PplWare Mobile

FreeNAS 0.70.4676

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. jr says:

    Já experimentei num PC antigo na empresa. Só que para configurar é algo complicado para quem não conhece o programa.

  2. Pikim@n says:

    Ao contrario do nosso amigo JR, e pela minha alguma experiencia, o FreeNAS é á prova de idiota, qualquer “matraquilho” consegue ter uma NAS com FreeNAS, se bem que o conceito de NAS é um pouco (mas só um pouco) mais que aquilo que o FreeNAS oferece. Mas isto é só a minha opinião.

    • Carlos Oliveira says:

      “matraquilho”, Quanta pretenção!!!!!

    • jr says:

      Já que o caro amigo é tão conhecedor do FreeNas que tal apresentar aqui um guia à prova de idiota e de modo a que os jogadores de matraquilhos também consigam implementar sem a grande experiência que naturalmente só adquirem depois de baterem com a cabeça no programa?

  3. isto dá jeito para as empresas, juntar todos os ficheiros num só sitio acessivel a todos

    poupa tempo

    http://www.tagravado.com

    • Nuno says:

      por outro lado os teus comentários gastam o precioso tempo das pessoas por serem comentários que não acrescentam nada à conversa e cujo objectivo único é fazer pub ao teu site.

  4. Igas says:

    Tem sido a minha guerra diária… 🙂

    1 Pentium II e tá a bombar!!

  5. Viriato says:

    Tenho andado a pensar fazer isso em casa, no entanto há duas cisas que me têm impedido de levar isto adiante.
    Primeiro, torna-se algo dispendioso ter um computador ligado todo o dia com uma fonte de 300W, mesmo se estiver ligado só a partir da tarde que é quando as pessoas chegam a casa. Segundo, ter tudo centralizado é óptimo, ajuda sobretudo no aspecto da organização, mas torna-se obrigatório implementar uma politica de backups para não correr o risco de se ficar sem nada. Ora, isto implica mais discos (externos ou de outra forma), ou seja as coisas começam a complicar-se em termos de gestão, no entanto penso que é uma óptima ideia, só necessita de algumas arestas limadas.

    • jgonca says:

      O facto da fonte ter 300 Watts não implica que o pc vá gastar 300 Watts permanentemente.

      Os 300 Watts indicam a potência MÀXIMA que a fonte poderá fornecer ao pc, caso este NECESSITE. (situações de carga e utilização intensiva)

      Existe aqui no pplware um artigo que não foi publicado há muito tempo onde se falava deste tema e de outros relaccionados com as fontes de alimentação. Se o leres, és capaz de ficar a perceber melhor como é que elas funcionam.

    • Nuno says:

      Com o FreenNAS podes ter dois discos que são uma cópia exacta um do outro. Assim se um dos discos falhar tens sempre o outro disco a funcionar e podes substituir o disco avariado. Para fazeres isso escolhe RAID 1 quando inicializares os discos no FreeNAS.

  6. Manuelito says:

    Estou tentado a experimentar o FreeNas no meu serviço, mas era bem vindo um guia de instalação passo a passo.
    Mas há uma outra opção que gostaria de saber a vossa opinião, que é um disco de rede Lacie. Alguém já experimentou e valerá a pena?
    http://www.lacie.com/pt/products/product.htm?pid=11089
    Cumps.

    • jr says:

      Já deixei o desafio ao Pikim@n para elaborar um guia mas até agora ainda não respondeu.

      • Igas says:

        Jr sou da tua opinião…

        Visto ke o Sr. Dr. Pikim@on é tão expert na matéria, ke deixe aqui um tutorialzinho para ver se aprendemos alguma coisa com ele…

        Já a minha avó dizia que andamos sempre aprender!!!

        😉

      • Hugo Anthónio de Mello says:

        Também sou da mesma opinião jr.
        O senhor engenheiro Pikim@n é tão, mas tão expert na matéria que podia fazer um tutorial. Mas entretanto, deve ter perdido a esperteza toda 😉

    • Nuno says:

      Se estás interessado numa solução da Lacie parecida com o FreeNAS devias ver o Lacie 2big Network: http://www.lacie.com/pt/products/product.htm?pid=11253

      Trás dois discos e podes usa-los em RAID 1 o que te permite ter uma cópia permanente dos dados nos dois discos. Caso algum dos discos falhe tens sempre a cópia no outro disco. Além disso tem várias funcionalidades semelhantes ao FreeNAS, coisa que (penso eu) o modelo da Lacie que falaste não deve ter.

      Estou a pensar comprar um destes para mim mas também nunca experimentei e gostava de saber opiniões de quem já experimentou.

      • MCooperS says:

        Boas

        Eu tenho um NAS Synology 209+ e não quero outra coisa. Bitorrent, em breve rapidshare, web station, music station, itunes server, print server, e dos principais file station que te deixa “unrar” pelo browser qualquer ficheiro que esteja no NAS, etc. Apenas 30W e em Hibernação 14W 24/7.

        http://www.synology.com/enu/index.php

        Podes ter discos de 3.5, 2.5. Com 1, 2, 4 ou 5 discos internos. 3 USB, 1 esata.

        Estou maravilhado! Foi das melhores compras que fiz. Estou desejoso por lh ligar um popcorn hour ou 1 egreat m34.

        Se precisares de ajuda diz alguma coisa.

        • Nuno says:

          @MCooperS

          Obrigado pelo teu comentário. Não conhecia esses produtos da Synology mas a impressão que fiquei na primeira visita à página é de que devem ter qualidade.

          No entanto, no meu caso, procuro uma solução para uma empresa que só precisa de pastas partilhadas e a grande vantagem que a Lacie me parece ter é o preço. Se não me engano a solução da Lacie com 2 discos de 500gb fica por menos de 300 euros c/ iva. Foi o mais barato que vi até agora e para os requisitos simples que temos parece cumprir.

          De qualquer maneira vou estudar mais a fundo os produtos da Synology quando tiver algum tempo. Sabes onde se podem comprar esses produtos cá em Portugal? É que acho que nunca vi essa marca à venda.

          Mais uma vez obrigado.

          • MCooperS says:

            @ Nuno

            Eu adquiri numa empresa perto de casa (cmg.com.pt)mas já vi na pixmania. Eu prefiro pagar um pouco mais mas se tenho um problema vou à empresa e resolvem-me o problema.

            Uma vez que é para uma empresa (tenho outro na empresa onde trabalho)permite as seguintes situações:
            Raid 1 (no caso dos NAS com 2 baías). Possui um utilitário para programar cópias de seguranças de máquinas locais (full-backup, incremental ou sincronização, às horas que pretenderes). Tem uma funcionalidade em permite ligares câmaras de ip e tens uma máquina de videovigilância (grava full ou motion detection).
            Tem servidor de email com a interface web do outlook.
            Transforma uma impressora USB numa impressora de rede (muito útil); E por fim têm um fórum fantástico e uma assistência formidável (o meu 1.º NAS – na altura DS207 – veio com um problema, mandei um email para a técnica; passado umas horas recebo um email com um talão da UPS para lhes enviar o nas; afinal era do disco)
            Não é dos mais baratos mas pelo que tenho visto a nível internacional é a melhor relação qualidade/ preço/consumo energético.
            Podes fazer um teste á interface que é extremamente simples neste link: http://www.synology.com/enu/products/demo/index.php

            Tens um site com reviews de NAS: http://www.smallnetbuilder.com/content/view/85/93/

            Se precisares de ajuda diz.

          • Nuno says:

            @MCooperS

            Obrigado pelos esclarecimentos. Pelo que dizes e pelo que vi até agora parecem-me ser produtos bastante profissionais.

            Infelizmente neste caso o preço é um factor muito importante. Tive a ver os preços na pixmania e o DS209 está a 350€ mas não traz discos incluídos. O da Lacie já traz 2 discos de 500gb e fica tudo por menos de 300€. Como só preciso mesmo das pastas partilhadas estou inclinado para o da Lacie mas numa outra situação no futuro nunca se sabe.

            De qualquer forma valeu por ficar a conhecer essa marca que tem soluções interessantes. Pode ser que um dia o pplware faça aqui um review completo a um desses produtos.

  7. No meu local de trabalho, utilizamos o FreeNas como um servidor de ficheiros, neste caso apenas para a parte técnica da empresa.

    A sua configuração é relativamente simples, e não exige um power-user para se conseguir ter a funcionar.
    Foi mencionado acima o gasto que poderia causa ter uma máquina ligada a 300Watt o dia inteiro, mas para o FreeNas, pode utilizar um simples media center ou qualquer outro tipo de PC compacto e com um gasto energético mais eficaz.

  8. JPedrosa says:

    Pode ser que os gajos da marvell se mexam depressa, e aí usamos uma máquina que quase não gasta power com isto.

    http://www.marvell.com/featured/plugcomputing.jsp

  9. Napalm_Death says:

    Não sabem de uma placa pci sata 2 que seja bem suportada (e barata) neste programa de forma a poder ligar varios discos?
    OBG

  10. Vanguard says:

    Para quem deseja um guia de instalação/manual para iniciados, deixo a minha sugestão.
    Um abraço.

    http://www.guiadohardware.net/tutoriais/freenas/

  11. mario says:

    talvez sirva de alguma coisa.. estou agr a ler este artigo.
    deem um olhadela
    http://perequeweb.wordpress.com/2008/02/27/configurando-um-nas-domestico-com-o-freenas/

  12. Leopin says:

    Será que alguém já conseguiu usar o FreeNas como servidor de impressão?
    No caso, instalar uma impressora via USB e a mesma ficar disponível para todos os usuários da rede?
    Eu tenho o NAS montado num Pentium 3 com discos SATA 2 através duma placa PCI/SATA e ele funciona perfeitamente

  13. Leopin says:

    Será que alguém já conseguiu usar o FreeNas como servidor de impressão?
    No caso, instalar uma impressora via USB e a mesma ficar disponível para todos os usuários da rede?
    Eu tenho o NAS montado num Pentium 3 com discos SATA 2 através duma placa PCI/SATA e ele funciona perfeitamente, mas nunca consegui instalar uma impressora.
    Se alguém souber como se faz, agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.