HTTP Nowhere – O seu Firefox fica mais seguro
A segurança na Internet deve ser uma preocupação constante. Para além das conhecidas regras que ditam que devemos evitar aceder a redes desconhecidas e a sites que não confiamos, existe uma que é quase lei. Devemos sempre que possível evitar aceder a sites que não usem acessos por HTTPS.
Como nem sempre conseguimos garantir que todo o tráfego é para sites seguros, no Firefox podemos protegermo-nos com o HTTP Nowhere.
O HTTP Nowhere realiza uma função muito importante, ao mesmo tempo que é muito simples. Com esta extensão podem bloquear todo o tráfego do Firefox que seja dirigido para sites que não estejam a ser acedidos por HTTPS. Todo o restantes tráfego é barrado e não conseguem aceder.
Conseguem assim dar mais uma camada de segurança às navegações que fazem em locais desconhecidos ou que não confiem.
É normal que ao usarem o HTTP Nowhere fiquem limitados ou até com comportamento estranhos nos sites que acedem por HTTPS, o que significa que partes desses sites estão a ser acedidos por métodos não seguros.
Usar o HTTP Nowhere é simples. Basta que cliquemos no ícone que está disponível na barra do Firefox e que o activemos. De imediato os acessos a sites não seguros são barrados. Apenas o tráfego HTTPS é permitido e circula.
Depois activado o HTTP Nowhere, o ícone irá mostrar o número de tentativas de acesso a sites não seguros. Podem também ver em detalhe quais esses sites são.
Se pretenderem, o HTTP Nowhere permite que criem listas de acessos autorizado para certos sites. Essas listas podem ser criadas directamente no menu do HTTP Nowhere ou através das suas definições.
Estas definições permitem ainda que criem, para além da lista de sites autorizados, listas de sites bloqueados de forma permanente e que não vão aparecer na lista de sites bloqueados, e também outras definições genéricas.
Esta extensão não vos garante uma segurança a 100%, mas pelo menos impede que naveguem em sites poucos seguros e que podem trazer complicações às vossas máquinas.
É apenas mais uma peça no leque de opções que devem ter disponíveis para se protegerem e que devem usar sempre que não estejam garantidas as condições de segurança.
Download: HTTP Nowhere 2.0.2
Homepage: HTTP Nowhere
Este artigo tem mais de um ano
No chrome podemos usar o HTTPS Everywhere que quando possivel ele muda para HTTPS =)
…e no Firefox também.
Penso que o firefox 23 já bloqueia ligações não seguras em páginas https, e mostra um icone que acho que caso a página não funcione como devia podemos ativar essas ligações, de maneira ter a página novamente funcional