File:/// – Um simples bug no Mac OS X, com um grande impacto

Todos os sistemas operativos têm bugs. Alguns maiores e mais importantes que outros, mais simples e com menor impacto. Todos tendem a ser corrigidos, mediante o seu grau de importancia e da sua gravidade.

Foi agora descoberto um bug no Mac OS X que, apesar de não ser nada grava, revela-se bastante incomodo. Não é uma situação que aconteça muito frequentemente, mas que não deixa de ser curiosa. Pode ser usada em quase todas as aplicações Mac e o resultado é sempre o mesmo, o fechar da aplicação de forma imediata, com um erro!

BUG_IOS


Este bug foi descoberto no final da passada semana e pode ser facilmente reproduzido em qualquer aplicação do Mac OS X. Pela informação apresentada apenas afecta a mais recente versão do Mac OS X, a Mountain Lion, tendo sido testada nas anteriores sem qualquer resultados.

O bug em sí pode ser reproduzido ou testado de uma forma muito simples. Basta que escrevam, por exemplo no Editor de Texto a seguinte frase “File:///“. O F tem de ser maiúsculo e ter três barras após!

De imediato a janela do Editor de Texto é fechada e é mostrada uma janela com um erro na aplicação. Se quiserem aceder ao erro apresentado para o dissecar melhor podem ver essa mensagem de erro nesta página do PasteBin.

Este erro é de tal forma estranho que até o próprio software de report de erros do Mac OS X é afectado.

A primeira referência a este erro foi publicada no blog Open Radar na passada quinta feira e foi-se tornado viral com o tempo.

Alguma informação adicional foi já apresentada para justificar este problema. De acordo com alguns utilizadores o bug está dentro dos Data Detectors, uma funcionalidade que permite detectar datas, localizações e dados de contactos, o que facilita a gravação de dados no calendário e livro de contactos.

Este bug foi já passado para a Apple que o deverá corrigir em breve, não havendo ainda datas ou qualquer informação adicional transmitida pela empresa de Copertino. Dada a sua baixa criticidade é pouco provável que a sua resolução surja nos próximos tempos.

Se este bug vos afecta e pretendem contorná-lo, existe já uma forma de o fazerem. Basta que acedam às Preferências do Sistema, Idiomas e Texto e escolham o separador Texto. Desceleccionem as opções “Corrigir ortografia automaticamente” e “Usar substituição de símbolos e texto”.

É um bug estranho e que mostra uma falha que não deveria acontecer nas aplicações para Mac OS X. É estranho que uma funcionalidade associada ao calendário e livro de contactos afecte desta forma a maioria das aplicações do Mac OS X Montain Lion, mas convenhamos, o seu impacto é mínimo ou até quase inexistente.

Quantas vezes pretendem escrever nos próximo meses a expressão “File:///”? Precisamente, zero ou ainda menos…

Usem o bug para se divertirem com os vossos amigos e vejam a cara deles quando lhes mostrarem que uma linha tão simples consegue mandar abaixo a maioria das aplicações do Mac OS X.





  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


48 Comentários

  1. Isto não aconteceu a mim…

  2. Confirmado, basta escrever File: seguido de 3 / para a app ir logo abaixo

  3. É isso mesmo, o erro é gerado pelo DataDetectorsCore, o “File:///” é conhecido como um URL, mas depois é gerada uma excepção possivelmente pela terceira barra.

    É um BUG engraçado :D

  4. File:///

    O pplware não foi abaixo? Estranho! Pensei que isto fosse tudo Apple :D

    • É o mal de quem pensa pequenino… ;)

      • Vitor M.
        Grande resposta.
        Falta mesmo aqui o +1 | Like | What ever …

      • A Apple faz milhões com eles, n deve ser assim tão mau…

        • Não sei se com “eles” te estavas a referir a mim, mas posso-te informar que nunca gastei nem planei gastar 1 cêntimo com a Apple. Não porque não possa, mas simplesmente porque acho que as alternativas têm qualidade muito superior…

          • Lá está, alternativas, nunca a opção principal, única, serão sempre alternativas, factor diminutivo… é o que da pensar pequeno!!!

          • Ui agora vamos a joguinhos gramaticais. Alternativa quer dizer isso mesmo, podem me tentar impingir um Tata, e eu dizer, prefiro a alternativa, apontando para o stand da Ferrari.

            É como a Apple, é apenas uma das alternativas e na minha opinião, modesta, pessoal, pequenina, não tem a qualidade que eu procuro e exijo. Por isso nem chega a ser uma alternativa.

          • Porque tanto comentas nos posts Apple? Será algo compulsivo? Reprimido?

            Se não gostam, não querem, não vos dá jeito, porque tanto dão opiniões, porque tanto querem saber, porque vos interessa tanto o tema?

            Isso é que é estranho ;) ou não!!!

          • Os computadores sao ferramentas. Sou editor de video, e é (por experiencia) altamente desaconselhado usar windows em trabalhos importantes. Eh simplesmente demasiado intsavel e infiavel. Falo por experiencia. Tu, falas por “ideologia” cega

          • Não tens um MACHINTOSH?!
            É COMO NÃO CONHECER UM MERCEDES .
            Já eu gosto muito do android e dos outros
            principalmente porque não tenho.

      • Pensar pequenino = pensar que fosse tudo apple.
        Pensar em grande = nada é apple.

        • Errado. Pensar pequenino é pensar que tudo gira em volta do nosso umbigo, pensar grande é levantar a cabeça ;) pensa nisso!

          As marcas são para nós nos servirmos delas, não são para elas se servir de nós!!!

          • “Pensar pequenino é pensar que tudo gira em volta do nosso umbigo”

            e no comentario anterior:
            “Lá está, alternativas, nunca a opção principal, única, serão sempre alternativas, factor diminutivo…”

            Junto definição de alternativa, retirado do dicionário Priberam:
            “alternativa
            (feminino de alternativo)
            s. f.
            1. Sucessão de coisas (cada uma por sua vez).
            2. Opção entre duas coisas.”

            Afinal, quem pensa pequeno?

          • Eu dou-te um exemplo: quem pensa tipo “na sucessão das coisas, onde só existe a opção entre duas coisas e tem de conferir o que vai dizer num dicionário, além que, truncar sentidos de respostas a comentários demonstra falta de imaginação. Isso é pensar muito pequenino! ;)

            Já sabes quem pensa pequeno?

          • Pensar em liberdade é pensar GRANDE! Ponto final! O k tu vês é paisagem!

        • No dicionário Appliano, na palavra do Senhor Saint S. jobs, pensar pequeno é usar qualquer dispositivo ou sistema operativo que não seja Apple. São os chamados seres não criativos e estão condenado pelo pecado que cometeram.

          Nota:Já agora, se quiserem um bug igualmente inofensivo mas em Windows, experimentem criar uma pasta chamada con no windows. Funciona em qualquer versão desde o 95 ao 8 :D

          • isso e o quê, windows?
            porque serà que anda tudo a imitar a apple?
            serà porque è referencia?
            ou serà porque não presta?

        • Tanta azia pelo sucesso da Apple. Se nao queres apple ou nao tens dinheiro para isso, gaurda os comentarios para ti e diverte-te com o que escolheste para computador. Ninguem quer saber dos teus traumas e “certezas”. Que bando de egocêntricos, que acham que o mundo gira a volta deles. Divertete com as tuas escolhas, e nao te metas a tentar “moralizar” os outros.

          • 100% contigo Darth!
            Deus lhes perdoem que eles não sabem do que falam e, isso e que me doi mais.
            como é possivél não conhecerem a ARTE dos produtos apple que atè apagados são belos de
            morrer.
            já alguma vez beijaram um mac ou um iphone
            eu jà e não sei porque.
            “MALWARE PARA ANDROID CRESCEU 6000% SO
            NO ULTIMO SEMESTRE”.

  5. “Precisamente, zero ou ainda menos” bem, essa ultrapassou-me!!! acho que vou ter que pedir um exemplo para perceber melhor :P

  6. Então se a gente criar um script que insere “File:///” no buffer do teclado, a gente terá criado um “fechador de aplicações”?
    Se for assim, dá pra fazer até um vírus!

  7. mas em que versao do OS? é que tenho o lion e nao acontece isso.

  8. Aqui nao me aconteceu nada.

  9. Eu tenho o 10.8.2 e foi certinho, foi logo abaixo o editor de texto :)

  10. Este iPplware é demais!

    Tá de mais o bar da Praia!

  11. O vosso site só peca numa coisa,quando existem comentários que não vão de encontro à peça ou sobre ela,mas sim sobre esta velha “guerra” entre utilizadores de x ou y sistema,vocês dão troco…De resto acho-o bastante bom. Quanto a SO todos têm o seu lugar e as suas funções.

    • Isso acontece, porque em noticias sobre o windows, nao vens usuarios apple a ir la mandar bocas e a tentar pregar a verdade. Se isso eh o tal sinal de inteligencia do utilizador apple, nao sei. O que sei eh que cada um deve escolher o fornecedor de tecnologia que bem quiser, e ningeum tem de andar atras a julgar.

      Deve ser por isso

  12. Pelos comentários que aqui leio vejo que a “Religião” Apple é bem mais sucedida que a IURD. A diferença está em que na IURD pagas em duodécimos e na Apple pagas adiantado e inflacionado.
    Já fui utilizador Apple para música e algum trabalho gráfico, porque na altura no PC não havia aplicações à altura, mas o PC evoluiu de uma forma que a Apple não conseguiu. Mudei para PC e estou mais que contente com a minha escolha, tenho infindáveis escolhas de Hardware e Software a um custo bem mais baixo que apple, e bem melhor que apple (Hardware).
    Montei um estúdio de gravação para um músico e produtor Português bem conhecido, e ee era também um defensor de Apple e mostrou-se bem apreensivo com a ideia, mas a verdade é que não voltou mais a ter nada Apple, com o dinheiro que tinha destinado para um Apple e meia dúzia de aparehos, conseguiiu um computador bem mais potente com quase todo o hardware necessário.
    E não venham com desculpas da estabilidade, um PC bem montado e bem configurado, com um Windows bem configurado encosta um Apple a um canto em desempenho e consegue ser tão ou mais estável que um Apple (sim, os Apple também têem instabilidades, como qualquer equipamento electrónico, e como qualquer software).
    Não sou contra a Apple nem a favor do PC, mas sou uma pessoa justa que exige justiça comercial, e a Apple deixa muito a desejar nesta área, não tendo respeito pelos utilizadores, “dopando-os” com doses de golpes de Marketing e publicidade de uma maneira que cega os mais fracos (não quero com isto rotular nem criticar, refiro-me a quem não tem conhecimento tecnolõgico e acredita na palavra de alguém que também não o tem , mas vive convencido que sim. é mais ou menos assim que se propaga este vício malévolo).

    • Cada um tem o direito de vender os produtos ao preco que bem lhe apetece. Queres, queres. Nao queres, nao compres e vai para outro. Mas qual eh o problema? So nao entendo a ideia de pessoal vir para aqui pregar inteligencia, quase num desespero para que todos “vejam” a luz, e parem de andar “enganados”.

      Honestamente, trabalhos de som ate fazes num computador velho. Nao puxa em nada o computador. Eu sou editor de video, e uso after effects, e so amadores usam pc’s. A nivel de edicao de video, ninguem no seu perfeito juizo se mete em sessoes de trabalho intensivas sem ser num mac. Ja tive 1 semana seguida a puxar pelo mac em video, e nem uma vez foi abaixo. O mesmo um windows nao pode dizer, e isso seio porque antes era uma dor de cabeca trabalhar nele.

      Cada um usa o que bem lhe apatece. Eu ca tenho experiencia de usar os dois OS’s, e fiz a minha esclha por um mac. Estou satizfeito e nao penso em mudar. Se chegaste a conclusao que um pc faz o mesmo em som (na porra de som, for crying out loud!), entao fica-te por isso e larga os utilizadores mac em paz, porra. Voces nao sao mais inteligentes do que os outros, por isso parem de andar a tentar “abrir os olhos”.

    • pois todos os outros artistas do planeta preferem o melhor do planeta e estão errados
      e tu tas certo.

  13. Boas isto nao tem nada a ver com o assunto mas é so uma ligeira qestao que gostava que alguem me esclarecesse.

    O que se passa é o seguinte, eu tenho um MBP 13 de fins de 2011, e tive uns problemas no display e tive que levar um display novo, e o meu problema é com os perfis da cor do display, porque este parece estar meio esbatido e é o mesmo perfil do antigo display.

    Ja tentei calibrar sem sucesso, portanto gostava de saber se alguem me podia dispoiblizar o perfil que usa para o display aqui Macintosh HD>Libraria>ColorSync>Profiles>Display

    Obrigado

  14. Mais um tópico sobre a alegoria da caverna!

  15. “Quando a minha única ferramenta é um martelo, todos os meus problemas me parecem pregos!”

    Dedicado a todos os que são religiosamente a favor e contra qualquer sistema operativo!

    Meditemos!
    :P

    Nota pessoal: Para pregos uso um martelo, para parafusos uma chave Phillips ou de fendas, consoante o parafuso em questão!

  16. “Os grandes artístas não pintam assim, mas eu pinto”. Sejam únicos, utilizem o que vos resolve problemas, o que vos faz ganhar tempo quando têm dead-lines a cumprir. É sempre bom adoptar uma perspetiva construtiva e não de sabe tudo. Não vou referir qual o meu SO mas garanto-vos que não o troco por nada. E conheço bem todos os outros…

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.