Flightradar24 – Aviões no mundo em tempo real

O mundo está cada vez mais próximo e hoje marcamos saídas para o outro lado do planeta de um dia para o outro e já nem temos tempo de verificar a meteorologia… por vezes não dá tempo.

Também é verdade que temos tudo na ponta dos dedos. Sabemos inclusive por onde anda a nossa mercadoria quando compramos ou vendemos. Se o meio de transporte for o avião, então precisamos de um serviço que nos mostre em tempo real, onde está o voo que pretendemos acompanhar.

Para isso podemos contar com o FlightRadar, este serviço mostra-nos a situação do espaço aéreo internacional e disponibiliza informações detalhadas sobre centenas de voos em trânsito pelo mundo.


FlightRadar é um serviço que pode ser usado via web browser ou recorrendo a aplicações para Mac OS, iOS e Android, e que permite, em tempo real, saber informações detalhadas sobre voos de todo o mundo.

De onde partiram, que aeronaves estão a usar e para onde estão a voar, sempre com o suporte dos mapas do Google Maps/Earth. As aeronaves partilham as suas localizações e dados, por exemplo:

  • Airline: TAP Portugal
  • Flight: TP438
  • From: Lisbon, Lisboa (LIS)
  • To: Paris, Orly (ORY)
  • Aircraft: Airbus A319-111 (A319)
  • Reg: CS-TTP
  • Altitude: 38000 ft (11582 m)
  • V/S: -128 fpm
  • Speed: 472 kt (874 km/h, 543 mph)
  • Track: 42°
  • Hex: 495290
  • Squawk: 4714
  • Pos: 41.1664 / -6.078
  • Radar: N-LEVX1

Desta forma recolhemos algumas informações interessantes sobre a própria aeronave, tendo em conta a sua rota de voo.

Segundo informação do próprio site, este alberga dados em tempo real de mais de seis mil aviões. Por razões de segurança, em voos sobre o território controlado pela Administração Federal da Aviação (FAA, dos EUA), esta determinou que todos os aviões são mostrados com cinco minutos de atraso.

As tecnologias usadas são conhecidas, até porque existem vários sites deste tipo de conteúdos. É usada a ADS-B, tecnologia que equipa actualmente 60% da frota de aeronaves civis que cruzam os céus do planeta.

Estes sinais, propagados pela aeronave, são usados pelas empresas de transportes que disponibilizam para que os serviços como o FlightRadar possam compilar e colocar sobre os mapas. Existem, de acordo com o site, cerca de 500 receptores espalhados pelo mundo que captam e enviam as informações para o serviço.

Homepage: Flightradar24



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


23 Comentários

  1. Interessante, gostei

  2. Agora já não escapo à mulher…

  3. já sabia deste programa desde hojeà tarde pelo facebook de uma pagina e e bem porreiro quando ouço um a passar vou logo ver de que bicho se trata…
    Um bom projeto sem duvia

  4. Mais uma ferramenta muito útil para os terroristas…será que conseguiam acertar com um AirBus (vazio claro) no Parlamento? Ia ser uma noticia por demais…brincadeira pessoal, o edifico faz muita falta.

    • Notícia de Ultima Hora!!!

      Terrorista Desempregado (da Função Pública?!) Suicida tenta atingir Edifícios Amoreiras com 74 balões. Polícia tentou prendê-lo mas não conseguiu porque os colegas que tinham as viaturas estavam no Pingo Doce a tomar café!!!

  5. Existe app para iOS.

  6. Há bastante tempo que uso esta aplicação quer no computador quer nos smartphones. Um dos meus hobbyes é a aeronáutica pelo que este site e ouros como live atc são mais do que necessários.
    Já agora os recetores são muitas vezes de entusiastas da aviação que colaboram também neste projeto.
    Tivesse eu uma casa diferente de certeza que contribuiria.

  7. Esqueci de referir o seguinte. Se alguém quer mesmo testar a autenticidade do site basta estar num sitio não muito longe onde possam ver aviões e as companhias que servem. Sigam-nos online quando passam perto do local é mesmo tempo real.
    Quando tenho um momento ou outro mais disponível no trabalho gosto de dar uma olhadela pelos aviões (elas e os que voam a sério)

  8. Muito bom, excelente projecto!! Estava a experimentar esta ferramenta quando dou conta que estava a passar um por cima de mim, fui a janela e já dava para ouvir o barulho e ainda consegui ver as luzes… Funciona mesmo!! xD

  9. Confere a 100%.
    Estava a ver um avião a passar por cima da minha cidade. Fui ver há sacada e lá estava ele a passar mesmo em cima da minha cabeça.

  10. Ultimamente tenho reparado que não se fazem aplicações para Windows ., passou de moda?

    • Temos mostrado muitas, até temos uma pplware desenvolvida para o Windows 8, mas percebo o que queres dizer. Na verdade o hype está no segmento mobile e Mac os.

      Acredito que o Windows vai ganhar novo vigor com a versão Windows 8.

      • Para o ano que vem de certeza que as aplicações mais importantes serão lançadas para as 3 plataformas.
        A esta altura penso que já não se pode fechar os olhos ao Windows Phone. Tentou-se durante algum tempo mas os fabricantes apostaram na plataforma. Podemos até querer ignorar mas acho que desde que a Nokia está com o Windows Phone as coisas mudaram um bocado. Se bem que ainda há um caminho longo a percorrer.

  11. Tenho o Flightradar24 para android e é muito interessante.
    Havia um site português idêntico a este (e foi divulgado aqui no pplware) mas parece que foi encerrado pela autoridades da aviação civil…mais uma estupidez, mas enfim! Hoje podíamos estar a falar das melhorias do site português e estamos a falar de um estrangeiro.

  12. Também existe algo semelhante para o tráfego marítimo

    http://www.marinetraffic.com/ais/

    • Muito obrigado. Assim ja tenho mais alguma coisa com que me entreter… o problema e que vivo a uns 8 kms de um aeroporto mas de um Porto Marítimo… umas boas centenas de kms.

  13. Para quem não sabe, a informação é retransmitida por utilizadores para utilizadores, isto é qualquer um de nós pode captar o sinais enviados pelos tranponders dos aviões e reenviar essa informação para o site.
    Investiguem http://www.flightradar24.com/increase-coverage

    Nem todos os aviões possuem este tipo de tracing.

    Para quem gosta deste “hobby” recomendo uma vista de olhos ao site de um colega rádio amador.
    http://www.airlomba.net/
    Abraço,
    Mata

  14. Este site já existe a alguns anos e até era (não sei se ainda é) utilizado para o exportar dados para o Flight Simulator de modo a termos tráfego em tempo real.

  15. Quando tive conhecimento deste site, pus a prova se era 100% Leal!
    Ora ai está que num dia passou um avião perto da minha casa e fui investigar qual era o aviao no website e não aparecia ( Pensei logo que, como estava baixo , tinha acabado de fazer Takeoff logo podia nao tar identificado ainda).
    No outro dia, a 2 semanas, uma familiar meu fez um voo de Ponta Delgada – Lisboa e fui investigar ao site e não aparecia nada!
    Será que os dados dos aviões são introduzidos por utilizadores ?

  16. Basta entrar no site para perceber que existe APP para win8 e para Windows phone. Felizmente.

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.