Dica: Efeitos visuais sem Compiz activo
A plataforma Compiz é responsável por efeitos fantásticos no ambiente de trabalho tais como o desenho de sombras e pequenas adições ao nível de usabilidade em Linux.
O único problema é que praticamente só as placas gráficas ATI, NVidia e algumas Intel são compatíveis com esses efeitos. Mas é por causa disso que noutras placas gráficas estão impedidas de ter acesso a alguns efeitos visuais? Claro que não!
As distribuições de Linux que utilizam o ambiente gráfico GNOME (Ubuntu, Fedora, OpenSUSE) como interface de utilizador, podem tirar partido desta pequena opção que hoje lhe apresento. O segredo reside no decorador de janelas do GNOME - o Metacity - que nas últimas versões permite renderização de efeitos por um processo de “compositing”.
As boa notícia é que este efeito funciona para qualquer controlador de qualquer placa gráfica, mesmo as de baixa gama.
Como activar? Simples... Lance a janela de “Executar Aplicação” mudando para a área de trabalho e através da combinação de teclas Alt + F2. Assim que esta caixa de diálogo aparecer escreva gconf-editor e pressione Enter.
Este comando irá lançar o Editor de Configuração. Este pequeno aplicativo é parecido na sua forma com o editor de registo do Windows, embora permita de uma forma gráfica activar parâmetros internos de configuração do GNOME.
A partir de agora expanda a árvore lateral do editor de configuração e siga a o seguinte caminho Apps > metacity > general. Active a opção “compositing_manager” e compare as diferenças.
Irá notar algumas diferenças de imediato, possivelmente o efeito de sombra nas janelas e menus das aplicações e painéis. O efeito de "explosão" ou "zooming" que verifica no Compiz quando clica por exemplo o Firefox no painel de acesso rápido, também é um dos pormenores que é activado.
Como vê, é um truque simples, mas com grandes efeitos e que lhe trás um aspecto mais moderno e sofisticado ao seu ambiente de trabalho.
Poderá agora fazer ver aos seus amigos que usam Linux, que não precisa de Compiz para ter acesso a efeitos na área de trabalho. Não se preocupe, não irá sacrificar praticamente velocidade ou estabilidade do sistema e os benefícios são imediatos.
Isto porque o activar do "compositing", além de embelezar a sua área de trabalho, permite-lhe ainda activar pequenos aplicativos que têm como requisito esta infraestrutura, como é o caso da "dock" incluída no GNOME Do e Avant Window Navigator. que de outra forma, não teria a possibilidade de usar sem ser através do Compiz.
Artigos relacionados
Este artigo tem mais de um ano
off topic: O que se passa com este site? Está muito lento e até errático, carrego num artigo e ás vezes nem abre o site simplesmente está congelado 🙁
é de estar alojado na sapo talvez (já me vão cair em cima)
Luís, ninguém te cai em cima.
Mas convinha dizeres as coisas certas ou pelo menos verdadeiras.
O site está alojado no mesmo sitio em que estava antes.
Não :S ainda não estamos no alojamento do sapo. é outro problema qualquer que andamos a ver.
Serei o único a não achar isto lento? Tá normal.
eu nao noto diferenças :SS:S:S:S
Acho mais lento sem duvida….mas também não é uma coisa abismal.
Nomeadamente custa a carregar a barra da sapo. Pontualmente demora também a carregar algumas imagens mas nada de mais.
Eu também tenho sentido o site muito lento.
Não me queixo, mas o que me irrita mesmo é escrever um comentário e depois não o conseguir publicar.
Já me aconteceu duas ou três vezes.
Está uns 5 min a tentar enviar e depois falha. . .
Em relação ao artigo, acho que essa opção se pode activar via Ubuntu Tweak. Não me lembro bem, e não estou em linux, mas acho que é qualquer coisas como “simple desktop effects”
Bom dica, bom post!
No meu portátil com NVIDIA tenho o Compiz activo (Ubuntu 9.10), mas em outra máquina apenas tenho GNOME “cru e duro” devido à placa gráfica 🙁 este post veio ajudar, nada como ter um Desktop que seja agradável de trabalhar.
Cumpts.
Ou então experimentam o enligthment que é muito fixe e super leve.
Excelente dica!
O meu portátil ganhou nova vida 😀
Obrigado!
Muito interessante isto!! Deve ser bom para o meu pc fixo que embora tenha uma nvidia já é muito velhinho e o compiz pesa-lhe bem..
convinha referires Rui q este tipo de compositing é possivel em todas as graficas, pois nao as utiliza. em vez de os efeitos serem processados pela placa grafica sao processados com o proprio cpu (dai o facto de funcionar em todos os computadores).
outra coisa q podias ter falado era q nao é so possivel no gnome, mas em qualquer WM, atraves do xcompmgr.(mt utilizado por quem utiliza WM *box [openbox, fluxbox, etc]).
bom artigo de qlq das formas;)
cumps[]
É suposto haver uma diferença nas imagens Antes/Depois??
nota-se um style de gheto efeito sombra na janela no Depois mas precisei de olhar uma meia hora
as transparencias por ex das consolas ficam a funcionar correctamente;)
Exelente post! Costumo usar isto atravez dos screenlets, porque cada vez que o gnome reinicia a barra do gnome perde a sua sombra e tenho de desactivar-activar o composite outra vez xD
Muito legal, ficou bem melhor, sem falar que da pra ativar o windows navigator. Seria melhor ainda se desse pra ativar aqueles outros efeitos, tipo das janelas galatinosas.
Muito boa sua dica, executei em meu laptop, ficou muito bom.
Parabéns e Obrigado!
Cara… tava procurando isso há um tempão…
tava executando o xcompmgr mas ficava pesado… Nunca imaginei que tinha essa configuração..
muito bom msmo…
vlw!
Ótimo post, Rui!
Usava o linux ha tempos e nao sabia disso.
Parabéns e continue dando dicas legais.
Abraços
Cesar