Constantes
O mundo está constantemente a evoluir: desde o mais pequeno inseto à espécie Humana. Dentro das palavras que mais ouvimos atualmente, incluímos “evolução”, “mudança”, “futuro”.
A tecnologia tem revolucionado o mundo das mais diversas formas: do mais simples aparelho para medir o tempo ao mais complexo acelerador de partículas. Se quer entrar no mundo da tecnologia e deixar a sua marca, pode começar aqui.
Visualize este vídeo no YouTube
Constantes
Em C, tal como em outras linguagens de programação, existem as constantes. Constantes são, à semelhança das variáveis, algo em que pudemos armazenar dados mas que, ao contrário das variáveis, não podemos alterar os dados que lá estão gravados.
Existem diversas formas de declarar constantes em C. Iremos abordar duas que são as mais utilizadas: as constantes declaradas e as constantes definidas.
Constantes Definidas (#define)
Chamam-se Constantes Definidas àquelas que são declaradas no cabeçalho de um ficheiro. Estas são interpretadas pelo pré-processador que procederá à substituição da constante em todo o código pelo respetivo valor.
Sintaxe
#define identificador valor
Onde:
- identificador → o nome da constante que, convencionalmente, é escrito com letras maiúsculas;
- valor → o valor da constante.
Exemplo
#include
#define PI 3.14159
int main (){
double r = 5.0;
double circle;
circle = 2 * PI * r;
printf("%f\n", circle);
return 0;
}
O que acontece aqui é que, quando o pré-compilador lê a definição da constante “PI”, substitui todos os “PI” no código pelo valor que lhe está atribuído, literalmente.
Constantes Declaradas (const)
As Constantes Declaradas, ao contrário das Constantes Definidas são, tal como o próprio nome indica, declaradas no código, em linguagem C.
A declaração destas constantes é extremamente semelhante à declaração das variáveis. Apenas temos que escrever const antes do tipo de dados.
Sintaxe
const tipo nome = valor;
Onde:
- tipo → o tipo de dados que a constante vai conter;
- nome → o nome da constante;
- valor → o conteúdo da constante.
Exemplo
#include
#include
int main() {
const double goldenRatio = (1 + sqrt(5)) / 2;
goldenRatio = 9; //Erro. A constante não pode ser alterada.
double zero = (goldenRatio * goldenRatio) - goldenRatio - 1;
printf("%f", zero);
return 0;
}
Existem vantagens ao utilizar esta forma de declarar constantes. Através das constantes declaradas podemos ter constantes locais ou globais porém as definidas são sempre globais.
Uma constante local é uma constante que está restrita a uma determinada função, por exemplo. Se declararmos uma constante dentro de uma função, esta só estará disponível para o código que está dentro dessa mesma função.
Exercícios
1 → Crie um pequeno programa em que o utilizador insira um montante sem IVA e que o programa lhe devolva o valor com IVA. Deve utilizar uma constante.
2 → Crie um pequeno programa onde efetua dez operações (à sua escolha) que relacione os números que desejar e uma constante. Esta constante deve ser numérica.
Mais uma vez, gostávamos de saber a sua opinião. Caso tenha alguma dúvida, pode sempre utilizar os comentários para colocar a questão. Caso o faça, pedimos que utilize a keyword [DUVIDA] no início do seu comentários.
Esta saga |
Henrique Dias |
|
Mais episódios: [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13][12] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20] [21] [22] [23][24] |