PplWare Mobile

Apple: It’s Only Rock and Roll

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ricardo Ferreira


  1. rui says:

    “Terminou há breves instantes” como quem diz não é?

    Tive pena dos Touch não terem câmaras, de resto fiquei satisfeito com as novidades!

  2. Marcelo Ribeiro says:

    Só não achei grande piada ao facto de não dar para tirar fotografias… só para gravar vídeos :S

  3. Fernando says:

    Há breves instantes não deve ter terminado um artigo destes não se escreve em 2 segundos. Parabéns ao repórter.

  4. mmick says:

    Gostei muito de ver que o iPod Touch (como esperado) recebeu o HW do 3GS, só ainda nao arranjei uma fonte que confirmasse a 100% se tem ou nao câmara (estou num cyber)… se nao tiver vou ficar triste porque estava a pensar comprar um!!!
    A ver vamos no Natal como andam os preços e a vontade 🙂

  5. Manuel Rosa says:

    “o iPod Touch está agora equipado com OpenGL ES 2.0” isto vem no OS 3.01 ou só as versões novas do iPod Touch é que vão ter isto?

  6. Vítor M. says:

    Sim senhor foi o mais rápido e completo que vi 😀

    Não há como “estar” no evento. Excelente post Ricardo.

  7. Ryan says:

    Desculpem la mas fazer analogia à PSP por causa da app store é ridiculo. Tenho o ipod touch porque gosto de musica e quero ter o meu e-mail disponivel para nao ter de ligar o portatil ou outro computador. Mas quanto a jogos… epá ainda está para nascer uma consola portátil com qualidade para jogar o meu PES. Há bons jogos no iPod mas servem apenas para entreter quando não há mesmo nada por fazer… e nem falo como a bateria se vai…enfim… O iPod é bom mas para consola de jogos de qualidade precisa de amadurecer um pouco… ok… a PSP Go vem na linha do ipod touch mas mesmo assim prefiro o PSP que um ipod para jogar

  8. aver says:

    Quem tem iPhone “jailbreaked” não corra a intalar o OS 3.1, diz o DevTeam http://www.theiphoneblog.com/2009/09/09/iphone-os-31-unlocking-mix/

  9. Pedro says:

    Sr. Ricardo Ferreira, este artigo está muito pobrezinho!
    Mal terminou o evento a Apple Store portuguesa ficou online e mostrou os preços em euros. Porque colocou em dolares?
    Por outro lado, esqueceu-se de falar do que foi feito com o iPod Classic.
    Existe ainda um erro neste artigo: “O mais pequenino membro desta família, o iPod Shuffle, ganhou novas cores, rosa, verde e azul, a juntar aos já existentes preto e cinzento em aço inoxidável. A versão de 2GB passa a custar 59 dólares enquanto a de 4GB será vendida por 79 dólares. Há ainda uma edição especial, de 4GB, de superfície preta polida com um preço de 99 dólares.” – Não, não. A ediçao especial é a unica em aço inoxidavel polido e é prateada! A imagem engana mas o site não: http://store.apple.com/pt/browse/home/shop_ipod/family/ipod_shuffle?mco=Nzk2MDUyOQ
    Por outro lado esqueceu de mencionar que as cores do iPod Nano estão agora mais glossy 😀

    Pedro.

    • Vítor M. says:

      Era o cumulo a loja oficial não ter os preços em euros, mas não é verdade esta frase “Mal terminou o evento a Apple Store portuguesa ficou online e mostrou os preços em euros.” demorou mais de meia hora até a informação aparecer. Já o nosso post estava pronto.

      Depois a qualidade de informação que apresentamos, a mais completa dentro do género (generalista), é mais completa do que a que está no próprio site da Apple, tendo em conta que estão contados pormenores que não são referidos nesse site

      😀 mas atenção, está o amigo Pedro a comparar a nossa análise com o colosso que é a logística Apple, não sabia que estávamos tão em grande 😛

      Aquele abraço.

      • Pedro says:

        “demorou mais de meia hora até a informação aparecer”

        Não contei o tempo, mas pouco interessa, há hora do meu comentário os preços já estavam disponiveis e já poderia ter sido feita a correcção.

        “mas atenção, está o amigo Pedro a comparar a nossa análise com o colosso que é a logística Apple, não sabia que estávamos tão em grande”

        Mas estão! 😀
        Aprecio bastante o Pplware!

      • Pedro says:

        “Era o cumulo a loja oficial não ter os preços em euros”

        Óbvio, já é um bocado triste a maior parte da informação sobre os novos produtos estar em inglês. Ao menos colocam os preços em euros.

    • aver says:

      …glossy, indeed.

    • Pedro,

      Lamento que na sua opinião o artigo esteja “muito pobrezinho“. Felizmente, há quem goste e quem já o tenha manifestado.

      No que toca ao iPod Classic, referi no artigo o mesmo que foi referido e apresentado na keynote. Talvez tenha, no entanto, alguma informação exclusiva que queira enviar para a nossa redacção. Use o formulário de contacto por favor. Já relativamente ao iPod Shuffle, o lapso será em breve corrigido.

      Tenho a certeza que, se reparar bem, verá que me “esqueci” de vários outros pormenores. Pormenores, sim, porque o facto da cor do iPod Nano ter agora um acabamento glossy não deixa de ser um pormenor. Quando se faz a cobertura de um evento desta magnitude, se o artigo sair imediatamente a seguir, provavelmente será pobre em conteúdo. Por outro lado, se sair muito depois, a grande maioria dos visitantes já estará a par das novidades por outros veículos de informação. Assim, o objectivo é sintetizar.

      Cumprimentos.

      • Pedro says:

        “Lamento que na sua opinião o artigo esteja “muito pobrezinho“. Felizmente, há quem goste e quem já o tenha manifestado.”

        Ok, admito que tenha exagerado no “muito pobrezinho”… apenas estava a tentar dar um pouco de mais conteudo ao artigo. Peço, no entanto, desculpas sinceras pelo exagero.

        “Quando se faz a cobertura de um evento desta magnitude, se o artigo sair imediatamente a seguir, provavelmente será pobre em conteúdo. Por outro lado, se sair muito depois, a grande maioria dos visitantes já estará a par das novidades por outros veículos de informação.”

        Eu “assisti” através do site engadget ao evento da Apple, tendo sido essa a minha unica fonte de informação, e só por isso é q não entendi essa parte dos “pormenores” que não estão incluídos num artigo que sai “imediatamente” a seguir ao evento.

        Quanto à correcção do lapso: tudo bem, ninguém é perfeito.

  10. A friend says:

    Ricardo Ferreira, sei que o artigo foi feito à velocidade da luz e está muito completo, mas naturalmente ficam alguns pormenores para trás.

    Queria só sugerir, se possivel, alguns updates na noticia quanto aos modelos de ipod touch, por exemplo, que penso que ficou a duvida no ar de os modelos levaram apenas upgrade a nivel de armazenamento ou se o restante hardware foi igualmente actualizado (Isto na 2ºGeração iPod Touch)

    Pelo que li, penso que será o mesmo já que o ipod touch 2G já vinha com o processador rápido muito semelhante ao iphone 3GS, apenas com um clock ligeiramente menor.

    As grandes diferenças, como a introdução do OpenGL veio apenas com a actualização do novo Firmware 3.1 …

    Se puderes dar aqui uma pequena “luz” a esta info, acho que o pessoal ia agradecer 😉

    • Caro A Friend,

      O modelo de 8GB é exactamente igual ao já existente anteriormente, apenas com um preço mais reduzido. Já o de 32 e 64GB são a verdadeira terceira geração de iPod Touch, com novo hardware e uma performance 50% superior ao modelo anterior, segundo press release da Apple. Como tal, o OpenGL ES 2.0 está apenas disponível neste dois modelos.

      Ainda não há dados em concreto sobre o hardware dos novos modelos. Posso no entanto adiantar que a segunda geração do iPod Touch trazia um processador muito semelhante ao iPhone 3G, até um pouco melhor na verdade, mas inferior ao do 3G S.

      Cumprimentos 😉

      • A friend says:

        Pois já andei a pesquisar, fui só reavivar a memoria..

        “The most clear difference is that fact that the iPod Touch’s processor was quietly boosted to 532MHz (up from 412MHz) with the 2nd generation model introduced in September. Meanwhile, the iPhone 3G, Original iPhone and 1st Generation iPod Touch continue to run at the original 412MHz.”

        Isto em relacção aos modelos anteriores…

        Fiquei só na duvida porque no site da Apple como falam a diferença do 8GB para os superiores é não vir com o OS3.1 nem auricular com microfone + voice control, pensei que o que iria fazer as difença era mesmo estes pequenos detalhes…

        No meio de tanta especulação… rumores e afins… fiquei um pouco baralhado 😀

        Mas obrigado pela info, vou tentar pesquisar mais sobre o assunto e se encontrar reencaminho a info para o e-mail do pplware ou ponho aqui mesmo com as devias fontes…

        Cumps 😉

        • NCB says:

          Parece que se quisermos um novo modelo touch para o ano para substituirmos os nossos 2G vai ser sem camara. Se reparaste o discurso e estratégia da Apple é preferir ter os Touch bem baratinhos como modelo de entrada na Apple Store.

          Eu fiz upgrade para o 3.1 no touch e já tinha pago o 3.0. Vou ter de pagar este upgrade?

        • NCB says:

          Obrigado pelo esclarecimento do update. 🙂

          Estava confuso porque li em alguns sítios que o 3.1 era pago para os Touch users, a própria Apple diz no site que o upgrade é pago (5 euros) mas ao ter feito update não me pareceu ter comprado ou ter sido descontado nada (pelo menos no histórico da conta iTunes.)

  11. Bónus says:

    Fico contente pelo Classic (o meu preferido) não ter sido descontinuado, como os rumores apontavam.

  12. Miguel says:

    «Por exemplo, poderá sincronizar só algumas playlists, só alguns artistas ou mesmo, só alguns géneros de música.»

    Isto sempre se pode fazer… (senão quem tivesse uma biblioteca maior que a capacidade do iPod não o poderia fazer)
    Agora tornaram foi o processo mais user friendly

  13. Emannxx says:

    Vamos la ver se estas novas versões diminuem o “!!Perigo de Explosão!!” lol

  14. says:

    “A iTunes Store está hoje em 23 países e, como a Apple não se cansa de referir, a loja Nº1 de música em todo o mundo.”

    Segundo as imagens da cobertura do engadget ao evento Portugal é um desses países, REALLY?

    http://www.blogcdn.com/www.engadget.com/media/2009/09/apple-ipod-sept-09-1183-rm-eng.jpg

  15. Alain says:

    belo artigo! 🙂

  16. Bom artigo.
    Como já não propriamente a primeira Keynote que assisto e já vou conhecendo o mundo apple minimamente, não esperava pelos rumores, que como sempre foi habito, colocam a fasquia muito alta. Gostei do iTunes 9.0, apesar de lamentar o facto do mesmo não estar disponivel em 64bits, como o resto das aplicações “basicas” no SL. O mais ironico é que o mesmo já existe a 64bits para win, desde a versão 8, mas penso que será apenas uma questão de tempo.

    Também pensava que o iPod Touch iria mesmo ter a câmera, mas algo deve ter corrido mal e ficará para mais tarde ou então será mesmo por política de mercado como afirmou o Steve Jobs. O iPod Nano ficou sem duvida uma proposta ainda mais interessante. Por falar em Steve Jobs, foi bom ver esse Sr voltar a subir ao palco.

    Em conclusão, foi um evento do género do que aconteceu ano passado e espero em breve ter mais novidades, embora como cliente, não espere para comprar nenhum produto em concreto…

    • A friend says:

      Esta keynote não foi das que mais trouxe novidades e é verdade, os rumores levantaram demasiado a fasquia…

      Dos que já se falou, houve rumores também que iria aparecer um novo Macbook, já que os actuais de 13’unibody passaram a ser MacBook Pro…

      Mesmo assim as novidades que apareceram foram bastante boas. Achei espetacular o iPod Nano com a camera, assim como a nova forma com que podemos instalar e organizar as aplicações dos nossos iPod Touch e iPhones pelo iTunes.

      O que mais gostei, foi sem duvida poder ver de volta aquele grande senhor a quem a Apple deve praticamente todo o espírito. Steve Jobs.

  17. Bill Brasky says:

    Gostei muito da possibilidade de sincronizar as musicas por autor e por género no novo Itunes 9.

    O novo firmware 3.1.1 (no meu itouch vou update duplo 3.1 –>3.1.1) desiludiu-me um pouco… nada de espetacular.

    Agora a grande pergunta.. quando teremos filmes e séries disponiveis na loja Portuguesa? Esta exclusão aborrece-me um pouco.. não podemos comprar Mp3 na Amazon, não podemos comprar as séries ou filmes que gostamos, etc.

    Gostava mesmo de saber se teremos acesso a filmes e séries em breve na nossa loja.. isso sim seria um avanço.

    • NCB says:

      Concordo quanto ao firmware, mais uma vez o OS novo quase só traz novidades aos iphone users e sem nada de interesse para o Touch. A única coisa que me agradou foi o iTunes 9 com a nova organização das Apps.

      Quanto à Store nisso tamos lixado porque é complicado devidos aos direitos das estações que exibem essas séries em Portugal. Eles não querem nem vão disponibilizar séries/episódios que ainda foram transmitidos aqui. Aliás penso que eles acham o nosso mercado pequeno demais para se preocuparem em vender séries. Isso tudo depende mais de quem emite séries cá (dar o aval, interesse de vender as séries, controlar os contéudos) que da Apple em si.

      • A Friend says:

        Infelizmente isso das series é assim…

        Há varios exemplos disso.. por exemplo o canal Fox que emitia as mesmas series que a SIC, nunca podia por episodios mais avançados que a SIC.

        Outro exemplo que tem sido frustrante é no proprio Youtube que as vezes até um simples video clip, levamos com a mensagem que aquele video não está disponivel para o nosso país.

        • NCB says:

          Sim, e repara que até na Store já havia certos contéudos músicais não disponiveis para nós tugas.

          Cada vez mais reportagens, emissões em directo, e contéudos seja em youtubes seja em jornais brasileiros como a Globo, desportivos espanhois como a Marca etc etc são filtrados.

          Os belos dias que tinhamos acesso estivessemos onde estavamos a tudo na net acabou. Cada vez mais vamos ter filtragem de contéudos e acesso “regional”.

          A internet vai acabar por ter as mesmas fronteiras e divisórias que o mundo real.

          Queres outro exemplo? A recente decisão da Bwin/Santa Casa a colocar na net a mesma divisória do mundo real.

          • A Friend says:

            Infelizmente é assim.
            Mas acho que não deveriam ser tão radicais, e tentar globalizar as coisas ao maximo de forma a que todos lucrassem com isso. Compreendo só pelo simples facto que se todos comprar-mos no mesmo sitio, só estaria-mos a enriquecer outro país que não o nosso.

            Mas quanto às stores online, os conteudos deviam ser disponibilizados conforme as lojas fisicas. O que falta muito em Portugal também são boas distribuidoras que invistam nisso (a nivel de internet)

            Por ex, ver uma serie numa TV Portuguesa chega a ser uma vergonha e quase nos obriga a sacar da net. Eu já acompanhei varias series que foram abandonadas a meio, ou que os episodios repetiam constantemente… como por exemplo, Nip Tuck.

  18. Zé dos Bolsos Rotos says:

    De realçar que realmente isto continua a ser uma vergonha que na América os Ipods sejam mais baratos e não convertam os preços de forma adequada. Isto faz com que as pessoas se metam a comprar no ebay, amazon, etc

    • NCB says:

      bah… pelos vistos nunca tiveste a “sorte” de compras de ebays e amazon americanos cairem na nossas alfandegas onde pagas os olhos da cara…

      E calha bem que nao te podes queixar quanto à Apple pois o preço Apple é em euros igual em toda a Europa. Agora se nós ganhamos menos isso é que já é outro problema.

    • A Friend says:

      Se comprares na net em primeira mão, com os cambios fica-te mais barato. Mas depois quando o fores buscar à alfândega, tens que pagar o imposto, etc.. E feitas as contas, a contar também com os portes de envio, por vezes pode-te sair bem mais caro. As conversões feitas nos produtos apple, antes era algo como $199 dolares e Europa 199€…. agora chega a ser o mesmo preço lá em dolares e cá 189€ ou menos …

      A culpa está nos impostos e custos de envio e a Apple nisso até consegue balancear bem o preço de forma os consumidores não sairem prejudicados. Ainda me a uns tempos eles terem planeado a diminuição das caixas todas, toda a gente achava que era uma questão estética, e o principal intuito deles era poder, por ex, num avião transportar mais material e com isso ter os mesmos custos de envio para o resto do mundo mas mais quantidades.. sei que reduziram por exemplo a dos macbook’s em cerca de 42%

      • Zé dos Bolsos Rotos says:

        Pois mas a questão é que quem for a América ou tiver pessoas conhecidas que vão lá a coisa compensa e não é pouco. Mas também há a alternativa de comprar no ebay europeu ou no amazon uk

    • r0cki says:

      Se fossem so os iPods a serem mais baratos…

  19. ArTuRiX says:

    Nao tira fotos? So video? Looool Que esperar da Aple que no iphone não reencaminhava menssagens quando saiu entre outros? realmente só os americanos…que básicos…

    • A friend says:

      “The chief executive went on to explain that the iPod nano can record video, but cannot take still pictures, because the sensors required for pictures are too thick to fit into the .02-inch thick device.”

      Tradução:

      O chefe-executivo passou a explicar que o iPod nano pode gravar o vídeo, mas não pode tirar fotografias, porque os sensores necessários para as imagens são muito grossos para caber num dispositivo de .02 polegadas de espessura.

  20. Miguel Luís says:

    Não haverá algum software que seja possível instalar de alguma maneira, de forma a que se capture 1 frame de um vídeo que façamos, tornando-o numa imagem (foto)? E posteriormente apagar esse vídeo automaticamente, ou seja, um vídeo com um breve segundo, ou dois…

    Fica a questão, cumprimentos.

    🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.