Proteja o seu router MEO dos vizinhos

Noutro dia aderi ao serviço da MEO lá para casa. Como curioso que sou, a primeira coisa que fiz foi aceder à Interface Web de configuração do router para verificar as configurações e possíveis falhas de segurança. O router Thompson parece-me bastante completo a nível de funcionalidades (fica aqui prometido um artigo sobre como configurar VoIP) e em termos estéticos também é engraçado.

Image3

No seguimento da análise ao router e após algumas pesquisas na Internet pensei cá para mim “ Este router tem 2 falhas de segurança facilmente visíveis, uma vez que ainda possui as credenciais de acesso por omissão e também porque a chave WPA ainda é a mesma de origem”. As informações de acesso ao router são facilmente encontradas na Internet assim como softwares que através do SSID da rede (nome da rede) devolvem a chave WPA correspondente uma vez que é baseada num algoritmo. Aproveitando o Peopleware No Comments com veículo de informação e sabendo que os mais “marotos” não vão gostar muito deste artigo pelas razões óbvios, pretendemos, como serviço publico que somos, informar os utilizadores com menos conhecimentos nesta área como proceder a mudança das credenciais por omissões e também a mudança da chave WPA prevenindo de futuros abusos. Agradecemos também que não coloquem links sobre possíveis geradores de chaves. Esperamos que compreendam o objectivo do artigo.

Acesso à interface de configuração do router

Para aceder à interface gráfica do seu router basta colocar no seu browser o endereço: http://192.168.1.254 e fazendo uma pesquisa na Internet ou lendo o manual, facilmente sabemos as credenciais por omissão:

Utilizador: Administrator

Password: 3!play

Bem está na hora de mudar isto, e para tal vamos mudar a password que vem por omissão.

Primeiro entramos no router com as credenciais anteriormente referidas:

pp_1

Depois vamos a Ferramentas –> Gestão de Utilizadores e procedemos à mudança da password de Administrator

26-10-2009 12-56-08

Podemos também criar novos utilizadores mas isso fica para uma próxima.

Mudar chave WPA

A chave WPA é solicitada quando carregam 2 vezes em cima do nome da rede. Essa chave serve para cifrar toda a informação que flui via wireless na vossa rede. Como a atribuição dessa chave foi baseada num algoritmo (neste caso funciona basicamente como um gerador de chaves), basta descobrir a “formula” e voilá. Essa formula já foi descoberta e então aconselhamos a  que procedam à mudança da chave WPA. Para terem uma ideia, ontem consegui ligar-me a 5 routers MEO de forma muito simples.

Para mudarem a vossa chave WPA por omissão vão ao menu Rede Doméstica e depois seleccionem o vosso dispositivo Wireless.

imagem3

Em seguida seleccionamos Configurar

imagem5

e depois é só proceder à alteração da chave WPA que vem por omissão:

imagem6

Espero que este artigo seja útil na prevenção de possíveis “aproveitadores de Internet dos Vizinhos”. Um agradecimento especial para a minha irmã Marisa, pela paciência que teve em tirar os screens.





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


213 Comentários

  1. Obrigado pelo artigo Pedro.

    Podes fazer um semelhante para o router 2Wire?

    Obrigado

    Abraço

  2. desculpem o offtopic, mas já vasculhei por aqui e não encontrei o que acho que existe :p

    tenho ideia de ter lido há algum tempo como remover a miniatura do live messenger no windows seven, a que só mostra o nosso avatar.

  3. A facilidade de entrar nos routers da MEO foi uma das primeiras que me apercebi assim que vieram instalar cá em casa, e o instalador me disse que a password era sempre a mesma –‘

    • Mudar a password+Mudar de canal+Desligar o SSID.
      São as primeiras coisas a fazer.

    • Eu não tenho o router do meo, mas há pessoal aqui que diz para esconder o SID não vejo necessidade de ir tão longe, eu pelo menos tenho a minha net com o SID activo para que tanto em Windows como em Linux o PC conecte directamente ao router, agora se tou preocupados com questão de segurança bloqueiem os MAC adress que podem aceder à vossa rede e assunto resolvido… É óbvio que devem sempre e o mais cedo possível trocar as passwords tanto de login como de acesso à rede senão andam a pagar para o vizinho usar…

      • Como já disse no comentário seguinte, ultrapassar o filtro dos endereços MAC é fácil de fazer. Basta fazer um pouco de sniffing a uma rede wireless que tenha um pc ligado, ver qual é o mac address da placa wireless e cloná-lo.

        A protecção mais segura que se pode ter é encriptação WPA2 com uma pass de 63 caracteres gerados aleatoriamente e composta por números, letras(maiúsculas e minúsculas) e símbolos. Depois se quiserem podem guardar a pass numa pen e quando precisarem de ligar um novo pc é só fazerem copy & paste, basicamente.

        É claro que n convém fazer a distribuição “pública” do ficheiro. :P

  4. Boa tarde,

    Olhem lá, alguém me sabe dizer no router que vem com o sapo (agora não estou em casa não me lembro qual a marca nem o modelo, mas é wireless e todo branco lol) onde configuro o acesso por mac address? Não acho isso em lugar nenhum no maldito router!!!!

  5. Instalaram-me o MEO esta semana e foi o que fiz, alterar o SSID a chave de acesso e as credenciais de Administrador.

    Alem disso existe um super user:
    Username: sumeo
    Password: m30acc355

    Convém alterar a password também.

    • não convém não… se alteras esta eles não te conseguem fazer actualizações…

    • Esse super utilizador ainda tem acesso a mais configurações do que o “Administrator”. É uma enorme falha de segurança ter esse super utilizador com uma password conhecida pelo publico em geral.

      Não sei que tipo de actualizações o António está a falar, mas penso que não haverá problema mudar essa password.

      Cumps.

      • Pois, não sabia nada acerca de ser preciso para actualizações…

        Eu alterei a minha porque a password é conhecida publicamente…

      • Um técnico da Meo veio a minha casa actualizar o meu router directamente por causa dessa questão.

        A lista de clientes de Lisboa cujos routers teriam que ser actualizados localmente era de 21 clientes…

        Cumps

  6. Configurar o VOIP no Meo:

    http://omeumeo.omeuforum.net/meo-telefone-fixo-f4/tutorial-voip-router-thomson-t135.htm

    Não aderi ao telefone. Como tenho factura electronica e débito directo (têm de ser cumulativos) tive direito a configurar 2 números Voip. Ficou um para o phone 1 e outro no 2. Assim, tenho uma linha de telefone -o antigo da PT que não levantaram – e uma ligada ao fax.

    Tenho MEO fibra 100 Megas desde o primeiro dia. Antes Tive durante dois anos o MEO COBRE.

  7. Boas tardes.

    No seguimento deste artigo, venho dizer (nada que já não se saiba), que ao menos no MEO isto é possível fazer, pois nos equipamentos da ZON (Netgear CBVG834G), é possível alterar o respectivo SSID, já as credencias de Admin, cujo o user é “MSO” e de password “changeme” já não é possível ser alterado.
    Mas que grande bodega esta… é o mesmo que comprar-mos uma casa em que a chave dos nossos vizinhos dá na nossa e vice-versa.
    Espanta-me como é que a ANACOM (outra grande treta) permite este tipo de situações.
    Depois de muita conversa com a ZON (quase que dava porrada e merecida) eles não querem fazer nada nem saber de nada.
    Mas não fiquemos por aqui… Este equipamento nem sequer cumpre as normas impostas pelo IETF.
    Simplesmente vergonhoso!
    Por isso caros amigos… MEO ou CLIX para quem já tem fibra à porta aproveitem e metam uns patins na ZON.

  8. O Meo não tem quaisquer limites de tráfego e o alcance do HomeGateway não é assim tanto que possa abranger várias habitações nas redondesas. Assim, as únicas alterações que fiz no HomeGateway foi para abrir a rede.

    Houvesse mais pessoas como eu, e o serviço Meo tornar-se-ia no maior parque de hotspots a nível nacional, ainda para mais, gratuito.

    • O único prob é que também abres a tua rede interna…

      • Normalmente se tivermos algo a esconder o melhor é que esteja bem longe de uma ligação à Internet, logo não vejo qual é o problema…

        • Alguém se pendura na tua ligação à net sem fios, e começa a sacar ficheiros de vídeo e de música daqueles servidores controlados pelas empresas anti-pirataria… ou começa a descarregar filmes pedófilos, listas de agentes secretos do mundo inteiro, a mandar mensagens cifradas a dizer que vão arrebentar meio mundo, e vais ver a tua vida a começar a andar para trás mais rapidamente do que pensas. E mesmo que só se metam a descarregar ficheiros rapidamente te esgotam a largura de banda… e como em Portugal ninguém oferece tráfego verdadeiramente ilimitado podem começar a dizer que ultrapassas-te o limite ilimitado típico dos utilizadores domésticos e blá blá blá e obrigam-te a pagar um extra… a menos que vás para tribunal e os obrigues a devolver por não informarem nas cláusulas do contracto esse valor limite e ainda dizerem que é ilimitado (se for o caso).

          • Em Portugal? Eu não conheço nenhum disco rígido com tamanho ilimitado ou redes sem restrições de largura de banda…

            Talvez seja possível de provar que não foste tu que o fizeste através do MAC address. Embora seja possível falsificar um, eu tenho provas de compra de todos os terminais que possuo. É apenas especulação, contudo, não sei se isso prova a 100% que não és o culpado. O Pedro Pinto é que é o Homem para tirar essas duvidas. ;)

            Cumprimentos

          • _Planax_

            O pirata pode facilmente usar o mesmo Mac Address que tu, através de Sniffing detecta-o. Mostras as provas de compra, nas caixas estão lá os Mac Adress e em vez de provar a tua inocencia, ainda te culpam mais.. (sendo tu inocente..)

            Isto das redes wireless só facilita ainda mais a vida da pirataria. antigamente ligavam-se as linhas de telefone alheias, com os seus modems 56k.. hoje em dia é só passear pela rua e usar a net alheia para cometerem crimes e dificilmente serem apanhados e ainda culparem alguém que se for preciso nem percebe nada daquilo…mas essa pessoa até provar a sua inocencia vai passar um bom mau bocado. A sorte talvez seja fazerem um varrimento ao disco da vitima, verifiarem que não tem nenhum do conteudo passado por aquela linha e “No body, No Crime” ;)

    • Subscrevo e assino por baixo também!

      Cumps estigonhof e parabéns pela tua atitude!

  9. Eh pá é nesta altura que desejo que ninguém veja este tópico.
    Agora mais a sério, eu já por diversas vezes usei redes “vizinhas” e garanto-vos que nunca foi objectivo meu prejudicar os donos destas. Utilizo-as para ir à net, MSN e etc. Durante a noite tb saco qq coisita, mas sempre com a consciencia de que não estou a fazer mal a ninguem! Vocês agora foram maus :lol:

  10. Ficava mais bonito o título: “Proteger o MEO router dos vizinhos”

    Eheheheheheh ;)

  11. Epah, vocês tenham lá calma nas dicas aqui no pplware.. assim estão me a dificultar a vida a ter net de borla em raras ocasiões… quando vou correr por exemplo! :D

    Fora de brincadeiras, é mesmo importante divulgarem isto porque não é só um caso MEO, mas a propria ZON tem protecções muito basicas, com encriptação WEP facilmente quebravel. E no que se trata a routers, não esqueçam que não é só a net que vos podem usar, basta terem o erro de ter partilhas de ficheiro activas que facilmente alguém acede aos vossos computadores e dados pessoais.

    Dicas mais comuns:
    *Alterar o login e password do router
    *Esqueçam o WEP, usem WPA ou de perferência WPA2
    *Passwords pouco comuns, com variaveis estilo “PpLw4R3″ (numeros, maiusculas e minusculas)
    *Quem fala de bloqueio por MAC ADRESS esqueça isso, hoje em dia a clonagem de MAC ADDRESS é o prato do dia…

    Uma só protecção não é eficaz, mas um conjunto de todas dificulta (e muito) acessos alheios ;)

    Parabéns pelo artigo, acho que para os mais leigos está muito bem explicado. Vocês nem imaginam o trabalho que me poupam ao invés de ser eu a fazer isto aos meus amigos, dar simplesmente o Link do Pplware! :D

  12. Porreiro tutorial.
    Já agora para que serve o Voip pelo MEo e qual a vantagem?

  13. Pessoalmente, prefiro não alterar a chave do router por uma razão muito simples: Não preciso de andar a pensar numa chave só para o router (não me agrada a ideia de usar algo que use noutros serviços) e tenho sempre a chave pre-definida na parte de trás do router. Quando algum familiar vai lá a casa, é só ver na atrás do router e pode aceder à net com o seu portátil ou semelhante. No fundo, bastante mais comodo.

    Se o algoritmo foi descoberto assim tão facilmente, então porque não alterar o SSID para algo diferente? Mais simples não? E até identifica melhor a respectiva rede, ao contrário do SSID pré-definido…

    E acho que se esqueceram de mencionar que o WPA também já é facilmente crackado e que se devia mudar para WPA2 sempre que possível. E notem que isto não altera em nada as medidas apresentadas neste artigo que devem ser seguidas à mesma.

    • Alterar o SSID também não é solução.

      Facilmente sabe-se o modelo do modem em questão e depois é so procurar as passwords default dos mesmos ;)

      Partindo do principio que tenho um Linksys, insiro no browser 192.168.1.1 que me faz aparecer o login e password e nessa mesma janela quase sempre aparece o modelo do modem em questão. Se as pesswords forem as “default” deste modelo, é so fazer ADMIN : ADMIN ;)

      • Acho que estás a confundir qualquer coisa…

        Estamos a falar da chave de acesso à rede e não a password de acesso à administração do router.

        • Sim, claro.. isso faz sentido. Mas é se for feito logo inicialmente. Agora para quem teve uns meses com essa chave, por exemplo, a usar WEP… ela já pode estar comprometida. Dai ter dito lá em cima, que o ideal é um conjunto de coisas a serem feitas logo ao inicio… ;)

  14. Há por aí muito menino que nem no Interface Web consegue entrar…

  15. boas,

    eu nao consigo entrar no touther.. entrei apenas uma vez, nao configurei nada.. entrei por curiosidade! entrei como sumeo, nem a de admin dava.. da! alguem tem uma sugestao ???

    cumps;

    • Desculpa informar-te mas já foste hackeado mas o hacker era tão burro que nao mudou a do super user( su ), por isso não deves ter problemas. Com o super user deves poder fazer tudo…mas precisas de uns manuais não?

    • A outra maneira de entrares no router meo é metendo os seguintes dados:

      Utilizador: meo

      Password: meo

  16. Então mas como é que através do SSID se consegue descobrir a chave?
    Prescrevo o que diz o Nuno Amaral:
    “Para que serve o Voip pelo MEO e qual a vantagem?”

  17. Mais um bom artigo.. Realmente existem falhas que o pessoal que instala o serviço em nossas casas devia prevenir (mudar pssws)… Mas pra mim, que vivo num sitio isolado, no problem :)

    Abraço ppl

  18. Obrigado pelo post ! muito util! :)

  19. @terrible

    Isto é só para os routers Thompson, o 2Wire não é afectado neste tuturial não te preocupes “muito” com ele. :)

    A insegurança existe sempre, mas esta instalação do MEO minha nossa!!

    Já tinha criado também um pequeno howto no meu blog sobre isto :

    http://cria-o-teu-avatar.blogspot.com/2009/08/router-thompson-do-meo-e-o-acesso.html

  20. É nos artigos de segurança que os hackers procuram informação sensível. Obrigado.

    (PS: não sou hacker, ainda :P)

  21. Da minha parte podem vir mais tutoriais :D como ligar a impressora ao router e tal e tal:D

    Sei que há o fórum do meo, mas aquilo é um caos.

  22. :'( n sabiam tar calados loooooool

    é fixe ter sempre net em qualquer lugar…

    :D

  23. Bom era que houvesse uma password WPA padrão também : D

    Essa da password 3!play é que me partiu todo, quando me instalaram a MEO eu disse que queria mudar para WEP (por causa da NDS) e se me podiam dar a password do router… Pois sim, mandaram-me à merda. Qual foi a minha surpresa quando encontrei a password no Google… Que nervos…

  24. Oi Pedro

    Parabéns pelo artigo

  25. Dá cá a Meo (meo keys), é um programinha que anda por aí e calcula a chave desses Thomson…
    Por acaso estava para escrever sobre isso no meu Blog, mas nunca tenho tempo.
    3 em cada 5 estão com a chave de fábrica, logo …
    E o “3!play” então nem se fala…
    Mas posso lhes dizer que em qualquer lado que paro e ligo o Portatil tenho net de borla sem recorrer a esses Meo’s. O que ha mais são routers abertos, mesmo em empresas. E alguns com a chave 1234567890 :) e passes de fábrica nos Routers.
    O problema nem é esse a meu ver, o problema passa por esses putos que acham que são os maiores por acederem a coisas abertas e mexem onde não devem.
    Esses sim são os verdadeiros palhaços.
    Se só se utilizasse a net, não vejo problema pois hoje em dia não existem limites de tráfego, mas aqui a um ou dois anos, havia muita gente a pagar contas astronomicas por causa desses ditos PUTOS:

    • Pois o mal é o para que usam a net :) pois o usar a net por exemplo para downloads ilegais, poderei eu estar a ser prejudicado por isso?
      Por isto é que é muito bonito aderir a projectos de abertura de redes, tipo os fon’s etc.. mas quero ver quando a justiça bater à porta a dizer que o ficheiro mp3 do site x foi feito download de forma ilegal …

    • onde é que não há limites de trafego? Em Portugal há.
      vê lá se não te caem em cima era bem feito

    • Os MEO não teem limite de trafego pois por norma teem IPTV. Sabes o que é isso?
      E não explico mais… Vão ao Google que ele ensina.
      E eu não uso esse sistema, só disse como as pessoas em geral não sabem nada de Informática, sim é a palavra certa.
      Basta saberem fazer um Download de um site qualquer e já se acham uns cracks…

      • Almeno Rocha apesar de teres alguma razão, não tens toda :)

        Sim o iptv gera tráfego, mas … esse não é controlado, no entanto os downloads já o são por que têm um origem diferente.
        E sim todos os isp tem limites mesmo que sejam grandes , aquilo a que eles chama um limite responsável.

  26. Esses routers têm um botão na frente. Para que serve? Já lá carreguei e ele ficou a piscar…não notei diferença em mais nada.

  27. Epah, MUITO OBRIGADO!!! queria fazer uma pequena vingança a um amigo meu, que se recusou em dar-me a password do router dele. A minha vingança vai consistir na mudança da password durante um fim de semana! Ah ah ah (sorriso maquiavelico)! Desculpa Victor, mas vou usar isto para fins maliciosos, mas apenas vai durar 2 dias…

    • E se ele precisar da net e chamar lá alguém da meo, vão ver os logs do router e se por acaso descobrem o que o mac de onde a pass foi alterada é teu, tás bem fdd… falando em bom português!
      Não te esqueças que já entrou em vigor a nova lei do cybercrime…

      • Ora diz-me lá o que fazem com o MAC ADRESS?
        Não me digas que existe uma listagem nacional com proprietários dos respectivos MAC ADRESS…
        Santa Ignorancia….
        As vezes custa ler certos comentários…
        Claro que está errado fazerem isso, por isso mesmo se escrevem estes posts, para o pessoal se informar e aprender a se proteger.
        E em vez de estarem já com a treta de ai e tal vou entrar na net do meu vizinho, façam o seguinte: Batão a porta desse vizinho e ensinem-lhes ou porque não darem-lhes o link deste post…

  28. formatei este fim de semana o meu portátil e instalei o 7 (legal, viva o msdn-aa) quando fui a ligar à rede wireless do meu meo (já devidamente protegida) inseri o pin do router e, embora as configurações estejam todas correctas, o 7 insiste em dizer que não coincidem com as do router… quando estas foram enviadas automaticamente pelo router. Alguém sabe k fazer?

    • esqueci-me de referir, que APENAS para testar, consegui ligar-me com sucesso à rede de um vizinho, à primeira e sem problemas nenhuns.
      Já andei a ver no router e 1º o meu MAC aparecia lá, depois removi-o e nunca mais apareceu!

      • EU semana passada tambem assaltei um banco mas não levei nada… foi só para testar… ainda bem que eu disse para a policia que estava só a testar…. NOT

        • esse meu “só para testar” era no sentido irónico :P
          para bom entendedor… ;)

          Mas alguém me pode ajudar?

          • Parceiro n sei como resver a tua situação especifica, mas no teu lugar (se eu soubesse como montar tudo denovo) eu fazia um reset ao router ou por opção dele ou o HARD RESET (deve ter um botãozinho nele algures…

            Como um ultilizador da velha guarda eu digo: Não dá…. formata :)

      • Ola César,

        ao configurares a rede wireless no 7, tens que colocar a chave WPA/WEP, que está na etiqueta do teu router Meo. Não é o pin do router!!!

        Abraço,
        Nimboos

      • O problema de fazer reset, era mesmo por causa da configuração das box’s da tv, snão tinha feito mesmo.

        Nimboos, tanto s pode pôr a chave WPA como o PIN do router, conforme o que pedir. O PIN é fantástico porque vai buscar automaticamente as configurações.

        Problema resolvido configurando a rede para WPA2 em vez de WPA. Não sei porquê que foi necessário se me conseguia ligar uma de um vizinho só com WPA sem problemas, enfim…

  29. Mas … e isso funciona? Tens net? Televisão ?
    :)

  30. Realmente ha programas que dão é chave da rede wireless( chave de origem), apartir dai tem completamente acesso a quase tudo.
    100% testado

    a minha zona de wireless ficou bem maior xD

    tem de se aprender com os erros dos outros e corrigir…

  31. Isso, mudem as passwords todas, e depois participem uma avaria porque não acedem ao router e se esqueceram das chaves…

    • A password é facilmente reposta para a origem quando se reinicia o router…

      Facilmente se “lembra” novamente da pass.

      Isto é bom mas os finos(fala a voz da experiencia xD) saltam este passo. Basta descobrir o numero de casa do vizinho, e quando ele lá estiver ligar-lhe e dizer que somos da meo e estamos a actualizar o sistema e para ele ficar mais rapido precisamos que faça um reset… Password de origem reposta et voila… Internet à pato xD

  32. Existe ainda outra grande falha no router que não foi referido… O Router utiliza um PIN para se autenticar tambem, ou seja por mais vezes que mude a password e por mais complexa que seja, se eu souber o PIN do maldito router, este automaticamentre configura o meu pc para trabalhar com o router, ora onde está a segurança??? Da mesma forma que há chaves geradoras para as wireless keys tambem há para os pins e o mais grave é que a meo NÂO MUDA o PIN dizem ser impossivel e perde-se garantia bla bla bla….Quer dizer estes fulanos la fazem um contrato com a Thompson para arranjar routers ao preço da chuva e depois obrigam o utilizador a usar este routers de porcaria que nem tem proteccoes suficientes para fazer face aos piratas que andam por ai. O mais giro é que já confrontei a Meo e a PT sobre este assunto e eles já não sabem o que fazer, tenho o azar de ter um vizinho que me cracka as passwords ou então sabe o meu pin e mesmo escondendo o SSID este csg encontrar na mesma, coisa que não é dificil pois hoje já temos T-Shirts que nos indicam onde há redes wireless independetemente desta estar visivel ou não.
    A Meo ainda tem muito que melhorar no que diz a respeito de seguranças pois o utilizador final é que está a sofrer e a pagar bem para estar arriscado a qualquer cromo entrar na rede e quem sabe puxar uns ficheiros ou codigo do banco por ai fora.

    • Desenvolve melhor esta do PIN… eu não tinha ideia….
      e ja uso (para fins educativos) a outra (apartir do SSID) a algum tempo.
      Como se consegue saber o pin???
      qual é o site k apartir do PIN da te como aceder ao router???

      Ps.: Educational purposes only :)

  33. Não tinha visto este artigo… li só por alto os comentários, sem duvida que este tipo de artigo devia era ser impresso e entregue pela meo (e por outros operadores que usem os router thomson), mas tambem, clientes meo não tem limite de trafego, por isso não afecta que um cromo ou dois usem a net, eu como vivo no fim do mundo, nunca me preocupei, tanto que muito tempo estive com a rede aberta e com o nome free-net, mas nunca ninguem se ligou :( não há pessoal por aqui que use. Outro ponto é que se muitos fossem como eu, eu já usei em muitos lados net apartir dos router thomson, mas apenas par ler mails ou para qualquer coisa urgente, sem nunca fazer mal ao tipo que a estava a pagar, mas sei que muita gente só se preocupa em fazer mal…

  34. oh my god…

    Segurança? Policia a bater à porta ? listagens nacionais de mac adresses ? saberem que determinado ip andou a sacar mp3 de determinado site ( devem querer dizer p2p ) “ilegal” ( so pq lhes apetece dizer que o é )? LOL!

    btw… crime descobrir/usar uma falha de segurança?

    isto é tipo dizer qualquer coisa como:
    “ah e tal o banco esqueceu-se de meter o dinheiro no cofre e o gajo que ia a passar e viu o dinheiro é que é o culpado”.
    ou então a mítica teoria da tvcabo/zon que é crime descodificar ( desencriptar ) o sinal só pq não lhes apetece pagar mais por um CAS “mais seguro”.

    ha pessoal aqui que vê muitos filmes americanos…

    ja agora… a maioria dos post’s sobre este assunto parece de miudas com o chelique.
    ainda bem que só sabem desta coisita.. podem contar aos amigos todos e tal pra eles se “protegerem”, ha bem mais que isso por aí…

    ha muitos anos que não pago nem nunca mais pagarei PAY-TV ) mas vejo ) ou net ( mas uso ) simplesmente porque todos os operadores em Portugal são péssimos, abusivos e praticam preços escandalosos para a qualidade que prestam.

    • Cada um tem a sua opinião, mas penso que a sua manifestação de desagrado quanto aos post’s de parecerem “miudas com o chelique” é um bocado contraditória quando você mesmo faz post’s com esse mesmo aspecto.

      Quanto ao primeiro paragrafo, um Mac adress é facilmente falsificado. Depois, a policia não anda ai a bater de porta em porta graças aos piratas que andam a sacar. E terceiro acho que é inteligente o suficiente para verificar que o conteúdo foi retirado por wireless ou por cabo. Caso não se consiga provar que um dos pc’s do dono da ligação tem o material pirata ou foi retirado por lá, nunca vai acontecer nada.

      Estas questões tem muitos SE.

      Não sei se os clientes são responsáveis por toda a rede, mas se a MEO/ZON diz isso, podem com sorte levar um processo em cima devido às grandes falhas de segurança que tem… e que são facilmente provadas

      • just more 2 cents…

        conseguir diferenciar wireless de cabo ? não me parece

        em relação aos mac address: fácil e com ferramentas comerciais e tudo…

        mas falando de coisas mais engraçadas existe o backtrack linux…
        por isso e por muito mais, WEP, WAP, MAC Address, SSID ou whatever serão sempre meios inseguros.

        o meu comentário sobre as “miudas em chelique” refere-se à piada que existe em ver tanta gente preocupada com uma coisita e não perceber que nada no wireless e na informática em geral ( então se a máquina corre windows é a loucura.. mas entretanham-se lá com vista’s e seven’s que fazem bem) garante segurança alguma.

        ah já agora… uma “coisita” destas e em tantos post’s denota-se a típica cultura portuguesa do egoísmo… leis e problemas legais à parte, muitos dos que aqui escreveram apenas estavam preocupados que “o vizinho” lhes usasse a net, numa atitude de “ah e tal se eu pago o fulano do lado também tem de pagar. não ganham nada com isso, apenas querem que o “vizinho” nao ganhe nada também…

        • Já entrou nas configurações de um router thompson por exemplo?

          Não só diz o MAC adress da máquina como também diz se a conexão foi feita a partir de cabo ou wireless.

          Quanto ao Linux, mais propriamente o blacktrack ou até o wifislax, eles nada tem a ver com o WPA, apenas com o WEP. O mesmo tem ferramentas de falsificar o MAC adress e tudo.

          Se é conhecedor da distribuição, percebe rapidamente que só ao falsificar o mac adress é que consegue capturar pacotes na rede para descobrir a pass WEP… já a WAP só por meios se brute force.

          Mas sem duvida que o windows é mais inseguro(por enquanto) que o linux. E obviamente que os mac são mesmo as máquinas mais seguras.

          Esta forma de segurança é um pouco limitada.

          Para quem percebe melhor da coisa eu sugeria um tutorialzinho para bloquear todos os mac adress menos os dos computadores de casa. Como não sou autor do blog não posso fazer este género de coisas, mas fica a sugestão para quem quiser aproveitar.

          • o windows será sempre um OS inseguro ( ponto ) se não nao seria windows

            mesmo WPA ( 1 ou 2 ) não passam de simples “brincadeiras de encriptação” para quem tem como hobby o “estudo” de CAS ( Condicional Access Systems, basicamente encriptação de canais de tv/radio tanto por cabo como por satelite ). esses sim já são muita “fruta”.

            é hoje possível até usar o grande poder computacional de certas placas gráficas para realizarem “rapidamente” o brute force.

            e em última analise ( venha a key mais “segura” possivel )se o fim se justificar, até se pode fazer um cloud computing.

            anyway, isto é um assunto sem fim…

            pessoalmente e como alguém antes aqui ja disse, tou-me maribando que possam ter acesso aos meus discos dos pc’s, mas é um marimbar consciente, porque nada de pessoal tenho neles, pelo menos ligado.

          • Finalmente alguem que sabe o que diz.
            Boa Pilantra !!!
            Estou contigo..

            Em tanto comentário doloroso de se ler nesta GRANDE página, é com esperança e com um soriso na boca que chego ao fim e leio 3 comentários em condições.

        • pilantra, és de onde?

    • Tu não és pilantra, és parasita…

  35. Acho muito bem avisar sobre essa questao dos routers MEO, agora acho que nao existe qualquer crime.
    1º tanto routers meo como qualquer outro router traz passwords e logins comuns. Alias o router da meo é um dos poucos que ja traz password no acesso Wireless neste caso uma chave WEP que por acaso alguem decobriu o algoritmo para gerar essas chaves.
    2º quando compramos um cofre a primeira coisa que fazemos é mudar a o codigo de abertura se queremos ter o cofre seguro. com os routers é a mesma coisa :

    mudar o login e pass de acesso ao router
    mudar a pass de acesso wireless
    e por fim (mas nao acho que seja necessario) mudar o nome da rede (SSID) ou omitir.

    3º Sabendo que os pacotes meo têm trafego ilimitado, e já la vao os tempos em que pagavamos contas exorbitantes por 100Mb a mais de trafego, nao vejo grande stress deixar um vizinho, um estudante com uma pen no pc ou um turista que passe com o seu PDA, utilizar a net.

    por isso a minha opiniao é sim senhor muito bom avisar sobre esta questao, mas nao acho um caso alarmente.

    cumprimentos

    • Subscrevo, e mais, com o pouco alcançe da wireless dos meos thomson se existir mais de uma parede entre router e pc/pda etc.

      • Isso é um pouco mentira.

        A senhoria do meu predio(estudante) tem um router thompson da meo, e são pelo menos dois andares a cima do router, fora as deslocações laterais… e apanho a rede em 90% do tempo em sinal muito bom

  36. people sou um leigo nestas andanças mas agradecia uma ajuda da vossa parte. Entrei dentro do router para alterar a pass de Administrator, so k nao sei o k fiz e agora nao consigo entrar, nem com a pass 3!play, o k devo fazer agora
    Obrigado cumps..

    • Faz reset ao router. orificio junto porta usb lateral, Thomson 784, na trazeira 787.
      Atenção: vais perder todas as configurações do mesmo terás de faze-las novamente, se não sabes fazer não devias ter mexido.

  37. Carlos "sharoak" Carvalho

    as vezes o problema não esta em estarem a utilizar a net para sacar umas cenas aqui ou ali.

    o problema é para quem precisa de ter a net sempre a top para poder jogar online e precisar de ping entre os 20 e 30 e tar esse tipo a roubar-te a banda larga e tu jogares com ping de 200 e 300..

  38. Boas pessoal. eu tenho o router do meo tg784 so que esse routher esta na minha sala e o meu computador esta no meu quarto e os tecnicos do meo quando instalaram, meteram me uma pen wireless para poder apanhar sinal (thomson Tg123g) e penso que seja por isso que nao consigo alterar a password do router.

    eu coloco Administrador e pass: 3!play e nao consigo entrar.

    alguem me pode ajudar a perceber.

    obrigado cumprimentos

  39. OBRIGADO

    mas alguem no meu predio pode colocar esse username:sumeo e a pass:m30acc355 e entrar nessa cena da thomson e consegue ver a minha mae e alterar tbem?

  40. a minha meo password* xD

  41. e ja mudei a pass da rede sem fios ou seja rede WPA da minha casa e mudei a pass do username : sumeo na minha net. serve de alguma coisa? a pass do uderneme tomson tg784 eu alterei

  42. Olá a todos.

    Depois de ler tudo isto fico com uma dúvida:

    – Podemos ou não alterar a password de acesso ao router do user: sumeo. Se sim o router recebe ou não as actualizações?
    Não queria que ninguém entrasse no meu router tão facilmente! Ao menos tentava dar mais trabalhinho ao gajo que o quisesse fazer!

  43. Boas
    eu tentei entrar nas configuraçoes do router mas depois de meter 3 vezes a chave isto da-me o seguinte erro: HTTP/1.0 401
    Alguem sabe qual é o problema?

  44. eu nao consigo entrar no router ou seja nao consigo aceder ao 192.168.1.254..
    Sabe qual será a razao?? provavel// as configuraçoes do meu PC ,as k tipo de configuraçoes

    cump

    aguardo resposta

    obrigado

  45. Olá ..

    Eu segui as vossas informações .. e correu tudo sem problemas

    Até que, quando foi necessário ligar o rooter meo por wireless para o portátil .. encontrei o que nao estava a espera ..

    Eu pensei que ao mudar a pass .. era a pass que seria pedida no momento da conecção mas acontece que o que me e pedido é a chave de encriptação de WPA … -.-

    Eu escolhi uma do site 64 characters ..
    Que obviamente foi posteriormente mudada para poder aceder a net ..

    Agora gostava de saber .. para que se muda a pass .. ja que nao e pedida .. e pq metem sites que dao chaves de 64 .. e deps tem de muda-las ou passar tudo qd for necessária a conecção ..

    Pelo menos a mim e pedida a chave de encriptacao e nao a Pass que mudei..

    Digam qq coisa .. Obrigado

  46. Boas,

    Tentei aceder ao url do router mas nao aceita a password e o username “Administrator” e “3!play”, existe alguma alternativa?

    Obrigado.

  47. Se querem estar seguro não guardem fotos das vossas/os namorados no vosso computador, documentos importantes, contactos etc… OS discos rigidos externos estão baratos 2.5 polgadas. Quando navegamos na net desligamos o disco rígido, outra coisa é usar programas de “limpeza”

    http://www.east-tec.com/consumer/eraser/

    Eu à mais de 5 anos que não pago net e pelo avanço que os Hackers levam é praticamente impossivel não descobrir passowrds dos routers

    E o factor humano muito do que se sabe é porque alguém trabalhou numa impresa e aprendeu alguns truques????? playstation: como é que se soube a maneira de usar jogos pirtas? não me digam que foi um gajo/a que olhou para a board da playststion e pelo olhar veio-lhe à ideia que tinha que soldar um condensador e fazer umas ligações a um chip….

    Outro grande problema é que as pessoas não precebem nada de informatica isso cria muitos problemas para quem faz os routers, vão fazer o Quê? pôr uma grande barreira e depois o cidadão comum não consegue utilizar a internete?

    A microsoft podia ter um windows seguro pois eles sabem onde etão as fraquezas e depois o utilizador comum conseguia aceder ao sistema ou estavamos meia-hora a desbloquear o sistema para entrarmos no nosso computador!!!!!!??????????

    As pen’s, cartões de memória, DVD’s e CD’S, foram criados para fazer backups dos nossos trabalhos, fotos etc… e não só para graver filmes e MP3 que são sacados da net e que é considerado pirataria.

    Mas como alguém disse estes blogs são bons para para quem quer usar a net à borla, já aprendi algumas coisitas que me estavam a escapar…

  48. Muito obrigado pela sua ajuda e da sua irmã!
    5*

    Um abraço

  49. Grande post, sim senhor! Obrigado pela ajuda!

  50. BOA!!!
    Tenho contratualizado 50MBs mas não passava de 10 de download.
    Já desconfiava que a minha rede ia para algum lado ;)
    Agora pelo menos já vi os 28mbs. no speedtest.
    Grande post!
    O meu obrigado a ti e a tua irmã.

  51. alguem sabe como fazer reset a palavra pass para ter acesso ao router, aquela tipo Administrator… é que eu mudei e agora nao consigo entrar no router…ele ja nao tem esse administrator nem tem o sumeo….como faço agora?

    • Com um pin, vais ao router e metes lá atrás ao pé das entradas LAN num buraco que lá está.

      Metes durante 10seg até o router dar tipo um estalinho e apagar as luzes quase todas.

      Depois tiras et voila.

      Quando voltares a ligar tens é que o voltar a configurar. Tipo tens que meter o username e password para teres net. Senão não tens sinal

      • e agora como sei eu o username e a password? e depois de fazer isso fica outra vez com o utilizador sumeo e Administrator?

        • em principio fica tudo como de origem. O que te disse para fazer é um hard reset ou seja, fica o router com as definições de origem.

          Os utilizadores ficam os mesmos de origem portanto. O sumeo nunca devia ter desaparecido

          • pois mas eu apaguei porque o serviço é de um bar e aqui todos pensam que são hackers então ache que o melhor era por um utilizador diferente.

          • eu estou com medo de fazer esse reset porque depois posso nao conseguir entrar no router….

          • Depois desse reset volta tudo à origem. Têm é que configurar tudo novamente. Ou seja, se não são donos da rede, não é recomendado fazerem.

  52. Pedro não consigo aceder a interface com as credenciais que deste apenas com Username: sumeo,Password: m30acc355,
    sera que não ha outras?

  53. Olá,

    Acabei de instalar o meo e estou a tentar mudar o acesso ao router para proteger a ligação. Contudo, não consigo, sequer, entrar no endereço. coloco o 192.168.1.254 e fica a mastigar, não sai dali.

    o que será?

    nota: utilizo sistema operativo apple.

    obrigado e abraço

  54. Boas. No meu caso tenho a meo mas tenho uma cabo de rede ligado directamente ao pc. Existe alguma maneira de “desligar” o wireless uma vez que não preciso?

  55. Pessoal, não consigo mudar a pass. dá-me um erro. A dizer que não é possivel no utilizador “Administrator”
    Alguem me pode ajudar? Cumps

  56. au comfigurar o serviço voip que numero devo imserir

  57. Boas, fico muito agradecido pela exelente dica e colaboração, na minha situação a rede doméstica estava bem preenchida de pcs e telem … Agora já ninguém se ri de mim . Obrigado

  58. muito bom tutorial , mas tenho uma pergunta

    basta mudar a password do wireless para ficar seguro? (já ninguem me rouba a net?)

    atravez da conta “sumeo” é possivel entrar no meu pc? ou mudar as configs para saberem de novo a password do wireless?

    é que o utilizador “sumeo” é bastante util no meu caso para fazer reset ao ip do modem quando preciso (atravez de um script)

    obrigado.

  59. Olá.
    Eu fiz isso à uns tempos e escrevi tudo o que alterei numa folha. Mas essa folha desapareceu. E já a procurei por todos os lados e nada. Cá para mim foi é para o lixoo -.-‘
    Há alguma forma de descobrir o código?

  60. Boa tarde.

    Eu alterei o user name e a pass, já há algum tempo e agora não consigo lembrar-me… existe alguma forma de aceder ao router com outro user e pass?

    cumprimentos

  61. Pior é nos Dlink do Sapo!

    Se ninguém lhes tocar, é “possível” chegar ao login do ppoe. Que é o mesmo do login na gestão de conta…

  62. ola
    queria alterar a pass do meu router tompson da meo mas nao sei algum me pode ajudar?

  63. Wireless Cracker meo-keys THOMSOM, D-LINK…

    As intruções estão no interior

    ( intructions to crack wirelles networks inside )

    http://www.sendspace.com/file/xrddr2

  64. Tanta coisa para proteger o acesso ao router meo e tudo para nada.

    Os routers meo possuem vários utilizadores, Administrator, Meo, sumeo, microuser (o mais completo).

    A chave da rede wireless mesmo alterada não fica encriptada no router, fica visível.

    Mesmo que se mude a password do Administrator, se nao se mudar a chave dos restantes utilizadores, fácilmente se chega à chave do wireless.

    Dizem que não podemos mudar a chave dos utilizadores para além da do Administrator porque os da meo precisam de fazer actualizações.

    Quanto a seguir alguém pelos macadress das placas há quem use placas externas e se forem dos quiserem fazer mal, fazem e depois deitam fora.

    Assim não há segurança que resista e não sei o que fazer quanto a isso.

  65. Pessoal esse site é muito fixe, deu-me muito jeito pois os meus vizinhos estavam sempre na internet e nao é justo eu pagar e eles terena. Com isso já resolvi o problema. Um abraço e obrigaddao.

  66. Ola galero estou com 1 problema, sempre que tento inserir o Usario : Administrador e a Password: 3!play nao da diz que está incorreto alguem me pode ajudar?

  67. boas,este topico deu-me um jeitinho sff!! parabens desde já ao homem que o fez. agora tenho aqui um problema,como volto aceder a interface web do router??? e que ele nao me deixa entrar,agradeço as respostas

  68. Caros amigos, tanto trabalho para não serem solidários? Nos tempos que correm não seria mais justo um pouco mais de partilha? Desse modo até deixavam de contribuir para que tanta gente honesta se transforme em pirata. :)
    Vamos mas é aderir aos hotspots Fon.

  69. MUITO OBRIGADO, é só o que tenho a dizer!! Informação super útil mostrada muito simplesmente sem qualquer margem para falhar!!! Excelente!! ;)

  70. passwords para os novos MEO e para ZON?
    Já alguém consegue?

    mara_coimbra@hotmail.com

  71. davide gonçalves esteves

    boas… obrigado pela a informacao… depois de modar a pass, quem ja tiver feito o registo, continua na mesma a poder entrar com a pass antiga ou tem de meter a nova pass que eu meter no acesso ao ruter? agradecia a resposte… mt obrigado.

  72. Muito Obrigado
    ajudarão me muito!!!

  73. Boa noite a todos , eu estou com um problema .
    eu apanho uma wireless na minha casa , e essa wireless o nome dela é “meo_teixeira” e eu apanho no quarto , embora o sinal seja fraco , e na sala apanho o sinal todo e até me dá jeito.
    só que eu não consigo descobrir a password , alguém me pode ajudar ?
    obrigado.

  74. passwords para os novos MEO e para ZON?
    Já alguém consegue?

    mara_coimbra@hotmail.com

  75. Boa noite,

    agora ha um programa qualquer que se pode utilizar ate nos telemoveis android’s que descobrem a pass do nosso router! utilizando estes passos será que irei ter outro espertinho ??

  76. Tenho mesmo de publicar um comentário a agradecer-te imenso, tinha aqui uns filhos da Pu** a roubarem net isto parecia um caracol total, e agora com a tua resolução está perfeita ;) Cumps

  77. As passes de acesso ao router Meo podem ser diferentes em função da versão de softw dos mesmos. Quanto ao acesso a rede wireless por terceiros só vejo inconveniente nisso se morarem num local densamente habitado e que seguramente tenham um exercito de penduras lá fora e que por azar logo caiam todos em cima do teu router (puxa, azar mesmo). Quanto a mim o Helder é que tem razão. Porque não partilhar? Isso não vai alterar a tua conta. Pagas sempre o mesmo. Não tem limite de tráfego. Para nos fo… já basta a TRROOIIIKKKaa.

  78. Como impossibilitar a administração do router Thomson via interface wi-fi à semelhança do que se pode fazer nos routers da ZON ?

  79. Esta noite estava a vêr o perfil do meu router, depois de ler este artigo , e nas opções da wireless aparece ao lado TIAGO-PC isto quer dizer que alguem anda a utlizar a minha wireless ?, eu não uso a wireless…

  80. onde fazer download

  81. Ola gostaria de saber como posso colocar o meu computador como administrador da minha rede em casa (meo).

  82. Boa tarde!
    Eu fiz conforme fala no artigo os passos para mudar a pass.
    Acontece o seguinte na semana passada consegui alterar a pass do router esta semana detetei que alguem ainda está a entrar ( um intruso) e tentei mudar novamente a pass e não me aceita a pass antiga para fazer a alteração.
    Após algumas tentativas deixei sequer de conseguir entrar nas configurações do router o Administrator e 3!play eu coloco e diz que está errado e agora nem consigo entrar nas configurações do router.
    Uma ajuda por favor Urgente
    Obrigada

  83. Olá, estou com uma dificuldade. Não consigo entrar apartir do administrador e da password, diz sempre que é errado, alguém me ajuda ?

  84. Olá!
    Antes de mais obrigada pela explicação!!! Foi muito útil, tal como todos os post, nunca é demais aprender algumas coisas!
    Agora estou com um problema..
    Será que alguém me pode ajudar?
    Alterei tudo direitinho conforme explicaram, ficou tudo ok, só que quando fui verificar quem estava ligado a minha rede reparei que haviam 5 ligações, quando cá em casa existem apenas 4 equipamentos ligados a rede.
    Como tinha mudado as senhas e o nome pensei que seria fácil livrar–me do parasita… Engano meu…
    Quando me preparava para ver quem lá estava sem permissão, a pagina bloqueou, e ficou em branco, agora nem sequer carrega, existe alguma alternativa para entrar?
    O que devo fazer?
    Agradecia imenso se alguém pudesse ajudar…
    Obrigada!!!!

  85. Tem que se informar que também existe outro login possível e que poucos conhecem!

    login: meo
    pass: meo

    este também existe e ninguém informa….

    • Muito Obrigada!
      Já consegui entrar!
      E agora já só existem 4 ligações :-)
      Sabe…
      Não me importo nada de partilhar um pouco de rede, desde que tenha velocidade suficiente para mim e não abusem…
      Só que não era o que estava a acontecer…
      Uma coisa é não poder ter net em casa, usar a dos outros e dizer Obrigado, dá-me bastante jeito! Outra é usar… e ainda fazer pouco e gozar comigo por estar a partilhar a minha ligação!!!
      Agora… Problema resolvido!!!
      Que meta net em casa, se quiser ou puder :)
      Mais uma vez….
      Obrigada!

  86. Muito obrigado estava muito bem explicito ajudaste-me imenso obrigado Pedro :) abraço

  87. Olá.

    Eu gostaria de saber qual é o meu “Nome de Utilizador” e a “Password” no site “Thomson Gateway”.

    Já experimentei tudo, incluindo as predefinidas, mas nao consigo entrar.
    Obrigado

  88. Tem em cima na explicação. Acho que é Administrator e a pass é 3!play

  89. Como ja tinha dito, nao estava a conseguir, mas após uma visualização mais atenta, descubri que o o utilizador é Administrator e nao Administrador como estava a escrever.

    Mais uma prova de que lemos a palavra como um todo e nao como um conjunto de letras individuais.

  90. Olá, após ter visto este post decidi que também deveria mudar a password de administrator e da net, ora, consigo entrar nas definições do router com o 3!play, no entanto quanto tento mudar a password do administrator diz que a password antiga não está certa.. e nunca a mudei =(

    tendo acesso ao router existe alguma possibilidade de contornar isto sem ser o butão reset ?

  91. Eu alterei a pass da conta
    mas quando queria voltar a entrar não funciona
    Ja tentei com a antiga e mesmo assim não funciona

  92. Boa Noite, adorei o artigo e tentei fazê-lo mas, não me aceita a password nem o nome de utilizador, o que posso fazer? este routter é do café dos meus pais e pretendia trocar a pass para os vizinhos não andarem a aceder à nossa internet! ajuda-me?

  93. Boa noite
    Nao percebo muito de disto , e segui os passos que estavam indicados para mudar as pass , agora queria entrar novamente e nao consigo, como faço para recuperar a passque eu introduzi ou para por o router como estava inicialmente.
    Obrigado

  94. Obrigado Pedro,serviu para acabar com abusos.

  95. Não adianta de nada se o WPS for desligado etc etc…
    Há sempre forma de entrar na rede…

  96. Alguem sabe porquê e o quê, os instaladores fazem uma configuração via telnet no router meo a quando da instalação?

  97. “fica aqui prometido um artigo sobre como configurar VoIP”

    Está quase a fazer 3 anos deste artigo…
    http://pplware.sapo.pt/tutoriais/voip-no-router-da-meo-chamadas-gratuitas-na-rede-fixa/

  98. Muito obrigado, grande abraço!!

  99. A outra maneira de entrar no router meo é metendo os seguintes dados:

    Utilizador: meo

    Password: meo

  100. Olá. Gostaria que me esclarecessem uma dúvida, eu vi na imagem que no “Wireless” só tá ligado uma coisa, o computador. No meu caso eu tenho o meu computador, mas também, tenho uma data de nomes que não sei o que é como “Unknown-ac(e mais uns números a seguir)” o que é isso?

  101. Olá, eu mudei a passe WPA mas ao mudar, todos os meus dispositivos (telemovel, o meu outro pc) nao conseguiam aceder à internet, nem aparecia para por a nova passe nem nada, que faço?

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.