Em 2017 apresentamos aqui o HotSpot portátil da MEO. Este pequeno equipamento permite-nos ter internet em qualquer lugar onde exista cobertura da operadora e há algumas opções que pode usar.
Vejam o que é possível configurar para tentar ter uma velocidade de acesso à Internet mais rápida.
Como aceder à página de gestão do Hotspot da MEO?
Depois de ligados à rede Wi-Fi disponibilizada pelo hotspot/router 4G portátil, basta que abram um browser e introduzam o endereço 192.168.8.1 (verifique nas propriedades da ligação se este IP corresponde ao seu gateway. Caso seja diferente, introduzam esse endereço no URL).
Em seguida introduzam as credenciais (normalmente admin/admin, isto no HotSpot da MEO). A primeira coisa que podem fazer, se necessário, é criar um novo perfil de ligação.
Como ter internet mais rápida através do seu HotSpot?
Depois de aceder à página de gestão do seu HotSpot vá ao menu Definições > WLAN > Definições Avançadas da WLAN. Aí dentro devem escolher como Banda de funcionamento 5Ghz. A opção relativa ao canal de funcionamento podem manter em automático, no entanto, caso verifiquem que há um canal menos congestionado podem sempre mudar manualmente – ver ferramentas aqui.
Nota importante: Antes de procederem a esta alteração tenham a certeza que os seus equipamentos terminais (smartphone, PC, tablet) têm suporte Wi-Fi para a frequência dos 5Ghz.
Diferença entre a banda 2.4GHz e 5GHz
Falar em redes wireless é sinónimo falar na norma IEEE 802.11. O IEEE 802.11 é uma especificação para as redes sem fios (WLAN, wireless local Area Network), que define um conjunto de protocolos. As normas disponíveis dentro do standard 802.11 são:
- 802.11a – funciona na banda dos 5GHz e permite taxas de transferência de dados até 54 Mbps;
- 802.11g – funciona na banda dos 2,4GHz e permite taxas de transferência de dados até 54 Mbps;
- 802.11n – funciona nos 2,4GHz e 5 GHz e permite taxas de transmissão entre os 300 Mbps e 600Mbps
- 802.11ac – funciona na gama dos 5GHz e permite taxas de transmissão até 3,6 Gbps (no caso de usar wave 2)
A frequência dos 2,4GHz é muito “congestionada”! Hoje em dia, dentro da nossa casa, existem outros dispositivos que operam na banda de 2,4GHz, como, por exemplo, o micro-ondas, sistemas de alarmística, sensores, etc., e que podem interferir com a nossa rede wireless. Além disso, o espaço coberto pela nossa wireless é muita das vezes “inundado” por outras redes wireless (redes dos vizinhos), que operam exatamente na mesma frequência (mesmo canal).
A gama de 5 GHz, como não é muito utilizada, é menos suscetível a interferências, não havendo assim degradação de sinal. Além disso, usando as tecnologias adequadas, é possível ter um maior throughput (taxa efetiva de transmissão) em redes que funcionam nos 5 GHz, ou seja, uma internet mais rápida.
Leia também…