PplWare Mobile

A tecnologia e o mundo no futuro, segundo a Microsoft

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Armando says:

    Um mundo de máquinas, pelas máquinas e para as máquinas! Nem Lincoln poderia desejar melhor do que isto para a humanidade… Viva!…

  2. João Brandão says:

    Muito bom este tópico, imaginem só como era antigamente a tecnologia e o que é hoje, num espaço de poucos anos evoluímos de tal forma que hoje conseguimos fazer e trabalhar em coisas magnificas. A questão que eu coloco e que em principio todos colocam é como será a tecnologia daqui a uns anos, ao nível de evolução que estamos a ter isto vai melhorar muito a nível profissional e a nível pessoa,pois já não teremos que nos preocupar com isto ou com aquilo, basta ir ver a um simples aparelho.Acho que todos que trabalham para o mundo evoluir estão de parabéns.

  3. Ppietra says:

    Há alguns pontos interessantes na forma de interacção, alguns deles até já existem dalguma forma. Contudo, isto faz tb lembrar aqueles “videos” dos anos 50/60 em que imaginavam como seria a casa do futuro, cheia de mecanismos, cheia de coisas escondidas que apareciam quando se clicava num botão. Tudo muito bonitinho, mágico, impressionante, mas longe de ser simples ou sequer viável em aplicação generalizada, muitos até de utilidade duvidosa.

  4. Marco Magalhães says:

    Eu acho sim que estamos a depender demasiado da tecnologia. Basta ver o ponto mais básico: e se toda a rede eléctrica planetária falhasse (e tal é possível por causa do nosso querido sol)? Pois é, se tal acontecesse, a humanidade iria retroceder vários anos e iríamos levar uns quantos mais até estabilizar tudo novamente, isto se não tomasse um caminho pior ainda.

    Basta ver que coisas básicas como a produção de produtos alimentares iriam parar, iria haver fome e escassez de água, etc etc. Acho que dá para ter uma pequena ideia do que poderia acontecer. Só o facto de ficarmos sem luz, já faz com que fiquemos meio perdidos.

    Mas é apenas um ponto de vista.

    • Ppietra says:

      Isso é tão aplicável agora como há 40-50 anos atrás. Há muitos pontos fulcrais dependentes de energia eléctrica, mesmo tecnologia básica, mas isso é quase desde que se começou a generalizar o uso de energia. Sem energia seria impossível termos a actual produtividade e segurança alimentar.
      Mas sem dúvida que as pessoas estão cada vez mais dependentes de tecnologia para as coisas mais pequeninas.

    • MOr says:

      Grande parte da humanidade vive hoje em condições de miséria com escassez de alimentos e água.
      Que bom seria que houvesse um reset à distribuição de riqueza pela humanidade mas para isso é necessário um reset ás nossas mentalidades. A tecnologia tem feito muito para facilitar a nossa vida mas é preciso que chegue a todos e há que lutar por isso.

  5. Deepswitch says:

    Não sou um visionário nato, mas acho que a perspectiva deste futuro da Microsoft é demasiadamente puxado. A maioria das coisas que aparecem é sincronismo entre horários, emails, reuniões enfim, coisas que para um utilizador comum é dispensável. E também não estou a ver, (excepto se tiverem os comandos de voz evoluído muitissimo), uma pessoa a perder tempo a configurar no telemovel “Vou ter uma reunião, ora bem deixa lá ver o dia, depois as horas, o sitio no GPS, meter as pessoas que lá vão estar para marcar possivelmente em redes sociais e fazer uma convocação de pessoal nas redes sociais”

    Acho que a perspectiva da Microsoft é boa, mas demasiado carregada em holográficos, com certeza que se fartaram de ver as séris de George Lucas antes de fazerem estes dois clipes.

    Atenção a tecnologia terá que ficar ao preço da chuva para preparar os primeiro os centros urbanos para que isto um dia chegue até nós. Já existem carros que têm a especie de holográficos.

    • Carlos says:

      ““Vou ter uma reunião, ora bem deixa lá ver o dia, depois as horas, o sitio no GPS, meter as pessoas que lá vão estar para marcar possivelmente em redes sociais e fazer uma convocação de pessoal nas redes sociais””

      Tás a ver mal a coisa.

      Primeiro já muita gente faz isso, marcar “eventos” no Facebook, enviar convites para os “amigos” (podem ser só colegas de trabalho) com as coordenadas de GPS é normalíssimo.

      Segundo que o vídeo foi feito pela equipa de I+D do Office, e a ideia é que o Outlook já sabe (ou obtém da net) as coordenadas de GPS do local do “evento”, por isso não é preciso introduzí-las, bastará dizer onde é o “evento”, e também sabe como contactar todos os participantes, seja por e-mail, redes sociais ou mensagens instantâneas (SMS, Messenger, etc). O utilizador só terá que sabes (como é óbvio) o onde, o quando e o quem, e mesmo nisso o Outlook pode ajudar.

      E terceiro: já hoje o Outlook faz muito disso, desde que tenhas sempre um PC com internet à mão.

      E mais: coisas como tradução instantânea automática de texto e de voz já existe hoje, não é é lá muito de fiar nem tão simples como usar uns “óculos”. (Bom, no caso de textos é quase, basta tirar uma foto com o telemóvel…)

      E ecrãs translúcidos também já há: http://youtu.be/fRFlqFZUimM

  6. Excelente!
    Há alguns anos atrás este vídeo era ficção científica sobre um futuro muito distante.
    Hoje, vemos como uma realidade muito próxima. Incrível como a tecnologia evoluiu na 2ª metade do séc. XX e como está a evoluir exponencialmente no neste século.

  7. Marco Pires says:

    Na minha opinião a tecnologia e inovação é boa na medida em que nós somos diferentes dos outros seres pela nossa capacidade raciocinar (absorver os problemas e com razão chegar à solução), a nossa evolução ao longo dos tempos tem sido feita através de conjunto restrito indivíduos iluminados que através das suas invenções alteram o nosso modo de vida. Por isso penso que tudo o que nos liberte dos nosso hábitos “monkey sees monkey does” é excelente, para isso as maquinas são óptimas e deixe a humanidade em maior escala fazer aquilo que somos bons em comparação com as outras espécies. Mas como bem disse o Marco Magalhães “é apenas um ponto de vista”.

  8. Pedro Oliveira says:

    Tudo o que aqui esta é mesmo muito impressionante, porém na minha opinião só devemos é de resolver a questão da energia, a nossa dependência de combustíveis fosseis não tem razão de ser, porque a evolução e tão grande e no entanto a dependência por combustíveis é absoluta. Colmatando o comentário acima primeiro devemos resolver a nossa dependência e depois pensar no futuro.

  9. Avalancha says:

    Esperem pela evolução do SIRI da Apple ou O IRIS da Google, para já baseada só em voz.
    ai sim vai ser o inicio de uma grande revolução

    • T.Castro says:

      Sem ter nada a ver com o tema, agora é que reparei:
      Apple -> Siri
      Andro -> Iris

      Iris é Siri lido ao contrário… Engraçado, acho que quando a Apple der conta disso não vai achar piada nenhuma…

  10. Acácio Bernardo says:

    Concordo com o Avalancha.
    Quem fez o video teve uma visão muito limitada pelo touchscreen. Há situações que não são práticas, o touch não é solução para tudo. Em alguns casos de uso via-se algo que era complicado de usar, a fazer de conta que era fácil. O video é bonito mas tão futurista como o Senhor dos Aneis :).. ok estou a exagerar, mas não é preciso nem aponta soluções inovadoras. Daqui a uns 10 anos se vissemos este video riamos como falhou, tal como olhamos para os jetpacks nos filmes dos anos 60. Não quer dizer que não os haja, mas não andamos todos neles como se propunha nessas visões.

  11. aver says:

    Um espectáculo. A questão é – e agora como é que se faz isto ? Aí as cabeças viram-se para Palo Alto, Califórnia.

    P.S. De facto a interacção por voz era inexistente. É anterior ao SIRI.

  12. jpng81 says:

    A microsoft nem sabe resolver os próprios problemas do sistema operativo, quando mais vir a desenvolver este tipo de tecnologia… acredito mais numa aple de que uma microsoft. Aliás nem sei para quê este tipo de videos… deve ser para dar ideia que é uma empresa muito á frente do seu tempo…. dasss que até irrita este tipo de videos.
    Aliás ainda vão ter de esperar muitos anos para algo assim apareça, é preciso que existam processadores quânticos para que se consigo algo deste tipo.

  13. Mário Poeta says:

    Penso que daqui uns anos, não será microsoft , mas sim apple +apple+ apple, porque o video aparece é mais apple style, iphone + ipad + star wars!

    p.s alguns anos atrás , só 10% das pessoas tinham tv em casa e não há muito tempo , poucos eram aqueles que tinham pcs ou telemóveis. acredito que daqui a 5 anos , futuro será parecido a isto, mas não igual.

  14. Daniel Oliveira says:

    Penso que o que vou dizer pode ser certo para uns e errado para outros mas aqui vai a minha opinião.

    Do meu ponto de vista estas tecnologias estão a muitos “anos de luz” para acontecerem.. digo isto porque. estes vídeos mostram tecnologia que não se compara á que temos agora, é como passar do numero 1 pro 100. assim como o exemplo que dei, a microsoft não consegue nem em 20 estas tecnologias. Uma tecnologia que estão a utilizar nestes vídeos é nanotecnologia e digo isto porque? acham mesmo que como o mundo esta neste momento isto poderá vir acontecer? pensem comigo. Dinheiro?materiais?obras? conhecimento?tecnologia para criar isto tudo? pois falta uma coisa, como é que vão aplicar isto á escala mundial? mas á mais… competição entre marcas entre muitas outras coisas que se reflectirmos bem pensaremos que isto está muito longe de ser uma vida real.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.