Glympse – Partilhe a sua localização!
A nova tendência para a utilização de smartphones abre caminho ao aparecimento de ferramentas úteis baseadas nas famosas aplicações do Google. Glympse é um desses exemplos que poderão ser adoptados para um sem número de exemplos práticos. Podemos usar este serviços para uso comercial mas também para questões de segurança. Sabe como?
O conceito é conhecido, já o Google Latitude permitia este tipo de localização quase em tempo real, mas o Glympse vai mais além e apresenta um solução de localização equipada com funções valiosas.
Mas o que é o Glympse?
Este serviço gratuito permite que um utilizador com um smartphone partilhe a sua localização com quem quiser, usando para isso o serviço do Google Maps. Essa partilha de localização pode ser temporária, conforme a vontade de quem a disponibiliza.
Para que serve?
Há imensas formas de aplicar esta tecnologia: vou criar vários cenários onde poderá ser muito interessante este serviço.
- Escola: vamos imaginar que os eu educando sai das aulas. Nessa altura envia para si um Glympse (via mail pois os SMS apenas estão disponíveis para os Estados Unidos) e poderá seguir em tempo real a localização do seu filho.
- Empresa: Um estafeta pode enviar ao seu cliente um Glympse com localização temporária (pode ser colocado um tempo aproximado até chegar ao cliente) e este poderá monitorizar o caminho feito pelo estafeta até à sua porta.
Além destas duas aplicações práticas, o utilizador poderá descobrir muitas outras. Dentro das opções do Glympse estão vários atalhos e mensagens para que seja rápido a enviar a partir do seu smartphone. Claro que utilizará sinal 3G se não tiver disponível sinal Wi-Fi mas hoje em dia o 3G está bem mais acessível.
Que informações recolhe o destinatário?
O Mapa que o Glympse partilha informa sobre a localização, o tempo restante até à chegada da pessoa em causa e a velocidade com que circula. Além destas informações, o utilizador tem disponível a tecnologia Maps do Google, podendo alternar a imagem de vista de ruas para vista de satélite e misto.
Agora instale a aplicação no seu telefone e aumente o leque de utilização.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android/iPhone OS/Windows Mobile
Download: Glympse
Homepage: Glympse
Este artigo tem mais de um ano
Excelente.
Um pequeno aparte mas igualmente uma chamada de atenção.
Há dias estava a usar o iPod Touch 2G que através de internet mostra a nossa localização exacta com margem de erro nos 200 metros sensivelmente, e tava a usar a App de Twitter chamada “Tweetie 2” e quando fiz pesquisa de twittes por localização, apareceu montes de pessoal a twittar que aparecia a localização exacta onde estavam, isto porque esta App de Twitter usa o Google Maps integrado para mostrar a localização. A forma de mostrar é espetacular, mas igualmente perigosa se for usada sem que o pessoal se aperceba, com um simples “twitte”.
O que quero dizer é que, muitos utilizadores sem crer podem estar a divulgar a localização sem saber, por isso tenham sempre atenção às aplicações que usam e devidas configurações 😉
Aqui está um exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=eEiO_Ipd8T4
E aqui outro que explica a App, este até interessante pelo “Mod” que ele usa 😉
https://www.youtube.com/watch?v=s_iUYJd1ojg
Pois essa é a outra face da questão: até onde sabemos o que estes serviços do Google disponibilizam para terceiros?
Até onde o Google cuida da nossa privacidade?
Este serviço tem um “travão” temporal que apenas emite estas posições geográficas conforme queremos. Mas há serviços que não o fazem. Depois de os instalarmos passam subtilmente a comunicar a nossa posição. Facilmente vemos isso no iPhone. Sempre que iniciamos determinadas aplicações, estas pedem logo a nossa posição. Quem me garante que muitas outras respeitem a resposta que dou a esse pedido ou mesmo que façam esse pedido?
Hoje em dia uma pessoa vê de tudo que fica sempre naquela, mas segundo a informação que tenho é que quem nos pergunta se permitimos a localização é mesmo o sistema e não a aplicação, ou seja, ele sobrepõe a ordem da aplicação, o que nos dá uma garantia de protecção diferente. Se não desse quem estava em maus lenções não era a Google mas sim a Apple, por não cumprir com normas de segurança e privacidade no sistema.
O que chamo mais a atenção é que, depois de aceite ao abrir a aplicação, a partir dai é que o utilizador tem que estar atento onde é que a aplicação vai usar esses dados da localização e onde os vai fornece-los. Quando digo iPhones, chamo também atenção aos restantes sistemas, convém terem sempre cuidado. Hoje em dia com GPS, IP Tracert, AGPS é facilimo saber as vossas localizações sem o vosso consentimento. 😉
Verdade sim senhor.
Exacto! Tive prova disso quando estava a usar a placa da banda larga, à uns meses, e fui ao Google Maps para ter acesso a um trajecto. Qual não é o meu espanto que vejo um botão do Google Maps a perguntar se desejo saber onde estou. Por curiosidade e por nunca ter visto aquele botão, cliquei. Deu-me a minha localização, aproximada, com um círculo de cerca de 200m. Acertou na rua, não exactamente no sítio onde estava mas muito próximo, cerca de 100m de diferença. Agora pergunto-me, estando num PC sem GPS, apenas com a placa da Internet Móvel, como saberei que informação é enviada sem o meu consentimento? É bastante complicado, e com a evolução da tecnologia e do nosso leque de opções começa a ser difícil controlar a totalidade dos nossos dados.
é por isso que a net é só para duros… =D
Isto demonstra que não tarda todos podem saber a nossa vida ao mais pequeno promenor… 🙂 Será que estamos preparados?
Isso está disponivel no market place do windows mobile.. mas só em alguns markets…
No meu não está! lol
Se usares windows mobile podes sacar o ficheiro do seguinte link (http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=577627), descompactar o zip e colocar o executavel no smartphone, permite-te, por exemplo, ter acesso ao marketplace dos states, o que dá bastante jeito 🙂
huuu
thanks xD
Pelo XPERIA conhecí o Glympse e gostei muito, principalmente da facilidade da interatividade- amigável ao extremo.
Falta saber se apenas via satélite , utilizado pelo acesso via GPS, se é possível manter este programa ativo no MOBILE durante o trajeto.
Nat
POR FAVOR COMO FAÇO PARA ENCERRAR CONTA NO GLYMPSE?