,a é que o zorin os demora muito pra abrtir as pastas, e isso que eu não gosto, cara, atraza muito o trabalho, e comsome muita energia do not. Queria algo melhor, pois no win7 a economia é maior e as pastas é mais rápido

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.