O mundo está constantemente a evoluir: desde o mais pequeno inseto à espécie Humana. Evolução, mudança, futuro – são das palavras que mais são ouvidas atualmente.
A tecnologia tem revolucionado o mundo das mais diversas formas. Se quer entrar no mundo da tecnologia e deixar a sua marca, pode começar aqui.
Na semana passada, começámos a saga Introdução à Programação a falar sobre Algoritmos, Fluxogramas e Pseudocódigo e hoje vamos continuar e falar sobre dois métodos de armazenamento de valores: constantes e variáveis.
Atualizámos o artigo da semana passada para conter mais informação. A partir de agora, colocaremos também uma versão em texto do vídeo que pode ou não conter mais pormenores do que este.
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Quando declaramos uma variável ou constante, estamos a reservar um endereço da memória RAM onde poderemos guardar um valor. Por exemplo, se declararmos uma variável chamada “EMPRESA” (sem aspas), um endereço da memória RAM é reservado.
O valor desse endereço passará a estar disponível através do nome da variável declarada – EMPRESA, neste caso. Depois disso, poderemos armazenar valores nesse endereço.
Constantes
Tal como o próprio nome indica, as constantes permite-nos armazenar valores constantes ou seja, depois de declararmos uma constante, não podemos alterar o seu valor. Exemplo:
constante EMPRESA = "Pplware"; //Declaração da constante empresa e atribuição de valor.
EMPRESA = "A Minha Empresa"; //Erro: o valor da constante já foi definido
Tudo o que está depois de “//” (sem aspas) chama-se comentários e não são interpretados sendo automaticamente ignorados. Como podem ver, a alteração do valor de uma constante iria gerar erro.
O nome das constantes é, normalmente, escrito em letras maiúsculas. Isto é apenas uma convenção porém torna-se mais fácil para um terceiro compreender o código escrito.
Variáveis
Ao contrário das constantes, podemos alterar o valor das variáveis a qualquer momento da execução de um programa. Aqui está um exemplo:
temaAtual = "Constantes"; //Declaração da variável "temaAtual" e atribuição de um valor
temaAtual = "Variáveis"; //Mudança de valor
Nesse excerto, nenhum erro seria gerado pois podemos mudar o valor as variáveis quando quisermos. Como podem ter reparado, a nomenclatura é diferente da das constantes.
Nas variáveis seguimos o padrão CamelCase, mais precisamente, o lowerCamelCase onde iniciamos a primeira palavra com letra minúscula e todas as restantes capitalizadas.
Regras de nomeação
Estas regras são muito importantes e são dirigidas tanto às constantes como às variáveis. Quando damos um nome a uma variável, temos que ter em atenção as seguintes regras:
- Não pode começar com números;
- Não pode ser igual a uma palavra reservada;
- Não pode conter espaços;
- Não pode conter caracteres especiais (alguns são permitidos de acordo com a linguagem).
Agora deve estar a perguntar-se, o que é uma palavra reservada? Pois bem, as palavras reservadas são aquelas que constam na “gramática” da linguagem de programação.
Por exemplo, no pseudocódigo que utilizámos, uma condição começava com “SE”. Assim, não podemos declarar uma variável ou constante com o nome “SE” pois é reservada à linguagem de programação.
Tipos de variáveis e constantes
As variáveis e constantes podem ser de diversos tipos. Hoje vamos introduzir apenas alguns tipos, os mais comuns, visto que estes variam de linguagem para linguagem.
Nas próximas semanas abordaremos os tipos existentes na linguagem que vamos começar a utilizar (C) e novos conceitos relacionados com “tipagem”.
Como podem ver na imagem acima, os “principais” tipos de constantes e variáveis existentes são:
- int de “integer number” ou número inteiro: 5, -5, 22554, -515984512;
- float de “floating-point numer” ou número com ponto flutuante: 3.14059 (sim, este não é o pi), 1.58596548, -52.2358;
- boolean ou booleano: true, false;
- string ou conjunto de caracteres: “A minha frase”, “Este site chama-se Pplware”.
Como já referi, existem variações de linguagem para linguagem e quando começarmos a aprender C, iremos ver que existem variações relativas ao que apresentámos aqui.
A linguagem que será utilizada será, em princípio, C pois é uma linguagem base e muitas das que nós utilizamos atualmente são baseadas nela. Isto não quer dizer que, no futuro, não falemos de outras linguagens pois temos algumas coisas em mente – surpresa!
Sendo assim, para a semana vamos abordar novos conceitos que têm estado ocultos até agora visto estarmos a utilizar pseudocódigo. Estes conceitos irão abranger diversas coisas, incluindo o tema de hoje sendo que as próximas semanas irão conter muito conteúdo.
Mais uma vez, gostávamos de saber a sua opinião. Caso tenha alguma dúvida, podem sempre utilizar os comentários para colocar a questão. Caso o faça, pedimos que utilize a keyword [DUVIDA] no início do seu comentário.
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Henrique Dias |
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