Quando é que é mesmo necessário configurar um IP de gateway?
O endereçamento IP já foi abordado no Pplware em alguns artigos, e desde já aconselhamos a darem uma vista de olhos por aqui. A questão fundamental deste artigo é: Quando é que necessito de configurar um (endereço) gateway?
Só precisamos de gateway para comunicar com outra rede
De forma muito simples e objetiva podemos dizer o seguinte: Só necessitamos de configurar um endereço gateway quando pretendemos comunicar com equipamentos fora da nossa rede ou sub-rede (ex. Internet). Quando é referido rede, não nos referimos à rede física (infraestrutura) mas sim ao conjunto de equipamentos que estão dentro da mesma rede lógica. Digamos que o endereço gateway, é a porta de saída para outra rede.
Vamos a dois exemplos muito simples para se tentar perceber melhor esta questão.
EXEMPLO 1 – PCs na mesma rede lógica
Como podemos ver e confirmar pela imagem seguinte, todos os PCs encontram-se na mesma rede lógica (rede: 192.168.1.0/24, onde podemos ter a operar 254 equipamentos ).
Neste caso, não existe a necessidade de configurar um gateway já que todos os equipamentos encontram-se todos na mesma rede e não necessitam de comunicar com outros PC’s de outras redes (ex. Internet ou, por exemplo, uma outra rede tipo: 192.168.2.0/24).
EXEMPLO 2 - COMUNICAÇÃO ENTRE REDES
No exemplo seguinte, já existe a necessidade de configurar o gateway nos PCs da rede interna, para que estes possam comunicar com o exterior (Internet).
Como podem verificar pela imagem, o endereço gateway configurado nos PCs é o endereço associado à interface interna do router.
Neste caso, o router é a “porta de saída” para outra rede (neste caso a Internet). Como boa prática no mundo das redes, o endereço gateway é deve ser o primeiro ou o último de uma rede/sub-rede.
Alguma dúvida ou questão que que tenham, deixem o vosso comentário que teremos todo o gosto em ajudar. Aguardo também pelas vossas contribuições.
Este artigo tem mais de um ano























Se precisarem de ajuda nos laboratórios packet tracer podem solicitar. Tenho muitos do básico ao avançado.
Sou profissional de redes e brevemente lançarei o meu website com Boas práticas na área de redes e conteúdos de aprendizagem. Partilharei convosco.
Pplware me ajudou muito nesta caminhada.
Muito bem
Bravo, preciso de uma rede para a pesca do carapau, tu como profissional em redes que malha aconselhas de forma a causar o menor dano possível aos indivíduos ?
Isso, dedica-te á pesca!
É a melhor forma de ocupar o tempo, além de trazer comida para casa descanso a mente e a carteira.
sempre que quiserem ir a internet ou comunicar com outras redes….
Uma nota interessante em relaCao a este tema, e’ o uso de non-default routing em alguns ambientes.
Onde as maquinas tem um PAC/Proxy configurado e o routing so e’ assegurado para esse IP, e nao para qualquer IP de destino.
(De qualquer forma em geral a rede/vlan dos utilizadores continua a ter um GW.)
E redes backhaul?