Insomnia 2010-01-29 – O computador não adormecerá
As definições predefinidas de energia para o Windows estão programadas para adormecer o sistema após 15 a 30 minutos de inactividade (sem movimento do rato ou acção de teclado). Esta é uma função muito importante para o computador pois salvaguarda o próprio equipamento de um desgaste desnecessário, já que não está a ser utilizado. Mas por vezes era necessário que a máquina não adormecesse... podemos fazer isso com uma simples aplicação.
Por vezes estamos a gravar um DVD, a ver um filme, a descarregar alguma coisa da net e o computador entre em modo de descanso. Se tivermos paciência para alterar perfis de energia, podemos evitar isso, mas nem sempre queremos o computador "com insónias" para isso podemos utilizar uma pequena ferramenta portátil desenvolvida pela Microsoft.
Isomnia é um simples programa (que se resume a uma única chamada da API Win32), mas que preenche por completo a necessidade de cada um de nós em manter a máquina acordada enquanto aquela janela estiver activa.
A ferramenta executa a API SetThreadExecutionState para desligar o modo adormecer enquanto a aplicação estiver ligada. (Note que o ecrã pode desligar, durante a acção desta ferramenta, somente os dispositivos vitais é que estão bloqueados a desligar). Assim que desligar a janela, as definições de energia voltam ao estado normal que o utilizador havia configurado.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Insomnia 2010-01-29 [142.19KB]
Homepage: Homepage: Microsoft
Este artigo tem mais de um ano
ja senti varias vezes a necessidade de ter este programa!
Como também precisei, andei a “escavar” na net e… tinha de haver algo assim 😀
Por exemplo na parte dos filmes, muitos player’s tem essa opção, incluindo o Windows Media Player…
Não deixa de ser interessante para “outras coisas”… 😉
À! E a janela pode ser minimizada no arranque do utilitário, bastando acrescentar “-minimize” no atalho… 😉
+Info no Blog 😉
Isso é transversal a qualquer aplicação. 😉
É como a aplicação indispensável para mac o caffeine. É das primeiras aplicações a ser instaladas no meu mac.
tambem existe o insomniaX para mac!..
Simplesmente fantástica a utilidade deste pequeno programa!!!!
Mais uma vez ( nunca é demais apesar de algumas críticas isoladas ) o meu obrigado ao Pplware pela utilidade dos posts! 😉
Para o MAC, a opção é o Caffeine! 🙂
Sem mais. 🙂
Para o Mac a opção é Caffeine+InsomniaX, o primeiro é apenas para o monitor não perder o brilho por inactividade. O segundo permite fechar a tampa do portátil sem que ele “durma”. A mim dá-me imenso jeito quando ligo o macbook a um monitor para ver filmes. Fica a dica: http://goo.gl/Rrk4
[offtopic]
Alguém sabe como se abre este site em Inglês? É que a versão Portuguesa é uma [pi] e simplesmente não encontro onde se põe a versão original…
http://gallery.live.com/
Sei que antigamente bastava mudar o idioma do browser mas já nem isso dá…
Microsoft no seu melhor…
Com o browser podes fazer isso. No Opera estou a conseguir mudar o idioma da página.
De: Microsoft no seu melhor…
Para: A Friend no seu melhor…
Sites normais, como Youtube, Google, etc… têm opções no rodapé para alterar o idioma. Ou então são .com para inglês e .pt para português…
Para @Friend
Vais a http://home.live.com/options e selecionas “idioma” e mudas para o idioma desejado.
Cumprimentos
Boas, acabei por conseguir noutro browser alterando o idioma do mesmo nas opções.
Mas obrigado pela ajuda e dica, infelizmente eles nunca fazem as coisas da melhor forma…
Cumps
isto agora há aplicações para tudo… úteis ou não!
Eu não acho isto útil. A maioria dos programas já traz isso integrado, principalmente ferramentas de download. E mesmo DVD’s, o próprio VLC tem essa opção também.
este tipo de coisas já deviam vir com o windows de forma mais acessível.
uma coisa que me irrita profundamente são os updates, mesmo desligados, mesmo a dizer nas opções para não reeniciar o pc, mesmo com tudo isso bem modificado, ele as vezes reenicia.
No escritório onde trabalho (empresa de informatica, design e programação) temos obviamente muitos pc’s mas tambem mac’s, os pc’s quantas não são as vezes que com ORDENS especificas de energia e de update para não reeniciarem, e com uptimes de muitas vezes 1 mês para deixar o trabalho aberto, chego ao escritório e estão 2 ou 3 reeniciados a dizer “o windows instalou updates”.
Com o windows 7 ainda se consegue recuperar trabalho do office, paint, entre outros programas que voltam a abrir. Mas já uma vez me esqueci de guardar um ficheiro em 3D studio em que o ultimo save não tinha tudo o que eu queria, esqueci-me de guardar e pronto, lá perdi horas de trabalho.
Se a minha empresa fosse tão mesquinha como a micro$oft já deviam ter lá uns bons 5 ou 6 processos
É totalmente desnecessário. Tenho o Seven a trabalhar sem parar, e nõ preciso disto para nada. Basta ir às configurações de energia e seleccionar as opções correctas.
Sempre que queres deixar a máquina a trabalhar sem desligar, nem que seja uma hora tens de alterar o perfil, voltas á máquina para uma utilização normal e voltas a alterar o perfil. No dia seguinte queres voltar a deixar a máquina a sacar e voltas a alterar o perfil… enfim se é assim então é inutil, mas eu não acredito que o vás alterar em cada vez que precises de deixar a máquina a laborar noite a dentro… masssss
vitor.., da mesma maneira que sempre que queremos ter o pc sempre ligado, temos de abrir o programa, e sempre que quisermos que o pc desligue temos de o desligar, e assim consecutivamente…,
na minha opinião, se o windows faz.., porque instalar programas a fazer o que ele ja faz…
no mac é outra historia, pk n ha configurações para por ex: o sistema n desligar se baixar a tampa..(laptop) e isso obria a utilização de algo como o InsomniaX que faz o mm q no windows…
mas concordo com o francisco.., o windows tem tudo o que é preciso em relação a perfis e configurações de energia e n é assim tão trabalhoso mudar 1 perfil…,
Nessa perspectiva não deixas de ter razão!
Isto é útil.
Por norma, tenho as opções de poupança de energia ligadas e tinha que desligá-las e voltar a ligá.las – o que nem sempre me lembrava.
Para mim, desligá-las permenentemente não é o ideal.
Com esta cena, já tenho todas as bases cobertas: tenho-o a arrancar sempre. Assim não perco nada por esquecer-me!
Se vou deixar o PC e não estou a fazer nada de “delicado”, simplesmente termino o programita. Tê-lo à cabeça, minimiza-me os riscos (visto que deixo o PC ligado a fazer backups e sincronizações de ficheiros muito looooooongas!
Isto faz-se no Windows com dois cliques !
Mais uma aplicação desnecessária …
É por isso que tenho o AI NAP a funcionar, bem melhor do que isto e já vem com a minha board da asus.
Não seria mais fácil ir a Painel de controlo -> Hardware e Som -> Opções de energia e alterar as definições?!