The Dude 4.0 beta2 – Esquematize a sua rede
The Dude é uma excelente ferramenta gratuita, desenvolvida pela empresa Mikrotik, e que tem como principal objectivo esquematizar a nossa rede. A aplicação procura automaticamente na rede todos os dispositivos, desenhando posteriormente um mapa de rede. Desde forma o administrador terá ao seu dispor um conjunto de informações e o “desenho da rede”, que lhe permitirá ter uma visão mais simplificada da sua própria rede.
Além da sua estrutura interactiva com os componentes da rede, este mostra um mapa recheado de informação da toda a estrutura.
Principais características
- O Dude é totalmente gratuito
- Mecanismos de auto-discovery da rede
- Acesso a funcionalidades de cada equipamento
- Fácil de instalar e usar
- Monitorização de tráfego por link (interface) e produção de gráficos
- Suporte para SNMP, ICMP, DNS e TCP
- Suporte para equipamentos remotos
- Permite ser executado no Linux através do Wine, no MacOS através do Darwine
Esta flexibilidade do The Dude permite vários serviços remotos e permite retirar históricos detalhados de cada dispositivo: tempos de ligação, portos usados, etc.. O tráfego dos portos é filtrado por serviço e apresentado em vários tipos de relatórios, onde o administrador de rede pode exportar essas informações para PDF por exemplo.
Depois de instalado o The Dude fará automaticamente um rastreio à rede identificando todos os dispositivos que fazem parte dessa mesma rede.
Com um mapa das ligações pode ver quais os serviços em utilização e caso existam problemas, esses serão monitorizados para os poder resolver. Existe um pacote de ferramentas de análise e comunicação disponível dentro desta ferramenta. É um verdadeiro canivete suíço para redes.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7/MacOS/Linux Download: The Dude 4.0 beta [3.72MB] Homepage: MikroTik
Este artigo tem mais de um ano
Colaste mal o endereço de download.
cumps
AHAHAH esta hiperligação deixa a desejar 😀
*estou a brincar xD
Eu bem vi que o meu PC estava a ficar muito lento 🙂
De facto até po ter potencial esta ferramenta, mas daí até “…é uma excelente ferramenta …”
Mas isto não passa da minha humilde opinião.
Parabéns pelo artigo.
Já viram o spiceworks ?
http://news.cnet.com/8301-17939_109-9769562-2.html
Até pode ser bom, mas necessita de uma ligação permanente À internet para se tirar todo o seu proveito.
Num local onde a intranet esteja separada fisicamente da internet, é complicado.
Experimentei este software a uns anos, e reparei que rebentava com o router que eu tinha, o pacote que ele envia fazia com que o router pura e simplesmente deixa-se de funcionar como deve ser…
Parece estranho mas é o que acontecia.. Experimentei ocm outros routers e nada acontecia, com o router que tinha, que era um linksys rebentava.
Mas na altura fiquei impressionado com a qualidade do programa, quase ao nivel dos da BMC etc.