PplWare Mobile

Alerta! Há um trojan a atacar o sistema bancário português

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. someone says:

    Não entendi, quais são ao certo as plataformas afetadas, só as moveis ou também o vulgar windows, linux, osx etc?

  2. Pedro says:

    “Não há informações ainda relativamente à possibilidade de infecção na plataforma Apple”
    Excusado será dizer que falta Windows Phone na lista.

  3. Bruno Coimbra says:

    e windows phone tb?
    e relativamente a plataformas n moveis…windows 8 e afins…tb ataca?

    abraços

    • Soneca says:

      O windows phone 8 e o windows 8 utilizam quase a mesma runtime api, o mesmo .net engine e praticamente as mesmas ferramentas web, portanto se afecta o windows 8 aposto que afecta o windows phone de igual forma…

  4. antonio says:

    Normalmente coisas do género Win32/Spy.Hesperbot, são direccionadas a plataformas Windows!

  5. Miguel says:

    Os bancos já não têm mais formas de conseguir sacar dinheiro das nossas contas. Agora inventaram um vírus para ajudar… no final a culpa é do cliente porque não tinha o computador protegido…

    • Cenas says:

      Mais um fã das teorias da conspiração…

      • Enfim says:

        Eu chamo a isso esquizofrenia.

        Se ele imaginasse a fortuna que os bancos gastam a tentar impedir que isto aconteça… Ou simplesmente a tentar minimizar os estragos…

        Meu amigo… Se abres a porta a um larapio e te roubam a casa a culpa e do arquitecto? ou do carpinteiro?… não tenho bem a certeza.

  6. Carlos Pinheiro says:

    Codigo fonte disso?

  7. 007 says:

    Podia estar mais completa a informaçao!

  8. joaquim says:

    OK, a ver se entendo, pela noticia oficial eles criavam dominios parecidos com os oficiais e utilizavam esses dominios para efectuar a propagação do trojan, pelo menos foi isso que fizeram na republica checa.

    Em relação ás plataformas
    This very potent and sophisticated banking malware dubbed Hesperbot is spreading via phishing-like emails and also attempts to infect mobile devices running Android, Symbian and Blackberry

    • joaquim says:

      ja para não falar do spam de emails que provavelmente enviavam lol, realmente eles tinham de arranjar maneira de “espalhar a palavra”

    • Pedro Pinto says:

      Exacto, estilo phishing. Nos dispositivos moveis, o utilizador pode ate receber SMS para descarregar apps maliciosas

      • asferreira says:

        Sempre que vou ao site do meu banco, introduzo em 1º uma password errada. Desta forma, sei que estou no sítio certo pois entraria logo se fosse numa pagina clone…

        • lmx says:

          boas…

          seria ao contrario…por mais que introduzisses dados nunca entrarias(pois …não estas mesmo no teu banco, mas sim em paginas clonadas…) 😀

          a Ideia é levar-te a diversas tentativas até que para eles, os dados introduzidos por ti sejam o mais fidedignos possíveis…

          Tu ficas chateado pensando que o teu banco tem o sistema em baixo e eles acedem via proxy(um ou mais espalhados pelo mundo), ao tem banco e fazem transferências bancarias, de onde de seguida fazem o levantamento do dinheiro nesses bancos e põem-se a andar para outras paragens…

          já é feito há muito tempo em Portugal…o esquema deste trojan parece-me bastante sofisticado…não percebo porque é que a PJ ainda não avançou á seria sobre o assunto!!!

          Aqui há uns anos 2-3, se bem me lembro havia um endividou em Aveiro a fazer isto…o caricato da coisa é que a PJ demorou entre 3 a 6 meses a pedir um mandato de busca á residência(como se ele lá ficasse eternamente á espera de ser preso)…quando la chegou descobriu o óbvio…há muito que esse malandro tinha partido, como é óbvio…pelo menos para o mais comum dos mortais…

          O nosso sistema judicial é lento, e os nossos profissionais não gostam muito da informática…que os podia tornar mais rápidos na resolução de muitos problemas…mas é o Pais que temos…

          hoje em dia já não sabes se a tradução do endereço dns do site do teu banco esta correcto ou não…é um caso sério!!!

          cmps

  9. Mike says:

    Ou seja, isto é apenas em dispositivos móveis? Utilizadores de computador estão “seguros”?

  10. okapi says:

    Eu estou tranquilo, eu para ter acesso à minha conta só com 3 acessos, 1º código de acesso, 2º Palavra secreta e a ultima é gerada aleatoriamente por uma calculadora que está em meu poder e os numeros nunca são os mesmos.Mesmo assim eu ainda gosto de usar e caso esteja no windows um teclado virtual que vem junto com uma função do Bitdefender.

  11. jmac says:

    ok..porreiro, conseguem o acesso e depois como tiram o guito da conta interceptam sms com codigos de autorizaçao e o cartao matriz ?!

    • lmx says:

      meu caro…qual sms…se estiveres na tua conta mudas o numero de tm ao qual esta associado o sistema…
      a sms já não vai para o dono da conta , mas sim para o assaltante…

      cmps

      • PedroT says:

        Sim mas o cartao matriz não.
        Caso do Montepio e da Caixa.
        Só com possições deste cartão consegues fazer operações

        • newJ says:

          Mas isso ao utilizares muitas vezes podem começar a guardar muitas das chaves matriz, a não ser que troques o cartão muitas vezes em pouco tempo..
          Já a sms acho estranho see possível mudar o No de telefone no site do banco.. Normalmente são sempre autorizaçoes enviadas para casa por correio de papel.

          • diogo says:

            E como eles conseguem ordenar a matriz??? São 64 números, agrupados de uma maneira que não ajuda à ordenação. Até se conseguir ter a matriz ordenada corretamente ainda vão uns meses

      • Ru1Sous4 says:

        Acabei agora de falar com a minha entidade bancaria e o numero só pode ser alterado através de contacto telefónico e não via plataforma online.

        Fica novamente a questão, como fazem eles uma transferência sem terem acesso ao nosso tlm… try again.

        • lmx says:

          pois…isso já não me lembro pensei que era possível alterá-la a partir do site…

          No entanto a sms só é enviada a cima de determinado montante…não sei se é assim para todos os bancos…e isso tenho quase a certeza que pode ser definido online…

          cmps

      • alkapone says:

        No BPI não funciona assim, so podes mudar o numero de telefone no balcão, não dá pela Internet nem telefonando. Depois ainda tem o cartão matriz que é exigido para qualquer movimento que queiras fazer, seja transferência, pagamentos, carregamentos. etc…

  12. F Gomes says:

    Bom… com tantos experts por aqui e ninguém se “lembra” que existe um teclado virtual no W7 ou através do Panda Secure Vault-Virtual Keyboard? Toda e qualquer operação que envolva banca, transacções online, MBNet, etc., utilizo sempre teclado virtual. Ou o trojan também “decifra” este método de introdução?

    • joaquim says:

      sim, tu realmente és o mais inteligente de nós todos, que comentário tão descabido lol

    • okapi says:

      Então é porque não leste o comentário acima, e se o leste fizeste de contas para te armares e dares numa de chico esperto.

      • Nuno Mendes says:

        F Gomes. Este malware utiliza funcionalidades de ‘famosos’ (pelo pior motivo) vírus como o Zeus e SpyEye, o que inclui além de key logging (registo das teclas pressionadas): registos de video, captura de ecrãs, malware para plataformas moveis (Android, Symbian, BlackBerry). O que torna este malware um bastante diferente dos habituais esquemas de phishing que chegam por vezes a Portugal, é o facto de fazer parte de uma rede mais organizada (como se comprova pelo registo de domínio na Rep. Checa – dominio semelhante ao dos Correios checos) e a existência de uma rede para C&C (controlo e comando).

  13. Mota says:

    Achava mais interessante se ajudassem a remover esta praga!

  14. Nuno says:

    Humm, android/symbian/blackbarry com Win32/Spy.Hesperbot e um executavel do tipo ZALIK~1.exe. Comprem o antivirus da eset pq eles conseguem detetar aplicações win32 a correr nos dispositivos móveis acima descritos. O que me cheira q seja é um trojan pra windows que espia o pc, keys, screen, etc e ao detetar um dispositivo movel ligado ao pc infeta ou tenta de alguma maneira. mas o eset antivirus ( pago ) nao deteta um keylogger nao? pq o avast ( gratis ) deteta.

  15. Collins says:

    E Montepio talvés também. Estava agora um mail na pasta Spam que foi logo apagado. Eu não tenho nada com o Montepio !!!

  16. Carlos A. says:

    Boa noite Pedro Pinto,
    Afinal parece que eu tinha razão…não é preciso dizer mais nada.

  17. Vítor I says:

    “Cavalo de Troia muito avançado e eficaz”. Não é preciso tanto, foi já há dois anos, mas vi num balcão BPI o Internet Explorer 5 ser usado para acesso dos clientes aos serviços na Net. Leram bem, IE 5, nem sequer era o 5.5!

    Por aqui se vê a preocupação da banca portuguesa com a segurança informática.

  18. Benchmark do iPhone 5 says:

    A ESET tem um blogue onde tem isto mais ou menos bem explicado:

    Parte 1: http://www.welivesecurity.com/2013/09/04/hesperbot-a-new-advanced-banking-trojan-in-the-wild/
    Parte 2: http://www.welivesecurity.com/2013/09/06/hesperbot-technical-analysis-part-12/

    Afecta o Windows e a ESET encontrou uma componente para Android e Symbian. Percebi como é que o computador é infectado. Para infectar dispositivos mobile o utilizador, a parir da informação que recebe no computador infectado é induzido a instalar uma aplicação no Android ou Symbian (Blackberry também será possível mas a ESET não encontrou).

  19. sakura says:

    para quem tem windows e um bom antivirus ms.
    “Detected by definition: 1.157.1121.0 and higher” <– 2012 ano agora se usam outro antivirus a culpa não é do windows.

    http://www.microsoft.com/security/portal/threat/encyclopedia/entry.aspx?Name=TrojanSpy%3AWin32%2FHesperbot.A#tab_2

  20. Fernando says:

    Eu tenho o COMODO Internet Security Free 6.2.285401.2860 atualizado até hoje. Espero que não falhe!
    Solução, não ir ao banco pela Internet durante algum tempo.

  21. emptydev says:

    Não entendo como uma pessoa pode ser “hackeada”. Entra-te na conta? Simples, muda-se a passe.

    Acedem-te ao banco e agora?

    Para fazerem movimentos da conta, débito direto, ou qualquer outra – Precisam de autorização do banco e quando essa autorização é pedida, chega uma cartinha a casa a informar (pelo menos na Caixa Geral de Depósitos);
    Depois, para qualquer movimento é preciso um SMS Token ou Código Matriz. Até para um simples carregamento de telemóvel o pedem.

    Portanto, não vejo o problema 🙂

  22. Ru1Sous4 says:

    Ora como é que eles acedem ao código de transferência que eu recebo no tlm mm?

    • Paulo Cruz says:

      Não acedem, o que estes vírus fazem é comprovar que existem utilizadores e entidades bancárias com pouca segurança , pois por exemplo na CGD e na Caixa C. Agrícola não existe qualquer hipótese de com este ou outro trojan alguém conseguir fazer transferências das contas bancárias.

      Transferências em que solicitam cartão matriz e SMS token estão seguras pelo menos por agora.

      OBS: Claro que andar a distribuir cópias do cartão matriz no Facebook e perder o Télemóvel não é de todo aconselhável.

      • Nuno Mendes says:

        Paulo Cruz, não é assim tão simples: “The malware used by attackers is a customized version of the Zitmo Trojan spyware application. Zitmo is short for “Zeus in the mobile,” and the malware is designed to defeat the two-factor authentication systems employed by some banks. To do that, a companion, smartphone version of the malware intercepts the one-time transaction authentication number (TAN) that banks send to a customer’s mobile device, via SMS, which the customer must then enter into a banking website prompt to authorize a money transfer.” in http://www.informationweek.com/security/attacks/zeus-botnet-eurograbber-steals-47-millio/240143837

        • Nuno Mendes says:

          Fui buscar esta referência do ano passado para demonstrar que os sistemas 2FA (por SMS) podem ser vulneraveis neste tipo de ataques.

          • Ru1Sous4 says:

            Eu usando iOS deduzo q esteja seguro (por agora), mas tendo em consideração o q foi dito na segunda parte da (vossa) analise da Eset

            “Nos scripts de injecção web que vimos até agora, o malware injecta código num sítio web, sugerindo ao utilizador que instale uma aplicação para o seu smartphone. A vítima tem à sua escolha uma lista de modelos de telefones e depois de introduzir o seu número de telefone recebe no seu telefone um link para descarregar a componente móvel.”

            Segundo percebi, é preciso uma aplicação ser instalada no smartphone com o auxilio do utilizador…

  23. NoBodyCares says:

    Só ainda não percebi como é que uma pessoa fica infetada, podem-me ajudar?

    • Nuno Mendes says:

      NoBodyCares, neste caso concrecto através de um esquema de phishing relacionado com facturas da Portugal Telecom. Se receber este email e abrir (executar) o ficheiro anexo (supostamente uma factura) o malware começa a instalar-se na máquina. Depois há outras vertentes tais como convencê-lo a instalar uma aplicação maliciosa no smartphone.

  24. PapiMigas says:

    Eu não uso home banking, hehe 😀 é a melhor defesa para isto 😀

  25. Nuno Mendes says:

    Vivam. Ainda hoje a ESET Portugal vai disponibilizar no seu blog (http://eset.pt/blog/) a 1ª de 2 partes da análise ao Hesperbot e que irá certamente esclarecer muitas das questões aqui colocadas.

  26. Nuno Mendes says:

    A segunda parte (e última) da análise técnica do Hesperbot está disponível em http://eset.pt/blog/2013/09/hesperbot-analise-tecnica-parte-2-de-2/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.