Chromium versão 6 – Mais um passo da Google?
Foi esta semana publicada a versão 6 do Chromium. Este browser é a antecâmara do que o Chrome se tornará. É nele que a Google se baseia para criar o seu browser e aí são testadas novas funcionalidades antes de estas serem incorporadas no Chrome.
A notícia desta nova versão não tem interesse pelas novidades que o Chromium traz pois não são muitas ou de relevo. A novidade é mesmo o número da versão, que mais uma vez voltou a subir.
Esta alteração de número de versão não acontece de forma espontânea. Segundo a Google, a única razão para a mudança de versão do Chromium (e do Chrome) é uma mudança no WebKitt ou no motor de JavaScript V8. E estas actualizações têm sido frequentes no WebKit nos últimos tempos.
Apesar desta justificação, o Chrome é o browser que mais tem avançado na numeração de versões. Actualmente estão disponíveis para os utilizadores 3 versões. A estável, que está com o número de versão 4, as beta e as de desenvolvimento, que estão na versão 5.
A primeira versão do Chrome foi lançada no dia 02 de Setembro de 2008 e desde essa data avançou da versão 1 para a 4. Em apenas 2 anos foram avançadas 2 versões (3 se contarmos com as de desenvolvimento e beta). Como termo de comparação, a Microsoft demorou um ano a evoluir da versão beta para a final do IE8.
Esta febre de novas versões que a Google tem seguido não será apenas mais uma medida de marketing inteligente? Será que a Google quer recuperar o tempo perdido face aos demais browsers? Apenas o tempo o dirá.
Na verdade o número de versão é apenas isso mesmo, um número e a Google terá de provar a capacidade do seu browser com desempenho e novas funcionalidades. E isso parece-nos que tem sido cumprido, tendo o Chrome ganho o seu lugar na indústria por mérito próprio.
As novidades presentes nesta versão, e como referido acima, são mínimas. Destaca-se um novo motor WebKit e outras alterações que o tornam um pouco mais rápido nos testes que a versão anterior.
Chrome v5 (dev)
Google Chrome 5.0.396.0 (Compilação oficial 46416) dev WebKit: 533.8 V8: 2.2.7 Agente do utilizador: Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 6.1; en-US) AppleWebKit/533.8 (KHTML, like Gecko) Chrome/5.0.396.0 Safari/533.8 |
Chromium v6
Chromium 6.0.400.0 (Compilação de programador 46859) WebKit: 533.9 V8: 2.2.8 Agente do utilizador: Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 6.1; en-US) AppleWebKit/533.9 (KHTML, like Gecko) Chrome/6.0.400.0 Safari/533.9 |
Uma vez que as alterações que o Chromium incorpora demoram poucas semanas a transitarem para o Chrome é expectável que seja realizada também uma actualização no número de versão deste.
Caso queiram ver no que se vai tornar o Chrome e perceber que caminho tem a Google trilhado com o seu browser podem experimentar esta versão do Chromium.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows / Linux / Mac
Download Windows: Chrome v6 [22MB]
Download Linux: Chrome v6 [25MB]
Download Mac: Chrome v6 [24MB]
Homepage: Chromium
Este artigo tem mais de um ano
Alguém sabe como recuperar o sector 0 de um disco usb sem ter que o formatar?
e que desliguei do pc enquanto ele lia o disco usb, agora quando ligo pede para formata-lo. alguém sabe sabe algum programa para recuperar os ficheiros??
Spinrite?
http://www.grc.com/sr/spinrite.htm
obrigado pela dica.
não dá para instalar sem ser em portable??
tenho de instalar o chrome em beta 🙂 só espero que seja seguro.
Sim é possível. Vê um comentário colocado mais abaixo.
obrigado 🙂
já instalei, é MUITO mais rápido que os anteriores.
É possível utilizar junto com o Google Chrome?
Vou ficar a espera da actualização para o Maemo (n900). Espero que não demore muito para lançar a actualização. Já agora, alem do motivo da actualização do motor, que novidades significativas existem nesta nova versão?
Para quem quer o instalador aqui vai (versão Windows):
http://build.chromium.org/buildbot/snapshots/chromium-rel-xp/46950/mini_installer.exe
Falando em Maemo…
Opera Mobile 10 para Maemo com os motores do Opera 10.5x está disponível!
http://my.opera.com/operabrasil/blog/2010/05/11/opera-mobile-10-para-maemo-2
Já tinha dado essa noticia, agora é esperar que seja divulgada a noticia aqui no pplware.
* link correto
http://my.opera.com/operabrasil/blog/2010/05/11/opera-mobile-10-para-maemo
Somente o número sobe mesmo, nos recursos continua inútil.
Com um comentário desses está visto que te tens fartado de experimentar. Ou não…
Já utilizei o Chrome por um tempo, testei muitos navegadores antes de decidir qual é o melhor pra mim…
Atualmente acho que eles só estão querendo aumentar bastante o número da versão pra poder parecer que o Chrome é melhor, mais antigo, mais confiável, etc. Principalmente brigando contra o Internet Explorer 9 e o Opera 10.5!
Em termos de performance tem havido avanços como retrocessos. A performance (avaliada atraves dos benchmarkers existentes) e mesmo a propria velocidade de abertura tem-se notado que tem vindo a melhorar, o problema mesmo é para quem usa netbooks (a grande maioria são parecidos no que toca a performance), a página demora um pouco, depois de aberta, a ficar disponivel, e o mais curioso é que isso se passa com mais incidencia no motor de busca Google. Mais nenhum browser me faz isto, já experimentei arrancar com outro perfil, desactivar todo o que fosse programas que tivessem a afectar o Browser, portanto só me leva a querer que desde da versão 5 que o browser pilhorou apesar de obter
pontuações maiores nos benchmarks.
Cá vão os resultados no meu Netbook:
Google Chrome 4: 954 pt
Google Chrome 5: 1624 pt (tanto?! o teste foi feito da mesma maneira)
Opera 10.50: 1072 pt
Opera 10.54: 1388 pt
Irei testar o Chromium 6 para ver se existe alguma diferença significativa.
A única razão porque não utilizo o chrome é pq n memoriza o zoom que utilizo em cada página.
A unica coisa que me pergunto é que a Google nunca ouviu falar em builds?! 😀
É que já começa a ser demais aumentarem tantos numeros da versão, por mais significativas que tenham sido as mudanças, já irem na 6 é demais… sinceramente não percebo o porque de cada mudança saltarem logo as versões e sub-builds, esquecendo totalmente as builds.
Qualquer dia apanham o IE9 e Opera 10 …
É claro que eles sabem o que são builds. Todas as 6ªs feiras sai uma nova (pelo menos na versão DEV).
E mesmo nas restantes eles vão metendo cá fora com consistência nas versões major.
Gente, posso estar enganado, mais até onde eu sei, o Chrome está no 4 final, 5 beta, e agora no 6 alpha? Para que tanta coisa? O Chrome deveria participar da São Silvestre, em 31/12, pois ganharia, sempre corredo atrás de alguma coisa…
A Google está sempre correndo atrás de alguma coisa… Não é à toa que se tornou a maior empresa relacionada à internet do mundo.
Minha maior curiosidade é quanto ao Google OS, baseado em kernel Linux. Imagine um sistema operacional extremamente simples de usar e ainda com a segurança do Linux!!!! Um dia a Microsoft desafiou a IBM e venceu a batalha… Quem disse que ela também não pode cair???
Voltando ao assunto: o número das versões do Chrome tem subido drasticamente, mas acho que faz juz ao nível em que este navegador se encontra hoje.
OHHH YEAHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E em mais ou menos 24h lançaram 21 snapshots depois dessa versão. Podem acompanhar e descarregar no link seguinte os snapshots mais recentes http://build.chromium.org/buildbot/snapshots/chromium-rel-xp/.
Em termos de performance superou a versão anterior que tenho instalada e pareceu-me estável.
http://img188.imageshack.us/img188/1092/peacekeaperbenchmark.jpg.
O Opera também tem estado com bastantes lançamentos quase diários e sempre a melhorar. http://my.opera.com/desktopteam/blog/
“mouse gestures” como no Opera, é que era de considerar. 😀
Espero ansiosamente para que esta função se torne um padrão no Chrome, já que a extensão que utilizo aqui não funciona em todo o explendor, além das outras que funcionam bem, mas só em Windows.
OHHH YEAHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Alguém me pode dizer como instalar a versão mais recente do Chromium em Windows Vista?
O Instalador (http://build.chromium.org/buildbot/snapshots/chromium-rel-xp/46950/mini_installer.exe) já não está valido!
Obrig