PplWare Mobile

Cr-48 – O Notebook da Google

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. XBUZZY says:

    google nao para…

  2. Rogério says:

    Bastante interesante, no entanto a Google “peca” por limitar o “testdrive” aprenas aos US. Anyway…Cá espero por mais novidade.

  3. João Dias says:

    Eu recebi email para receber o Chrome Notebook, mas não sou dos EUA…que treta.

  4. Setnom says:

    Só queria era experimentar o SO.

  5. poupar.tk says:

    Estes meninos…qualquer dia até dominam nos Sistemas operativos dos PCs!

    • RicardoResende says:

      LOL LOL LOL LOL

      Não fales do que não sabes.
      Isso nunca vai acontecer enquanto existir a Microsoft.

      • Pedro says:

        Uso a tua resposta para te dar a mesma a ti Ricardo. Não fales do que não sabes, pq acredito que não saibas mesmo do que estás a falar. Neste momento o OS que irá destronar o Windows e até mesmo o Linux pode estar a chegar mais cedo do que tu pensas.

        • Márcio says:

          “…até mesmo o Linux pode estar a chegar mais cedo do que tu pensas.”

          Ora o Chrome OS não é nada mais nada menos do que Ubuntu com alguns tweaks…

    • murder_rabbit says:

      faz-me lembrar uns certos MAC´s esses já nao são “tijolo”

      • lourenço says:

        é verdade…, faz lembrar certos mac’s!
        http://img.efetividade.net/img/macbook-preto-comprar.jpg

        e sim…, esses já não são uns tijolos,
        1º por causa do contexto da sua criação!…
        2º porque ainda assim.., o ecrã é mais fino!…

        mas sim…, de facto aquela google n fez um grande esforço para não fazer lembrar outra qualquer marca no design escolhido!..

      • MC says:

        Pois faz…uns certos Macs datados de 2006…(além de que esses eram verdadeiros portáteis, não netbooks ou webpads)
        Só estamos praticamente em 2011…mas é bom ver que já se fazem cópias do trackpad da Apple…”clickpad” (uau! funciona como um único botão? será multi-toque?)

        Enfim, todos tentam ter a qualidade (a todos os níveis) que a Apple e os Macs têm. Nenhum consegue mas não deixa de ser giro vê-los a correrem e a dizerem “agora é que é”. Já parecem o Sporting “para o ano é que é!”

  6. eu says:

    Recebi o seguinte email You’re eligible to receive a free Chrome notebook
    Só que parece-me que isto é só para os EUA por enquanto, ou estou enganado?

  7. lfspaulo says:

    Em muito, idêntico aos MacBook’s Pro. O teclado rebaixado, a cavidade à frente para levantar a tampa, a câmara, a parte de baixo do monitor…

  8. Pedro says:

    Não sei se tem alguma coisa a ver, mas fiquei a pensar se já terá existido um Cr-24?
    É que 24 é o número atómico do Cromo… ( e 2×24=48…)

  9. Design semelhante aos MAC…não me atrai sinceramente.

  10. STP says:

    Claro que tinham de vir para aqui os fanboys todos da Apple dizer que estão a copiar não sei o que…

    • lfspaulo says:

      No comments…
      Há aqui pessoas que disseram isso (EU por exemplo) e que nem sequer são “fanboys”… Por isso deixa lá os “fanboys” descansados que todos merecem ser “fanboy” daquilo que bem entender e expressar a sua opinião sobre o que bem entender!

    • zé Rafael says:

      normalmente quem vem chamar os outros de fanboys é porque ele proprio é fã de outra coisa qualquer, e toda a maneira baste ter olhos na cara e ter 2 dedos de testa para reconhecer as parecenças em relaçao aos MAC, ng ta a dizer k é uma copia apenas se referiu a semelhança!

      isto de estar atras de um computador cria muitos mauzoes! em vez de serem assim sejam mais razoaveis, a vida é curta

    • Filipe Tavares says:

      Qual o problema de dizer que se copia?
      Quando não há inovação num aspecto, das duas umas:

      Ou tão a trabalhar mal, ou a aproveitar um aspecto que tem bom funcionamento.

      Agora tirem as vossas conclusões.

      • MC says:

        Muito bem Filipe!
        Ainda por cima estão a copiar algo que a Apple já tinha inovado/criado há 5 atrás!
        Uma porcaria esta Google. Até a M$ começa a parecer + competente e inovadora

  11. Carlos says:

    Acho que a aposta neste netbook para os utilizadores experimentarem não é disponibilizar um netbook todo bonitinho e XPTO como algumas pessoas aqui estão a criticar. Acho que o que a Google procura neste momento é apenas o teste do Chrome OS e para isso qualquer portátil serve. Depois de feedback dos utilizadores (que vão ajudar a melhorar o SO) cada marca vai ser responsável pela estética do seu portátil e quem sabe a Google também lançará algum com a sua marca.
    Em suma, não acho que a estética seja o mais relevante neste artigo… por isso deixem-se de comparações com Mac’s e whatever…

  12. Ryan says:

    Tens ar de MacBook mas não me agradas. Não gosto do sistema Cloud por isso só se me pagarem é que entras em casa. Como isso só acontece nos States então paciênca…. Só tens mesmo ar não tens pinta… e depois tens o problema grave de seres google.

  13. Comparar esta maquina ao Macbook ou a outra maquina qualquer é o pouco que se pode fazer já que pouca informação temos sobre a maquina. De qualquer forma, se é só para testers, nada adianta, porque para já não deverá ter como objectivo ser comercializado…

  14. Diogo Correia says:

    Eu já exprimentai o google chrome os (no virtualbox), e não é nada assim de especial (pelo menos, comigo que não consigo viver sem os meus programas físicos).

    Por mim:

    1- Windows
    2- Mac OS
    3- Linux
    4- Google Chrome OS

  15. a Friend® says:

    Aparte do portátil… há fortes indicios que a Google está a fazer tudo errado com a separação do Chrome OS e Android.

    Segundo a Google, o Chrome OS é para portáteis e o Android será o SO vocacionado para tablets. Até aí tudo bem, mas o problema é que as WebApps (HTML5 e afins) que vão ser desenhadas e outras já foram, querem tirar partido do multi-touch, porque essas WebApps foram feitas também a pensar o iPad… ou seja…isto ainda vai dar que falar no futuro… porque sendo o Chrome OS feito apenas para WebApps até que ponto isto não irá gerar certa confusão, mais uma vez, aos developers.

    Uma boa fonte que foca isso mesmo é esta:
    http://mashable.com/2010/12/08/ipad-influence-web-apps/

  16. SonicReducer says:

    google começa a esticar a corda… mas finalmente alguem a meter o bedelho na liga da microsoft e da apple… relativamente ao laptop

    sim pareçe um mac… e o mac parece um portatil perfeitamente normal logo, pareçe um portatil , hj em dia inovar no design , já não e fácil, por isso….

  17. pill says:

    fazia sexo com um se tivesse.

  18. BrunoM says:

    Adoro o mac air mas tinha de lhe por o 7 😀

  19. BESTCINE says:

    Estes gajos estão em todo o lado… Até já xateia!!!

    Abraço,
    BESTCINE

  20. Alexandre Alves says:

    Acho piada ao pessoal todo que crítica que isto vai destronar a APPLE e MS.
    No entanto, ou toda a gente que aqui está é rica e tem wireless em tudo o que é sítio ou então não sabem do que falam. Acredito mais na segunda hipotese.
    Tanto quanto me lembro o Chrome é baseado na web logo … tudo o que precisam vai estar na web.
    Diferença entre este “weptop” 🙂 e um tablet serão poucas … enfim … o futuro dirá.

    • a Friend® says:

      A diferença é muita. Uma “webapp” não tem a mesma performance que uma App nativa, logo os tablets só aí levam a vantagem.

      Agora a parte assustadora chega aqui. As WebApps são apps em HTML5 (..etc) e serão links directos básicamente a uma série de sites, e outras, instaladas no computador apenas para “ler” os sites em questão.

      A Google, diz que algumas serão pagas… ora bem… pagar para ver páginas WEB?!!…é que pagar por Apps nativas faz sentido, tem muito trabalho ali envolvido, agora pagar por páginas web “filtradas” numa App?

      É que eu tenho isto no iPhone e o segredo das WebApps seria sempre ser: a) gratuitas (porque sim, não faz sentido algum ter que as pagar) e b) como não envolvem certos API’s de segurança, não precisam ser aprovadas, basta abrir sites que estejam preparados, o iPhone pergunta logo se eu quero gravar como WebApp (ex: Youtube que faz isso já à algum tempo… https://pplware.sapo.pt/informacao/youtube-webapp-em-html5/ )

      Para quem não tem iPhone, posso adiantar que a tecnologia é muito semelhante ao PRISM, do Firefox…

      Não faz sentido e ainda estou para perceber o que é que a Google quer fazer….mas qualquer dia até por uma extensão do Chrome vamos ter que pagar.

  21. Gerardo says:

    Testei no VirtualBox e é o único sistema que realmente espanta no arranque. Conseque ser ainda mais rápido que a Asus Express Gate ou o HP (qualquer coisa). É só ligar e já está. Por enquanto não será uma sistema para matar os tradicionais, mas a Google tem uma estratégia para o futuro e se essa visão se realizar quando a outras empresas “acordarem” já a google tem anos de esxperiencia na mão. Não se esqueçam que TODAS as empresas estão a apostar na nuvem (Office on-line, mobile me, gmail, google docs, jogos on-line, ERPs via browser, etc ) Daqui a uns tempos, sem darmos por isso, estamos a gastar 90% do tempo num browser. Ora se tivermos dual boot vamos começar a ligar cada vez mais o Chrome OS e menos o outro, até que deixamos de ligar o outro. Quando a Apple e a MS acordarem para esta realidade, talvez seja tarde demais!!

    • André says:

      O google aposta em um sistema como Crohme porque o negócio deles é a web, não software, se fosse o contrário o SO não seria desse jeito.
      O Richard Stallman diz que usar o Crohme é “estupidez” e chama a computação em nuvem de “computação descuidada”, e de certa forma endosso a opinião quando vemos agora um frenesi por querer alocar tudo nas alturas.
      Que hoje em dia as pessoas passam maior parte do tempo conectadas é uma realidade, e é realidade também que, aquelas que dependem de sistemas alocados externamente, sofrem quando ocorrem panes na infra de TI.
      Agora, ter uma máquina “somente” para se conectar, é um retrocesso sem precedentes na computação!
      Mas nuvem é o assunto do momento, e irá demorar um pouco até que as pessoas percebam que deixar a guarda total de seus dados e ferramentas de trabalho em mãos de terceiros significa um grau de dependência e de limitação que seria melhor não tê-lo.

  22. phixie says:

    Em primeiro lugar, começo começo com um pequeno “àparte”:
    Houve aqui pessoas que repararam que i Cr-48 parecia um… portátil! Espantoso… e os meus parabéns!

    Agora o que interessa:
    – SO: demasiado dependente da (ligação à) Web… O futuro aponta para estarmos cada vez mais tempo online e acho isso muito interessante mas os meus ficheiros ficam no meu disco (sdcard/pen/whatever).
    – Cr-48: ainda não percebi se é um netbook com ecrã e teclado generosos ou um notebook um pouco mais pequeno… Ou talvez seja mesmo algo entre um netbook e um notebook. O que quero dizer é que os netbooks são (na minha opinião) demasiado pequenos para trabalhar a sério durante longos períodos de tempo).

  23. José Pires says:

    Na sequência de algumas “discussões” sobre as parecenças (ou não) entre o cr-48 da Google e os Mac, descobri, por acaso isto:

    http://news.cnet.com/2300-11386_3-10005856-3.html?tag=mncol
    e isto
    http://news.cnet.com/8301-31021_3-20025349-260.html?part=rss&subj=news&tag=2547-1_3-0-20
    Achei que seria útil partilhar.

  24. joao says:

    Quem vos garante a vocês que o laptop não foi construído pela macintosh !?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.