MiniBin 4.0.0.0 – Caixote do lixo arrumado!
Um regresso ao passado para traçar rumos para o futuro
Lembram-se de certeza deste artigo da Ana Narciso onde ela ensinava como colocar o ícone do Recicle Bin na barra de tarefas do Windows. Com essa pequena dica passaram a ter o vosso Ambiente de Trabalho um pouco mais limpo, sem terem de sacrificar o acesso a esta funcionalidade do Windows.
Felizmente existe um software que vos permite terem uma função muito similar, sem terem de percorrer todos os passos que foram descritos e, provavelmente, ainda mais arrumado por estar alojado na Área de Notificação. Esse software é o MiniBin
Como todos sabem, esta funcionalidade do Windows permite que possam ter um verdadeiro caixote do lixo digital onde podem ter os ficheiros que pensam não necessitar. Caso mais tarde se arrependam e resolvam recuperar um desses ficheiros então apenas têm de aceder ao caixote do lixo e indica que pretendem a sua recuperação.
O MiniBin permite que tenham o vosso Ambiente de Trabalho um pouco mais arrumado e assim consigam ter um pouco de ordem e mais área de trabalho.
Ao ser executado é enviado para a Área de Notificações do Windows e será sempre ai que devem aceder para o usar. A sua utilização é extremamente simples e para acederem às suas duas opções basta que cliquem com o botão direito do rato em cima do seu ícone. As opções disponíveis são apenas o acesso ao caixote do lixo via explorador do Windows, para verificarem o seu conteúdo, ou o esvaziar, que elimina todos os ficheiros que lá estiverem.
O MiniBin consegue dar-nos as mesmas indicações visuais que o ícone do sistema operativo. Caso esteja vazio vão ver um caixote do lixo vazio e caso tenha algum ficheiro dentro apresenta uma sinalética diferente, com uma cor específica.
A versão 4 do MiniBin representa um regressar ao passado para que esta ferramenta possa evoluir para o futuro. Segundo o seu criador foram removidos todos os elementos visuais do MiniBin para que este volte a ser extremamente minimalista e ao mesmo tempo muito funcional.
Para além desta alteração profunda, houve outras mas não são visíveis. Grande parte do código do MiniBin foi reescrito e os consumos dos recursos do sistema estão também mais comedido.
Se gostam de ter o vosso Ambiente de Trabalho livre de ícones e se pretendem manter as funcionalidades que o Windows oferece o MiniBin é uma excelente opção. De tamanho muito reduzido e completamente portátil esta aplicação vai com certeza ser de uma grande utilidade.
A versão portátil não está disponível de forma dedicada. O que devem fazer é no momento da instalação indicarem que não pretendem que seja instalada a parte referente À execução automática e ao desinstalar. Indiquem uma pasta que acedam facilmente como o local para ser colocado.
Testem-na e para terem uma verdadeira experiência não se esqueçam de esconder o ícone do caixote do lixo do Windows. Vão com certeza substituir o que o Windows vos oferece e deixar o MiniBin a funcionar.
Artigos relacionados:
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7/ 8
Download: MiniBin 4.0.0.0 [43.87KB]
Homepage: MiniBin
Este artigo tem mais de um ano
Em relação ao Link do website, eu pensava que era este: http://www.e-sushi.net/software/
Contrariamente ao que fazem parecer com a vossa dica que acabo por testar a coisa não funciona igual. Quando tentamos abrir o programa na paleta com a técnica duplo clique o que ele faz é limpar a toda a reciclagem. Se a parte inicial do programa até dava jeito, com essa situação perde-se a ideia do atalho para a reciclagem escondido na área de notificações, ficando a ideia de uso deste programa fora de hipótese.
Será que não tem outro equivalente que não nos faça perder o que está na reciclagem?
Vais ter de aprender a trabalhar com o MiniBin.
Vê como aceder às funções e usa-as dessa forma. Não podes esperar que a forma de limpar seja a que idealizaste.
Usa o botão esquerdo do rato para veres o menu de contexto.
De qualquer forma o MiniBin não tem muito mais a oferecer. Com esse menu de contexto tens acesso ao conteúdo do caixote do lixo ou ao seu esvaziar.
Eu apenas tentei ver uma área de configurações e não encontrei. Não existe nenhuma forma de achar um menu de contexto nesta versão que possuo.
O autor informou-me que esta versão é ALPHA (embora se tenha esquecido de indicar isso 🙂 ) vai adicionar algumas opções (incluindo a função do duplo click no ícone: Esvaziar OU Abrir reciclagem).
No entanto a prioridade dele é optimizar a utilização dos recursos, estando a adição de novas funções condicionada pelo tempo disponível (como é habitual em programas freeware 🙂 )
Na sequência deste artigo e do meu pedido, foi adicionada a opção Double-click to open (que está como default) na versão 4.0.0.1. Se quiserem modificar essa opção ou traduzir as opções do menu, basta ir a esta página e seguir as instruções
http://www.e-sushi.net/software/minibin/ini-wizard/
Do ponto de vista decorativo, isto está a ficar muito parecido com o Linux…
Esta nova versão nao dá para configurar nada
@Pedro, penso que a única configuração necessária seria escolher qual a função do duplo click no ícone: Esvaziar OU Abrir reciclagem
Que outras opções seriam necessárias?
A propósito: para quem prefere o menu em Português, basta editar o ficheiro minibin.ini e modificar para
[translate]
Open=Abrir
Empty=Esvaziar
Close=Sair