Aprenda a instalar o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin

Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento das versões do Ubuntu com um pequeno tutorial com o processo de instalação. Dessa forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe até ficar fã.

Como muitos de vocês, (ainda ontem), assim que tive tempo, a primeira coisa a fazer foi instalar o tão aclamado sistema operativo. Aproveitei e tirei uns screens para verem como é fácil a instalação.

ub_1204_000

Processo de Instalação

Passo 0 – Inicio do processo de instalação…

ub_1204_00

Passo 1 – Depois de serem carregados alguns componentes, é apresentada a primeira janela de configuração. Neste momento, o utilizador decide qual o idioma que pretende e se:

  • quer apenas experimentar o Ubuntu (Try Ubuntu)
  • ou instalar o Ubuntu (Install Ubuntu)

Para este artigo vamos proceder à instalação completa do Ubuntu.

ub_1204_01

Passo 2 – Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do Ubuntu, e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).

ub_1204_02

Passo 3 – Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Erase disk and install Ubuntu que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Ubuntu.

Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Something Else.ub_1204_03

Passo 4 – Indicamos qual o disco a formatar e em seguida carregamos em Install Now.

ub_1204_04

Passo 5 – Vamos agora definir o nosso fuso horário

ub_1204_05

Passo 6 – E agora indicamos qual o layout do nosso teclado

ub_1204_06

Passo 7 – Neste passo criamos o primeiro utilizador assim com a respectiva password. Definimos também qual o nome da máquina.ub_1204_07

…início do processo de copia de ficheiros (no meu caso demorou cerca de 25 minutos)

ub_1204_09 Depois de se autenticar com sucesso, é só desfrutar desta nova versão do Ubuntu

ub_1204_10

Nos próximos tempos iremos trazer mais novidades do Ubuntu 12.04 Precise Pangolin. Estejam atentos …e claro, esperamos sempre pelos vossos comentários, dicas e sugestões.

Download: Ubuntu 12.04 LTS (32 bits / 64 bits)
Download: Ubuntu Server 12.04 LTS (32 bits / 64 bits)
Download: Ubuntu 12.04 alternate (32 bits / 64 bits)
Download: Kubuntu (32 bits / 64 bits / PowerPC)





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


124 Comentários

  1. Bom dia! Sempre tive uma dúvida.. O resultado de instalar uma nova versão de raiz (como neste tutorial) é diferente de efectuar apenas a actualização numa versão anterior?

    Obrigado, continuação deste excelente trabalho!

    • A diferença entre instalar de raiz e fazer a actualização é que no segundo caso, manténs todos os documentos pessoais e configurações que já tinhas na versão anterior, e a meu ver o processo é mais fácil, uma vez que apenas precisas de confirmar a remoção de alguns pacotes obsoletos e outros que já não têm suporte, o resto é tudo feito automaticamente. No entanto deixo uma recomendação: Depois de actualizar, corre o comando ‘sudo apt-get update’ para fazer o update do software instalado. Ontem depois de actualizar do 11.10 para o 12.04 o VirtualBox deixou de funcionar devido à falta de um driver mas bastou esse comando para voltar ao activo.

    • Ainda ontem estávamos a discutir isso na outra noticia sobre o lançamento do Ubuntu 12.04…

      Podes fazer update para a versão mais recente, de uma versão mais antiga (normalmente fazes para a próxima, ou seja se tens o 11.04 fazes para 11.10, e logo do 11.10 para o 12.04)… Eu faço update para a versão seguinte quase sempre, o resultado é que manténs as tuas configurações e aplicações, o que é muito bom e poupa muito tempo. Mas bom, como algumas outras pessoas referiram, passado algum tempo (algumas vezes que faças estes updates para a novas releases), convém fazer uma instalação de raiz, pois o sistema começa a ficar um pouco pesado… Eu pessoalmente tive 3 anos de updates e o sistema ainda funcionava bastante bem, mas com uma instalação de raiz ficou mais rapido como é obvio.

      Cumprimentos!

      • Pessoal para salvar as vossas configurações podem fazer como eu, que fiz uma partição própria para a pasta /home e assim sempre que instalo o ubunto de novo (fresh install) ele adequire todas as minhas configurações depois é so reinstalar todos os programas que uso que no meu caso fiz um script shell que instala tudo com uma linha de commando… e assim mantem os vossos emails os vossos favoritos e todas as preferencias por vos editadas na versão anterior, claro esta que quando estou a instalar digo ao instalador para usar a partição mas sem formatar e depois indico que quero que ele a mounte como home.

    • quando instalar o os convem criar uma partiçao ext4 para os dados do /home assim facilita mais quando for para instalar outra distro e é mais seguro

    • Tal como escrevi num comentário em http://pplware.sapo.pt/linux/ultima-hora-chegou-o-ubuntu-12-04-precise-pangolin/ , chamo a atenção para um cuidado a ter nas instalações através de actualização do 11.10 para o 12.04: abrir a consola de detalhes, na janela da instalação, logo que esta opção fique activa. O processo de instalação necessita de algumas respostas, ficando eternamente à espera delas, caso a consola esteja fechada, pois o utilizador nem se apercebe de que deve responder a algo. Este apenas ficará com a impressão de que a instalação bloqueou por alguma razão, e tenderá a parar definitivamente a mesma, o que levará a erros graves no SO, que impedirão os arranques futuros do Ubuntu (que fica num misto de 11.10 e de 12.04, com os conflitos óbvios). Se a consola for activada, e algumas respostas forem dadas, a actualização deverá correr bem. Já o fiz em 2 portáteis diferentes. Nota: mantive sempre os ficheiros antigos, nas perguntas acerca de estes deverem ou não ser substituídos pelos novos.

  2. Bom Dia pplware!
    Excelente post como já nos habituas-te :)
    O Ubuntu 12.04 foi sem duvida alguma o ubuntu mais esperado dos ultimos anos. Agora quanto a instalação, não funciona no meu desktop… :(
    Já experimentei o ISO de instalação alternativo. Consegui instalar o sistema, mas depois de seleccionado no GRUB ele não arranca!
    Creio que a Canonical podia e devia corrigir estes erros grosseiros antes do lançamento, e ainda mais tratando-se de uma versão LTS.
    Mas um inconveniente destes não retira o valor que o ubuntu tem conseguido por mérito próprio e por todo o trabalho que tem tido ao trazer um desktop linux para as massas!

  3. Ontem fiz o update para a versão 12.04 e lixou-me o boot. Nem windows 7, nem Ubuntu, nem nada! “NO SUCH PARTITION” Apanhei um susto! Depois, noutro computador andei a ver a forma de recuperar o boot, e finalmente lá consegui. http://askubuntu.com/questions/125428/grub-complains-of-no-such-partition-after-installing-1204

  4. Só tenho uma coisinha a dizer mal deste posto, o link é:

    (…)ubuntu-12-04-oneiric-ocelot/
    ???????? Não deveria ser Precise Pangolin????

    LOL just kidding…

    Excelente manual de instalação, vou já enviar o link a fanáticos do Ruindows…

  5. Olá,

    Uso o Ubuntu á alguns anos e gosto.
    estou a tentar formatar o pc e instalar de novo… mas dá me o seguinte erro:

    “Boot Error” gravei a iso com o 32bits e com 64 e o erro é o mesmo.

    ajuda por favor

    • tentei instalar outro sistema o mint e deu erro na mesma…

      o que será que está mal?

      Abraço

      • Pedro ,

        Boa tarde faz o download do Parted Magic aqui :

        http://distrowatch.com/index.php?distribution=partedmagic&month=all&year=all

        Com o Parted Magic , tenta eliminar todas as partições existentes no disco e cria uma nova partição com a totalidade do disco em Fat 32 , penso que se fizeres este passo tens o problema resolvido , como alternativa também podes verificar por erros no HDD .

        Cumprimentos

        Serva

        • vou tentar e depois dou novidades.
          obrigado pedro

          • Tenta ver de onde estas a fazer o boot, podes ter mais de um disco e tas a fazer o boot de outro (ver na BIOS), ou entao nao estas a instalar o grub. Em ultimo caso se tiveres a escolher as tuas opções no disco tb tens de verificar se estas a instalar o /, se o disco tem o “check/visto” de boot.

            Para mais duvidas tens o IRC, o antigo mIRC funciona lindamenta, tenta entrar no servidor freenode, no channel #ubuntu ou #ubuntu-pt tens la sempre pessoas dispostas a ajudar

    • boas, fizeste o checksum ao iso depois de descarregar já me aconteceu nao bater certo faltava bits, e ao gravar na velocidade mais lenta possivel e dvds de marca.

    • Realmente às vezes é complicado. Talvez se segravar a ISO em baixa elocidade a 27x, ou menos, consiga. Nunca, mas mesmo nunca, grave uma ISO a alta velocidade.
      E, atenção, as versões de 32bits e de 64bits referem-se ao processador e colocar uma de 64bits num processador de 32 é arranjar problemas (motores de automóveis num tractor não é bom).

  6. Com o Gnome 3.4 fica um brinco ;)

  7. Parece-me que o Ubuntu está no bom caminho, fiquei satisfeito com a nova versão, alguns melhoramentos estão à vista. A interface Unity está a provar-se a mais adequada para esta distribuição. Contudo, não gostei de terem removido a hipótese de esconder ou mesmo ocultar o launcher, estava à espera de uma solução diferente, é certo que agora a barra não interfere na navegação em páginas web, mas seria interessante ter alguma hipótese de personalizar a localização e funcionamento do launcher, será que me escapou alguma coisa? De resto, outro aspecto é que o Ubuntu continua a exigir um pouco mais de recursos do que eu gostaria do computador, preferia que fosse mais leve, por exemplo para o meu desktop com 2GB de RAM já não corre tão bem, daí ter mudado para o Lubuntu, com interface LXDE. Recomendo vivamente para netbooks ou PC’s antigos, também já actualizei para a nova versão e agora possui uma central de software própria, tal como o Ubuntu. Excelente.

    • Já agora a central pode ser obtida a partir do Synaptics, pesquisando por Lubuntu Software Center

    • Se tiveres o Unity plugin com o compiz podes escolher a opção auto hide que agora nesta versão está bem melhor , para quando chegas perto do lado esquerdo com o cursor a barra não te surge de imediato tens basicamente de puxar .

      Cumprimentos

      Serva

      • Boas. Instalei ainda há pouco o MyUnity, que a partir desta versão está disponível na central de programas e dá para configurar o comportamento da barra, transparência, etc. Consegui fazer isso de escondê-la e só surgir após puxar. Era ideal se desse para colocá-la em baixo, mas isto já é uma questão de hábito… Obrigado pela dica!

  8. Eu cá estou com o mesmo problema de sempre…Internet móvel 3G, funciona só quando lhe apetece, assim não fico fã…se alguém ainda usa o modem E220 da kanguru e sabe como por a funcionar agradecia…é que eu já experimentei tudo o que é opção…

    • Procura pelo google um programa chamado Sakis 3g.

      Também já tive um modem 3g da vodafone que não era reconhecido pelo ubuntu e com o sakis 3g funcionava.

      • Já consegui por a funcionar,não sei explicar muito bem como, mas já funciona…não sei se foi do DNS, se foi algum update…

        O programa que mencionaste é fiável? Pergunto, porque caso precise devo usar como ultimo recurso….

        Obrigado pela dica, vai para a minha lista de favoritos…!

  9. Já instalei e ficou uma porcaria no meu pc. A resolução fica a uns furos acima de 600×400. Tenho neste mesmo pc a versão 11.10 e duas opções de resolução: 800×600 e 1024×600.
    Tenho de adquirir + tarde outro pc para desfrutar deste So. Por ag vou-me contentando com a versão 11.10.

    Bons testes aos felizardos que conseguiram a instalação sem problemas…

    • Boa tarde já instalastes as drives adicionais , procura na dash por drives adicionais , deve estar desactivada , clica no simbolo verde que diz activar espera que faça o download reinicia o pc e já deverás ter outras opções a tua disposição .

      Cumprimentos

      Serva

  10. \O/ Atualizado do 11.10 para o 12.04 sem bug algum, estão melhorando muito quanto atualização de uma versão para outra.

  11. Está bom mas eu gosto mais de fazer as partições pois assim quando sair uma nova versão posso instala-la sem perder uma grande parte das definições.

  12. Talvez fosse interessante terem escolhido a opcao “something else” em vez de “erase everything and install Ubuntu” e criar as duas particoes, swap e ext4, para dessa forma fazer dual boot…

  13. O meu grande problema no Ubuntu (e linux no geral) é que, como recentemente troquei de cabo VGA do meu monitor, passou a não detectar o mesmo ficando eu restringido a uma resolução 1024 * 768. Para mim trabalhar a essa resolução já não dá! Gostava imenso de experimentar esta versão, se alguém me pudesse dar umas luzes como forçar a resolução nativa no meu monitor eu agradecia.

    • Boas o amigo abre este ficheiro como root ex: nano /etc/xorg/xorg.conf e adiciona as resoluçoes que pretende cuidado nao mudar a frequencia mas sim a resoluçao.

  14. Boa tarde .

    Um reparo ontem disse que o Kubuntu me tinha dado um erro de plasma , esqueçam , depois de fazer a actualização do Kernel , tudo ficou perfeito sem bugs , o que posso dizer , está muito rápido os recursos no meu P4 ainda estão na ordem do 18/20% mas com aplicações a correr e cerca de 0,7 Mb de Ram usada , uma melhoria em relação a versão 11,10 , mas mesmo assim não é aconselhável para portáteis vai consumir muito rápido a bateria , esperemos que com as futuras actualizações de Kernel esta situação fique definitivamente solucionada .

    Cumprimentos

    Serva

  15. Boa tarde ,

    Aqui fica um link com o Kubuntu 12,04 já com os devidos updates e aonde pode ser visível os recursos do cpu deste SO .

    file:///home/carlos/Imagens/Kubuntu%2012,04.png

    file:///home/carlos/Imagens/Kubuntu%2012,04%201.png

    Cumprimentos

    Serva

  16. A Pplware é a salvação da comunidade linux pt.
    Saiu ontem a nova versão, 12.04. no site português http://ubuntu-pt.org/ ainda ñ têm o link para download.
    Ag vejam a comunidade brasileira. http://ubuntu-br.org/.

    Está tudo dito…

    • Boa tarde ,

      Por isso é que não ligo nenhuma ao Ubuntu-pt , de facto é uma vergonha quando o Linux e em particular o Ubuntu tem uma taxa de penetração no nosso País muito interessante e ainda poderia ser maior se de facto existisse mais divulgação e apoio na resolução de problemas que são normais quando nos aventuramos em SOs novos , ainda me lembro bem quando comecei , não foi nada fácil , os tempos também eram outros , mas de qualquer das formas a que louvar o papel que o Pplware tem na divulgação do Linux .

      Cumprimentos

      Serva

    • no meu 12.04 tenho
      1.º Português
      2.º Galego
      3.º Inglês

      adivinhem qual é a língua predominante na minha máquina

    • LOOOL!

      o tuga sempre em grande

  17. Desculpem ignorem estes Links , quis fazer uma hiperligação , mas no 12,04 está diferente , as minhas desculpas .

    Cumprimentos

    Serva

  18. Divulguem essa: O Kadu do site orgulhogeek.net disponibilizou o seu segundo livro sobre ubuntu para download, que se chama Ubuntu Guia do Iniciante 2.0. É ótimo para quem começa a se aventurar pelo Ubuntu. Vai desde o download e instalação até a opções avançadas no terminal. É muito atual, pois o livro trata do ambiente gráfico Unity. É um trabalho formidável.

  19. Fiz uma actualização do 11.10 para o 12.04, fiquei com serios problemas:
    – Não aparece o botão para desligar;
    – Aparece um quadrado com uma cruz vermelha interior (como aparece num website quando tem imagem em falta);
    – Não aparece os icons no lado esquerdo.

    A mim não correu bem. Como correu aos restantes leitores do Pplware?

    • Pois eu bem disse , eu não faço actualizações .

      Cumprimentos

      Serva

      • Na altura fiz actualização quando apareceu o 11.10… Tinha o 10.10, já não formatava-o desde que instalei o 10.10, fiz update para 11.10 e agora, quando fui fazer update para 12.04, correu mal, deu erro em algumas partes da instalação, nomeadamente em icons e isso… :S

  20. Pedro aqui está :

    http://orgulhogeek.net/

    Cumprimentos

    Serva

  21. boas!

    tenho um compaq CQ61-100sp com uma nvidia G 103M (e-escolas da optimus) e sempre que tento instalar os drivers proprietários pra a gráfica nvidia, fico com 6 mini ambientes de trabalho…. a solução por depois desativar o driver…. sem o driver não tenho acesso à total capacidade gráfica e efeitos…

    basicamente após instalar e reiniciar em vez de ter o ecrã normal, obtenho o ecrã dividido em 6 mini ecrãs :\

    alguma ideia ou sugestão?

    obrigado desde já por qualquer dica ou informação!

    PS: uma vez testei no pc caixote e julgo que funcionou impecávelmente (ja foi à algum tempo, com a versão 9.10 ou 10.04 julgo eu). o pc caixote tem uma nvidia 8600GT.

  22. Após instalar o cooler do processador está sempre a trabalhar… já nas versões anteriores acontecia o mesmo… alguma sugestão ? Alguma distribuição que consiga superar este problema ?

    Obrigado

  23. Aconcelho a instalarem o Gnome 3.4 em vez do Unity uma vez que o Unity ainda tem bugs que me dão cabo da pachorra..

    para instalarem o gnome bastar abrirem a consola e executarem o seguinte comando.

    sudo apt-get update gnome-shell

    depois de instalar é só escolher o gnome no ecra de login

  24. Boas pessoal
    eu há algum tempo tive de formatar o meu portatil porque apanhei um malware e infelizmente não sou um expert em informatica avançada xD paguei numa loja para me formatarem o pc. o dono disseme que se viu atrapalhado mas lá conseguiu mas ao instalar o so (vista) julgo que não meteu a minha pass ou licença que vem no selo por baixo do pc. a minha duvida esta em formatar denovo ou meter a licença mas não sei como fazer, porque agora tenho o ecra preto e aparece sempre uma msg (poderá ter sido vitima de falsificação) se der pa meter a pass da licença continuo com o vista senão este so e fiavel? agradecia alguma dica
    obrigado :)

    • Bom dia ,

      Faz o download da Iso do Ubuntu nos Links que o Pedro Pinto forneceu e depois podes correr em Live , ou seja se tiveres o CD ROM/DVD para arrancar em primeiro lugar na bios a ISO do Ubuntu irá iniciar primeiro em do de escrita e depois em modo gráfico , não te atormentes que não está a escrever nada no teu HDD , a certa altura já e modo gráfico vai ser.te dado a escolher se queres experimentar ou se queres instalar , seleccionas experimentar e o SO vai arrancar em modo Live sem te escrever uma virgula no teu HDD , deste modo podes verificar se te gostas , mas também serve para outra coisa , com o Ubuntu ou outra distribuição Linux em modo live tens acesso a tua partição em Windows e caso queiras recuperar alguma informação podes fazer através deste modo live , fantástico não é ? … se necessitares de mais alguma ajuda posta ou envia-e email para carlos.carvalh0@gmail.com .

      Os meus cumprimentos

      Serva

  25. Tentei instalar num Toshiba Sattelite A300 e não dá, aparece Kernel Panic, o Toshiba esta com Windows 7 e Beta de Windows 8 instaladas normelmente e sem problemas, no Ubuntu nem chega a aparecer a primeira imagem que da a opção de escolha.

  26. Ola pessoal, eu sempre usei o windows, agora tenho o W7 mas tenho bastante curiosidade sobre este sistema operativo, mas meu receio é que depois nao acha grandes compatibilidades com os programas ja instalados, alguem me pode esclarecer um pouco mais? e já agora dá para ter os 2 no mesmo Portatil? um em cada repartição ou ira dar problemas? Obrigado

    • Olá Rodrigo.

      Sim dá perfeitamente para ter ambos no portátil, tal como eu tenho no meu Toshiba. Vou tentar explicar da forma mais simples que conseguir.

      Para iniciantes, é mais seguro e por isso recomendo instalar o “wubi”, está no site oficial do ubuntu e é um instalador que o instala no Windows tal qual um programa (ainda não sei se já disponibilizaram o instalador desta nova versão). Assim, se não te agradar, podes removê-lo como qualquer outro programa do Windows, no Painel de Controlo.

      Basicamente, esse instalador vai fazer surgir um menu de selecção aquando do início do computador (chamado de Grub Menu) e aí tens de seleccionar com as setas o sistema operativo em que queres entrar, Ubuntu ou Windows.

      No entanto este método, estando sujeito ao Windows, faz com que haja sempre o risco de, se alguma coisa acontecer ao Windows, o Ubuntu também sai afectado.

      Assim, se quiseres efectivamente instalar o Ubuntu independentemente do Windows, o processo já não é muito complicado, o Ubuntu oferece um passo a passo bem elucidativo e simples.

      A parte mais incómoda é realmente a questão das partições.
      É preciso ter em atenção que as partições do Ubuntu não são reconhecidas no Windows, mas o Ubuntu reconhece as do Windows, embora lhes atribua designações diferentes. Isso é muito útil se alguma vez o Windows tiver um erro e não iniciar, podes ter acesso aos teus ficheiros pessoais (caso não tenhas feito backup). Tendo isto em conta, uma regra de ouro para os iniciantes, que impede muitos problemas com partições é: editar as partições do Ubuntu apenas no Ubuntu (usando o GParted por exemplo) e editar as partições do Windows apenas do Windows (Easeus Partition Master por exemplo).

      Se quiseres criar as tuas própria partições do Ubuntu durante a instalação, tens de ter alguns conhecimentos mais avançados ou então procurar por tópicos que expliquem o procedimento nos fóruns Ubuntu, pois envolvem procedimentos mais avançado.

      Se simplesmente seguires o que já vem predefinido na instalação a partir da pen, ele dá-te a opção de seleccionar quanto espaço queres usar da partição C: para formar as partições do Ubuntu (é mais do que uma, para além da principal, umas outras mais pequenas são criadas para um bom funcionamento do Ubuntu). Depois de escolheres o espaço (16GB será já aceitável para uma boa experiência, no mínimo 8 GB), a instalação prossegue normalmente sem nada de muito avançado para um utilizador comum. Eu próprio segui esta via e não tive qualquer problema até hoje (uso desde o Ubuntu 11.04).

      Repara que apesar de teres tirado espaço da partição C: do Windows, o Ubuntu formou nesse espaço as suas próprias partições e por isso a partir desse momento é completamente independente do Windows, tal como uma partição D:, simplesmente o Windows não reconhece essas partições e por isso elas não possuem uma letra no Windows. Assim, mesmo que haja um erro grave no Windows, o Ubuntu não deverá sair afectado.

      O Menu Grub é instalado automaticamente e por isso também não prevejo problemas de maior. Já sabes que ao iniciar o computador, tens de seleccionar o Sistema Operativo em que pretendes entrar.

      Quanto à compatibilidade de softwares, na generalidade o Ubuntu vem com programas que suportam os formatos nativos do Windows, provavelmente o que sentirás mais falta será do Microsoft Office. Existe um emulador chamado Wine que permite correr programas no Windows no Ubuntu, que depois podes tentar ou então simplesmente dar uma chance ao LibreOffice, o pacote de produtividade free da Document Foundation e ires habituando aos poucos. Mas numa primeira fase o ideal é fazer o que for importante no Windows e ir explorando o Ubuntu para projectos secundários.

  27. Não consigo instalar no meu IBM T42 apresenta logo a mensagem.
    please use a Kernet appropiate for your CPU

    • Deves estar a instalar a versão de 64 bits , quando deverias usar a de 32 bits , de certeza absoluta , faz de novo o download desta vez da versão de 32 bits .

      Cumprimentos

      Serva

  28. Vcs instalam o Ubuntu tudo na mesma partição ou deixam uma separada para a /home? e quanto reservam para cada partição?

    • Eu pessoalmente tenho a pasta home onde instalo o resto do Ubuntu. Através do Ubuntu One obtém-se 5GB de armazenamento gratuito para guardar o backup da home folder na nuvem.

  29. Obrigado Linuxiano, Vou tem tentar fazer, por so provisorio, até porque meu W7 é mesmo original e nao quero perder assim se dá para ter os 2 melhor tenho 320G de disco dá perfeitamente. Obrigado

  30. Obrigado Linuxiano, Vou tem tentar fazer, vou por so provisorio, até porque meu W7 é mesmo original e nao quero perder assim se dá para ter os 2 melhor tenho 320G de disco dá perfeitamente. Obrigado pela ajuda.

  31. Algumas distribuições recomendadas para novatos em Linux: Ubuntu, Linux Mint, Pardus e Pinguy.

  32. fogo, quem quer isto? isto nao vale nada man. ja tive a oportunidade de trabalhar com isso e é uma treta. é so mesmo para quem nao tem nada que fazer e gosta de ter a vida complicada para usar este sistema operativo de treta feito para noobs

    • Pois mas gostos não se discutem e (penso eu) que existe muitas coisas positivas neste sistema operativo… para mim não serve pois os meus pcs servem para tudo (jogar,navegar, media center edição de imagem, mas principalmente jogar) e como se sabe alem de haver sempre problemas com os drivers dos periféricos (já ficou saliente em varias pessoas aqui) 99% dos jogos que tenho não são compatíveis… por isso que para mim é Windows, Pois uma coisa que não compreendo é esta situação o facto de não se aproveitar os ficheiros para win e converter para linux… a não ser que pretendam manter o SO apenas para um fim especifico (navegação e segurança) ou para um numero limitado de pessoas.

    • Fabio ,

      Boa tarde , 2 questões eu actualmente também não gosto do Ubuntu com a interface Unity , mas o Linux não se fica só por esta distro , dizeres que Linux não vale nada é uma barbaridade que não vou comentar , porque já percebi que deves ter dado uma volta pelo SO e como não te entendias foi preferível dizeres que não presta para nada .

      Respeito a tua opinião , mas terás de apresentar mais argumentos para que alguém te leve a sério nesses teus comentários destrutivos e sem nexo .

      Aconselho a veres este vídeo para perceberes o que é hoje a comunidade Linux e como se constrói este SO , são 2 minutos e vais ficar com mais conhecimento pode ser que da próxima vez que comentes já o faças com mais convicção , aqui fica o link do vídeo ;

      http://www.youtube.com/watch?v=yVpbFMhOAwE

      Só para complementar eu como disse não gosto da interface Unity no entanto o que tem de bom o Mundo Linux é que tens escolha , eu vou usar pelo menos nos próximos 2 anos KDE , só que ainda estou a decidir qual a distro que vou instalar com esta interface , esta escolha tu não a podes fazer em nenhum outro sistema operativo , para finalizar , estou a entrar no oitavo ano a usar Linux , nos primeiros 2 anos usei de forma intermitente , até que o Windows foi de todo abandonado das minhas maquinas , o que te posso dizer é que não estou minimamente arrependido com esta minha opção até porque o Linux de HOJE NÃO É O LINUX DE HÁ 8 ANOS ATRÁS , hoje o Linux não só é uma alternativa aos outros SOs , mas também é uma referencia na qualidade das suas distribuições , o único aqui a destoar é na minha modesta opinião o Ubuntu que mesmo nesta versão 12,04 LTS , apresenta-se ainda com muitas imperfeições fruto da juventude certamente desta interface , porque o mesmo não se pode dizer em relação as distribuições produzidas pela Canonical (Kubuntu , Xubuntu e Lubuntu) , todas elas com uma estabilidade na sua versão final admirável , aliás mesmo nas versões Alpha já era claro a estabilidade destas Distros , por isso concluo que o problema não está na Canonical , mas sim na sua interface que está muito pouco madura para o meu gosto .

      Como podes verificar por alguns dos comentários que alguns utilizadores aqui nos deixam , percebes que a exigência é muito grande o facto de ser um SO gratuito não impede muito pelo contrário um nível de exigência muito grande , hoje é notório que existem cada vez mais distros não consideradas clássicas a elevarem a fasquia de tal forma que arriscaria dizer que hoje é mais fácil encontrares Bugs em SOs pagos do que em algumas distros Linux .

      Aceita os meus sinceros cumprimentos

      Serva

  33. eu tenho instalado dois so o w7 e o ubuntu , ate aqui tudo muito bem, como esteve 4 meses em portugal, esquesi-me da pass do ubuntu ja tentei recuperar no modo de recuperação e nada . Acho que fiz asneira alguem me pode agudar, obrigado

    • Arranca em modo de recuperação, escolhe a opção de abrir uma shell, e escreve:

      passwd username

      Em que ‘username’ é o teu nome de utilizador. Podes redefinir assim a password. Para terminares a shell, escreve ‘exit’ ou carrega em Ctrl+D, e prossegue com o arranque normal.

  34. Alguém se uma gráfica Asus HD7750 é suportada por linux?
    se sim, onde posso arranjar as drivers?

    Obrigado

    • Bom dia ,

      Em tempos as gráficas da ATI agora AMD eram problemáticas , mas pelo que sei (não por experiência própria) esse problema está ultrapassado , mas aconselhava-te a correr primeiro em Live e assim logo verificarias se é ou não suportada a tua gráfica .

      Cumprimentos

      Serva

  35. Boas!
    Ontem postei aqui a minha desilusão ao actualizar para o ubuntu 12.04. Tinha uma resolução miserável, voltei ao 11.10. Pois bem, resolvi essa questão de forma brilhante… Baixei o guia do iniciante, ubuntu que o Fernando e o Serva postaram aqui. Na página 83 explica como instalar o ambiente KDE no ubuntu, como nunca tinha usado o kde pensei em instalar para testar… Segui os passos e no final, para meu espanto, fiquei com 3 opções de resolução: 1024×768, 800×600 e 640×480. ag quando entro no grub, independentemente da opção, ubuntu ou kubuntu, tenho a resolução máxima em ambos.
    Agora posso desfrutar da versão 12.04 à grande, ubuntu, kubuntu, kkkkkk.
    Abraços

  36. Mais uma vez as actualizações da canonical não funcionam :(
    Já do último 11.10 foi um desastre, o wi-fi não funcionava (foram meses atá funcionar).
    Agora também não actualizou correctamente e tenho meio 11.10 e meio “pangulin sem precisão”
    Vão ser mais uns meses a tratar disto… :(
    O que vale é que gosto de linux :)

    • Concordo Contigo á coisas que não se compreendem uma LTS e dá nisto no meu T42 nem a consigo instalar vou testar o Mandriva.

      • Bom dia ,

        Qual é o erro que te dá ?

        Cumprimentos

        Serva

        • Olá Serva,

          Diz que não é possível instalar todas as actualizações!
          Mas faz uma actualização parcial….diz que, mas não faz!
          Depois mostra outra janela com um sinal de proibido a dizer “Impossível actualizar a versão!”
          “An upgrade from ‘precise’ to ‘oneric’ is not supported with this tool”

          Nitidamente está completamente confundido!!! visto que até foi feita a actualização automática pela aplicação de actualização do sistema….

  37. Tinha o ubuntu 11.10 todo limpo e a funcionar, ate com as recentes drivers para amd-E450 e respectiva radeon em sistema 64bits.

    Não fiz actualizar e optei por instalação nova. Resultado: Ubuntu deixou de funcionar porque nao reconhece a placa grafica! Impressionante que em modo live tudo 5* no fim a desilusão! Nenhuma das opções que surge, como executar sessão em baixa resolução funciona, por e simplesmente para! Com já aqui disseram havia uma grande espectativa em relação a esta LTS, eu usava desde 10.04 mas noutra maquina.

    Há alguma forma de adicionar os .deb relativos aos drivers? eu tenho-os criados.

    • durante o processo de instalação seleccionaste que querias fazer o download de drives de terceiros , convém fazer isso e também seleccionar que durante a instalação os updates devem ser também descarregados .

      Eu com o Kubuntu 12,04 , obtive logo um erro de plasma , mas ainda não tinha feito as actualizações de Kernel que são feitas a posteriori nesta LTS , isso para mim é que se torna pouco compreensível , após esta actualização ficou tudo a funcionar muito bem .

      Eu se fosse a ti refazia a instalação , corria primeiro em live , ligava-me a internet e depois fazia de novo a instalação já com estas 2 opções seleccionadas .

      Cumprimentos

      Serva

    • saca do site da ati e instala

  38. - Instalação perfeita,não tive problemas com o driver de vídeo como em versão anterior.
    - Claro que o Linux não é “ainda”, o sistema para quem desiste fácil,mas que está muito mais amigável está.
    - Cups
    @monux

  39. Eu já tinha instalado a uns dias, mas não tenho usado porque tem uma coisa que me tem deixado extremamente irritado.
    Aquela barra de de ferramentas que fica no sitio da barra de estado , e que passa a vida a dar autohide, deixa-me completamente maluco.
    Alguém sabe como dá para tirar, essa barra e por como nas versões anteriores? Ou pelo menos tirar o autohide.

  40. Bom dia ,

    Vais a definições do sistema -aparência , tens 2 separadores escolhe o separador comportamento e desliga o auto hide .

    Cumprimentos

    Serva

  41. Instalei essa ultima versao do Ubuntu, porem ao iniciar o sistema operacional a tela fica preta e somente aparece o cursor. Esta dando algum problema grafico que n’ao consigo resolver sozinho. Peco ajuda.

    • o arquivo xorg.conf.failsafe esta dessa forma.

      Section “Device”
      Identifier “Configured Video Device”
      Driver “vesa”
      EndSection

      Section “Monitor”
      Identifier “Configured Monitor”
      EndSection

      Section “Screen”
      Identifier “Default Screen”
      Monitor “Configured Monitor”
      Device “Configured Video Device”
      EndSection

  42. Boa tarde ,

    Tal como prometido , venho dar a minha modesta opinião sobre o actual Ubuntu com a interface Unity .

    Após algumas horas a usar esta 12,04 LTS , concluo que esta interface ainda está muito pouco madura com problemas que já a muito foram ultrapassados por outras interfaces e distros , não se trata só de não gostar da forma como o SO interage com o utilizador nem tão pouco avaliarmos se o nível de produtividade oferecido pela interface Unity é inferior , não de todo , repito na minha modesta opinião existem ainda muitos Bugs que não são mais admissíveis no nosso Linux , a Canonical evolui muito pouco neste ano e meio ou 2 anos se quisermos considerar a 10,10 para portáteis .

    Talvez agora se perceba a razão para a Canonical ter anunciado o fim do suporte ao KDE a partir desta edição a 12,04 , poderemos aqui ter 2 leituras , ou querem reunir todos os esforços para desenvolver o Unity ou de facto estão com medo do KDE , eu apostaria na segunda opção , vamos ver como é que a comunidade reage a estas medidas da Canonical e espero ver muito em breve uma distro desenvolvida pela comunidade KDE que neste momento é a mais organizada de todas e a mais madura , os saltos nesta interface foram tais que quem experimente ficará fã .

    Como disse é a minha modesta opinião baseado numa experiência acumulado de quase 8 anos , grande parte deles com Ubuntu e com a interface Gnome , aliás ainda tenho a 10,04 LTS instalada , a Canonical tem de fazer algo muito rapidamente porque arrisca-se a ver a sua popularidade completamente devastada o que seria muito mau para alguém cujo objectivo foi sempre de tornar o Linux acessível a todos .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  43. Eu tentei instalar o Ubuntu em dual-boot com o Windows 7, no entanto, deparei-me com alguns problemas:

    Usando a opção “something else”, onde devo instalar o gestor de arranque?

    Como altero a resolução do GRUB e do splash screen?

    O Ubuntu não encerra o meu computador correctamente, ficando apenas vários minutos com o ecrã desligado. Para desligar o computador, tenho de manter premido o botão de desligar! Como corrigo isso?

    Não dá para usar a MBR do Windows em vez do GRUB?

  44. Eu instalei o Ubuntu 12.04 no meu computador, num dual-boot com o Windows 7. Mas arranjei problemas:

    - Onde instalar o gestor de arranque, na opção “Something Else”?

    - Tenho um ecrã com 1366×768 de resolução. Como aplicá-la ao splash screen (Plymouth) e ao GRUB2?

    - O Ubuntu não encerra o meu computador correctamente. O ecrã fica preto (mas ligado) por vários minutos, mas o computador não encerra, pelo que tenho de premir o botão de desligar…

    - Não dá para usar o MBR do Windows em vez do GRUB??

  45. Para quem tem o NB500 da Toshiba (ou um outro qualquer Intel Atom) alguém recomenda alguma configuração/optimização em especial?

    Obrigado!!!

  46. Boa tarde.

    Instalei esta versão 12-04 num pc com win xp atraves da opçao “someting else”. Criei uma partiçao /boot tipo primario e mais a /home e a root tipo secundario. o programa correu ate ao fim, pediu pr retirar o live cd e reiniciar.

    Assim o fiz, mas para meu grande espanto entra logo no xp sem qualquer questão. atravas do F8 menu para escolher o arranque so aparece winxp.

    voltei a correr o live cd mas agora detecta ububto ja intalado. ja segui o tut de reactivar o grub mas sem sucesso.

    Help! please

  47. Tudo na mesma…

  48. Olá gostei do aspecto. tenho win 7 no pc o que aconselham a instalar em termos de linux … é que sou completamente noob.

  49. Como faço para instalar a partir de uma pen USB?

  50. Tenho uma dúvida de instalação? A minha máquina possui o Win7 e o Ubuntu 11.04. Para não estar a fazer atualizações progressivas para o 11.10 e depois o 12.04 é possível fazer uma instalação “limpa” do 12.04 sobre a partição onde está já instalado o 11.04? Obviamente que perderia os ficheiros e afins… Grato

  51. Estou com problemas para instalar o ubuntu, já tentei boot pelo pen drive e pelo cd, mais ocorre o mesmo erro, o meu teclado e mouse touchpad não respondem o notbook fica completamente paralizado, não consigo sair do Passo 1: onde é a tela de instalação. Ja tentei mudar o boot pelo modo AHCI, IDE, mais nada funciona. Me ajudem por favor.

    Obs: Não sei se isso tem a ver mais esses dias estava tentando instalar Snow leopard em dual boot não sei se isso alterou alguma configuração.

  52. Boas apesar de me terem completamente ignorado, aqui vai o meu contributo aos génios que por aqui andam.
    A questão no meu caso passou por instalar de novo a actualização com um teclado e rato USB. O meu problema residia no facto de eu estar a usar teclado e rato wireless. esta versão/actualização não trás as drivers para tal.

  53. Olá pessoal, até o passo de inserir nome e senha, foi tudo bem, após isso, quando começa a instalar, dá o seguinte erro e não continua: “The installer encountered an unrecoverable error. A desktop session will now be run so that you may investigate the problem or try installing again”, o que devo fazer? Que erro é esse?

  54. ate o setimo passo fui td bem… mas depois que coloquei a senha e o nome da maquina, deu uma mensagem de erro

    “the installer encountered an unrecoverable error. A desktop session will now be run so that you may investigate the problem or try installing again”

    eu pensei que poderia estar corrompido.. mas eu baixei ubunto e deu na msm… me ajudem por favor

    eu estou instalando pelo pendriver

  55. Será que alguém vai responder…?
    o mistério adensa-se

  56. ola! tentei instalar o ubunto, mas do passo 0 não passou para o passo 1 como explica no tutorial. só ficou uma tela preta com alguns escritos e não saiu disso. alguem pode me ajudar obrigado!

  57. Voces nao poderiam fazer um poost de como configurar um servidor dns no Ubuntu Server?

  58. Na parte de reiniciar agora, aparece uma caixinha com as seguintes informações: Salvar estado da máquina, Enviar o sinal de desligamento e Desligar a máquina.

    e qualquer uma que eu clico, não conclui a instalação do ubuntu, qual é o problema?

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.