MU-MIMO – O seu router já suporta esta tecnologia?
As tecnologias associadas às comunicações wireless (sem fios) têm evoluído significativamente nos últimos anos. As constantes necessidades de largura, mobilidade e estabilidade são cada vez mais e, nesse sentido, é preciso ter as melhores tecnologias associadas… até porque a gama de frequência é "apertada" e cada vez está mais saturada, tendo em conta a quantidade de dispositivos que comunicam nas frequências dos 2,4 Ghz e 5 Ghz.
Uma das últimas tecnologias adoptadas nos routers wireless é o MU-MIMO! Sabe o que é?
Três vezes mais rápido que o anterior standard N e com uma maior eficiência energética e segurança robusta, o 802.11ac é a forma perfeita de acelerar uma rede doméstica multimédia e resolver os congestionamentos causados por vários dispositivos ligados à rede. Mas isto é se estivermos a falar na norma 802.11ac Wave 1. E se falarmos no 802.11ac Wave 2 que suporta velocidades até aos 3.6 Gbps?
Para quem não está por dentro das tecnologias wireless certamente MU-MIMO significa muito pouco. No entanto, esta nova tecnologia promete revolucionar o mundo das comunicações wireless.
Afinal o que é o MU-MIMO?
Antes de falarmos sobre o MU-MIMO é preciso que se entenda como funciona actualmente um router wireless. Os routers wireless, provavelmente o que temos em casa, são equipamentos que cumprem bem a sua função de enviar e receber dados… mas apenas numa direcção! Por outras palavras, os routers que não suportam tecnologias MIMO apenas podem “comunicar” com um determinado dispositivo num determinado instante de tempo. Ou seja, se o meu PC está a receber conteúdos via streaming (que passam pelo router), o router não tem a capacidade de difundir outro streaming para outro equipamento! (ex. No PC o utilizador está a assistir a uma série no Netflix enquanto o utilizador do smartphone está a ver vídeos no Youtube).
Alto! Após a explicação agora tudo parece mais confuso, até porque tenho vários equipamentos ligados à rede wireless e nenhum “se queixa”… é possível ver tudo! Sim, é verdade, no entanto, o “truque” usado para os routers mais antigos é a rapidez de envio dessa informação para cada dispositivo. Apesar de em alguns momentos a transmissão “empancar” tudo é transparente para o utilizador final.
Em resumo, os routers mais antigos apenas conseguem “dar atenção” a um único equipamento num determinado período de tempo. Mas com a tecnologia MU-MIMO tudo muda!
MU-MIMO (multiuser, multiple input, multiple output) é um standard que tem como base as tecnologias SU-MIMO (Single MIMO) e SDMA (Space Division Multiple Access). Com o MU-MIMO o router consegue manter, em simultâneo, até 4 ligações com equipamentos o que melhora significativamente a performance de toda a rede.
SU-MIMO vs MU-MIMO
Como podemos ver pela imagem seguinte, usando SU-MIMO o streams de comunicação apenas são mantidos com um dispositivo num determinado período de tempo. Já com a tecnologia MU-MIMO o router consegue comunicar em simultâneo, num determinado período de tempo, com mais do que um equipamento. É como se fosse uma comunicação concorrencial!
Que routers suportam a tecnologia MU-MIMO?
Actualmente, ainda não existem muitos routers domésticos com suporte para esta tecnologia. O Pplware já deu a conhecer alguns, dos quais se destacam o Asus RT-AC87U e o TP-LINK Archer C2600.
Este artigo tem mais de um ano
Não conhecia esta tecnologia, é muito interessante.
Interessante. Mesmo em residências onde se tem poucos moradores o número de dispositivos conectados vem crescendo rapidamente.
Por esses dias estava fazendo a conta de quantos disposições estariam ligados simultaneamente no meu roteador: TV, Chromecast, iPad, dois celulares, dois notebooks… Isso numa casa normal com dois moradores e sem muitos eletrônicos. Agora imagina uma casa com PS, Xbox, computador de mesa, smartwatches, home theater, mais algumas smart TVs, Apple TV… É muito equipamento pedindo atenção do roteador.
Boas,
Algum dos operadores da cabo fornecem este tipo de tecnologia nos seus Routers ?
os operadores dao os routers mais basicos quanto menos tiverem que gastar em hardware para os seus clientes mais lucro tem… nem routers de 5Ghz eles fornecem infelizmente…
Aqui no Brasil os routers das operadoras não prestam, são os mais baratos do mercado.
Quanto aos do padrão ac, só rico que pode comprar: o preço dos mais simples não fica por menos de 600 reais, enquanto os do padrão n saem por 100 reais em média.
Os modelos mais sofisticados da netgear fica em torno de 3.000.
Até hoje sequer tive a oportunidade de ver um de perto.
Como aqui 😀
São router’s com um preço muito alto ainda… a rondar os 200€. o.O Tão cedo não irão se encontrar nas operadores cabo. (isto a meu ver)
Kek os 5ghz tem haver c isto
creio que não visto ainda ser uma tecnologia bastante recente. Talvez para meados do ano que vem (com sorte) 🙂
Por agora não conheço nenhum 🙂
Infelizmente nao é para um futuro proximo…
como já nos entregam routers com norma N, que com alguns equipamentos conseguimos ligar a 150mbpts, e outros a 72mbpts, dependendo de quem consegue tirar partido dos 40mhz…
basicamente, já se deu o salto dos router norma A, 5ghz, com radios 3×3 até 450mbpts… já chegou a norma Ac, com aberturas de 80mhz, para maior velocidade nos 5ghz…
agora vamos na wave 2 da norma AC… por isso… se para o ano, nos arranjarem uns routers dual band, já nao era nada mau… no meu caso… comprei um tp-link n900 e ta feito
bem eu nao tenho muito esse problema, stremaing da casa é feita por cabo, isto é tenho a casa com cabo de rede e o switch é 8 portas gigagbit full duplex, a unica coisa para que uso wifi é tlm’s/tables ou pc’s portateis quando alguem vai lá a casa de resto, o stream fullhd feito de um servidor com plex, ou kodi, que estao ligados a raspberrys por cabo de rede 🙂
Enough said! Pessoas inteligentes têm a rede desta forma!
Isto sim são artigos de qualidade e utilidade.
Venham mais.
Trabalho para um operador na Suica e ja temos um router de cliente com essa tecnologia ja integrada
Parabéns! Já agora por curiosidade quanto é que pagas pelo serviço?
Primeiro as operadores deveriam de cumprir com as velocidades anunciadas… o “até” é uma grande treta!
Boas. acho que o xiaomi mi router já traz essa tecnologia, se não me engano, e custa por volta de 30 euros.
Falando de wireless, tens de me dizer qual é operador que garante a velocidade pela rede sem fios. Em relação ao “até” é precisamente porque não garantem a velocidade e por isso é “até”. Mas a maior parte das pessoas tem tendência a esquecer-se dessa palavra que faz toda a diferença.
No meu router NOS já era bom conseguir abrir portas, mas como a operadora bloqueia o mesmo, nem isso consigo!
Alguém sabe se é possível através de algum software “deixar” as portas abertas?
Eu faço a abertura das mesmas mas ao fazer os testes estão sempre “closed”. Liguei para a operadora mas segundo a pessoa que me atendeu não podem prestar esse tipo de informação.
Acho ridículo!
se puderes, compra outro router, fora da operadora.
se eles recusarem ajudar a configurar o deles ou o teu, cancela o contrato.
aqui à tempos um operador dos nossos mandou abaixo a ligação de um cliente meu conhecido usando como justificação o facto de ter feito uma partilha de ficheiros com outra pessoa. no caso eram fotos das férias. naturalmente, a pessoa cancelou o contrato imediatamente.
não podemos facilitar.
Já pensei nisso, mas existem bons routers que tenham também suporte ao telefone? É que eu tenho um pacote com Tv, telefone e net! Já agora, a configuração é muito complicada?
Bom artigo, parabéns pela claridade! Estou ansioso por ver um desses routers e começar a usar essas funcionalidades, embora não me posso queixar porque nem reparo em falhas de streaming entre os vários equipamentos na minha casa e os seus utilizadores.
O meu router é da operadora brasileira NET, e eu só vou receber deles um router com essa tecnologia depois do juízo final.
Ao ler este artigo com algumas pesquisas que fiz, surgiu uma dúvida
Achei a seguinte placa: Asus TUF Z390-PLUS GAMING (WI-FI) que tem suporte a MU-MIMO
É necessário a placa-mãe ter este suporte para que a tecnologia do roteador MU-MIMO funcione adequadamente ou este é “um serviço a mais” desta placa