Advanced Hosts Editor – Gestão simplificada do ficheiro de Hosts
O ficheiro de Hosts do vosso PC é o local onde podem definir de forma estática as traduções de DNS que pretendem bloquear. Nesse ficheiro conseguem fazer coisas tão simples como forçar a resolução de DNS de um domínio para um IP, o que pode resultar no ganho de tempo no acesso a páginas web ou no bloqueio a certos sites ou serviços que pretendem restringir.
A edição e alteração desde ficheiro é simples, mas requer que o utilizador por um lado saiba onde este se encontra e por outro que tenha presente as alterações que pretende fazer. O Advanced Hosts Editor vem facilitar todo este processo, adicionando-lhe algumas funções muito interessantes.
Com o Advanced Hosts Editor vão poder alterar o vosso ficheiro de Hosts sem terem a necessidade de conhecer a sua semântica. Basta que lancem a aplicação e tudo se processa de forma rápida.
A sua interface está dividida em dois separadores. No primeiro é apresentada a cache de DNS do vosso PC. Todos os endereços a que acederam está ali disponíveis, com informação associada sobre o IP a que esse endereço corresponde.
Basta que cliquem com o botão direito do rato em cima de uma entrada e podem decidir se o adicionam de forma estática ao ficheiro de Hosts ou se pretendem que esse endereço seja bloqueado. Este separador apresenta ainda as entradas manuais que foram adicionadas por vós com o Advanced Hosts Editor. Podem também remover ou alterar cada uma destas entradas.
O segundo separador apresenta o conteúdo do vosso ficheiro de Hosts. Podem alterar aqui o ficheiro de forma directa. Adicionem o que pretenderem, respeitando sempre a sintaxe do ficheiro de Hosts. Caso não a saibam, podem usar os exemplos que devem estar presentes.
O Advanced Hosts Editor permite ainda que realizem backups do vosso ficheiro de Hosts e a posterior reposição destes caso necessitem.
As configurações que o Advanced Hosts Editor permite, como podem ver na sequência de imagens acima, limitam-se apenas à definição da forma como pretendem que uma entrada seja inibida. Podem optar pelo endereço 127.0.0.1 ou pelo 0.0.0.0. Podem ainda definir se pretendem que o Advanced Hosts Editor procure por actualizações de forma automática e se pretendem submeter aos seus criadores algum feedback.
Face a outras aplicações que já aqui apresentámos, o Advanced Hosts Editor tem como vantagem a presença e disponibilização da cache de resolução de nomes para que assim possamos identificar de forma rápida os endereços já visitados. Por outro lado falta-lhe uma função que já vimos noutras ferramentas e que é a adição de um conjunto de regras pré-definidas e que limitam o acesso à Internet de um vasto conjunto de software e de outras barras mais intrusivas.
No geral o Advanced Hosts Editor é uma ferramenta muito útil para que possamos controlar o ficheiro de Hosts do nosso PC. A falta de algumas funções mais avançadas não impedem que esta seja uma ferramenta útil.
Artigos relacionados:
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Advanced Hosts Editor 1.3 Beta [168.67KB]
Homepage: Advanced Hosts Editor
Este artigo tem mais de um ano
C:\WINDOWS\system32\drivers\etc\hosts
Nunca usei este tipo de programas, mas poupa tempo.
Muito mais interessante que editar o ficheiros de hosts no bloco de notas.
O site não funciona. Existe outra localização para fazer download do programa?
Tenta novamente pois testei o download e funcionou!
Experimentem o Hostsman. É desenvolvido por Portugueses. 🙂
O meu firewall não gostou muito dele. Impediu que o programa se liga-se á Internet.
Em casa funciona, no trabalho não… esquisito :p