PplWare Mobile

.WWF – Uma extensão amiga do ambiente

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. FG says:

    Dar, dará sempre, nem que para isso seja preciso criar software que o faça ou “desbloquear” o software que o negue fazer 😛

    Mas é uma boa ideia concerteza!

  2. Guzzman says:

    Obviamente que não vou utilizar isto. But well, good try WWF..

  3. bigkax says:

    Se eu percebi bem: .wwf=.pdf-print
    Mais depressa a segunda vinda de Cristo acontece do que isto pegar.
    Se gastassem o tempo a resolver o problema em vez de inventarem. Numa área num espaço de tempo consegue-se produzir o triplo de papel de cânhamo do que papel de árvore. Para não falar em plástico, óleo, roupa e tapetes voadores.

  4. Ruaben says:

    onde arranjo esse tema para o M.Office, é que tem um “loque” diferente

  5. André Silva says:

    Eu sinceramente também não vejo o sucesso disto. A iniciativa tem bons objectivos, mas e se eu precisar *mesmo* de imprimir o documento?

    No meu ver, seria mais útil uma campanha de sensibilização de imprimir apenas quando necessário, ou que transmitisse dicas úteis para poupar papel, do que uma impressora que cria documentos com funções limitadas.

  6. João Marques says:

    É sempre bom preocupar-mo-nos com o desperdício de papel, mas acho que hoje em dia o formato .pdf serve perfeitamente para fazer a mesma função do .wwf.

    A poupança parte de cada um e não de um simples formato de ficheiro. Eu uso .pdf e evito imprimir, estou a usar o .wwf indirectamente.

    Cumprimentos

  7. Yamato says:

    Ao criar um pdf (usando muitas “impressoras virtuais” tipo primopdf) há a opção de proteger contra a impressão, a cópia…

  8. ITDept says:

    Dias após o anuncio desse formato, já foi demonstrado que não passa de um simples PDF com a opção de print desabilitada.
    Para quê confundir os utilizadores?!
    Além do mais, não é eficaz, quem precisar, imprime e prontos, só precisa de software opensource que já existia antes desse formato ver a luz do dia.
    Anyway… em vez de andar com parvoíces, deviam era apostar na EDUCAÇÃO dos utilizadores.
    Já perdi a conta que vi pessoas imprimirem documentos, para depois enviar por fax, para empresas/clientes que possuem endereço de e-mail…. vá lá…. como é possível ser tão…. parvo?
    Simples… falta de educação.
    Sendo eu sysadmin, quando vejo tal burrada, após uma breve explicação do desperdício de papel + custo da chamada telefónica (esquecem-se sempre disto) + falta de qualidade na recepção versus envio do mesmo documento em formato PDF via e-mail, quase que me pedem para levar o fax para o lixo.
    O problema é que haverá sempre alguém que irá enviar documentos por fax, então deixam ficar o equipamento, mas evitam ao máximo havendo alternativa electrónica.
    Resumindo…. apostem mas é na educação do zé povinho… tretas de formatos novos só lhes vem fazer mais confusão.
    E já agora, uma petição para matar de vez a porcaria do fax. 🙂

    • ITDept says:

      Antes que alguém venha mandar bitaites sobre impressão directa para o fax (virtual printer)… esqueçam, não deixam de ter o custo da chamada e não ganham nada com isso comparado com mail e outros métodos…

    • Regis says:

      “…deviam era apostar na EDUCAÇÃO” acho que a questão é mesmo essa, e sobretudo a falta dela no teu post onde insultas tudo, todos e sobretudo o trabalho dos outros!

      • FDAD says:

        Hahah

        Eu concordo, e subscrevo o “ITDept”

      • Filipedgb says:

        Quando ele referiu educação estava a falar de formação/instrução, dado que isso tem que ver com ignorância e não com modos ou protocolos sociais idiotas.

        Pessoalmente concordo com tudo o ITDept que disse…por vezes falar de forma dura pode parecer insultar…mas é apenas uma maneira de chamar a atenção para os factos

    • Maori says:

      Nada mais certo ITDep, ainda acrescento que por vezes pessoas que enviam email, ainda conseguem ligar a seguir para o destinatário a avisar que enviaram email.
      Afinal estamos em que seculo?
      Eu como sysadmin (tb) tive necessidade de enviar um fax para uma entidade publica( ou melhor 4 vezes um fax pois o receptor em outro departamento dizia nao o ter recebido, e caso fosse enviado no dia só o via passado 48 horas )pois segundo eles por email nao podia ser, segundo eles nao tinha validade fiscal??????
      Limitei-me a dizer que alem dso serviços deles serem deficientse, deveriam pensar em instalar um servidor de fax, pois se calhar a senhora que estava ao lado do fax a imprimir os fax e a entregar nos respectivos serviços, deveria ter saído para o café.
      Não ha duvida que ainda existe uma resistência muito grande a tecnologia.

  9. Pato Donaldo says:

    Basta tirar um print e imprimir..

  10. Tiago says:

    Na minha opinião é mais uma funcionalidade repetitiva, visto que existem diversas “impressoras pdf” que nos permitem exactamente isso: não permitir impressão do documento, entre muitas outras opções.
    Mas como sempre há que goste de dizer “eu uso”.
    De qualquer forma é uma boa forma de proteger um pouco mais o ambiente.

  11. Regis says:

    Há coisas engraçadas. Os “inventores” do WWF criaram uma forma de com menos trabalho e preocupação podermos poupar papel (seja na impressão seja o da carteira) e a malta esta toda empenhada em arranjar truques, com mais trabalho, para furar o esquema. Espantoso 🙂

    • ITDept says:

      inventores?

      O PDF já foi “inventado”….. À muito tempo.
      Pegares num ficheiro teste.txt e chamares-lhe teste.texto é invenção? ena…

    • bigkax says:

      Em incremento ao que o ITDept disse, se não fosse “a malta esta toda empenhada em arranjar truques, com mais trabalho, para furar o esquema.” ainda estava-mos a viver em cavernas ou pendurados numa árvore. Essas pessoas que buscam conseguir fazer coisas previamente impraticáveis, chamadas por alguns de hackers, são os alicerces da sociedade moderna. Uma pau com uma pedra amarrada, a roda, pólvora, rádio, motor de combustão, interface gráfica, etc. são exemplos do trabalho de pessoas a tentar fazer mais do que previamente era possível.
      O triste é ver essas pessoas a inovar sem pedirem nada em troca e serem punidas por tentarem ajudar.

      • ITDept says:

        Concordo ctg.
        Hackers é o nome que se dá agora, voltanto atrás no tempo, tens os inventores, magos, xamãs, mágicos, etc…
        Qualquer um que faz algo de diferente passa por maluco ou tonto, etc… enfim 😐

  12. m00nbl00d says:

    A intenção… essa é boa.

    Mas, vamos lá ver… o computador é sempre a melhor solução para termos um determinado documento, que queiramos ter sempre à mão?

    Nem sempre.

    Não vejo como é que “soluções” como esta irão resolver o problema do abate de árvores. A solução passaria, isso sim, por uma alternativa que TODOS pudessem usar ao papel… Quem sabem, equipamentos digitais tipo iPAD, com um preço muitíssimo mais em conta, onde pudessemos ler todo o tipo de ficheiros? 😉 Até poderá ser um dispositivo com menores dimensões, e quem sabe desdobrável, para guardar no bolso?

    Isto sim, seria solução. Ou, já existe… e eu tenho que ver mais notícias de engenhocas? lol

    Abraço

    • ITDept says:

      Exacto, soubeste de uma estação de televisão alemã, onde os funcionários apresentaram um orçamento e custos de
      iPad vs papel+toner+manutenção de impressoras+etc
      no uso do dia-a-dia?
      Conclusão: iPad para todos e ainda lucram 😐 Dá que pensar não dá?

      Já temos as facturas electrónicas, é um principio.
      Agora imagine-se…
      Praticamente a maioria das lojas tem sistema Multibanco, correcto?
      Imagine-se um sistema do género POS, mas com ligação a um outro sistema tipo SIBS/MB onde ficassem armazenadas todas as facturas.
      Imagina-te entrar no portal das finanças e teres lá acesso a todas as tuas facturas e automaticamente, entrar para IRS (se aplicável), assim como da parte do vendedor, entrar para as finanças directamente. Oh… era uma vez a fuga ao fisco…
      E poupava-se papel (facturas, recibos, talões).
      Talvez daqui a uns anos…

      • Gerardo says:

        E a malta que foge ao fisco??? Porque é que pensas que essas e outras medidas ainda não foram implementadas?? Porque é que uma medida tão simples como o levantamento do sigilo bancário levanta tanta polémica?? Eu não tenho nenhum problema que o estado/policia me veja as contas. Este tipo de medidas não anda para a frente porque uns e outros (políticos e grande empresários) são 2 faces da mesma moeda. O que interessa é roubar o povo.

        • ITDept says:

          Mas que pena que eu tenho desses… ui…
          Andar em Mercedes e BMW e declarar ordenados mínimos… enfim.
          O pessoal das viroses e spywares em vez de perder tempo a criar esses “bichinhos” que só nos fazem perder tempo, deviam era criar algo que conseguisse expor quem faz falcatruas do género…
          Ético??? nem por isso…
          Legal??? duvido…
          Mas que era bem feito 😀 😀 😀 😀

  13. phixie says:

    Sendo certo que não há aqui qualquer inovação penso que o mais importante é a chamada de atenção… se for mesmo necessário imprimir imprime-se e por vezes não há outra opção mas este tipo de iniciativas são de louvar, tal como e de louvar este artigo precisamente por chamar a atenção para necessidade de devermos ser ecológicos… estamos a falar da sustentabilidade do nosso planeta e está na nossa mão fazermos um pouco… todos esses “poucos” juntos significará muito. Bom artigo!

  14. UKN says:

    É uma bela estratégia de marketing … já ninguém ouvia falar deles … há que manter os lobbys activos …

  15. Miguel says:

    ler coisas em computador nem sempre é prático. a concentração não é a mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.