PplWare Mobile

Tutorial V – Vamos aprender a trabalhar no LibreOffice

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. serva says:

    Bom dia ,

    Excelente tutorial , não sei como é que ainda existem afirmações negativas sobre esta suite , existem pessoas que pelo facto da aplicação ser free , implica imediatamente que não presta .

    Aproveito para deixar ficar um Link da Distro Mint 12 , mas a special edition que tem a interface KDE .

    http://debex.exton.net/

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    • Quer se queira quer não o LibreOffice ainda está a milhas da Suite da Microsoft, serve perfeitamente para um uso esporádico. Para utilizações mais avançadas é para esquecer.

      • faustino says:

        Mas o que é que um utilizador normal consegue fazer no MSoffice que não consegue no LibreOffice, sem ser importar ficheiros marados do MSOffice?
        (utilizador normal= Sr.Manuel do Talho ou mesmo um estudante do secundário)
        Não quero flamewars com esta pergunta, quero perceber quais são os pontos fracos que encontras nesta suite em relação à da microsoft e que são justificativos do investimento de pelo menos 99€ para a versão estudante/home da mesma. Acho que se conhecermos os pontos fracos podemos ajudar ou incentivar a equipa do Libreoffice a melhorá-los.
        PS: o preço do office da MS julgo que é o acima citado se não for peço desculpa.

        • Uso de macros por exemplo, entre outras tantas coisas que não vale a pena aqui numerar. Quer se queira quer não, a nível de produtividade o office da Microsoft continua bastante á frente da concorrência…não é á tua que é um dos produtos mais prestigiados da empresa em questão.

          No entanto acho que me interpretas-te mal, sempre segui o caminho do Libreoffice de perto (ainda era OpenOffice na altura) é de louvar a grande evolução que esta suite teve ao longo dos tempos, agora para saber melhorar um produto é preciso os seus pontos fracos primeiro que tudo…não é tapar o sol com a peneira dizendo que tudo é perfeito. E repara, esta afirmação enquadra-se tanto para um lado como para outro!

          Qualquer das maneiras fico contente por existir esta rubrica no pplware, falo por mim, já aprendi coisas ao ler estes artigos!

          • faustino says:

            O Libreoffice tem macros não são é na mesma linguagem logo não são compatíveis com as do MSOffice não sei até que ponto valem alguma coisa.
            No entanto acho que as macros no MSOffice o utilizador habitual nem as usa, (eu pelo menos devo ter utilizado menos de 10 vezes e neste momento não me lembro de nenhuma utilização específica), posso estar enganado, alguém que se chegue à frente e dê a sua opinião.
            É a “falta” de macros no LibreOffice impeditiva da sua adopção generalizada?
            Discussão civilizada por favor.

          • Marco says:

            Já uso o Microsoft Office há muitos anos e nunca precisei de usar macros. Sou um utilizador ‘caseiro’, não tenho nenhum negocio nem nada que se pareça. Sendo assim para que preciso das macros?
            Quais são as ‘tantas coisas que não vale a pena aqui numerar’ que posso sentir falta se passar a usar o LibreOffice?

          • paulo g. says:

            Como podes ver este tutorial é sobre o Draw. Este Draw é o programa que pretende substituir o Visio. Claro que não tem os templates do Visio. Se sabes mexer em Visio não percas os próximos tutoriais. E o Visio só vem nos M$Office mais caros. Quanto às diferenças entre os Office’s elas existem, principalmente por vezes no modo de como se faz as coisas.

        • @lmx says:

          Boas…

          penso que o M$Ofice é mais caro.

          As diferenças que existem não estão na suite, mas sim na ignorância das pessoas, mas também considero que já fomos um povo mais ignorante do que agora, mas a evolução tem sido lenta…

          Esta Suite LibreOfice/OpenOfice é muito boa!!Alias é a usada por muitos países de topo na sua administração(Estado).

          cmps

  2. serva says:

    Boa noite ,

    E não esquecer que Países como a Suécia Dinamarca , Brasil etc , etc , adoptaram o formato nativo do Libreoffice para os documentos gerados por toda a maquina estatal , percebe-se bem o porquê desta tomada de posição , o código fonte do Libreofice é livre/aberto e a da Microsoft não , imaginem o que era a Microsoft um dia reclamar pr cada documento direitos , é um cenário que pode acontecer , como estes Países que referi existem muitos outros que fizeram exactamente o mesmo .

    Quanto a qualidade das 2 suites , o Office da Microsoft é de longe o melhor produto feito por esta empresa tenho de o admitir , mas dizer que o Libreoffice não presta , é no mínimo um exagero , esta suite funciona 5 estrelas , eu uso todos os dias a folha de calculo o Write que é o similar do Word e até existem algumas opções no Write que não existem na Microsoft e o contrário também é verdade , mas posso assegurar que é uma suite muito fiável .

    Cumprimentos

    Serva

  3. January says:

    Como alterar o conjunto de icones das barras de ferramentas, para o libreoffice em windows? Não gosto dos default, sao confusos e indefinidos. Encontrei um mod Faenza mas só encontro indicações para instalar estes icones em Linux.

    • paulo g. says:

      Provavelmente vai existir uma mudança na interface do libreOffice, para breve, talvez na versão 4.2. Para alterares definições dos menus vai a: opções -> libreoffice -> ver.

  4. João Campos says:

    Boa série de tutoriais. Espero que continue.

  5. DGSX says:

    Adorei saber que existe o draw no pacote linux e melhor ainda que já o tinha instalado descobrir ao pesquisar o meu computador no ícone de pesquisa. Achei interessante. Já uso o Gimp e aprendi muita coisa! Agradeço os tutoriais!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.