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OfficeSIP – Aprenda a criar um servidor VoIP (Parte I)

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. JORGE says:

    Tenho usado o serviço de um fornecedor que pago uma mensalidade a verdade é que de vez em quando deixa-me ficar mal. O que quero perguntar é : Existe players no mercado que estão a fornecer um serviço miserável nesta área? O serviço de voip de qualidade, a ligar para um tlm, funcionaria como as chamadas de skype para skype ? É que estou a pensar deixar de usar o voip porque tem havido falhas, fico na duvida se será do fornecedor ou da tecnologia em si. Alguem tem implementado esta tecnologia na sua empresa com sucesso e sem contratempos?

    • Baltazar says:

      Sou responsável de SI de uma empresa e utilizamos VOIP diariamente (a empresa tem cerca de 100 pessoas) e funciona bem. A velocidade da Internet conta MUITO. Com ADSL tínhamos muitos problemas, mudamos para o 4G e os problemas desapareceram.

      • JORGE says:

        Usam o Voip para ligar para telemóveis? Eu tenho adsl 24 mb, parece-me suficiente para funcionar bem. Eles recomendam 2 mb. A verdade é que as vezes noto delay e algumas vezes nem consigo ligar. Desconfio que seja da operadora que fica sub carregada.

    • nando says:

      trafego de voz sobre IP não necessita de muita velocidade por chamada (cerca de 80 a 100 kbps usando um codec g711 = dados de voz sem compressão), mas necessita que essa seja constante (max 300 a 400 msec de round trip delay no total) e o jitter (variação de delay) não pode ser muito alto tbm (max entre 20 a 30 msec).
      Para haver essas garantias não pode haver congestão entre os dois pontos de chamada ou se deve ter qualidade de serviço (prioridade para certos trafegos sobre outros), em caso de congestão. Qualidade de serviço não exite em tráfego INTERNET (só é possivel em tráfego INTRANET ou em links dedicados) portanto de vez enquando, quando a sua ligação voip é de má qualidade, quer dizer que há congestão em algum ponto da tua ligação. Como você usa a internet para o VOIP, mesmo que você implemente QoS na sua rede local, não quer dizer que esta vá ser mantida até o tráfego chegar a pessoa que você está ligando. No máximo o que o QoS na sua rede local pode fazer é de dar prioridade sobre teu tráfego VOIp sobre outros tráfegos que você possa estar gerando (exemplo torrents). Bottom-line é que não se pode garantir uma qualidade perfeita de chamada voip usando a internet. Claro que quanto mais velocidade, menos probabilidade de que haja congestão, mas isso não é garantido

    • El Lentinho says:

      Sou cliente da voipunify, empresa portuguesa, e funciona tudo muito bem! Telemóvel e fixos…

  2. Baltazar says:

    Este não utiliza SIP mas permite mensagens/chamada (com possibilidade de video) na rede local. Também é Gratuito.

    http://squiggle.codeplex.com/

  3. Paulo says:

    “Displau Nem” display name penso eu, se poderem corrigem

  4. Interessante says:

    Interessante para a malta da fibra, agora para quem ainda esta limitado ao adsl com uploads de 512Kbs/s não é lá muito viável.

  5. Paulo says:

    O tráfego neste software é encriptado?

  6. Sergio says:

    Um correcção pertinente sobre o conteudo do artigo: o Skype não é SIP! Embora seja voip, nada no Skype é SIP. São protocolos distintos, sendo no caso do Skype um protocolo fechado chamado “Skype protocol”.
    Ha no entanto alguns serviços de gateway que fazem a ponte entre os 2 protocolos, permitindo a clientes SIP comunicar com clientes Skype.

  7. Luis Rodrigues says:

    Sou Eng. IT numa empresa internacional onde usamos SIP para comunicações de Voz quer para telefones SIP que para telemóveis internacionais através de SIP providers/ Interfaces GSM. Temos inúmeras filiais que comunicam sobre ADSL. Para resolver os problemas de latência na voz , implementamos codec G729 o que permite uma boa qualidade de voz sobre redes de baixa latência.

    Quem necessita de colocar SIP sobre ADSL , experimente este codec e os problemas desaparecem..

    Abraço a todos.

  8. Luis Rodrigues says:

    (Isto não dá para editar o comentário, mas onde é baixa latência, troquem por alta latência. )

  9. Socria says:

    A nossa empresa usa o sistema voip e funcionamos com gateway SPA3102 da cisco onde integramos a linha analógica e conseguimos efectuar chamadas para a rede fixa sem qualquer custo e para as redes moveis a 0,0019€ por minuto. Temos tudo integrado com uma central [3cx a funcionar num pc normal].
    A vantagem é que conseguimos comunicar entre lojas gratuito, conseguimos passar as chamadas dos clientes para qualquer posto ou loja sem qualquer problema!
    Conseguimos ao memso tempo efectuar chamadas com os telemoveis android e com o Ipad fora da empresa ao mesmo preço!

  10. Socria says:

    Com a minha central telefónica é possível, ao fazer uma chamada, fazer aparecer o numero que quero (Caller ID)!
    Por exemplo, se eu quiser, posso ligar usando um numero tipo 12600, 808, etc….
    Tendo em conta que com isto é possível ligar fazendo-nos passar por outros, não devia existir uma limitação a nível internacional para que isso não fosse possível acontecer?

  11. diego comelli says:

    preciso de um servidor voip em um condominio fechado
    uns 600 clientes todos já ligamos via wireless.

    tem como implantar voip ? internet gvt 15mb

    preciso de um orçamento! no aguardo

  12. Daniell says:

    Ola, gostaria de saber se é possivel o envio de sms, usando um gateway conectado ao servidor officesip??

  13. paula says:

    Olá,

    Onde tem parte II deste tutorial ?

    Att, Ana Paula.

  14. Aurélio says:

    Faltou a parte 2 do tutorial, justamente a parte mais legal.

  15. Cirilo says:

    Queria implementar uma solução na rede interna para que fosse possível ligar de um telemóvel, ligado à LAN, para uma qualquer extensão interna fixa. Estas extensões internas estão ligadas a uma central convencional.
    Existe alguma ferramenta ou hardware que o permita fazer?

  16. Justino says:

    Falta a parte dois, ou o segundo artigo ja a parte de conexao com os clientes

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